Poesia marginal Ana Cristina Cesar
Cacaso
Francisco Alvim

Resenhas - Poesia Marginal

Isabelly661 05/12/2023

E um livro bom, amo as poesia que tem nele principalmente pq ela nos faz olhar de uma forma diferente para os autores e para nos mesmos, ee uma maneira mais profunda e sentimental.

Vicky 24/11/2023

Essa é uma ótima coletânea para quem está sendo introduzido aos autores selecionados. Li em uma tacada só. Em uma tarde cinzenta como a de hoje, só mesmo a poesia para colorir as coisas.

laurasantana 22/11/2023

Poesia marginal
O amor, a sensualidade, a poesia, a política, o medo e a vontade de cair fora, tudo isso aparece nos poemas reunidos neste livro. todo o clima dos anos 70 eu encontrei aqui, nos versos breves e contundentes de cinco autores da poesia dita marginal: Ana, Cacaso, Chacal, Francisco e Paulo. numa linguagem simples e coloquial, eles trouxeram outra maneira de pensar as relações entre a vida e a arte, até mesmo colocando em xeque essa distinção. de uma maneira informal e muitas vezes provocativa, essa turma me deixou um valioso testemunho de sua época, abrindo a sensibilidade aos ventos que sacudiam, e ainda sacodem, o mundo à nossa volta.

Mariana57 18/10/2023

Foi um bom livro, nunca tinha lido poesia marginal antes, foi instrutivo ler um novo tipo de escrita. Minhas impressões mais pessoais são que, poesia marginal é um tipo de poema mais político de certa forma, é cativante, leitura fácil e mais rápida...
As pequenas biografias no final valem a pena ler, você pode ver como o estado mental pode influenciar no poema.
X eros 18/10/2023minha estante
Tá perfeito mari!

Bruno236 09/08/2023

Seja Marginal Seja Herói
Em um estado terrorista, que persegue e censura toda e qualquer expressão de individualidade trantando como subversão é um ato de heroísmo rebelar-se, é um ato de heroísmo ser marginal ao poder vigente.

abacaxeira 24/06/2023

Marginais
A edição deste livro é uma das mais lindas que já vi
Nele temos algumas poesias marginais de 4 grandes poetas reunidas e misturadas
O livro trata-se de um grande ode a poesia da década de 70, caracterizada por sua "linguagem da rua" justamente pela ruptura do tradicionalismo existente na época
Não nos esquecamos, falamos do período da ditadura brasileira, justamente por isso tudo era feito às margens de forma artesanal; os próprios autores imprimiam seus mini livros em mimeógrafos e faziam a distribuição gratuita, pois a intenção era divulgar a arte poética a todos e não ser escravo de editoras (censuradas) que só aceitava o que era pertinente à burguesia da época

Bella 02/04/2023

A margem
Um livro atemporal que te faz mergulhar em problemas cotidianos, e do mesmo modo jamais visto.

?Marginal é quem escreve à margem,
deixando branca a página
para que a paisagem passe
e deixe tudo claro à sua passagem.
Marginal, escrever na entrelinha,
sem nunca saber direito
quem veio primeiro,
o ovo ou a galinha?

Leminski

Que sejamos mais marginais

laurafigueredosantana 29/03/2023

Poesia marginal
O amor, a sensualidade, a poesia, a política, o medo e a vontade de cair fora, tudo isso aparece nos poemas reunidos neste livro. Todo o clima dos anos 70 você vai reencontrar aqui, nos versos breves e contundentes de cinco dos mais representativos autores da poesia dita marginal: Ana, Cacaso, Chacal, Francisco e Paulo.

Maria 24/02/2023

Simples e perfeito
Nada, esta espuma

Por afrontamento do desejo
insisto na maldade de escrever
mas não sei se a deusa sobe à superfície
ou apenas me castiga com seus uivos.
Da amurada deste barco
quero tanto os seios da sereia.

Ana Cristina Cesar

Taylor 30/01/2023

"Fazer poesia, eu sinto, apenas isso."
Essa é uma reunião de alguns poemas (divididos em seções) dos grandes nomes da poesia marginal. Poemas bem criativos e de uma genialidade admirável. Ao final do livro, há uma contextualização da situação do Brasil na época em que esses escritores estrearam e se desenvolveram na poesia.

O Brasil, na época, vivia a ditadura militar ? instaurada em 1964 ?, que censurou muito da nossa arte nacional. Também nos poemas contidos nesse livro é possível ver alguns que tocam nesse contexto.

Finalmente, os poemas são ótimos, como eu já falei, mas acho que tinha espaço para mais poesia e até aprofundar mais as páginas que trazem o contexto da época no final (já que é bem curtinho).

Let 24/07/2022

é bom para introduzir às poesias, mas muito raso no sentido de não dedicar tempo a discutí-las e falar pouquíssimo sobre o contexto histórico

Annie 19/07/2022

Sem comentários
Não tenho muito o que comentar sobre esse livro porque li ele mais para a escola, mais gostei bastante do resultado do trabalho que fiz dele com a colagem de fotos

Juju 20/02/2022

Ótimo livro introdutório
Sem poesias difíceis, esse compilado é bem gostoso de ler. Me deixou com uma vontade de ler mais poesia. Deixo aqui uma que me chamou atenção:

É proibido pisar na grama
O jeito é deitar e rolar
- Chacal

Lis 18/12/2021

Eu nao gosto muito de poesias (culpa da escola vamos dizer) mas eu achei as desse livro muito interessante. Com certeza se você gostar de poesias, e se nao gostar tambem, deveria dar uma chance para esse compilado.