O Livro das Religiões

Resenhas - O Livro das Religiões

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafaeli Teixeir 12/12/2009

Bom!
Fui dar uma olhada nas resenhas já feitas, e poxa vida, gente!!
O livro é muito bom sim, claro que é superficial, são só pouco mais de 300 páginas, se queriam ler algo mais "profundo", que lessem alguma enciclopédia ou então, sei lá! Não sei o porquê que esperavam tanto de um livro como esse.
Eu achei ótimo e certíssimo que a maior parte dele falasse sobre o Cristianismo... é a maior das religiões, não é? É a que mais tem divisões, também! Acho que era meio óbvio que o livro iria abordar mais isso... ainda mais sendo brasileiro.
Realmente, ele deixou em haver certos tipos... o xintoísmo e as demais religiões orientais são os maiores exemplos disso... Mas eu, invés de reclamar, já vou procurar mais livros do tipo pra por na estante :)
Achei ótimo e ele foi finalizado de uma maneira muito boa mesmo! Com as "pequenas religiões", as menos conhecidas, mas tão importantes e tão retratantes de nossa gente! =]
Eu adorei e pretendo me aprodundar ainda mais nesse assunto :]

\o Feliz Natal!
Daniel 12/12/2011minha estante
então, eu li parcialmente o livro, mas não foi porque não gostei! pelo contrário, só não li inteiro porque não era meu. rs. ele está na minha lista de desejados!

Marcos Queiroz 07/10/2012minha estante
Só corrigindo: o livro NÃO É brasileiro. TODOS os autores são noruegueses.

E este argumento de que o cristianismo é a maior das religiões e a que tem mais divisões é fraquíssimo. Sinto um ranço cristão neste seu comentário. Se o livro pretende falar de todas as religiões, não deve se basear no que é mais geral para se dar mais ênfase. E como assim tem mais subidivisões?? As religiões orientais, como o próprio livro diz, é uma miscelânea de religiões... se fossemos classificá-las daria, com certeza, bem mais subdivisões do que as poucas cristãs.

Mas concordo contigo quanto a superficialidade, o que realmente os próprios autores comentam. Afinal é um livro de informações sobre as religiões... se fôssemos tratar todas com muitos detalhes, seria um calhamaço de bem mais que um volume.

JOhAnO 13/01/2016minha estante
A maior religião do mundo é o islamismo... não é o cristianismo.

Mrs. Helena Hawthorn 14/01/2018minha estante
Puuutz. 1- o livro nem é brasileiro 2- o cristianismo tem mais divisões, mas o islamismo vem crescendo muito também

Ragana 24/11/2009

Simplório e pq não... babaca!
O autor poderia simplificar também no título. Mudar para: "O Livro das 3 Religiões"
Os criadores dessa besta literária usaram de idéias genéricas e uma boa dose de presunção.

Faça-me o favor.. é cada coisa que eu tenho que ler!

Davi.Rezende 28/02/2019minha estante
Legal, mas quero resposta para a pergunta principal: o ser humano REALMENTE precisa de religião? Ou, sem religião o mundo seria melhor ou pior?

Mayara 22/05/2017

Uma espécie de panteísta-sem-religião-com-afinidades-budistas
As religiões do mundo são um assunto que sempre me despertou muita curiosidade. Entretanto, ninguém nunca me disse ?Mayara, vamos conversar. Vou te ensinar quais são as principais religiões existentes, quais são os seus princípios e crenças e você vai escolher qual te agrada mais?. Ninguém nunca foi ensinado, na verdade. Nós meramente refletimos o meio que nascemos: eu nasci numa cultura imersa no catolicismo, então eu sou católica, certo? Errado. Quer dizer, eu passei metade da minha vida frequentando uma igreja católica e passei por todos os ritos da instituição (batismo, 1ª eucaristia, crisma etc), mas sempre soube, lá no meu coração, que eu não era católica.
O único jeito que eu aprendi tudo o que sei até hoje foi através da leitura, então resolvi que estava mais do que na hora de ler sobre as religiões. Achei um livro escrito por autores renomados, dentre eles o autor de O mundo de Sofia (Jostein Gaarder), da maravilhosa editora Companhia das Letras, e me aventurei. ?O livro das religiões? é o resultado de uma pesquisa minuciosa e objetiva para quem realmente está atrás de informações nuas e cruas, desvinculadas de um viés ideológico. E os assuntos são ricamente vastos, desde o quadro geral (as diferenças entre religiões ocidentais e orientais, por exemplo) até tópicos extremamente particulares, como quais são as restrições alimentares dos judeus ou se a comparação Bíblia/Corão e Jesus/Maomé é adequada.
Sabe aquele clichê ?conhecimento é poder?? Agora eu sei que é verdade. Conhecimento é poder e libertação. Eu não preciso mais curvar a cabeça e dizer que sou católica pra evitar uma discussão. Não preciso hesitar e corar quando me perguntam se acredito em Deus, só porque não acredito no Deus da vertente monoteísta, da vertente ocidental, da vertente da maioria. Esse não é um texto sobre as minhas crenças e opiniões, mas eu acredito no Deus da vertente panteísta. E dentre todas as religiões que conheci, tenho mais afinidade com o budismo (por motivos que me exigiriam um texto completamente independente para explicar). Mas afinal de contas, o que eu sou então? Eu não sou nada. Não há nenhum tipo de religião que eu abrace 100%, e eu simplesmente não abraço causas e princípios pela metade. Eu não preciso ser nada, quem quiser rótulos que vá ao supermercado. Mas ao mesmo tempo, eu sou tudo. Eu sou uma junção de fragmentos de crenças que jamais haviam sido colocados juntos, montando uma espécie de convicção completamente nova e completamente minha.
E eu só posso dizer o seguinte: LEIAM. Se existe algum assunto que te interessa e te intriga, simplesmente vá atrás de informações; nunca se sabe quando uma delas vai mudar a sua visão de mundo, a sua relação com os outros e consigo mesmo. Algumas características básicas minhas (vegetariana, feminista e uma espécie de panteísta-sem-religião-com-afinidades-budistas) são resultados de uma faísca de curiosidade que eu resolvi incendiar por iniciativa própria, e não há nada que uma faísca e uma mente aberta não possam alcançar. E fica a recomendação de ?O livro das religiões? para todos, de cristãos a hinduístas, de ateus a muçulmanos.
Andressa 23/05/2017minha estante
Wooow! Que resenha! Adorei!! Nossa, agora eu quero MUITO ler esse livro!
Eu também sou assim. Não acredito no Deus cristão, mas tenho dificuldades em me considerar atéia. E de todas as religiões que conheço, a que mais me identifico é o budismo (que eu considero mais uma filosofia do que uma religião, para ser honesta, mas enfim). Então, entendo bem o que você quer dizer. Eu realmente adorei o seu texto, está muito bem escrito. Parabéns! E vou anotar aqui a recomendação. =)

Shaftiel 20/01/2009

É muito difícil entender as religiões do mundo toda e tentar resumi-las em um lviro só é impossível. O Livro das Religiões não tem o objetivo de explicar plenamente todas as religiões, mas ajuda a dar um conceito geral das principais e mais comuns para que o leitor possa ao menos entender qual o foco dessas e as diferenças principais que ocorrem entre uma e outra. Não serve nem de perto para um estudo aprofundado, mas aconselho para quem quer começar a ler sobre muitas religiões e não sabe por onde começar.

megacombo 19/01/2009

Na verdade, é um já li/lendo, porque eu li meio picado, conforme meu interesse em cada assunto. O bacana da edição brasileira foi o capítulo adicional falando de religiões do nosso país, com destaque para as afro-brasileiras, que normalmente são ignoradas por obras desse tipo.

everlod 12/08/2009

Fraco, muito superficial
Achei o livro extremamente simplista, cita apenas algumas noções básicas de cada religião e dedica a maior parte (cerca de 1/3 do livro) para falar de cristianismo. Não aborda os pontos polêmicos, faz pouquíssimas comparações e serve mais como um resumo de aulão de teologia pra pré-vestibular.

montemor 11/04/2009

Superficial
Traz uma visão bem superficial de diversas religiões. É bom para quem deseja ter conhecimento geral sobre elas.

ALucy 31/05/2009

é interessante.
traz aspectos sobre várias religiões, mas não aprofunda muito.
recomendo para iniciar o estudo sobre alguma religião, mas para aprofundar procurar um específico de cada uma será bem mais úti!

Eduardo Aguiar 21/06/2009

Limitado.
O livro se prende principalmente ao judaísmo, islamismo e o cristianismo. Das 300 e tantas páginas só umas 130 falam de outras religiões menos conhecidas como xintoísmo, hinduísmo, budismo. O taoísmo, por exemplo só tem duas folhas falando sobre ele.
Recomendaria outros livros para quem quer ter uma visão superficial das religiões.

Raíssa 18/02/2011

Definindo religião
" A religião é a convicção de que existem poderes transcedentes, pessoais ou impessoais, que atuam no mundo, e se expressa por insight, pensamento, sentimento , intenção e ação. "

Helmuth von Glasenapp

Pág 20

Cristina 13/04/2024

Neste livro Josten Gardeen explora o universo complexo e contraditório das religiões. Juntamente com o jornalista Henry Notaker e o professor Victor Hellern, ele investiga todas as formas de religiosidade, expondo suas semelhanças e diferenças, define e contextualiza religiões, apresenta deuses desconhecidos e oferece ao leitor a possibilidade de conhecer um mundo em que não faltam demonstrações de sabedoria, fé e, claro, muitos conflitos.Cada uma a seu modo, todas as religiões exaltam valores como compaixão, fraternidade e honestidade, ao mesmo tempo em que expõem as fragilidades e contradições da natureza humana. Dos diversos conflitos que marcam as disputas religiosas no mundo à reafirmação da pluralidade de crenças, neste livro o escritor norueguês propicia um contato intelectual esclarecido e generoso em relação a um dos pilares da vida da humanidade. E isso mesmo quando mostra o ponto de vista de pessoas que não têm religião - como os ateus, os agnósticos, os materialistas, os racionalistas convictos, os marxistas e os humanistas radicais. Com simplicidade e erudição, O livro das religiões descreve as características e a base de cada fé, e mostra também um abrangente quadro de referência das interrogações e angústias espirituais não-religiosas. Para complementar, a edição brasileira - a segunda no mundo, após a publicação original na Noruega - conta ainda com um apêndice sobre as religiões no Brasil, elaborado pelo cientista social Antônio Flávio Pierucci.

Rui Alencar 01/03/2012

Pag. 17... “A religião é um sentimento ou uma sensação de absoluta dependência...”

Pag. 17... “Religião significa a relação entre o homem e o poder sobre-humano no qual ele acredita ou do qual se sente dependente. Essa relação se expressa em emoções especiais (confiança, medo), conceitos (crença) e ações (Culto e ética).”

Pag. 17... “A religião é a convicção de que existem poderes transcendentes, pessoais ou impessoais, que atuam no mundo, e se expressa por insight, pensamento, sentimento, intenção ou ação.”

Pag. 98... O Estado de Israel define judeu como “alguém cuja mãe é judia e que não pratica nenhuma outra fé”. Aos poucos essa definição foi ampliada para incluir o cônjuge.

Pag. 113... Aos treze anos o menino judeu se torna um Bar Mitsvá, expressão em hebraico que significa “filho do mandamento”... Uma menina se torna automaticamente Bat Mitsvá quando completa doze anos...

Pag. 149... O pecado é, portanto, o desejo humano da auto-suficiência, seu desejo de conseguir viver sem Deus....O problema de muitas pessoas é que elas não tem senso de culpa ou pecado.

Pag. 167... A fé não é igualmente uma conquista...A fé é um dom de Deus...

Pag. 263...O oposto de uma filosofia de vida é a apatia e a falta de convicções...

Pag. 272...Freud mostrou como o estado mental de um indivíduo pode ser afetado por desejos, necessidades e experiências que ficaram reprimidos em seu subconsciente. Muitas de nossas escolhas não são feitas tão livremente como queremos crer, dizia ele, mas sob a influência das pulsões do inconsciente.

Pag. 293... Não existe pecado no candomblé...

Marcos Queiroz 16/10/2012

Superficialidade
Achei o livro superficial.

Claro que é um livro voltado para o público mais jovem, que está interessado em conhecer novas formas de pensamento e religiosidade, porém achei que as religiões foram tratadas com um certo desrespeito. Afinal, grande parte do livro trata da religião cristã, incluindo citações de trechos da bíblia, discussões teológicas e etc, enquanto que as demais religiões somente poucas informações são dadas (incluindo "as grandes religiões).

Inlectus 23/03/2013

Ótima leitura.

Esse livro dá conhecimento de qualidade explicado ao leigo de maneira inteligente e simples. Livros tais quais este, fazem falta na educação escolar, a leitura como um todo, faz falta na educação escolar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5