O demônio do meio-dia

O demônio do meio-dia Andrew Solomon

Resenhas - O Demônio do Meio-dia

Tiekon 15/01/2015

Enriquecedor.
No geral, gostei bastante. Pontos fortes: todo mundo conhece alguém ou é depressivo, então você vai se reconhecer em algum momento; ele cita especialmente depressão grave com direito a eletrochoques e internações, mostrando que depressão é muito pior do que sua tristeza matinal; o autor cita depoimentos de pessoas que conseguiram se recuperar cada um de maneiras diferentes e surpreendetes. Pontos fracos: por ser muito longo, acaba sendo cansativo principalmente no final, onde trata da política americana e sobre nomes de remédios demasiadamente.

Allisson PSM 24/09/2014

Ler esse livro, na verdade, é Sentir!
Terminar um livro que fala de um assunto tão presente e ao mesmo tempo ´afastado` da sociedade é sempre inspirador. Mas também é angustiante enxergar isso tão de perto: os sentimentos, as angustias, a melancolia que envolvem aqueles com depressão. Em o Demônio do Meio Dia - Uma Anatomia sobre a Depressão, isso é exposto de forma que nos faz refletir sobre nossos próprios conceitos de enxergar a vida, e também de quem a vive.

Este livro, com certeza, não foi escrito com o ínfimo desejo de fazer só com que aqueles que sofrem desse estado de ser, se beneficiem com os conhecimentos expostos. Com certeza, ele vai além disso. Seu conteúdo esta tanto para o depressivo como para aquele que não sofre dela. E é justamente por esse fator, que o considero o livro favorito. Por um motivo que é simples mas inexplicável.

Ler esse livro, na verdade, é sentir, é entrar dentro da mente, como se cada ser descrito fosse um personagem de um romance, só que todos reais. O autor interage com você, explica o lado histórico, político, sociológico, biológico, enfim, aborda todos os parâmetros, e nos faz pensar, isso é o mais importante. Seu nome é Andrew Solomon. Falar de sua biografia, ou continuar falando sobre esse livro daria no mínimo vinte páginas, e muito spoiler. Então, prefiro apenas dizer que leia este livro para entender realmente o que estou falando, ou escrevendo se preferir. Na verdade, se pudesse daria a cada um que conheço esse livro, por que ele é simplesmente fascinante.

Rapha Moroz 25/01/2013

Uma análise cruel e honesta sobre a depressão
Nunca deparei-me com uma obra tão completa e vasta sobre a depressão. Além disso, o relato pessoal de Solomon, que sofre da doença, é assustadoramente sincero, o que enriquece ainda mais o livro. Recomendo!
Flavio.Ferreira 02/10/2016minha estante
Gostou? Mas você deu zero estrelas.

albert4 20/12/2016minha estante
Ele só se absteve, Flavio. Não avaliou por estrelas.

Luana 31/07/2012

A depressão é encarada por muitos como um mal moderno e para maioria é algo confuso do qual não se sabe quase nada. Muito se fala, pouco se sabe. E é dessa falta de informação que nasce o estigma dos que sofrem com a doença, o preconceito e o abuso dos remédios. Por isso o trabalho de Solomon em "O demônio do meio-dia" é tão importante, porque através deste livro ele tenta esclarecer todas as dúvidas sobre a depressão. A obra é uma das mais completas que o público geral pode encontrar, traz todos os aspectos sobre o problema, o pessoal, o científico, o social e o filosófico.

Talvez uma das coisas que dificultam o entendimento da depressão é que ela não segue um padrão específico e restrito, ela se manifesta de diferentes maneiras, mas em todas o sofrimento é o ponto latente. O livro traz depoimentos diversos, incluindo o do próprio autor, para mostrar as diferentes manifestações da doença. Solomon também fala sobre os tratamentos disponíveis, incluindo técnicas alternativas e a influencia dos mais diversos aspectos como religião e alimentação entre outros. A relação conturbada da depressão com o vício em drogas é outro fator discutido, assim como o suicídio, que rende um capítulo polêmico do livro.

Solomon destrói brilhantemente alguns mitos sobre a doença mostrando que ela está presente na história da humanidade desde a antiguidade e vem nos acompanhando até hoje sem distinção étnica, geográfica, de gênero, cultural ou social. Ele ainda nos leva ao debate político entorno da prevenção e do tratamento principalmente nos sistemas públicos de saúde.

Porém, o mais importante da obra é conseguir expressar tudo aquilo que aqueles que sofrem com a depressão gostariam de falar e não conseguem. E ainda mais por trazer uma enorme esperança de compreensão e vitalidade. Como o autor explica: "o oposto da depressão não é a felicidade, mas vitalidade".

"O Demônio do Meio-dia - Uma Anatomia da Depressão" já está está entre meus preferidos, é completo, bem estruturado, tem uma linguagem clara e uma delicadeza enorme com um assunto tão "pesado". Todos deveriam ler esta obra, não só os depressivos ou aqueles que convivem com eles, todos.

BIU VII 28/11/2011

Depressão
O autor escreve de maneira clara o que queremos explicar as outras pessoas o que está ocorrendo conosco, que sofremos com este mal, e não conseguimos pois as aparências enganam. Ninguém entende, em sã consciência, como para nós em certos dias é tão difícil ir numa padaria se fazemos isto quase todos os dias até que em um dia qualquer sem sabermos porque alguma coisa trava e é só começo de uma nova crise que só quem já passou por uma sabe. Eu não sei se é pior a crise ou os julgamentos que as pessoas fazem de nós.
Na verdade eu queria dar este livro de presente a todas pessoas que convivem comigo, por que é doloroso ser julgado por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer quando o que acontece está fora do nosso alcance e acima das nossas possibilidades.
Tainá.J 09/02/2013minha estante
Verdade. Quando comecei a ler percebi que era tudo o que queria explicar para as pessoas e não conseguia. Percebi que a solidão de não ter ninguém que entenda essa doença consegue ser ainda pior que ela.

Tainá.J 09/02/2013minha estante

Arthur1140 07/11/2023minha estante
Eu já li ele algumas vezes, eu ameiiii esse livro, chegou em determinado ponto em que eu conseguia sentir oque o autor escreveu eu consegui sentir os seus sentimentos

Nix 01/10/2011

O livro e muito bom, mas foi escrito para um publico em especifico
A boa qualidade em termos literarios eh indiscutivel, mas sinto que o conteudo soh ira tocar a alma daqueles que ja tiveram contato com a doenca emocional ou mental. Para mim foi otimo, confesso que amei o primeiro capitulo, mas pensei em larguar no meio, nao parei e no final o autor fecha o ciclo de tal forma, que da vontade de voltar para rever algumas partes. Se voce se sente mal e percebe que nao consegue mudar as coisas nem com a maior forca de vontade do mundo, voce deveria ler este livro.
paryan 08/07/2018minha estante
Isso mesmo!

Eunice.Vilares 07/07/2011

MAIS OU MENOS
As partes técnicas näo me agradaram, mas a história é legalzinha.
Leomarques.Oliveir 27/12/2017minha estante
Comigo foi justamente ao contrário haha

vsc80 07/07/2009

Andrew Solomon nos conta sua história e de outras pessoas, anônimas e famosas (como Virgína Wolf), que já passaram pela monstruosa e horripilante depressão. Ele fala do seu desespero, da morte da mãe, e da loucura de querer morrer (no capítulo 4, denominado Colapso, para mim, o mais importante do livro).
Leitura obrigatória para quem quer conhecer a depressão.

Sandro 14/01/2009

Uma leitura profunda e dolorida!
Quando li este livro, estava numa das minhas piores crises de depressão. Mais tarde, descobri que tinha Transtorno-Bipolar Tipo II, graças a um médico psiquiatra com ampla experiência ambulatorial. O livro é o que o subtítulo revela: uma anatomia histórica e conceitual da depressão, mostrando aos tais "pensadores" da atualidade, que depressão não é uma invenção da modernidade e acompanha a humanidade há séculos e séculos. Os relatos são claros, o texto é conduzido de forma direta e creio que é uma excelente obra para aqueles que vivem a depressão, ou na própria pele, ou na de familiares e pessoas que amam.