Meu Jeito de Fazer Negócios

Meu Jeito de Fazer Negócios Anita Roddick

Resenhas - Meu Jeito de Fazer Negócios

Anderson Meira 10/11/2012

Uma luz no fim do túnel!
Anita contrapõe a idéia de que a riqueza material define a respeitabilidade e o valor das pessoas. Ela afirma, e eu acredito, que não há nada mais convincente que tratar as pessoas com respeito e gentileza.

Mostra em seu texto, e em suas ações, que um mundo ético nos negócios é possível e que a caridade empresarial não basta. É preciso que as empresas assumam uma responsabilidade equivalente ao seu poder econômico, nivelando ética, lucros e relações sociais muito além da retórica, do papo furado.

Ligia 13/09/2012

Pioneira em sustentabilidade
Anita Roddick consegue, neste livro, deixar claro o conceito de sustentabilidade sem sequer usar essa palavra apelativa ao marketing. Quando ela começou a praticar o conceito sustentável em suas atividades, fez muitos inimigos no mundo corporativo. Encontrou resistência para suas práticas inovadoras, pois estas mexiam com a zona de conforto de empresários que faturavam alto em cima de uma cadeia produtiva desagregadora em muitos sentidos. Hoje a sustentabilidade é praticada, ainda que distorcida como elemento de estratégia de marketing pura e simplesmente, muito graças às suas lutas.

A autora apenas pecou em dar muito volume ao feminismo que, muito embora tenha sido abordado de forma relevante em contextos que realmente deveriam ser repensados em nossa sociedade, por vezes se tornou cansativo. Se o livro tivesse sido mais orientado às práticas sustentáveis em si, teria proporcionado uma leitura 5 estrelas.