Cair das trevas

Cair das trevas Cate Tiernan

Resenhas - Cair das Trevas

Clara 03/07/2015

Resenha Cair das Trevas
Cair das Trevas é o segundo livro da trilogia Amada Imortal da autora Cate Tiernan.

Por a historia ser contada em primeira pessoa vivenciamos muito os devaneios da personagem, o que é muito divertido em certos momentos, porque eu me vejo fazendo isso o tempo todo sabe? Conversando comigo mesma, pensando na vida, relembrando de situações e tal. A Nas tem só um problema, ela é muito insegura, não confia nos outros e de forma alguma consegue se permitir ter sentimentos positivos sobre si mesma. Ao longo dos séculos, por mais que optasse por não praticar magick ela era uma pessoa egoísta e vivia em prol de melhorar sua própria vida mesmo que significasse tomar atitudes mesquinhas e maldosas. Depois do choque de realidade que a fez abandonar tudo e ir para River’s Edge ela tenta ser alguém melhor, mesmo achando que as trevas estão tatuadas dentro de sua alma.

O que a Nas não consegue enxergar é que todos em River’s Edge em algum momento de sua existência cometeram atrocidades e foram pessoas ruins e egoístas tal como ela ou pior, mas eles chegaram a um ponto que precisavam buscar uma salvação e passaram a viver cada dia e cada momento como se fosse o ultimo e dando valor para as pequenas coisas.

Essa fase de transição da Nastasya é bem complicada, mas torna a leitura bem interessante, pois um dos pontos centrais da trama é o seguir em frente, aprender a lidar com os seus problemas e erros não permitindo que eles moldem quem você é, mas que agregue no seu crescimento pessoal. Tipo o seu passado não te define, mas ajuda a formar o seu caráter e permite você ser quem é hoje. Gosto muito desses pontos de reflexão mostrando que você tem escolhas e que as vezes escolher o caminho mais fácil não é a melhor opção.

Algo super válido da trilogia são esses insights da Nastasya que conta um pouco das suas experiências ao longo da vida, afinal 449 anos não é para qualquer um né? Mas não só o dela, mas alguns personagens também trocaram experiências e pudemos conhecer melhor suas essenciais. Tipo Reyn, River e Daisuke.

É tudo muito interiorizado e a ênfase é no seu pior lado. O Incy que eu esperava ser o grande vilão da trama era tão marionete de seus próprios conflitos internos quanto qualquer outro personagem da trama, só que ele optou em se tornar mal e usar sua magick da pior forma. A reviravolta de Nas e Incy foi um dos pontos altos do livro.

O que achei mal desenvolvido que daria um livro inteiro é a historia das famílias imortais, seus objetivos e até mesmo o significado delas. Fica tudo muito aberto e sem explicação sendo que isso é um ponto importante na trama.

Enfim, a escrita da autora é bem tranquila e fluida tornando a leitura bem rápida e gostosa. Estou muito curiosa para saber o final dessa trilogia.

site: http://nomeumundo.com/2015/07/03/resenha-cair-das-trevas-trilogia-amada-imortal/

Lica.Reads 28/04/2015

sse livro é regado de recordações de Nastasya ao longo de sua longa vida
Nastasya finalmente está aceitando sua linhagem e querendo se redimir por todos os nomentos que ela acreditava que eram divertidos mas que fazendo uma segunda avaliação, ela se divertiu as custas do sofrimento de outras pessoas e nem havia percebido ou pensado sobre isso.
Quando o ano novo chega, seu pedido de se livrar de suas trevas de uma vez por todas parece trazer mais problemas do que era esperado e Nastasya começa a duvidar de sua capacidade de se tornar Tähti.
Esse livro é regado de recordações de Nastasya ao longo de sua longa vida, vemos o lado de Nastasya que parecia perdido e que Incy parecia tirar proveito disso com a pretensão de ser seu melhor amigo. Os sonhos de Nastasya revelam um lado amendrontador de Incy e ela não sabe dizer se fazem parte dos temores dela ou se são avisos do tipo de pessoa que Incy realmente é, o quão obssessivo ele é, e o quão próximo ele possa estar de encontrá-la.
Vários problemas surgem na vida, que antes era pacata, de Nastasya e isso faz com que ela duvide que seja capaz de fazer amizades e faz ela ter ainda mais receio de se aproximar das pessoas, mortais ou imortais.
Eu fiquei surpresa com as revelações do passado de River.
Não gostei o quão indiferente Nastasya foi com Reyn e ele quase não aparece muito nesse livro.
Mas achei muito interessante tudo o que descobrimos sobre Nastasya e o antigo grupo de amigos dela.Espero que Nastasya descubra que sua magick não tem que ser tavara e que o passado é o passado e que evitar se envolver com Reyn é mais trabalhoso que não.

site: http://licareads.blogspot.com/2015/04/cair-das-trevas-por-cate-tiernan.html

Carpe Libri 18/02/2015

ATENÇÃO! Como essa é a resenha do SEGUNDO volume da série, é bem capaz de ter algum spoiler necessário, mas não intencional. Recomendo que leia o primeiro livro e depois volte aqui, ou enfrente o mundo obscuro dos spoilers safados!

Se você foi corajos@ o suficiente para chegar até aqui, vamos falar de Cair das Trevas, segundo volume da série Amada Imortal, de Cate Tiernan. Publicado em 2013 pela Editora Galera Record, temos a continuação da história de Nastasya, que [milagrosamente] continua em River's Edge, o retiro para Imortais que passaram dos limites. Com Nell fora do caminho, depois que ela surtou por conta de ciúmes, as coisas pareciam um pouco mais fáceis, mesmo que o deus-viking-todo-gostoso Reyn, ainda estivesse tentando recomeçar os amassos que eles tinham dado. O problema com ele eram apenas os probleminhas relacionados à morte das famílias de ambos, causadas uma pela outra, mas era isso. Ou eles se matavam ou se amassavam. [E quem em sã consciência não ia querer se pegar com aquele Imortal?]. Os problemas começam com a chegada do Ano Novo, quando o que significaria um recomeço cheio de esperanças, parece ir rolando morro abaixo. Nastasya estava tendo cada vez mais pesadelos com Innocencio, que era seu melhor amigo, mas que poderia ser sinônimo de trevas em sua vida anterior, toda porra loca! Se não bastasse isso, ainda havia toda a rotina de aprendizado e trabalhos forçados na fazenda e o emprego na farmácia do velho rabugento da cidade, sendo que TUDO estava dando errado. Sua magick estava um tanto descontrolada e as trevas continuam a ser um dos medos de Nastasya.

Como sempre, a narração em primeira pessoa nos deixa por dentro de todos os pensamentos e pontos de vista de Nastasya, sempre com um humor ácido e cheio de ironias. Além disso, temos uma esquentada no relacionamento dela e de Reyn, que deixa claro que a quer e que eles vão ter que resolver os problemas entre eles em algum momento. E aí, mais uma mostra de realidade e uma dose de infantilidade. Nastasya está acostumada a se rebelar, a deixar o passado e as recordações ruins para trás, então se recusa a sequer tentar ver a situação pelo lado de Reyn. Acho que é aí que está um grande problema para todos: a capacidade de perdoar e usar as lembranças ruins para dar uma fortalecida no caráter [é fácil falar, mas difícil de fazer].

Em termos de trama, temos Nastasya lutando para se tornar alguém do bem, para aprender [mesmo que fique de saco cheio com todos os nabos, batatas e ovos de galinhas assassinas], mas com o medo presente de que o legado sua família seja puramente de trevas. Nesse ponto as coisas não mudam tanto em relação ao primeiro livro, a diferença é que nesse, ao invés de tornar tudo mais difícil, ela está um pouco mais disposta a tentar, mas as coisas parecem todas sair incrivelmente errado. E também temos o clímax e o desfecho, que são bem interessantes, jogam algumas coisas que podem vir a ser o mote do terceiro livro, mas ao mesmo tempo achei um pouco forçado, e aqui eu não sei bem que palavra usar. Achei que após mais de 450 anos e as experiências em River's Edge, com todos os ensinamentos [mesmo que em apenas 2 meses], as opiniões e decisões de Nastasya já não fossem as mesmas, mas, novamente, tudo isso faz parte do amadurecimento dela, o que acaba se mostrando em outros pontos.

Por fim, eu acho que gostei mais do primeiro do que do segundo livro, embora o segundo tenha acontecimentos mais interessantes, o que não significa que seja de menor qualidade. É mais um livro para nosso entretenimento, que, mesmo com o tema sobrenatural e com as doses de romance, não foca em nenhum deles, mas na trajetória geral da personagem. E bem que podia sair logo o próximo livro pra eu matar minha curiosidade, né?

Andréia 15/01/2015

Resenha Cair das Trevas - www.starbooks.com.br
Cair das Trevas é o segundo livro da trilogia Amada Imortal, escrito pela Cate Tiernan. Sempre quando eu leio o primeiro livro de uma série e só depois de muito tempo eu leio o segundo eu fico com medo de não lembrar o ocorrido e de ter que reler o livro anterior, o que é meio chato para uma pessoa que, como eu, acompanha muitas séries. Mas essa é uma preocupação que não ocorre com Cair das Trevas pois logo no primeiro capítulo a protagonista relembra o que ela viveu no livro anterior. A narrativa é em primeira pessoa, mostrando o ponto de vista de Nastasya. E confesso que a sinopse revela muito sobre o livro.

Nastasya é uma imortal que após ver seu melhor amigo quebrar a coluna de um motorista de táxi percebe que há algo de muito errado com a sua vida e que ela tem que mudar suas prioridades e passar a valorizar outras coisas, é então que ela vai para River's Edge, uma fazenda que abriga imortais que buscam o crescimento interior, lutam contra suas inclinações mais sombrias, e o lugar é gerenciado pela também imortal River (que é muito, muito velha, até para os padrões dos imortais).

''(...) River's Edge, a central de reabilitação para imortais rebeldes. Meio que um programa de 12 passos. Que no meu caso está mais para 110 mil passos. Eu morava em River's Edge havia apenas dois meses e não tinha ideia de quanto tempo levaria para desfazer mais de 450 anos de mau comportamento. Pelo menos várias semanas mais, com certeza. Provavelmente uns sete ou oito anos. Ou mais. Afe.''

Nastasya é irônica, mas ela tenta controlar o que sai da sua boca, afinal ela está em River's Edge. E ela também tenta escapar das investidas do deus viking Reyn, afinal, num passado muito remoto, ele foi o culpado de infringir muito sofrimento à Nastasya e mesmo se sentindo atraída e sendo consciente da química que existe entre eles, ela não consegue esquecer o que ele fora capaz de fazer há séculos atrás.

''Quanto a mim, tenho 459 anos, apesar de ter a aparência (e, pelo visto, a maturidade) de uma garota de 17. Reyn tem 470. E parece um cara muito gostoso de 20 anos.''

Há a magick que é um tipo de poder que todos os imortais tem em algum grau e que, com treino, pode ser desenvolvido. Há a magick boa e a ruim. Nastasya nunca se importou em desenvolver sua magick e se assustou quando o seu amigo, Innocencio, fez aquela monstruosidade com o taxista que havia sido grosseiro com eles, usando magick. Como eu já disse, isso a motivou a ir para River's Edge e lá ela passa a desenvolver a sua magick boa e a refletir sobre seus atos passados e futuros.

Durante a narrativa, Nastasya tem vários momentos de introspecção e relembra de vários momentos, propiciando ao leitor entender pelo que ela passou.

Nastasya pensa que é malvada, das trevas, e que isso não irá mudar, que essa é a sua natureza, mas acaba descobrindo que mesmo que você tenha feito muitas coisas ruins no passado se você tiver o consentimento disso e se arrepender, as coisas podem mudar afinal, não conseguimos mudar nosso passado, mas ainda conseguimos escrever um futuro. Nastasya continua com o seu humor ácido, mas ela tenta manter isso só nos seus pensamentos o que propicia momentos engraçados e ela passa a agir pensando nos outros e não apenas em si, ela até mesmo tenta não julgar os outros e começa a refletir sobre se as outras pessoas que estão em River’s Edge podem ter/estar passando pelo mesmo dilema sobre seu passado.

''Liberto as trevas. Aquilo parecia cobrir tudo. Eu tinha me libertado da velha vida como de uma pele de lagarto; meus velhos amigos, meu velho eu. Tudo era novo. Esse era um novo ano, um novo começo, e eu o iniciaria tomando essa decisão consciente de libertar todas as trevas de dentro de mim, de me abrir para a possibilidade do bem.''

River é uma imortal muito sábia, o fato de ter experiência, de ter vivido e presenciado muitos momentos ao longo da história a permitiram ter uma bagagem de conhecimento muito grande, mas mesmo assim ela é humilde e está sempre por perto para ajudar Nastasya a refletir e a não se entregar ao seu lado sombrio. Descobrimos que River teve um passado do qual não se orgulha e serve como motivadora para o crescimento de Nastasya, afinal ela é a prova viva de que mudar é possível! Enfim, Nas está de fato tentando ser uma pessoa melhor.

''Nastasya, me escute. River me pareceu muito séria, e colocou as mãos nos meus ombros, me forçando a olhar para ela. - Sempre, sempre, sempre, há uma escolha. Você tem que acreditar em mim. A maior parte de nós começa nas trevas. Muitos permanecem lá. Não sei se é uma coisa só entre imortais, mas descobri que é verdade no mundo todo. Mas também descobri que sempre há escolha. Não importa o quanto das trevas você é, não importa qual você pense que sua herança seja ou o quão inevitável é a sua queda, você sempre pode fazer a escolha de ser diferente no segundo seguinte. (...) Alguns de nós elevam as trevas ao nível de arte. Estou tentando ajudar quem não quer as trevas. Uma pessoa de cada vez. Agora é a sua.''

Nastasya de fato teve um passado obscuro e doloroso e começa a relembrá-lo. Momentos que antes lhe eram engraçados agora causam vergonha e arrependimento, em vários desses momentos uma pessoa sempre esteve presente, essa pessoa é o seu ex-amigo Innocencio (Incy) que é o protagonista de vários pesadelos horripilantes que Nas está tendo. Eles dividiram muitos momentos, tanto os bons quanto os ruins, eram como pão com manteiga, mas Nastasya tenta se libertar dele, pois ela percebe que o relacionamento deles era auto destrutivo.

''Todos esses anos, senti que estar com Innocencio me permitia ser meu eu verdadeiro, meu eu completo. A sensação era bem essa. Como pude estar tão errada? Ficamos grudados como manteiga de amendoim no céu da boca durante um século. Como pude me enganar por todo esse tempo?''

Nastsya é muito poderosa, porém ela ainda não tem noção do que é capaz. Só que outros imortais sabem muito sobre a força do seu poder, conseguem senti-lo e alguns querem tomá-lo para si. Lembram que eu estava falando sobre Magick? Então, todos os imortais a tem, só que uns a desenvolvem e outros não. Os imortais podem roubar energia de várias coisas, de cristais, de humanos e até de outros imortais, e há pessoas muito gananciosas que querem todo o poder de Nastasya.

''Existe um manual que lista armazéns abandonados para onde maníacos enlouquecidos podem levar suas vítimas? Na TV, nos filmes e nos livros, sempre parece haver um por perto onde o assassino da semana consegue se esconder e executar suas ações covardes.''

Em certas situações a protagonista é extremamente ingênua, e não percebe certas coisas óbvias, o que me deixou meio chateada, afinal, a Nas é tão perspicaz que eu simplesmente não entendi como ela não fora capaz de ver certas coisas que estavam bem embaixo do seu nariz. Mas acho que se ela percebesse tudo muito rapidamente a estória nem existiria (rs).

A escrita da autora é incrível, com uma temática criativa, ela te prende, é dinâmica e usa algumas gírias, essa série foi uma ótima surpresa e o segundo livro conseguiu ser melhor que o primeiro, realmente estou ansiosa para o próximo livro, de todas as séries que acompanho Amada Imortal é uma das minhas favoritas. Realmente não sei o que a autora tem em mente para o próximo livro, mas tenho certeza que serei positivamente surpreendida. O final de Cair das Trevas foi muito bom, não imaginaria um final melhor.

A capa é muito bonita e tem as letras em alto relevo, mas a diagramação do livro é simples, o papel e o tamanho da letra tornam a leitura confortável, mas eu achei vários erros de impressão (palavras que saíram totalmente ou parcialmente falhadas) e um erro de digitação.

Para os que gostam de fantasia com humor e um pouco de romance, esse livro está mais do que indicado. Mal posso esperar para rever o pessoal de River’s Edge no próximo livro.

site: http://www.starbooks.com.br/2014/09/resenha-cair-das-trevas-cate-tiernan.html

luzuanon.appromances 05/12/2014

Este é o segundo livro da série Amada Imortal, de Cate Tiernan publicado pela Galera Record. A história neste livro ocorre não muito tempo depois dos acontecimentos do livro anterior.

Depois de 450 anos vivendo uma vida superficial e destrutiva, Natasya decidiu ficar em Rivers Edge. Nesse local os imortais como ela se curam de traumas e de más ações do passado aprendendo a fazer magia Tähti, um tipo mais saudável e menos destrutiva do que o Terävä. Mas nem tudo está tão bem assim, desde o dia que tentou liberar a escuridão de dentro dela, tem premonições sombrias e sofre estranhos incidentes.

Natasya é uma personagem bastante complexa, mas é fácil gostar dela - embora às vezes eu literalmente quisesse estrangulá-la por se precipitar em tomar decisões, tanto é que a última delas foi o suficiente para afastá-la de River´s Edge para reunir-se novamente com sua turma – aqueles amigos de quem tinha fugindo no livro anterior. Com dificuldade de enxergar o que está bem na sua frente, ela correu de volta para sua zona de conforto que era ao lado de “Incy”, nem imagina que suas intenções são as piores possíveis.

Por ser imortal, Natasya tem uma bagagem de vida bem complicada, em outras palavras, ela não é perfeita, assim como o resto de nós. Ela está comprometida com o processo de mudança e escolha, mas ainda não consegue verdadeiramente se permitir sentir as coisas. E ainda está tentando aprender a lidar com as dificuldades que decorreram dessa mudança, além de novos sentimentos, e afeto que desenvolve pelo Reyn. Eu amei a idéia deles como um casal, desde o primeiro livro, então eu realmente espero vê-los explorar ainda mais os seus sentimentos um pelo outro, apesar do que aconteceu com as suas famílias.

Esse livro é definitivamente mais sombrio e mais intenso, tem mais ação e algumas perguntas do primeiro livro foram respondidas outras só no próximo volume. Não vou dizer que o livro é ruim, porque não é apenas a narrativa em primeira pessoa, é muito lenta tornando-se às vezes a leitura cansativa, mas acho que valeu a pena o esforço.

Cada personagem tem um traço marcante que o destaca dos outros. Eles são ótimos, alguns foram bem desenvolvidos e aproveitados e contribuem para o desfecho final. Cate Tiernan possui uma bela criatividade, pois nos presenteou uma trama paranormal capaz de envolver o leitor do início até o fim. A edição da Galera Record está boa, a capa do livro é bonita, agora vou ler o terceiro que recebi de cortesia.

site: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2014/10/cair-das-trevas-volume-2-cate-tiernan.html

Vanessa Vieira 09/08/2014

Cair das Trevas_Cate Tiernan
Cair das Trevas, segundo volume da trilogia Amada Imortal, da americana Cate Tiernan, conseguiu manter os mesmos elementos do livro anterior, ou seja, personagens fortes e uma trama sobrenatural muito bem estruturada. Neste enredo, notamos mais ação, perigo e uma dose extra de magia, muito bem intercalada por sinal.

Depois de ter buscado abrigo em River's Edge, Nastasya acreditava que, em mais de 450 anos de vida, pudesse alcançar a tão almejada paz e se livrar de seu passado tortuoso. Sendo adepta de uma alimentação totalmente natureba, acordando cedo em uma cama não muito confortável e catando ovos de galinhas um tanto quanto ariscas, ela acreditava que poderia se libertar das mazelas de outrora, mas ela não está segura em lugar algum. Nem mesmo ao lado do viking gatíssimo Reyn, que ela não sabe dizer se se trata de sua ruína ou de seu grande amor...

As coisas parecem caminhar amenamente até que, no Ano Novo, logo após fazer um pedido bem ambicioso, a vida de Nastasya vai por água abaixo. Tudo que ela se propõe a fazer acaba não dando certo e tragédias começam a se espalhar por River's Edge. Desiludida e questionando, como sempre, a linhagem das trevas de sua família, ela julga que não conseguirá escapar de um futuro sombrio. E para piorar a situação, os ardentes beijos de Reyn lhe deixam ainda mais fora de órbita, fazendo com que ela não encontre uma escapatória para o que está vivendo...

Quando resolve fugir de tudo devido a pressão que vem enfrentando e segue seu próprio rumo, Nastasya acaba por se colocar em uma situação ainda mais complicada, perigosa e extremamente destruidora. Ela era feliz, muito feliz, mas não sabia...

Cair das Trevas manteve os mesmos elementos de outrora, ou seja, uma história original, criativa e muito bem desenvolvida. O sobrenatural foi ainda mais explorado na trama de Cate Tiernan e apreciei bastante conhecer um pouco mais sobre os feitiços e ritos que norteiam o enredo. O romance entre Nastasya e Reyn ganha ainda mais destaque, ao mesmo tempo que somos levados a uma verdadeira retrospectiva pela vida dessa imortal tão descolada (e desbocada) e conhecemos seus arrependimentos e desejos mais profundos. Narrado por Nastasya em primeira pessoa, de forma bem descontraída e clara, Cair das Trevas é um livro que conseguiu manter a adrenalina de seu volume antecessor, além de dar uma maior profundidade a alguns contextos da trama.

"Apenas algumas semanas atrás, tive um vislumbre de esperança rompendo a carapaça que cobre minha alma. Consegui contar as pessoas que estava fazendo certo. Vi progresso, de verdade. O que tinha acontecido? Tudo parecia arruinado: meu tempo todo em River's Edge, meus relacionamentos com todo mundo, minha magick, meu aprendizado... Eu tinha encarado tanta coisa: minha herança, meu passado, meu vazio. Encarei isso tudo, e para quê? Agora estava pior do que quando cheguei, visto que agora eu realmente entendia o quanto eu estava mal."

Nastasya continua sem papas na língua e com o seu humor ácido que tanto a destacou até aqui. Notamos que ela amadureceu bastante, apesar de não ter conseguido se desvencilhar de seus sentimentos de autopunição. Mesmo tendo sucumbido a suas intuições nada genuínas, não deixa de se mostrar uma personagem corajosa, justa e valente. Seu romance com Reyn ganha ainda mais impulso e intensidade, assim como as reflexões a respeito do mesmo.

"Esse era Reyn, me beijando, e tudo parecia novo e singular, apesar de meus quatro séculos e meio de beijos. Ele me apertou com mais força, as mãos nas minhas costas, e fiquei agradavelmente ciente de que não havia nada entre nós além das túnicas esquisitas e idiotas de bruxas, o que eu sabia desde o começo que era péssima ideia."

Reyn, por sua vez, não é de muitas palavras, mas demonstra o que sente através de suas atitudes. Ele se mostra bem protetor para com Nastasya e parece ter adquirido bastante sabedoria durante sua vivência em River's Edge. E claro, continua incrivelmente sexy e atraente, como sempre.

Resumindo, Cair das Trevas nos trouxe uma sequência exuberante para a trilogia de Cate Tiernan, além de focar bem no lado humano de seus personagens, intensificar seus sentimentos e expandir ainda mais o sobrenatural da história. A capa continua muito bonita e segue o mesmo padrão da anterior e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2014/08/resenha-cair-das-trevas-cate-tiernan.html

Gabriela 02/02/2014

Cair das trevas foi uma decepção, depois do primeiro livro eu tinha grandes expectativas em relação a essa série, e infelizmente com grandes expectativas sempre há grandes chances de se decepcionar.
O enredo não me surpreendeu em nenhum momento, diferente do primeiro livro que a autora apresenta uma estória totalmente diferente do que eu estava acostumada, reabilitação para imortais, quem pensaria que isso poderia dar certo? A estória ficou super arrastada, em nenhum momento me deparei com alguma parte surpreendente, parecia uma eterna repetição do que tinha acontecido no primeiro livro, não é um livro CHATO de ler, mas não prende, talvez pela forma da escrita da própria autora que é uma leitura mais lenta e não tem tantas partes de ação mais sim de descoberta eu não tenha me envolvido tanto com essa segunda parte.
Mas apesar de tudo isso, ainda tenho fé na série e espero que a autora mas uma vez me surpreenda, vou esperar o próximo livro. :)

Carlinhah 04/01/2014

A historia e narrada por Nasty, o que torna a leitura muito fácil pois a personagem é forte, irônica e muito divertida.
Neste segundo livro Nas esta tentando ser uma pessoa melhor, mas, a partir do momento que ela parece se livrar de suas trevas, tudo começa a dar errado, como se as trevas se voltassem contra ela. Ela começa ater sonhos com Incy que a está perseguindo e matando seus amigos.
Reyn esta fazendo de tudo para conquistá-la e ela faz de tudo para resistir a ele pelo passado sombrio que une suas famílias. Mas as coisas pioram quando surge a bondosa Amy que logo se interessa por ele, que parece corresponder, deixando Nasty enciumada.
Nesse livro Nasty esta mais adulta, mais responsável, realmente tentando ser melhor, mas não pense que isso tira a graça e o ar malvado dela, ela esta ainda melhor.
Os momentos em que ela lembra suas vidas passadas nos permitem conhecer melhor toda treva que ela carrega.
O que faltou no livro foi um motivo pra que ficássemos ansiosos para ler a continuação, mas a leitura é ótima, a historia, como em Amada imortal, é ótima, os personagens são muito bem desenvolvidos e a Nasty é um barato!

site: http://leioimagino.blogspot.com.br/

Beatriz B. 26/12/2013

Não é denso, não é superficial. Perfeito para se divertir ao mesmo tempo pensar.
Se você ficou se perguntando qual propósito o livro anterior tem, vou tentar explicar melhor aqui. Isso mesmo, t-e-n-t-a-r. Enfim, os imortais criados por Cate não são meramente humanos que duram muito tempo. Além de possuir mais resistência a doenças e etc, eles possuem uma "magia interior" conhecido como Magick. E não, eu não escrevi errado. Isso lhe dá o poder de controlar tudo ao redor, inclusive eles mesmos. Eles também fazem rituais de meditação, aprendem palavras de comando, "poções" e blás. Mas antes que isso fique com cara de macumba com um toque de HP, já aviso que é bem diferente. Das duas coisas, inclusive. Whatever, Nasty continua com seu treinamento em River's Edge, mas isso não quer dizer que ficou mais fácil. Agora ela sabe que é a única descendente de uma das mais antigas casas de imortais, como um legado, e isso a faz incrivelmente poderosa. O problema é que ela mal sabe usar esse poder para pegar o controle remoto quando está longe. Mas seu "amigo", Innocencio, sempre soube desse potencial em Nasty, mesmo nem ela própria percebendo, e nos pesadelos constantes que tinha, Incy (sim, esse é o apelido) sempre aparecia com olhos de alguém em abstinência e com todos os outros amigos mortos. Afinal, ela estava fugindo dele. (POR QUE, NASTY? POR QUE NÃO DEU OUVIDOS? Okay, no spoiler).

Mas eis que todo o pouco que estava conseguindo construir na sua nova vida de rehab começa a desmoronar, já que ela se sente uma fonte de trevas e destruição e a causa de todas as coisas ruins que vêm acontecendo. Um tipo de puberdade mais sombria e acontece com pessoas acima dos 400 anos. Isso, juntando com o fato de seu "relacionamento" com Reyn que já era historicamente falando bizarro, fazem Nasty surtar de vez.

Pausa aqui para comentar mais sobre Reyn, não tem como explicar nem como vocês entenderem até ler. Imaginem um cara à la deus viking/THOR, que primeiramente parece um estereótipo afinal, "Uma nova vida, um novo amor", mas com o tempo você vai percebendo que "OMG, personagens de YA podem ter camadas de personalidade :OO Pasmem!" É por ai.

Right, e é bem nesse momento de surto que Incy aparece normal como sempre e oferece a chance de Nasty sair de lá e voltar a sua vida agitada. A partir dai, toda vontade de querer que Nasty se dedicasse, toda minha preocupação com ela simplesmente se foi, afinal, ELA ESTAVA PEDINDO UMAS PALMADAS! Mas eu sei no fundo eu sei, mas não vou admitir hã-hã, que isso foi necessário para dar emoção ao livro, e cumpriu seu papel... Depois de me irritar MUITO. Enfim, Nasty cai na sua antiga vida, lê-se recaída, mas ela sente que as coisas são diferentes agora. Ela já não é a obtusa se antes, que realmente não sabia nada de nada. Agora era só é uma meio-obstusa teimosa. Ela percebe Incy fazendo coisas erradas e começa a analisar todas as histórias que passaram juntos, a ver com olhos mais atentos seu comportamento ao longo das décadas. O final do livro é totalmente carregado de ação e suspense. Você pode até saber que "É claro que ela vai sobreviver", mas é só. Incy revela que há pessoas por atrás da parte "negra" da Magick e isso faz com que eu não soubesse se ele iria morrer, se os amigos iriam sobreviver, se a ajuda da fazendo iria chegar... Imaginem uma pessoa lendo de madrugada na cama, com a luz da tela do celular (porque a pilha da lanterna acabou), tentando não fazer nenhum barulho, mas por dentro está explodindo de vários sentimentos misturados de várias maneiras? Dica: era eu.

Sei que essa segunda parte ficou maior, pois 1°: eu que escrevi and 2°: eu terminei o livro faz um dia e meio e as emoções ainda estão à flor da pele! A escrita é muito dinâmica. A sensação de ter um amigo contando as loucuras que passou para você, de forma leve e descontraída ao mesmo tempo em que relata até os pensamentos mais sombrios não te deixa nunca. Sim, tudo para dizer que a autora/Nasty realmente interage com você. E é gostoso de ler. Aquele livro que te captura, faz você se sentir abduzido e só retorna a Terra NEM quando fecha a última páginas, pois eu ainda estou vivendo aquilo.

site: http://soleitoressabem.blogspot.com.br/2013/12/livros-entre-linhas-dobrado-amada-imortal-cair-trevas.html

Moonlight Books 21/12/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Cair das Trevas é o segundo volume da série Amada Imortal, de Cate Tiernan, que vem sendo publicada no Brasil pela Editora Galera Record. É uma série sobrenatural que acho muito diferente, ela trata de imortais, mas não aqueles de tomavam um elixir de longa vida, como os de Alyson Noël, nem são vampiros. São pessoas que nasceram assim, vindas de grandes casas milenares e donas de um grande poder, conhecido como magick.

Em Amada Imortal (resenha aqui), fomos inseridos neste universo, conhecemos Nastasya (Nas), uma imortal muito poderosa, mas que não faz ideia da capacidade que possui. Ela viu sua família ser assassinada quando era apenas uma criança, sofreu horrores de uma perseguição, perdeu um filho e finalmente resolveu mascarar sua dor e sofrimento atrás de maquiagem forte, roupas caras, amigos nadas recomendáveis, bebidas e muita farra. Até o dia que a maldade de seu melhor amigo Incy foi como uma descarga elétrica, que a despertou para a realidade de sua vida vazia e sem propósito. Disposta a ser boa e a ter uma vida digna, Nas foi para River’s Edge em busca de redenção. Neste local, que nada mais é que um lar de reabilitação de imortais fora da linha, Nas encontrou a si mesma, confrontou parte dos fantasmas de seu passado, quase foi assassinada e achou em seu maior inimigo, a chance de vingança ou de viver um grande amor.

Agora, nossa protagonista acredita estar no caminho certo, mas na virada do ano, seu desejo de ano-novo, "livrar-se das trevas de sua vida", parece funcionar de modo inverso, atraindo todos os tipos de coisas ruins para si, ao invés de levar embora. Nas passa a ter uma série de pesadelos sangrentos e assustadores e temer cada vez mais um reencontro com sua antiga vida e o melhor amigo Incy, que posso dizer que é a personificação de tudo que há de pior na face da terra. A única coisa boa parece ser o amor de Reyn, mas mesmo isso não é aceito por ela. Convencida que nunca será boa, e seu caso é um caso perdido, Nas volta ao começo, perdendo tudo o que havia conquistado em River’s Edge. Vai diretamente para o fundo do poço e só aqueles que acreditam verdadeiramente que ela é uma boa pessoa, serão capazes de lhe salvar.

A narrativa continua em primeira pessoa pela voz de Nas, e mais uma vez eu tive a sensação de estar conversando com uma amiga. Ela manteve seu humor negro, auto-depreciativo, julgando a si mesma mais do que qualquer outra pessoa. Nas é uma garota esforçada e dá para perceber a luta que trava para ser melhor, mas é tão insegura e frágil que não consegue confiar em si mesma. Eu me via querendo dar aquela força para ela, incentivar seu romance e dizer o quanto estava errada em acreditar que havia trevas em seu coração, fiquei com muita pena de todos os momentos em que chorou e se martirizou, até mesmo pelos erros dos outros e quis dar um belo chute naqueles que se aproveitaram de seus momentos de fraqueza para lhe prejudicar. Afirmo que Nas é uma protagonista que mexe com a gente, que nos faz querer abraçar sua causa e lutar suas batalhas. É uma querida, e sou fã desta moça, são poucos os livros que conseguem trazer mocinhas tão especiais.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2013/12/resenha-cair-das-trevas.html

César L. Gomes 29/11/2013

[RESENHA] CAIR DAS TREVAS – CATE TIERNAN

No entanto, as coisas repetidamente mudam quando tudo em sua vida começaram dá errado, inclusive seus próprios poderes. Com medo de que os poderes sombrios latentes que possui estejam saindo controle, ameaçando todos aqueles que se encontram a sua volta, Nasty foge e acaba caindo nas mãos de um “inimigo” até então desconhecido que almejam se apropriar dos seus dons.

____________________ Citação _____________

(...) Inspirei lentamente, em silêncio, então olhei os quatro cantos do meu quarto. O mesmo quarto de sempre na casa de River. Vazio exceto por mim. Com a janela fechada. A porta fechada e trancada por feitiço? Não conseguia lembrar. Inspirei de novo e só senti o
cheiro da alfazema que colocávamos na água de lavar roupas e um leve toque do vinagre branco que usávamos nos espelhos e janelas. Nada de sangue. Nada de fumaça preta sufocante.
O chão estava frio. Sentei e acendi o abajur, então caí de novo, me encostando na cama. Meu rosto e costas estavam grudando de suor. Tirei o cabelo do rosto com a mão trêmula.
O que havia de errado comigo?
___________________________________

“Cair das Trevas” é – sem duvida – uma leitura simplesmente fantástica. A autora consegue simplesmente prender o leitor desde primeira pagina a última. Muitas vezes o leitor acha que ela estar apresentando tanta informação e que não vai dá para solucionar a situação nesse livro. Ao longo da leitura, Cate Tiernan nos surpreende terminando o livro de uma forma realmente boa e deixando alguns pontos que podem ser explorados na sua sequência. O livro (assim como o anterior) é todo narrado em primeira pessoa. Ou seja, só conseguimos observar a história a partir da perspectiva da Nasty, o que não chega ser ruim. Já que considero a personagem muito interessante, principalmente do que diz respeito ao seu passado tempestuoso.

Na obra também acabamos por descobrir um pouco mais da vida e do passado de Nasty e entender um pouco dos seus intensos sentimentos por Reyn. Assim como compreender um pouco mais sobre as habilidades sombrias – herdada dos seus pais – que reside dentro dela. Vemos que a personagem amadureceu um pouco, em comparação com o livro anterior, encontrando-se menos egoísta e um pouco mais “humanizada” e preocupada com o bem estar (proteção) dos outros a sua volta.

A única coisa que realmente não mudou muito foi à narrativa da Cate Tiernan. A autora tem uma escrita realmente densa, muita vezes você pode achar ela meio lenta, e ao mesmo tempo muito gostosa. Creio que a forma lenta como a escritora escreve seja uma espécie. Ela escreve tão bem, e sabe entreter o leitor durante a leitura e colocar certos pontos de suspense na estória que consegue nos prender do começo ao fim.

Relativo à estrutura do livro, a editora responsável pela publicação da obra em terras brasileiras, a Galera Record ( a mesma editora responsável por Os Instrumentos Mortais, Gone, Hex Hall e o Diários do Vampiro). Optou por preservar a capa original, assim como ocorreu no primeiro livro. Que conviemos que ambas são lindas. A tradução e a revisão estão simplesmente ótimas, não tem do que reclamar.

Logo, levando em conta toda a trama apresentado na história e a escrita de Cate Tiernan, atribui uma nota e cinco estrela a obra, nada mais justo. E indico a trilogia para amante de romances sobrenaturais recheado de mistério, magia e suspense. Vale lembrar que nos EUA o terceiro e último volume da trilogia denominado Eternally Yours (algo como Seu Eternamente na tradução livre) já foi publicado. E por enquanto aqui no Brasil ainda não possui previsão de lançamento. E eu aqui sofrendo, querendo mais de Nasty e Reyn... Comofas?

Nica 28/11/2013

Cair das Trevas é o segundo livro da trilogia escrita pela autora americana Gabrielle Charbonnet, sob o pseudônimo de Cate Tiernan, e é tão bom ou melhor do que o primeiro livro, Amada Imortal. E, assim como aconteceu com o outro, eu me vi rapidamente envolvida com as personagens novamente! E eu só posso agradecer a Juh Oliveto, do Livros & Bolinhos, por ter me apresentado essa trilogia sobrenatural e fascinante. Se não fosse a resenha dela falando sobre Amada Imortal, não sei se teria dado uma chance a Cate Tiernan. risos

- A maior parte de nós reluta em ter isso. Reluta em ter amantes, filhos, cavalos. Lares. Porque perdemos tantos... Mas abrir mão de tudo isso significa que o tempo acabou com você, que o tempo venceu. Eu acho... que posso estar pronto para lutar contra o tempo de novo. Que eu posso estar forte o bastante para me arriscar.

Narrado em primeiro pessoa e pela própria Nastasya, tão logo a leitura começa, ela vai nos fazendo relembrar os últimos –e marcantes – acontecimentos bem como personagens de Amada Imortal. Uma das coisas que mais gostei foram os flashbacks que temos do passado de Nas, que nos prendem e conectam com o romance sobrenatural de Tiernan.

Aliás, foi incrível o amadurecimento de Nastasya de um livro pro outro – apesar de manter seu temperamento forte e ser meio do contra, a típica mocinha ao revés. Inclusive, nossa amada imortal desenvolve novos poderes, que vão assustar e amedrontar até os mais evoluídos. Ah! Não posso deixar de comentar que ela continua sarcástica e nos deleita com boa parte das cenas divertidas desse romance intenso e sombrio. hehe

Com uma trama bem amarradinha, a leitura é fluída e de tirar o fôlego dos apaixonados por esse tipo de literatura, fantástica / sobrenatural. Até porque esse segundo volume está bem menor do que o primeiro - o que não quer dizer nada! É possível sentirmos “na pele” todos os medos, anseios e sentimentos de nossa querida protagonista. Parece, pra mim pelo menos, que eu a conheço há tempos, como uma grande amiga.

Outra coisa que a autora sabe fazer muito bem é dar a devida importância à todas as personagens de seus livros. Sabemos que as principais são Nas e Reyn – um Deus grego lindo, sexy e perigosamente irresistível –, mas todas as secundárias têm sua devida parte, têm seu papel mais do que reconhecido por ela - e por seus leitores, é claro!

Mas, não posso deixar de citar uma em especial, River, a mais velha das imortais que conhecemos, ela continua sendo uma fofa, super preocupada com os seus, amável e generosa, independente de seu passado tenebroso. Foi muito bom poder conhecer mais sobre essa personagem querida pra mim, saber sobre o que aconteceu de fato e sobre sua redenção.

Outra personagem que é o colírio das meninas e que, ao mesmo tempo, é uma espécie de anti-herói, é o Reyn. Acredito que nesse livro ele veio buscando por um pouquinho de paz, tentando fugir das maldades de seu passado e de tudo de ruim que ele foi e fez. Definitivamente, cada novo livro sobrenatural que leio, cada vez mais me apaixono por esses carinhas lindos e irresistivelmente "bad boys".

A autora deixou boa parte da ação para esse livro e soube nos enfeitiçar ainda mais com Nas e seus amigos imortais. Sem deixar de nos passar a bela mensagem de que não importa o que fizemos ou quem fomos no passado, o futuro está aí, de portas abertas, esperando para nos dar uma segunda chance.

Não posso deixar de parabenizar a Galera Record pelo belíssimo trabalho de diagramação feito na trilogia. Cair das Trevas segue o mesmo padrão de beleza e cuidado de Amada Imortal. A capa é linda... apesar de algumas pessoas a acharem simples, eu acho um arraso! A letra em relevo, as cores, tudo combinando. A única coisinha que incomoda - e isso porque eu sou cegueta - é a letra interna, que poderia ser um pouquinho maior! hehehe

Enfim, impossível não se arrepiar e hipnotizar com a continuação de Amada Imortal. Sabe aquele tipo de livro que te prende do início ao fim? Que te surpreende quando você menos espera e te deixa sem ar?? Então, é isso que você pode esperar dessa trilogia e, principalmente, de Cair das Trevas.

Resenha postada no blog Drafts da Nica - PROIBIDA a cópia parcial ou integral

site: http://www.nicasdrafts.com.br/2013/09/resenha-cair-das-trevas-cate-tiernan.html

Livy 18/11/2013

Ótima sequência!
Cair das Trevas é o segundo volume da série Immortal Beloved, da autora Cate Tiernan. Já li o primeiro livro, Amada Imortal, e adorei!

Tiernan manteve o ritmo e a qualidade narrativa, e ainda conseguiu criar reviravoltas incríveis! Depois de todas as idas e vindas de Nastasya, ela conseguiu me surpreender ainda mais! Nas é uma cabeça dura, e continuo com vontade de pular no pescoço dela, mas não consigo evitar de sentir um afeto imenso pela personagem!

A narrativa de Tiernan é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Nas, algo que apreciei muito em sua história. O modo como Nas conta os fatos, nos faz entrar completamente em sua cabeça, em seus sentimentos e em seu humor sarcástico. A moça, com seus mais de 400 anos de existência, tem todos os motivos para ser insegura e não confiar nos outros, e é justamente o que ela faz. Ela se esquiva de tudo e todos que demonstram qualquer sentimento positivo com relação à ela. Ainda mais por acreditar que, depois de cometer tantos atos egoístas ao longo dos séculos, não tem salvação e é totalmente das trevas. Ela realmente acredita que jamais poderá ser salva, e que traz destruição e poder maligno para onde quer que vá. Até mesmo para River's Edge, a fazenda onde River (uma imortal muito, muito antiga... e boa) a abrigou, e onde ensina magik boa e diversos ensinamentos edificantes para os imortais que ali estão vivendo, como uma grande família.

O que Nas não consegue enxergar é que todos, em algum momento da história e dos séculos, já foram ruins, odiosos ou egoístas, e já cometeram atrocidades. River ensina que todos podem e têm salvação, basta querer. Mas Nas insiste em fugir.

Depois de diversos acontecimentos ocorridos em Amada Imortal, finalmente alguns pontos não esclarecidos vêm a luz em Cair das Trevas. Conhecemos mais a fundo muitos dos personagens e seus dramas pessoais, assim como entendemos melhor alguns detalhes do passado de Nas e de Reyn.

Uma das minhas partes favoritas são os insights de Nas, onde temos vislumbres de seu passado. Também gostei de conhecer mais detalhes do passado de uma das minhas personagens favoritas: River. Com sua tranquilidade adquirida com anos de existência e muito aprendizado, ela nos mostra que também já cometeu seus pecados, mas mesmo assim preferiu seguir os caminhos da luz. O que a torna ainda mais sólida e interessante, e seus ensinamentos mais coerentes.

Outro personagem que tem um grande destaque, e muito merecido, é Reyn (suspira). Desde o final do primeiro livro ele e Nas assumiram sua paixão e finalmente parecem estar se acertando. Mas só parecem! Nas continua se esquivando do guerreiro viking, pois ainda guarda mágoa por tudo o que ele fez no passado em comum dos dois. Quis realmente dar uns bons tabefes nela por ser tão burra. O que ela não enxerga é que todos tem a capacidade de mudar seus destinos e vidas, e que podem escolher mudar suas ações e fazer coisas boas. Um passado de dor não pode ser apagado, claro, mas pode ser "superado" com novas ações. Basta querer! Adoro o Reyn, sua personalidade e presença marcantes.

Nas por sua vez surta, literalmente, em diversos momentos do livro. Assombrada por seu "lado negro", as coisas começam a dar errado, tanto para ela, quanto para as pessoas ao seu redor, e ela acredita que tudo é culpa sua. Digamos que se um avião caísse na do outro lado do mundo ela iria se culpar. Seu nível de desconfiança e de "não, eu não mereço" chega a extremos neste livro. Mas ela continua sendo minha personagem preferida (depois de Reyn, rs). Nas é o exemplo perfeito de que tudo tem solução. Ela acaba aprendendo! E este é um ponto que gosto nesta personagem: ela cai, quebra a cara e erra, mas aprende com a lição. Ela não é perfeita, não é linda, não é o melhor exemplo a ser seguido, mas é justamente por isto que é tão interessante. Nas arrasa! E é neste livro que ela começa a perceber o peso que suas ações tiveram. Na época parecia tudo bem, mas agora ela consegue enxergar o quanto suas atitudes tiveram peso sobre a vida de outras pessoas e o quanto foi egoísta. Digamos que seu passado volta para assombrá-la.

E Incy volta para assombrar a vida de Nas também, com sua magik negra e seu modo calculado e frio de ser. Adorei o confronto dos dois, e o modo como Nas acaba mostrando que não pode mais ter a vida que tinha, que realmente mudou e quer ser melhor, que quer seguir um caminho bom. Incy é sedutor, calculista e odioso, e sua aparição é o ponto alto do livro, e bate de frente com a realidade que Nas está vivendo.

Mais uma vez Tiernan mostra que é possível sim escrever um ótimo livro sem grandes lenga-lengas e sem enrolação. Ela vai direto ao ponto, sem grandes aventuras ou peripécias, mas atinge seu objetivo. Adoro sua narrativa, o modo como constroe seus personagens e desenvolve sua trama. Tiernan nos mostra que uma continuação pode ser tão boa quanto o primeiro livro. E como não poderia faltar, ela fecha o livro com chave de ouro e de forma que me senti muito satisfeita! Estou ansiosíssima pela continuação!

E para completar o pacote, a diagramação do livro está impecável e o trabalho gráfico, lindo demais! A capa é do tipo emborrachada (aquela que parece aveludada) e os detalhes em verniz. Adoro esta capa!

Se você gosta de livros que abordam o sobrenatural, vai gostar desta série. Trazendo os imortais (sem ser vampiros) à tona de uma forma muito bem elaborada. Recomendo!

site: Confira mais resenhas no blog: http://nomundodoslivros.com

Quatro Amigas 19/09/2013

Cair das Trevas - Amada Imortal - Volume 2 - Cate Tiernan
Um “romance quente” com uma boa pitada de magia e suspense. Essas podem ser as palavras que melhor expresse o enredo do livro “Cair das Trevas” (Darkness Falls no inglês), o segundo volume da trilogia Amada Imortal (do inglês Immortal Beloved), escrito pela autora americana Cate Tiernan (Gabrielle Charbonnet). Que narra à história de uma raça de seres imortal – usuários de magia – que co-existem nesse mundo junto com a humanidade. (Leia a resenha do primeiro livro da trilogia aqui)

O cenário onde se desenrola o enredo da obra é uma pequena cidade da atual Massachusetts onde encontramos a personagem principal, Nastasya, ainda vivendo em River's Edge (uma espécie de clinica de reabilitação para imortais “problemáticos”). E se passaram cerca de dez dias após os estranhos acontecimentos que ocorreram Amada Imortal. Ela achou que depois desse tempo poderia finalmente viver em paz, e isso incluía: fugir de Incy (seu melhor amigo usuário de magia negra), desempenhar seus afazeres na fazenda, trabalhar em um pequeno armazém na cidade e tentar compreender o que realmente sente por Reyn (Um guerreiro nórdico, alto, loiro e musculoso, que está profundamente ligado ao seu passado).

-------------------------- CITAÇÃO --------------------------
O que havia de errado comigo?
-------------------------- -------------------------- --------------------------

“Cair das Trevas” é – sem duvida – uma leitura simplesmente fantástica. A autora consegue simplesmente prender o leitor desde primeira pagina a última. Muitas vezes o leitor acha que ela estar apresentando tanta informação e que não vai dá para solucionar a situação nesse livro. Ao longo da leitura, Cate Tiernan nos surpreende terminando o livro de uma forma realmente boa e deixando alguns pontos que podem ser explorados na sua sequência. A obra (assim como a anterior) é toda narrado em primeira pessoa. Ou seja, só conseguimos observar a história a partir da perspectiva da Nasty, o que não chega ser ruim. Já que considero a personagem muito interessante, principalmente do que diz respeito ao seu passado tempestuoso.

Logo, levando em conta toda a trama apresentado na história e a escrita de Cate Tiernan, atribui uma nota e cinco estrela a obra, nada mais justo. E indico a trilogia para amante de romances sobrenaturais recheado de mistério, magia e suspense. Vale lembrar que nos EUA o terceiro e último volume da trilogia denominado Eternally Yours (algo como "Seu Eternamente" na tradução livre) já foi publicado. E por enquanto aqui no Brasil ainda não possui previsão de lançamento. E eu aqui sofrendo, querendo mais de Nasty e Reyn... Comofas?

site: http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/2013/09/resenha-cair-das-trevas-cate-tiernan.html

Psychobooks 17/09/2013

Eu adorei a leitura de Amada Imortal (resenha aqui) e quando terminei de ler foi impossível não correr para ler a continuação, corri para o kindle, comprei Darkness Falls e em menos de um minuto já estava lendo. Agora, com o lançamento de Cair das Trevas, pude reler a história com mais calma e conferir a tradução - que ficou ótima.

- Enredo

Nastasya - uma imortal de mais de 400 anos -, está há dois meses em River's Edge em reabilitação. Agora está adaptada com suas tarefas, acostumou com a vida no campo e convive bem com a maioria dos moradores da fazenda, exceto com Reyn - deus nórdico viking gostosão. Em Amada Imortal os dois descobriram segredos um do outro e é por isso que Nas precisa resistir aos seus encantos, uma tarefa que não será nada fácil.

Coisas estranhas começam a acontecer e muita coisa dá errado para Nastasya, que chega ao ponto de duvidar se um dia conseguirá vencer seu passado e deixar a herança das trevas para trás.

- Narrativa e retomada

A autora soube como retomar sua história sem ser repetitiva ou fazer com que o leitor tenha que reler o livro anterior para não se sentir perdido.

A narrativa continua sendo em primeira pessoa, com todo humor e sarcasmo da Nastasya, a leitura é fluida, rápida e muitas vezes divertida. A autora usou o recurso de flashbacks para falar um pouco mais sobre o passado da Nas, mostrar para o leitor as coisas horríveis que aconteceram, porque é tão difícil para ela acreditar que possa ser uma pessoa boa, como ela e Incy se conheceram e tornaram-se amigos.

O início da leitura não é cheio de ação, mas fiquei presa às páginas principalmente por causa do carisma da protagonista, humor ácido e momentos em que ela conversa diretamente com o leitor.

- Personagens

A protagonista é carismática, cheia de problemas, mas não deixa se de expor para o leitor, não esconde nem seus conflitos internos. Racionalmente ela quer fugir de Reyn, sentir raiva dele, mas não é bem assim que seu coração se sente. O amadurecimento do livro anterior para esse é notável e um dos grandes motivos para o Cair das Trevas não ter sofrido a maldição do segundo livro.

Reyn mudou sua estratégia, deixou de ser tão taciturno e fala abertamente como está se sentindo. Mostra que a luta diária para superar seu passado não é nada fácil, mas é preciso enfrentá-lo para encontrar a paz.

Quando Incy fez o uso da magick de maneira horrível em Amada Imortal, ganhou minha antipatia de imediato. Nesse livro ele sutilmente vai aparecendo, aos poucos mostrando sua verdadeira personalidade detestável e tem um papel mais importante que no livro anterior.

- Concluindo

Cair das Trevas é uma ótima continuação. Seus personagens mantiveram uma evolução condizente com o que nos havia sido apresentado no livro anterior. O enredo foi bem desenvolvido, ação e romance na medida certa, com um clímax sombrio de tirar o fôlego e uma finalização para a história contada aqui, mas que deixa o leitor ansioso para o lançamento do próximo - e último - livro.

- Se você não consegue encarar seus sentimentos, todos eles, então nunca vai ser forte o bastante para se libertar do passado.
Página 57

site: www.psychobooks.com.br