A Sabedoria do Condado

Resenhas - A Sabedoria do Condado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

naniedias 14/01/2013

A Sabedoria do Condado, de Noble Smith
Os hobbits são criaturas que gostam de viver de forma plena, embora simples. Se divertem com caminhadas, tardes em frente à lareira, segundos cafés-da-manhã e cerveja com os amigos.
Que tal conhecer um pouco mais do estilo de vida dos hobbits e trazer alguns preceitos para a sua vida?

É simples e gostoso viver como um hobbit.

O que eu achei do livro:
O que você acha de livros de autoajuda? Vamos lá, seja sincero!
Eu, honestamente, torço o nariz para qualquer livro que se encaixe nessa categoria. É preconceito mesmo - sem nem pensar ou ler a sinopse ou ponderar sobre o quão bacana aquela leitura poderia ser.
Que feio, né?!

Principalmente se considerarmos que todos os livros do estilo que já li foram bastante proveitosos.

Confesso, entretanto, que quando vi que a Novo Conceito iria lançar "A Sabedoria do Condado" eu primeiro torci o nariz. Ora essa, autoajuda?! Ah, não, não é para mim.
Mas depois o subtítulo "Tudo Sobre o Estilo de Vida dos Hobbits para uma Vida Longa e Feliz" me chamou mais a atenção. Eu adoro Tolkien e seus hobbits - eu precisava ler esse livro, nem que fosse para falar mal dele depois.

Só que eu não vou falar mal, porque não tem do que falar mal.
Aliás, tem sim: a revisão do livro deixou a desejar. Não sei se a culpa foi estritamente do revisor ou se a tradutora também não fez um trabalho muito bom, mas a questão é que o resultado final ficou aquém do que eu espero de um livro.
Fora isso, entretanto, A Sabedoria do Condado é uma leitura agradável e que tem muito a ensinar.

Eu achava que tinha feito muito por ter lido O Senhor dos Anéis duas vezes e O Hobbit três (a mais recente, há pouco tempo, rendeu até uma resenha aqui no blog), mas descobri que não sou doida por Tolkien - ao menos não no nível de Noble Smith.
O cara conhece a mitologia da Terra Média talvez até melhor do que o seu criador!

De fato, A Sabedoria do Condado é um livro de autoajuda, mas é também um livro baseado nas histórias de Tolkien.
Noble Smith relembra algumas passagens importantes dos livros do autor para embasar a sua teoria de que viver como um hobbit é uma boa ideia (e eu tenho que concordar: é mesmo!).

Você pode ler esse livro sem conhecer as obras de Tolkien, mas você irá pegar muitos spoilers, principalmente de O Senhor dos Anéis e de O Hobbit. Já deixo aqui o aviso.

Noble Smith mostra como os hobbits, os elfos, os anões, os homens e os orcs vivem e reflete tudo isso no nosso cotidiano - deixando-nos perceber o quanto atitudes simples podem tornar nossa vida mais agradável.

Eu adorei poder relembrar algumas passagens dos livros que tanto amo e gostei ainda mais de poder visualizar o modo de vida dos seres de Tolkien aplicados à vida moderna. De verdade, eu adorei!
Certamente já levo em conta alguns dos conselhos de "A Sabedoria do Condado" e pretendo aplicar em minha vida outros. São conselhos simples, que podem parecer banais, mas que esquecemos. O livro nos faz lembrar do quanto as coisas simples são importantes e quanto atitudes aparentemente banais podem nos tornar pessoas mais felizes.
Há muito nas entrelinhas do livro - lê-lo com atenção pode levar à reflexões profundas do estilo de vida que hoje levamos e, principalmente, do estilo de vida que o mundo nos impõe - do qual, admito, quero distância. Gostei muito de ver detalhadamente o estilo de vida dos hobbits e tirando os excessos (e o fumo, porque eu detesto cigarro e acho que só trás malefícios à vida de qualquer um!), eis aí uma forma verdadeiramente maravilhosa de se levar a vida.

A Sabedoria do Condado é um livro incrível, que mostra como ser mais simples e mais feliz ao viver como um dos povos mais alegres da literatura: os hobbits de Tolkien.

P.S.: O livro é de autoajuda e traz vários conselhos e recomendações, mas quem é fã de Tolkien vai gostar do livro mesmo sem levar em conta essa parte de aconselhamento. Noble Smith é realmente um viciado na Terra Média e o seu livro é uma encantador viagem ao mundo de Bilbo, Frodo e Gandalf!

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

jacdeoliveira 16/01/2013

O livro perfeito para os fãs de Hobbits. (Se está resenha alcançar 8 comentários irei soltar o sorteio deste livro \o/)

A Sabedoria do Condado vai nos apresentar dicas sobre o estilo de vida dos Hobbits e vai nos explicar diversos pontos que podemos ter dúvidas em relação a esses pequenos seres.
O autor apresenta trechos dos livros, algumas explicações básicas, outras mais complexas, umas divertidas e outras entediantes.
Não sei se posso elogiar ou criticar o livro, pois não sou uma fã dos Hobbits/Senhor dos Anéis, então fico um pouco confusa na hora de opinar. Então por favor, fãs das séries não fiquem bravos comigo. rs

Vamos lá... No início da leitura eu estava empolgada e super curiosa em relação ao livro, mas as páginas foram passando e o livro não foi me conquistando, ele foi me deixando entediada. Pausei a leitura. E no dia seguinte prossegui e sim melhorou. Eu decidi que iria ler o livro e entender um pouco mais sobre a história e acreditem várias mudanças surgiram e quem sabe agora eu não possa ver os filmes com outros olhos.
Por isso eu disse logo no início que seria o livro perfeito para os fãs. Eu obviamente tenho uma obra na qual sou MUITO fã e sei que quando lançam algum livro paralelo com a história a primeira coisa que eu quero é poder tê-lo em mãos para lê-lo.
O livro ganhou minhas 4 estrelas. A Novo Conceito como sempre continua arrasando nos Kits. Esse foi um livro muito bonito. A diagramação é igual aos outros livros da editora, com capítulos curtos, folha amarela e uma fonte ótima. Ultimamente ando dando muita importante a fonte do livro, pois tive que forçar muito a minha visão para ler livros no ano passado e neste ano decidi que não irei fazer isso, pois só irá prejudicar ainda mais minha visão.
Resumindo tudo o que eu disse, o livro é bom e com certeza tirou muito minhas dúvidas e sim, é um livro de auto-ajuda.

RLeitora 27/03/2013

Resenha RLeitora - A Sabedoria do Condado
á leu O Senhor dos Anéis? E O Hobbit? Bem, se não leu nenhum dos dois sugiro que faça isso logo. Ou pelo menos assista as adaptações cinematográficas (no meu caso, só assisti). Caso contrário você não vai gostar muito deste livro. Por quê? Bem, a obra é bastante íntima destas obras, então há citações e referências a todo instante. Logo, se você não está familiarizado com o universo de Tolkien, você não vai entrar no clima.
Mas, porém, entretanto, todavia... Se você gosta deste mundo de Tolkien, te garanto que a leitura de A Sabedoria do Condado será bem agradável. Contêm várias tiradas e análises divertidas das obras de Tolkien, fazendo com que o leitor consiga refletir sobre sua própria vida.

De maneira grosseira eu poderia até colocar que se trata de um “livro de autoajuda”, já que cada capítulo mostra como viver como um Hobbit, ou seja, como viver melhor: como enfrentar seus medos, como viver em harmonia com a natureza e com as outras pessoas, como viver sem tantas preocupações... Então se for um livro de autoajuda, é o melhor que eu já li!

A capa é interessante: É como se você estivesse dentro da toca Hobbit, olhando para fora; além disso, parece uma pintura antiga toda suja de terra, rústica. Adorei.
Gostei do fato de ter muitas notas de rodapé, auxiliando o leitor a lembrar sobre determinadas passagens dos livros de referência para o que o autor quer propor. Isso me deixou menos perdida, já que faz tempo que assisti OSDA.

O autor afirma que temos um Hobbit escondido dentro de nós mesmos. Basta que deixemos “aflorá-lo”:
“E assim nasceu o primeiro Hobbit – o herói relutante que parte de sua amada residência e retorna de uma grande aventura como um homem mudado.” p. 23

O livro nos traz receitas que os pequenos apreciam (como uma sopa de cerveja e cogumelos). No final do livro há um teste para que você possa medir suas ações e saber se você está mais para Hobbit ou para Orc. Bem, devo confessar que ainda estou a caminho do Condado... Também há instruções para fazer um bom jardim na sua casa, assim como o jardim de um Hobbit.

Ao final de cada capítulo há uma mensagem do Condado para nós, e eu selecionei duas para vocês:

A Sabedoria do Condado nos diz:
“Sinta pena do Gollum, daquela criatura obcecada, pois ele é um desgraçado e infeliz; mas não permita que ele o conduza na estrada estreita e desolada da ruína.” p. 38
“Aguente o seu próprio Anel da Perdição somente durante o tempo que julgar necessário. Quando for a hora certa, atire-o no fogo e fique livre do seu fardo.” p. 153

Então, não seja um Orc e leia A Sabedoria do Condado! Boa leitura.

Lelê 18/01/2013

Resenha:
É um livro de auto ajuda diferente de tudo que eu já li. Tem um tema óbvio, mas ninguém pensou nisso antes. Incrível, simples e maravilhoso. Se todos fossem assim, juro que eu seria a maior fã de livros de auto ajuda do mundo.

Em "A Sabedoria do Condado" vamos aprender como viver bem, feliz e saudável como um hobbit e transformar a casa em uma toca-hobbit.

"A Sabedoria do Condado nos diz...
Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração
e continua com você onde quer que você vá;
mas um lugar legal e aconchegante é um motivo
maravilhoso para voltarmos pra casa."
Pag. 24

O autor usa com sabedoria as lições tiradas dos livros O Hobbit e o Senhor dos Anéis, passagens da vida do autor J. R. R. Tolkien e também usa sua própria vida como exemplo, já que Noble Smith é um grande fã das obras de Tolkien.

"Muitos de nós damos conselhos aos amigos e
familiares com a melhor das intenções, só
que acabamos tendo problemas. Não tem
graça levar a culpa pelos problemas dos outros."
Pag. 105

Ainda tem passagens engraçadíssimas. No capítulo dois somos agraciados com uma receita de "sopa de cerveja e cogumelos" dos hobbits para jantar com amigos e Instruções para criar um Pequeno Jardim Hobbit no fundo do quintal.

"O amor verdadeiro deve ser defendido
bravamente, com a alma de um guerreiro,
mas deve ser cuidado com a paciência
de um jardineiro."
Pag. 117

Se você já leu algum livro do J. R. R. Tolkien não deixe de ler A Sabedoria do Condado, com certeza você vai matar a saudade dos personagens e reparar em coisas que antes você não tinha dado atenção.
Se nunca leu, pode ler este, apesar dos spoillers, mada tira o encantamento da leitura. Acho até que depois de saber tanto, você vai se apaixonar e querer ler tudo que tenha Hobbits, Elfos, Golum, Gandalf e ...

Ah! No final tem um Teste Hobbit que é para saber se você já é um hobbit por natureza, se está a caminho da Vila dos Hobbits, ou se você é um Orc. Muito legal! Eu fiz o teste, rsrs. Fiz 580 pontos, sou uma Super-Hobbit!!

Leia, faça o teste e divirta-se!!!

Rose 10/10/2013

Este é um livro para fãs de Senhor dos Anéis. Isso mesmo meus amigos, se você já leu ou viu o filme, vai gostar de ler este livro. O autor divide conosco dicas e ensinamentos dos Hobbits, e de como isso influenciou sua vida.
Você vai poder aprender desde como agir com os Golluns que nos rondam e nos desgastam com sua negatividade, até a como criar um jardim em um espeço pequeno. Aliás, gostei muito desta dica! Você também vai poder se deliciar com a receita de "Sopa de Cerveja e Cogumelos" que o autor divide com seus leitores. Eu não cheguei a fazer, mas se você fizer, não esqueça de me contar se gostou.
A capa pode parecer estranha, mas para quem conhece a série Senhor dos Anéis, sabe que ela é totalmente dentro do contexto.
Como eu disse, é um livro que vai cair bem para os fãs ou conhecedores da série, pois quem não conhece, pode ficar "boiando" em alguns trechos.
O livro é fino e você lê rapidinho. Diversão e entretenimentos garantidos!

Barbara Sant 20/01/2013

Resenha #378 – Noble Smith – A Sabedoria do Condado
Oie Gente!
Como muitos de vocês sabem, eu tenho absoluto pavor de spoilers.
Então fiquei realmente dividida ao ler o release de “A Sabedoria do Condado”, já que ele certamente traria referências ao “Hobbit”, um dos poucos livros do Tolkin que eu ainda não li.
Mas a grata surpresa e uma das coisas mais legais sobre “A Sabedoria do Condado” foi que ao mesmo tempo que ele é um livro sobre “O Hobbit”, ele também é um livro sobre nossos costumes, defeitos e dificuldades.
As atitudes, pensamentos e realidades dos Hobbits, tão diferentes dos nossos, são reapresentados de forma prática, nos fazendo refletir sobre a aplicação real de cada um deles.
Desde as encantadoras moradias, cravejadas nas rochas, até as práticas simples de viver em harmonia com a natureza.
Quando eu terminei de ler, só uma coisa me vinha a mente:
Um livro encantador sobre o mundo encantado de ‘O Hobbit’.
Recomendo!

Isa 19/09/2013

A Sabedoria do Condado
Sinopse
Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? "A Sabedoria do Condado" tem a resposta para essas perguntas.

Não é um auto-ajuda. E também não é um livro que tá pegando carona com o sucesso de J.R.R. Tolkien. A Sabedoria do Condado é um livro original, feito por um fã para fãs.Noble Smith é um hobbit sem sobra de dúvida, e ser um hobbit - ou um Pequeno - não significa ter que morar no Condado na Terra-Média, ou ter baixa estatura e pés peludos. Ser um hobbit é um estilo de vida, e você pode ser um hobbit tendo um coração bondoso e amável, e sendo corajoso mesmo quando a situação seja de extremo perigo. A Sabedoria do Condado para mim é mais que um livro: é uma conversa com o leitor. O autor tem uma narração fluente, e você se sente confortável com as coisas que ele diz. Noble usa muitas metáforas acerca da história e do mundo criado por Tolkien, ensinamentos que podemos empregar em nosso dia a dia, para termos uma vida melhor em todos os aspectos. Há muito que aprender com a vida dos hobbits.E não só com os hobbits. O autor também usa como exemplo as outras raças da Terra-Média. Smith fala sobre a graça dos elfos, o orgulho dos anões, o protocolo dos Istari, a ambição de dragões, a paciência das ents... E o autor não para por ai. Noble diz muitas coisas interessantes sobre a obra de Tolkien, e percebemos que ele fez um verdadeiro estudo antes de escrever A Sabedoria do Condado.

É um livro muito interessante, especialmente para aqueles que querem uma leitura tranquila e descontraída sobre a vida e o modo de ser dos Hobbits O livro apresenta Informações interessantes sobre os personagens do mundo de Tolkien, além de sempre conter ao final de cada capítulo um ensinamento chave. O livro conta também com receitas de comidas típicas dos Hobbits e ao final um questionário para teste do quanto você é considerado ‘hobbitesco’. –

Não recomendo sua leitura para quem ainda não leu ao “O Hobbit” ou a “Trilogia”. Existem spoilers gigantescos nas passagens que o autor fala sobre o que se passa na Terra Média quando os usa como exemplo. Então vão por mim, é bem melhor ler Tolkien antes. Para quem já o fez, não esperem o tanto que eu esperei para ler este livro. É leitura rápida, de um dia, prazerosa, recompensadora, que te trará uma experiência plena.

Então CINCO merecidas ESTRELAS para esse livro

CURIOSIDADES.: Tolkien lutou na Primeira Guerra Mundial. Durante o conflito, ele contraiu a chamada “febre das trincheiras”, uma infecção comum em locais sem as mínimas condições de higiene. O autor de O Senhor dos Anéis se recuperou da enfermidade na Inglaterra, para onde foi levado.

Também foi na guerra que ele começou a criar o esboço do que se tornaria o mundo dos hobbits, elfos, orcs e dragões – mundo que, mais tarde, seria o dos livros O Hobbit, OSenhor dos Anéis e O Silmarillion.

Tolkien foi grande amigo de C.S. Lewis, criador do clássico As Crônicas de Nárnia

Juan.Silva 27/07/2013

Resenha: A Sabedoria do Condado - Noble Smith
Qual é a melhor notícia que um fã de uma saga pode receber, sem ser uma continuação da mesma? Isso mesmo, um livro de apoio. E é com isso que Noble Smith nos presenteia. “A Sabedoria do Condado”, publicado pela editora Novo Conceito, se apresenta como uma mescla de autoajuda e ficção, quando nos remete em todo o seu conteúdo aos tão saudosos Hobbits. Quem já leu Tolkien – quem ainda não leu, corra pra ler – sabe que é impossível não se apaixonar pelos Hobbitts. Eles se constituem como uma das raças mais importantes na trilogia de “O Senhor dos Anéis”, tanto que o protagonista da saga é pertencente dessa etnia.

Smith nos mostra como ser tão apaixonantes quanto os Hobbitts, trazendo conflitos que eles passaram no decorrer da saga de Tolkien para a nossa vivência. E por incrível que pareça, ele consegue. Há no imaginário a ideia que livros de ficção, sobretudo os de fantasia, não trazem lições e ideologias que possam ser seguidas, Smith quebra totalmente esse paradigma e ainda nos ensina a seguir os passos de seres fantasiosos, que podem nos ajudar na realidade.

Com conselhos de como ser corajoso, de como deixar seus medos para trás, como dar valor as pequenas coisas, preservar a amizade, seguir um estilo de vida saudável; Smith nos introduz à Terra Média – lar de O Senhor dos Anéis -, pois apresenta um paralelo de nossas vidas com a dos Hobbitts, e demonstra literalmente quanta sabedoria eles possuem.

Em todo o decorrer do livro, nota-se o amor que autor possui por essas pequenas criaturas fascinantes e nos faz lembrar de porque a trilogia e O Hobbit são livros de tanto sucesso e com uma legião de fã gigantescas; resgatando nossos personagens preferidos e as passagens que nos fizeram ter os mais variados tipos de sentimentos.

Como o livro serve de apoio a trilogia e ao primeiro livro de Tolkien que mostraram os Hobbits , é recomendável que se leia primeiro estes, pois Smith dará spoillers para quem ainda não se deliciou com as obras. Quem já leu, leia A Sabedoria do Condado pra já, pois é uma leitura mais do que rica e nos faz repensar nossos conceitos sobre os livros que falavam dos Hobitts e nos despertam a atenção para coisas que possam ter passado despercebidas; trazendo uma experiência extremamente recompensadora.

No final de cada capítulo ainda existem uma espécie de resumo, sobre o que A Sabedoria do Condado nos ensinou naquele capítulo. No término do livro o autor preparou um teste – muito legal – pra você saber que tipo de Hobbit você é. E além de tudo isso, ainda tem uma espécie de manual pra criar seu próprio jardim Hobbit; já estou criando o meu! Que tal criar o seu?

site: http://asasliterarias.com/a-sabedoria-do-condado/

patyalgayer 31/01/2013

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sorteio-a-sabedoria-do-condado-de-noble-smith/
Estava ansiosa para ler A Sabedoria do Condado, desde que li sobre seu lançamento. Sempre adorei os livros de J. R. R. Tolkien – especialmente a série O Senhor dos Anéis e o Hobbit – e tenho um apreço especial pelos Hobbits, além de uma certa invejinha da felicidade simples com que eles levam suas vidas… enfim, comecei a leitura de A Sabedoria do Condado com muita animação, e com certeza não me decepcionei! Noble Smith conseguiu criar um livro de primeira, que mostra como podemos adaptar a sabedoria dos pequeninos à nossas vidas, de uma forma simplificada e com uma narrativa cativante, que certamente vale à pena ler!
Neste livro, o autor faz uma comparação entre o jeito descomplicado dos Hobbits e nosso dia-a-dia corrido e estressante, dando dicas de como podemos adaptar um modo simples de viver à vida ao stress da atualidade. Noble Smith ensina como criar sua própria “toca-hobbit”, como apreciar uma boa comida e bebida, como aprender a ser mais complacente com os Gollums da vida, como aprender a buscar nossa coragem interior quando é realmente necessário… enfim, com diversas analogias deste tipo, aprendemos a levar uma vida diferente, ao mesmo tempo em que relembramos cenas importantes de O Hobbit e o Senhor dos Anéis, matando as saudades da magnífica Terra Média no percurso!
Pela sinopse e descrição, o leitor pode pensar que se trata de um livro de auto-ajuda; pode até ter um pouco disso, mas creio que este não é o estilo certo para definir A Sabedoria do Condado… pra falar a verdade, ainda não consegui definir exatamente em que estilo se enquadraria este livro! Só o que posso dizer é que ele nos faz voltar à Terra Média, repassando ótimos – e importantes – momentos dos livros de Tolkien, e aproveitando para nos trazer algumas curiosidades muito interessantes, sobre o autor, os filmes, os atores, e muito mais… é uma obra bem completa, que não pode faltar na estante dos fãs, e cuja leitura faz com que cresçamos ainda mais como pessoas, libertando o Hobbit que temos dentro de nós!
Em aspectos gráficos, o livro é ao mesmo tempo simples e belo. Achei a arte da capa muito bonita – com uma cor bem legal, textura diferente e relevo nas letras do título – , a diagramação foi muito bem feita, as folhas de boa gramatura e a tradução e revisão bem feitas. Além disso, o livro é recheado de notas do autor e do tradutor, que nos ajudam a entender muita coisa do que é dito na história, além de apresentar curiosidades bem interessantes sobre o mundo criado por Tolkien, e suas adaptações… este é um livro super indicado para os fãs da Terra Média, e para quem deseja levar uma vida mais simples, ao maior estilo hobbit! Recomendo, com certeza!

roseli.ferreiraedu 20/01/2024

Adorei este livro, me surpreendeu desde a primeira página. A sensação que tive durante toda a leitura foi de como estivesse conversando com um amigo tão fã de Tolkien quanto eu. Quantas reflexões valiosas e importantes o autor nos traz ao analisar a essência dos personagens e do estilo de vida do Condado. Perfeito demais e no final ainda tem um questionário pra ver nosso grau de hobbit interior ???

Rainy Girl 28/02/2013

Tudo Sobre o Estilo de Vida Dos Hobbits
Resenha original do Blog Sook >>> http://the-sook.blogspot.com.br

Se você tem um conhecimento substancial sobre Tolkien ou o conceito de um Hobbit, assim como eu, ainda pode deliciar-se com o livro de Noble Smith. Não é necessário entender bastante do assunto, pois o livro está cheio de exemplos sobre os Hobbits que acabam causando uma familiaridade com esse universo. Claro que se você é fã de Tolkien e já leu e assistiu “O Senhor dos Anéis” milhares de vezes, o livro fará total sentido e você ainda compreenderá a importância de Tolkien na vida de Noble Smith. O autor se revela um grande fã de Tolkien e logo entendemos a importância da leitura em sua vida e como em alguns momentos ela parecia ser a única coisa capaz de mantê-lo são.

Noble Smith nos insere no mundo da Terra-média e nos deparamos não apenas com os Hobbits, mas também com os elfos, anões e magos. E se você quer ter um estilo de vida mais parecido com os dos Hobbits, o autor lhe ensinará algumas dicas, como deixar o fast-food de lado, dormir mais, fazer longas caminhadas, aproveitar suas amizades e encarar a vida de uma forma bem diferente. O autor também sugere que o comportamento e estilo de vida cortês e bucólico dos Hobbits, são admiráveis e devem ser imitados.

O livro inclui um teste Hobbit bem-humorado e instruções práticas para a criação de uma sociedade sustentável. E a cada página o autor nos mostra sua compreensão e admiração pelas obras de Tolkien, onde suas comparações com situações contemporâneas são apresentados com desenvoltura e certo humor.

“A Sabedoria do Condado” é uma leitura instigante e agradável que nos faz pensar se o modo como vivemos nosso dia a dia permite que sejamos realmente felizes.
A diagramação da editora Novo Conceito apresenta páginas amareladas e uma fonte de tamanho agradável, facilitando assim a leitura.

Pandora 19/03/2013

O livro "A Sabedoria do Condado" de Noble Smith a principio parece ser algo destinado aos fãs de Tolkien e todos aqueles que viveram aventuras na Terra Média e com ela aprenderam lições de como ser gente nesse mundo cão... Mas, talvez, seja um livro que todas as pessoas do mundo, independente de gostar ou não do mundo da "Trilogia do Anel" devam se permitir ler.

Noble é um romântico, ele é daquele tipo de pessoa que não lê os livros por ler, ele lê para aprender e procurar aplicar as boas coisas que aprende na vida. Noble me fez lembrar as palavras do velho apostolo Paulo escrita há mais de um milênio a igreja localizada na, quase tão distante quanto a Terra Média, Tessalônica da Macedônia: "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5:21).

Noble parece ter ouvido as palavras de Paulo e aplicado o princípio a obra de Tolkien e nos ofereceu como esperança de estar colaborando para a construção de um mundo melhor para todos os resultados de suas reflexões.

"A Sabedoria do Condado" é um livro delicioso, cheio de lições de bem viver, carregado de uma esperança romântica na qual eu tento muito a acreditar diariamente. Ele nos convida a refletir sobre nossas vidas e práticas e a observar formas de melhorar, de superar obstáculos e conquistar um pouco mais de qualidade de vida para nós, para os nossos e para, quem sabe, o mundo. Tudo isso observando como os hobbits agiam para superar as suas adversidades e mesmo sendo pequenos conseguiam ser felizes e vencer o espectro do mal.

Eu amei ter lido o texto do Noble. O romantismo dele tanto me cativou o coração quanto me esbofeteou a cara me mostrando como vez ou outra sou mesquinha e o quanto mesquinharias não nos levam a lugar nenhum.

Originalmente publicado: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/03/resenha-do-livro-sabedoria-do-condado.html

Gabi 05/05/2013

Para ser sincera, não li a trilogia “O Senhor dos Anéis”, e a minha leitura acabou ficando um pouquinho prejudicada por não conhecer nada da história do que o autor comentou (dei 4 estrelas porque imaginei o livro sendo lido por alguém que conheça os Hobbits, e aí é óbvio que ele é muito bom!). Quando iniciei a leitura, pensei que o livro não fosse tão focado na história criada por Tolkien, e a minha ideia era ler algo leve, porque, em fase de TCC, é o que estou conseguindo ler. Não vou dizer que a leitura foi ruim, porque não foi, e aprendi coisas muito bacanas com as palavras do autor, mas é claro que não foi um livro tão bom, para mim, neste momento, como seria para um fã da série.

Noble Smith é um fã apaixonado pelos Hobbits e pelo estilo de vida deles. O modo como ele fala sobre essas pequenas criaturas é incrível, e é digno de uma pessoa que já leu os livros mil vezes, e parou para refletir sobre cada atitude dos personagens da história. A cada capítulo, o autor abordou um assunto: algumas vezes mais profundos como amizade, coragem ou amor, ou até mesmo mais simples, como comida e jardinagem, e fez um “link” com o nosso modo de viver hoje.

“Estar em uma plantação é como voltar no tempo, para uma época em que as pessoas sabiam quem produzia sua comida e a terra onde era cultivada. Os pequenos agricultores (eles trabalham em sítios pequenos, mas geralmente não são pessoas pequenas) são muito parecidos com os Hobbits trabalhadores.” página 28

Os Hobbits têm um estilo de vida simplíssimo, uma alegria verdadeira que brota fácil de seus corações, e não precisam de muito para serem realizados. Eles apreciam a amizade, a convivência uns com os outros e não são ligados em pertences materiais, como parece que é o ápice do nosso mundo hoje, com tanto consumismo exacerbado e exagerado.

“Para os Hobbits, excesso de manteiga era uma das grandes e necessárias alegrias da vida. Eles sabiam o que os fazia felizes. Bons amigos, comida deliciosa e farta na mesa, cerveja e música.” página 30

Por fim, admito, a partir de uma fã antecipada, sem ainda ter lido os livros, que o estilo de vida dos Hobbits e dentro do Condado me fez querer correr pra ler os livros hoje mesmo (tenho os três na prateleira, esperando para serem lidos, imaginem a ansiedade!). Na correria que vivemos hoje, parece-me que estar, algumas horas por dia, no Condado, nos dará uma grande sabedoria para enfrentar o dia a dia com muito mais coragem e vontade de crescer, independente do obstáculo que enxergarmos pela frente.

“A verdadeira bravura é tomar a dianteira, como Sam e Frodo, entendendo que pode ser que sua história ou o que você está passando nunca chegue ao conhecimento de alguém. Sobreviver a uma experiência difícil e crescer como pessoa é a verdadeira recompensa.” página 89

Gabi 03/05/2013

Interessante
Todos nós gostamos e queremos viver bem, o problema é que não sabemos como viver bem. Todas as coisas que precisamos ter para viver bem, muitas coisas pelas quais lutamos para conquistar, ironicamente nos impedem de viver bem. Algumas dessas coisas são: emprego ou trabalho, estudo, dinheiro, bens materiais. Ou seja, tudo aquilo que deveria nos proporcionar melhor qualidade de vida faz justamente o contrário por muitas vezes não termos a sabedoria necessária para lidarmos com os vários problemas da vida.

O livro “A Sabedoria do Condado” de John Noble, tenta, em comparação com um tipo de cultura e modo de vida supostamente ficcional, nos fazer adquirir a sabedoria necessária para vivermos melhor. É certo dizer que ele tenta, porque viver bem é difícil, fazer as coisas bem feitas é difícil, não fazer nada ou fazer de qualquer jeito é bem mais fácil. Por essa razão muitos não conseguem levar adiante um dieta ou fazer exercícios físicos com frequência. E nem vamos discutir o que é certo ou o que é errado, porque em vez de resenha teríamos uma tese. A cultura e o modo de vida supostamente ficcionais, no caso os Hobbits, não é mera ficção, temos exemplos de povos, pessoas, que vivem de modo semelhante, e acreditamos que vivam bem. Podemos dizer que os Amish, uma comunidade religiosa americana, vivem de modo parecido, nos Kibutz, comunidades agrícolas em Israel também, além de tribos indígenas pelo mundo. Uma grande diferença no modo de vida dessas comunidades em relação a grande maioria dos povos é que geralmente são comunidades fechadas e com uma população pequena. Tudo que é produzido é consumido pela própria comunidade, quase não há qualquer tipo de relacionamento com outras comunidades e povos, até mesmo os casamentos são feitos internamente, de modo que um povo que vive dessa maneira não terá, acredita-se, qualquer tipo de problemas que outras comunidades que se relacionam umas com as outras tem. A grande maioria dessas comunidades, como os Hobbits, não têm computador, internet, celular, telefone, automóvel. Resumindo, não vivem como a maioria dos leitores do livro. Uma falha do livro é que o autor compara o modo de vida dos Hobbits, mas descreve principalmente o modo de vida de alguns integrantes da sociedade do Anel, um modo de vida que os próprios Hobbtis abominam.

Normalmente quando lemos um livro ou assistimos a um filme ou quando entramos em contato com alguma história, seja ela ficcional ou não, ficamos fascinados com os personagens ou com as situações retratadas na história e geralmente queremos adotar algo parecido em nossas vidas, queremos viver a vida do personagem, o que precisamos é ter a sabedoria necessária para aplicar uma nova maneira de viver em nosso dia a dia. O que não é uma tarefa fácil. Comer e beber bem, dormir o necessário, saber lidar com as pessoas, pessoas as mais diversas, seus temperamentos, humores, viver com o mínimo necessário, sem grandes ostentações, saber como agir em determinadas situações com racionalidade, enfim, são coisas aparentemente simples, mas que requerem, de acordo com o autor, uma grande sabedoria.

Mas mesmo não conseguindo seguir todas as instruções do modo de vida dos Hobbits, é muito interessante, principalmente para os fãs mais ardorosos as curiosidades que o autor cita sobre os livros de Tolkien e o filme “O Senhor dos Anéis”, tem até sites e endereços reais para conhecermos, isso para quem puder viajar para o exterior, que também é um modo de viver bem. Tem até um pub de propriedade do ator Ian McKellen que interpreta o personagem Gandalf, e a possibilidade até de encontrá-lo. Além de receitas, dá pra aproveitar bem as dicas de John Noble. Este livro poderia ser confundido ou até ser considerado um livro de auto-ajuda, mas não é o caso, podemos considerá-lo um livro de um grande fã que quer dividir com os leitores e outros fãs sua grande paixão e viver essa paixão no seu dia a dia. Acho que deveríamos tentar viver talvez como o próprio autor, que tem paixão pelo que faz, ou seja, devemos seguir a sabedoria do coração, do amor, e mesmo com todas as dificuldades da vida, com certeza viveremos melhor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6