O Livro das Religiões

Resenhas - O Livro das Religiões

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Wallas Felippe 02/09/2014

Não é Filosofia da Religião
Não é um livro que vá tratar de aspectos filosóficos e comparar as diversas religiões entre si. O principal objetivo do livro é mostrar as diversas religiões existentes (as mais conhecidas), e seus principais aspectos e crenças. É apenas um livro que vai dizer: Judeus acreditam nisso e praticam aquilo, já os cristãos acreditam nisso e essas são as suas subdivisões, as principais subdivisões do budismo são essas (...), assim por diante.

Sally.Rosalin 20/12/2014

46/2014 O primeiro autor escreveu o Mundo de Sofia, por si só, ótima referência. Um livro bem compacto sobre um assunto tão extenso. Linguagem fácil e resumindo: conceitos como monoteísmo, monolatria, politeísmo, panteísmo e animismo; Cerimônias religiosas em forma de culto, liturgia, sacrifícios, oferendas, ritos de passagem; Com históricos e costumes: 1- as religiões com origem na Índia (hinduísmo e budismo); 2- religiões do Extremo Oriente (confucionismo, taoísmo, xintoísmo); 3- religiões africanas; 4- religiões do Oriente Médio (judaísmo, islamismo, cristianismo com suas difusões: Igreja Católica Romana e a Ortodoxa, Luteranismo e ramificações); 5- filosofias de vida não religiosa (humanismo, materialismo e marxismo); Últimos capítulos sobre as novas tendências religiosas que sincretizam com antigas religiões e o Brasil, ênfase ao pentecostal e neo-pentecostalismo. Indico para um maior entendimento do outro e loterância à crença do próximo.

Maitê 13/05/2019

Excelente leitura para aqueles que querem saber mais sobre o que é isso de religião e acreditar em algo. Também um pouco sobre o por que afinal o ser humano é tão intolerante quanto a religião dos outros.

Fabio 21/05/2015

Cristianismo e outras religiões.
É deveras pretensioso se intitular “ O livro das Religiões” com apenas 300 paginas. No inicio torci o nariz para este detalhe, acreditando que tudo seria tratado de uma forma muito superficial e só li o livro por ser me oferecido á empréstimo.

Terminei a leitura surpreendido positivamente, e agora quero ter uma edição para por na estante. É sim, um livro superficial, mesmo concordando com a pretensão do titulo, ele abrange muita coisa. De forma superficial sim, mas bem escrita e interessante, que estimula pesquisas aos temas propostos.

Só ressalto como ponto negativo o demasiado espaço dado as religiões cristãs, que para mim, fugiu um pouco do propósito do livro de falar de todas as religiões virando, em certos momentos, um livro de catecismo. Porem ele levanta a bola novamente quando sai um pouco do campo das religiões para tratar da ética e da moral e fecha muito bem com um apêndice, mesmo que pequeno, dedicado as religiões brasileiras.

Um livro que poderia ser mais, mas que me agradou o que tem a oferecer.

Nanda 31/05/2015

Aborda um tema fascinante e muito amplo, que deve ser conhecido por todos, já que a falta de conhecimento religioso é a base para a intolerância e os conflitos.

O livro inicia corretamente apresentando algumas das dúvidas mais básicas acerca do tema: “Por que ler sobre as religiões?”, “Como começaram as religiões?”, entre outras. Discorre acerca de questões relativas à crenças, como a vida após a morte, o sagrado, os conceitos de divindade, conceito de homem, mundo, cerimoniais, oração, sacrifícios, ética, entre tantas outras características indissociáveis da religião.
Cada uma a seu modo, todas as religiões exaltam valores como compaixão, fraternidade e honestidade, ao mesmo tempo em que expõem as fragilidades e contradições da natureza humana. Dos diversos conflitos que marcam as disputas religiosas no mundo à reafirmação da pluralidade de crenças, neste livro o escritor norueguês propicia um contato intelectual esclarecido e generoso em relação a um dos pilares da vida da humanidade. E isso mesmo quando mostra o ponto de vista de pessoas que não têm religião - como os ateus, os agnósticos, os materialistas, os racionalistas convictos, os marxistas e os humanistas radicais.

Rodrigo 22/08/2015

É bom, de fato. Mas também é fato que os autores se esforçaram muito mais em descrever em detalhes o cristianismo em detrimento das outras religiões, que são apresentadas muito mais superficialmente. Triste, pois esperava uma abordagem menos tendenciosa

Luiz Miguel 06/05/2016

bom livro a nível de informação.
Bom livro! Bem informativo sobre as principais religiões. Muito resumido em alguns casos e com um bom apêndice sobre as religiões no Brasil.
O conteúdo sobre o judaísmo e cristianismo é bem apresentado e aos autores demonstram um bom conhecimento destas religiões, contudo, não deixam de apresentá-las como "mitos".
Para quem quer ter um conhecimento básico das religiões é uma boa indicação.

Elu 14/01/2017

Decepcionada
Pra dizer a verdade, eu quase parei de ler na parte do islamismo que diz "Maomé nunca teve outra esposa (além de Khadidja)". Khadidja foi a primeira de 11 esposas, sendo que uma delas é Aisha, aquela da polêmica história de pedofilia. Não há sequer uma menção às outras esposas, logo perde-se credibilidade com tal informação.
Além disso, a atenção dada ao cristianismo é desproporcional às outras religiões até então mencionadas, e foi aí que eu desisti de fato. O tom da escrita muda de uma narrativa pra uma pregação espalhafatosa!

Tel Casagrande 15/01/2017

O Livro das Religiões
Todas as religiões exaltam a compaixão e a fraternidade universal, a sinceridade e a honestidade, a humildade esses são os valores incontestaveis morais que niguem quer ver desaparecer, com sereninade e larguesa de visão o livro das religiôes descreve as caracteristas e o esprito próprio de cada Fé de cada religião especifica, em perspectiva compara todas as formas de religiosidade, expondo suas semelhanças e diferenças.

Mas o que é religião? É o batismo numa igreja cristã. É a adoração num templo budista. São os judeus com o rolo da Torá diante do Muro das Lamentações em Jerusalém. São os peregrinos reunindo-se diante da Caaba em Meca., são essas diversas ativididades que as ciências da religião procuram responder, atravès das estudos e investigações de diversas religiões.

Um rápido olhar para o mundo ao redor mostra que a religião desempenha um papel bastante significativo na vida social e política de todas as partes do globo. Ouvimos falar de católicos e protestantes em conflito na Irlanda do Norte, cristãos contra muçulmanos nos Bálcãs, atrito entre muçulmanos e hinduístas na Índia, guerra entre hinduístas e budistas no Sri Lanka. Nos Estados Unidos e no Japão há seitas religiosas extremistas que já praticaram atos de terrorismo. Ao mesmo tempo, representantes de diversas religiões promovem ajuda humanitária aos pobres e destituídos do Terceiro Mundo. É difícil adquirir uma compreensão adequada da política internacional sem que se esteja consciente do fator religião.

Além disso, o estudo das religiões pode ser importante para odesenvolvimento pessoal do indivíduo. As religiões do mundo podem responder a perguntas que o homem vem fazendo desde tempos imemoriais. O respeito pela vida religiosa dos outros, por suas opiniões e seus pontos de vista, é um pré-requisito para a coexistência humana. Isto não significa que devemos aceitar tudo como igualmente correto, mas que cada um tem o direito de ser respeitado em seus pontos de vista, desde que estes não violem os direitos humanos básicos.

Nas modernas ciências da religião predomina a idéia de que a religião é um elemento independente, ligado ao elemento social e ao elemento psicológico, mas que tem sua própria estrutura. Os ramos mais importantes das ciências da religião são a sociologia da religião, a psicologia da religião, a filosofia da religião e a fenomenologiareligiosa. Definindo a religião muitas pessoas já tentaram definir religião, buscando uma fórmula que se adequasse a todos os tipos de crenças e atividades religiosas que estão divididas em diferentes conceitos de fés e ideias como monoteismo, monolatria, politeismo, Panteismo, animismo e crença nos espiritos etc.

Thainá Carvalho 26/02/2017

Fala demais do cristianismo.
É claro que se a gente for querer um livro que aborde profundamente todas as religiões, ou as maiores, iriamos ter um enciclopédia gigante. Mas esse livro fala muito sobre o cristianismo e dá apenas uma pincelada nas demais.

Suerllen 05/01/2018

Leitura esclarecedora
Ótima leitura para terminar/começar o ano! O autor escreve de uma forma didática e muito esclarecedora. Primeiramente ele contextualiza as questões que abordará no livro. Para mim foi a parte mais sonolenta, porém é um mal necessário. Em seguida ele começa a destrinchar todas as grandes e pequenos religiões, seitas ou movimientos filosóficas. É claro que muita coisa ele tratou de forma rasa, caso ele fosse se aprofundar a complexidade de casa culto, teriamos um livro com mais de mil páginas. De uma forma geral o livro cumpriu com o esperado, uma rápida, porém esclarecedora apresentação das tantas religiões presentes no mundo. Ponto positivo também para o apêndice final como uma rápida apresentação dos cultos praticados no Brasil.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2018

Esta pequena enciclopédia expõe as semelhanças e diferenças entre todas as formas de religiosidade. Abordando as religiões no contexto maior das filosofias de vida, inclui também o ponto de vista das pessoas sem religião, como os agnósticos, os marxistas e os humanistas radicais.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571649944

Maia 30/06/2018

resumo do conteudo
o livro das religiões aborda as diversas religiões existentes no planeta em que habitamos, trazendo também filosofias de vida e conceitos filosóficos. três autores são responsáveis pela criação, organização e elaboração dos conteúdos expostos. seu início começa abordando as religiões primárias que veio a surgir no oriente, como o hinduísmo, budismo etc. surgidas no oriente e extremo oriente. Ademais trata-se das religiões africanas , suas magias e sua forma politeísta de culto. por fim, o surgimentos das religiões que mais influenciou e influencia o ocidente,o judaísmo e o cristianismo. no final do livro busca se tratar um pouco das religiões no Brasil, a predominância e como as mesmas vem se desenvolvendo. numa mistura de filosofia e religião, esta obra tenta trazer para o seu leitor de uma forma resumida e clara, o surgimento, desenvolvimento e atualidade das religiões mundiais

Rodrigo C. 19/09/2018

Um estudo comparado
O Livro das Religiões foi escrito pelos noruegueses Jostein Gaarder, professor de literatura e filosofia (e o mais conhecido pelo público em função do grande sucesso de O Mundo de Sofia, seu livro anterior); Victor Hellern, historiador e teólogo; e Henry Notaker, jornalista especializado em política exterior. A edição brasileira conta com um apêndice escrito por Antônio Flávio Pierucci, cientista social, sobre as religiões no Brasil.

Com o objetivo de ajudar o leitor na compreensão do emaranhado de crenças de cada uma das principais religiões do mundo, a pretensão dos autores é um estudo comparado de diversas doutrinas religiosas, apontando semelhanças e diferenças, a partir das mais intrigantes questões existenciais: Quem sou eu? Como o mundo passou a existir? Que forças governam a história? Deus existe? O que acontece quando morremos?

O texto é simples, direto e imparcial. Há apenas a descrição das filosofias, dos conceitos e dos ritos de cada uma das doutrinas, sem emissão de julgamento sobre nenhum deles. As religiões são divididas em dois grandes grupos, orientais e ocidentais, com as religiões africanas entre ambas. Entre as orientais, temos o hinduísmo, o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o xintoísmo e a tenri-kyo. Do lado ocidental, as religiões surgidas no Oriente Médio: judaísmo, islamismo e cristianismo (e suas várias divisões posteriores).

No apêndice da edição brasileira, temos a exposição das matrizes africanas que vieram junto com os escravos (o Candomblé e a Umbanda), o Kardecismo e o fenômeno das igrejas neo-pentecostais.

Dependendo do seu grau de exigência, o resultado final da leitura deste livro pode variar. Entre os pontos positivos, destaco a ausência de julgamento e preferências (todas as doutrinas são igualmente tratadas com o distanciamento histórico a que todo pesquisador deve se sujeitar), a extensa referência conceitual e a linguagem didática. Entre os pontos negativos, aponto a falta de equilíbrio entre as religiões orientais (descritas superficialmente) e ocidentais. Acredito que o livro seria mais proveitoso se o estudo comparado entre as religiões se desse em cada tópico, destacando suas semelhanças e diferenças ao invés de apenas citar cada uma delas separadamente a partir do roteiro pré-definido de temas a serem abordados.

site: https://oseuuniverso.blogspot.com

Antonio.Neto 21/10/2018

Minha opinião
O livro possui uma visão das religiões em geral, porém, possui uma grande tendência para a parte cristã pela grande ênfase que o livro dá a essa religião; outras manifestações religiosas são explicadas de maneira superficial, porém, o suficiente para aquele que quer conhecer. Ele é um bom livro para quem quer se introduzir nesse tema e uma boa fonte para quem quer mais informações sobre o Cristianismo. O autor em vários momentos, pela narrativa, dá a entender possuir grande estima pelo Cristianismo pela forma como narra a religião, com bastante empolgação. Senti um certo desânimo ao comentar sobre as novas formas de religião, até mesmo um certo desdém. Outro aspecto que vale salientar é que em alguns trechos possuem certas informações não muito corretas, como o fato de Maomé ter tido apenas uma esposa - o que sabidamente não é correto - , que Teosofia seria baseada no espiritismo e ao dizer que na Umbanda os exus são reconhecidos como espíritos do mau, sendo estes, na verdade, uma espécie de guerreiros espirituais. Os espíritos do "mau" na Umbanda são chamados de kiumbas. Lembrando que o autor do final do livro é brasileiro e é um capítulo adicinal da versão brasileira. Para finalizar, senti falta de uma narrativa mais completa sobre as outras religiões, o que haveria balanceado o livro, contudo, é um bom livro para quem gosta do tema ou quer se iniciar no assunto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5