A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista Jennifer E. Smith

Resenhas - A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista

Mafe 31/07/2021

Uma leitura bem gostosa e rápida, comecei na madrugada e não dormi até acabar de ler.

Só uma coisa: queria um segundo livro.

mariavictoriagobbi 03/04/2021

Esperando ansiosamente pela adaptação no cinema.
Para ser sincera, eu sou apaixonada pelo Ben Hardy. Quando descobri que ele faria parte do elenco da adaptação desse livro, me vi obrigada a lê-lo rs.

Como ja sabia quem fariam os personagens principais (Haley Lu-Richardson fará Hadley, e Ben Hardy fará Oliver), a minha imaginação na leitura se encaixou perfeitamente no perfil dos dois. Se eu pudesse pensar em outros dois, não ficaria tão boa a leitura.

Bem... é um belo de um clichê. Li bem rápido e com muita vontade. O humor de Oliver é incrível!!! Me apaixonei pelo personagem, além de que li ouvindo um belo sotaque inglês bem carregado, o que por si só já é encantador. Me surpreendi com a descoberta de Hadley (que Oliver mentiu sobre ir a um casamento, quando na verdade [spoiler]). Soltei um ?nossa, não acredito que isso acontece?.

Sobre a Hadley... às vezes até me identifiquei com o jeito desajeitado no aeroporto. A relação com os pais é algo que quebra bastante o clichê dos romances, tornando bem real, trazendo um pouco do dilema dos filhos de pais separados que se casam com outras pessoas.

Eu mergulhei no livro. Imersão total. Me vi dentro da história, como alguém que estivesse acompanhando ao vivo. E o final... bem... nas últimas linhas eu QUASE me emocionei com a resposta de Oliver sobre o que ele realmente estuda (vou repetir que eu AMEI o humor do rapaz)

Indico, com toda certeza. E espero que a adaptação não fuja muito do livro pois a relação entre pais-filhos me tocou bastante nesse livro.

Rosemeire4 30/11/2022

Acaso? Providência? Ou apenas matematica
Que livro fofo. Aí meu Deus! Estou apaixonada nessa história. Simples, mas tão apaixonante. Também quero encontrar um amor despretensiosamente.

ale 08/08/2021

Esse livro é um amorzinho, muito bom mesmo. É aquela típica fanfic q a maioria de nós tem toda noite... viajem de avião, menino bonito, educado e BRITÂNICO
Gnt, juro, eu cheguei a chorar no final dele pq sei q muito provavelmente nunca vou viver isso. LEIAM

Sassah 22/06/2021

Um livro muito fofo
Geralmente quem não gosta do livro, estava com expectativas muito altas ou esperava uma história diferente... O livro é curto, leve e ideal para ler depois de um livro muito pesado ou de uma ressaca literária. A história é gostosa de ler, e extremamente fácil, li esse livro em umas 2 horas e embora eu acredite que poderia ter mais desenvolvimento dos personagens, acho que a intenção do livro não era essa, e sim ser uma leitura leve e tranquila, para um público mais novo ou para pessoas que começaram agora no mundo da leitura... De qualquer forma, achei ele ótimo

lamarchatropical 20/05/2021

Clichê, porém válido
Clichê no que diz respeito ao romance, mas complexo nas demais relações.

Acho um livro necessário a quem possui essas questões familiares, pois permite a exposição de diferentes pontos de vista.

Em resumo: fofo!

tainaaaaa 14/06/2023

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista
Eu amei DEMAIS esse livro!!! Um romancezinho leve, muito fofo, e é um livro rápido de se ler. Muito bom!

Henri B. Neto 19/07/2014

Resenha: A Probabilidade Estatística do Amor A Primeira Vista
Para começo de conversa, eu gostaria de avisar que isto não é bem uma resenha. Como vocês bem sabem, as reviews do Na Minha Estante agora são em formato tripleta. Então, para falar a verdade, isto é mais um desabafo do que outra coisa. E, por isso, acho que uma parte importante do final (pelo menos para algumas pessoas) será revelada, então já quero que fiquem cientes de que - se você ainda não leu o livro - pode encontrar coisas neste texto que não gostaria de saber.
Apesar da sinopse fofa, com referências à Um Dia e foco no romance, o ponto que considerei principal na história nem é citado nela. E qual seria este ponto? Bom, a relação conturbada de Hadley com o seu pai. A dois anos atrás, seu pai vai para a Inglaterra dar aulas em Oxford durante seis meses. Neste período, ele pede a separação da mãe da protagonista e se muda completamente para a Terra da Rainha. O motivo? Ele conheceu outra mulher, é claro... E agora, ele vai se casar com ela. E quer que Hadley esteja lá.

No começo do livro, temos uma protagonista machucada. Apesar de ter se passado dois anos, e sua mãe já ter dado a volta por cima, Haydley não consegue perdoar o pai. E, mesmo podendo parecer muito mesquinho, eu concordei totalmente com o ponto de vista dela... Quero dizer, nem tanto pelo fato de não seguir em frente, mas por se sentir preterida pelo pai - pois, querendo ou não, ao deixar a sua família para trás para construir uma nova vida em outro país, foi isto o que ele fez. Ele não se separou apenas de sua antiga esposa... Ele se separou da filha também. É brutal, mas é a realidade. E, querendo ou não, isto deixa marcas profundas em qualquer um.
Mesmo não querendo ir para o tal casório, Haydley é obrigada a comparecer. Sua mãe acha que, no futuro, ela pode se arrepender da decisão de faltar a cerimônia, então a embarca em um voo noturno com destino a Londres. É neste ponto que temos o lado bonitinho e apaixonante do livro, que todos comentam e blábláblá... Mas eu não vou me ater a ele. O que eu quero falar aqui é sobre Haydley e o seu pai.
Apesar de ter gostado bastante da narrativa da autora, e ler o livro de uma tacada só, eu achei que Jennifer E. Smith não soube dar verossimilhança para este seu ponto da história. Como vocês já devem imaginar, o grande objetivo do livro é mostrar que Haydley pode ser uma pessoa melhor e pode sim perdoar o ''deslize'' de seu pai - o trazendo de volta para a sua vida, como se nada tivesse acontecido. Como se não houvesse entre eles longos dois anos de afastamento. Esta é uma mensagem realmente bonita, não nego... se não fosse conduzida de uma forma completamente errada e irreal. Como eu disse, Haydley tem marcas profundas pelo o que aconteceu, e forçar a personagem a não só amadurecer, como ''aceitar de coração'' toda a situação (de seu pai estar casando com a ex-amante, só para deixar claro) e no fim, ficar bem com isto e ''abençoar a união'' pois ele está feliz é justamente isto: Forçado.
Vamos ser bem sinceros e menos hipócritas: isto NUNCA aconteceria na vida real. As marcas deixadas por este tipo de rompimento - e de sofrimento - são grandes e cruéis demais para qualquer um. A história exigia um final real, agridoce, com pessoas machucadas tentando seguir a vida... O casamento deveria servir para a garota amadurecer, ver que o seu pai estava seguindo a sua vida e ela tentar fazer o mesmo. Não o festival de açúcar e mel que a mulher jogou na nossa cara. Até - sei lá - Nicholas Sparks faria um final mais real do que isto.
A mãe ter superado a coisa toda? Ok. Ela ter se apaixonado por alguém no avião? Ok. Perdoar o pai na noite do casamento dele com a AMANTE, a mulher que separou a família dela, depois de nutrir uma mágoa profunda e real durante anos? OLHA, seria lindo se não fosse um conto de fadas...
Sei que estou sendo amargo, mas é a realidade.
A minha revolta com o que o pai dela fez foi grande demais, e eu só estava observando os fatos... Imagina para a Haydley? A autora poderia ter feito ela ver que não precisava sofrer mais por isto, que foi uma escolha do pai, que ela iria seguir com a vida vendo que a mãe estava feliz de verdade e tal... Mas mudar de ideia de uma hora para outra, ainda mais depois das marcas que a situação deixou em todo mundo? Ela poderia simplesmente falar ''vou tentar'', mesmo sabendo que nada mais seria o mesmo. Do jeito que ela colocou, ''Oh, te perdoo, fui uma boba por ter te afastado'' foi no mínimo ridículo. As coisas não são assim.
Para completar, ainda somos obrigados a ler uma cena onde mãe da Haydley ouve numa boa a filha dizer que achou a nova mulher do pai - sim, a ex amante, a responsável pelo fim de um casamento de anos (não tirando a culpa gigantesca de seu marido, é lógico) - bonita e simpática... Afinal, se já estamos forçando a amizade mesmo, para quê poupar esforços?!
Sério, a reação que esta história trouxe para mim foi forte demais. Digo novamente, só me colocando no lugar da protagonista. E não tenho vergonha de dizer: chorei de ódio lendo isto... Ela quis simplificar uma situação SUPER complicada, e que todos sabem que NUNCA aconteceria na vida real. Uma coisa seria o pai se separar, para MUITO depois apresentar a nova mulher lá. Outra coisa, é ele deixar bem claro que está se separando DA FAMÍLIA por alguém que conheceu agora, que se sentia preso na vida antiga... Uma vida do qual você também faz parte. Não tem como encarar uma coisa dessas numa boa. EU me senti ofendido pelas duas.
Enfim, se a autora tivesse se focado apenas na parte romântica, entre Haydley e o Oliver - ou na relação do rapaz com a família dele - acho que a história teria sido muito mais válida para mim do que realmente foi. Ao tentar dar um final ''grown up'', a autora se perdeu e errou a mão feio - o que acabou ruindo por completo a impressão que eu estava tendo do livro. É um livro ruim? Nunca poderia dizer isto... Mas que, neste ponto, ela deixou MUITO a desejar, isto é um fato. Infelizmente.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2014/01/resenha-probabilidade-estatistica.html
Mayara 21/07/2014minha estante
O li ontem e terminei com esse mesmo pensamento. Ia lendo os acontecimentos dela e do pai e pensava: "eu jamais faria isso. Eu não perdoaria assim..." Talvez se o relacionamento dos pais já fosse conturbado antes dele viajar e tal, seria mais lógico a separação. Só que tudo tá bem e ele viaja(com o consentimento da esposa pra q possa realizar um sonho) e do nada liga dizendo que não vai mais voltar? Faça-me o favor...

Enfim, gostei da escrita, da fácil leitura, do romance e tal, mas realmente esse ponto da história deixou um gostinho amargo na boca.

Curti sua resenha.
May.

Henri B. Neto 22/07/2014minha estante
Mayara, foi exatamente isto! O casamento estava bom, a mulher estava apoiando esta mudança dele... E ele simplesmente abandona A FAMÍLIA por causa de outra mulher. Foi uma canalhice sim, não importa o que a autora quis ''disfarçar'' durante o livro. Eu senti que ele sacaneou a ex-mulher e a filha, e a coisa toda se passar no CASAMENTO dele com a amante foi o fim para mim. A história dela se apaixonando no avião é realmente boa, mas este lance dela com o pai foi forçado e irreal!

Dani - Bibliotecária Leitora 28/08/2014minha estante
Graças a Deus uma resenha - ou comentário, desabafo.. rsrs - bem feita!! Todos as resenhas que li aqui até agora estavam fofas demais, bonitinhas demais. Será que todo mundo vive num conto de fadas? Meu Deus. E outra... encontrei várias coisas que não batem na história. Em um ponto a garota diz que ela é atirada para as coisas, que simplesmente vai lá e faz. Não senti isso no livro inteiro. Ao meu ver, Haydley é mais uma garota machucada, uma garota na dela, uma garota fechada, que está ali porque mandaram. Não tem características no livro que mostram que ela é atirada assim não. Fiquei incomodada com a parte em que ela se dá conta que "nossa, o pai do Oliver morreu". WHAT? Em nenhuma parte ele deixa claro isso. Simplesmente porque a mulher lá no casório disse que ela vai a um funeral em tal canto da cidade, ela pensa isso? Coisa de gente maluca.
Ainda sobre Oliver: quase pro final ele diz que foi honesto com ela o tempo todo. Mentira das boas, hein?! Se fosse realmente honesto, admitiria para ela que ele não estava indo a um casório, mas a um velório.

E o título?! aiaiai
Ufa, desabafei hahaha
Ótima resenha Henri ;)

Patrícia m 20/11/2014minha estante
Finalmente alguém com bom senso pra conseguir expressar o que esse livro realmente é. A capa e a sinopse me enganaram muito, juntamente com inúmeras resenhas que li/assisti dizendo o quanto esse livro é fofo, lindo, meigo etc. Mas NINGUÉM realmente fala do ponto principal, o motivo pelo qual tudo acontece: o casamento do pai de Hadley. Não vou tentar colocar em palavras o que penso sobre toda essa história extremamente hipócrita, mas com exceção da escrita fácil e do restante dos acontecimentos (que, pra mim, são no máximo água com açúcar), esse livro me decepcionou bastante e a autoria não me pareceu ter sequer o mínimo de inteligência emocional ou seja lá o que for.

Enfim, parabéns pela sua resenha e pelo seu desabafo!

Mada 20/04/2015minha estante
??????????????
Acabei de ler esse livro, e posso dizer que gostei muito mais da sua resenha!

@hialee 30/11/2017minha estante
Nossa que resenha maravilhosa, adorei a sinceridade.
Essa capa e essa sinopse encana horrores.
O livro pra mim, nem se trata do romance dela com o Oliver, mas sim, dela com o pai.
A autora errou feio, errou rude total com o final desse livro, fiquei o tempo todo ela, desabar, desabafar, gritar, espernear, fazer qualquer coisa pra mostrar o quanto o pai a abandonou, e no momento que ela faz isso, na verdade ele chora por um cara que conheceu a menos de 24 horam?? WTF??
Não, não e não.
O que eu vi, foi uma garota reprimida, que nem tem a chance de amadurecer os sentimentos em relação casamento do pai, porque a autora já corta pro final.
O que esse pai dela fez, foi abandono. ABANDONO do pior tipo. Não dá pra perdoar isso de uma hora pra outra.

Nic 25/05/2021

Livro fofinho que me fez pensar em vários assuntos enterrados há tempos, no começo confesso que achei a protagonista meio irritante mas me colocar no lugar dela do meio pra frente foi inevitável. Pra quem tem pais separados esse livro tende a ter uma carga emocional maior.
Mas enfim, é um bom livro, o casal tinha química, era engraçadinho e a autora entregou o que prometeu em poucas páginas, deixou meu coração quentinho!

Juuuh 20/08/2021

Coração quentinho e um pouco mais
O livro cumpre bem o que promete e talvez um pouco mais. Entrei com a expectativa de um livro leve e fofo e foi exatamente isso que encontrei! Oliver e Hedley tem uma dinâmica super legal desde o início, engraçada, fofa, que é bem clichê mesmo. Você fica pensando realmente: qual a probabilidade de tudo isso ter acontecido?? O livro se passa em exatas 24 horas, mas acontece tanta coisa que parece muito mais. E esse é o ponto positivo e talvez negativo do livro. Além do romance levinho e adolescente, o livro também traz uma evolução da protagonista bem interessante, focado na maneira de lidar com a separação dos pais, a nova realidade da sua família e como ela se sente em relação a tudo. Confesso que me envolvi bastante na trama, mesmo não tendo nenhuma identificação com ela, mas a escrita me aproximou demais dos sentimentos da Hedley: mesmo sabendo, racionalmente, que algumas atitudes ou pensamentos eram imaturos e "infantis", eu sentia com ela, entendia seu lado e chegava a quase chorar nas descrições mais aprofundadas lá pro final do livro, e gostei muito disso, foi minha surpresa. No mais, apenas acho que a evolução dela em relação ao pai foi um tiquinho rápida, pra tamanha profundidade do que foi escrito, mas não chegou a ser um problema. E também queria saber mais do Oliver, ver mais aprofundado a relação dele com seu pai e tudo que aconteceu com ele nesse período da história. Recomendo muito pra quem quer um romance fofo e leve, mas que não deixa de trazer toques de temas importantes.
Laura 20/08/2021minha estante
eu amo esse livrooo ??

aninha 14/01/2024

Que delicinha
Esse livro é sobre amor, mas vai muito além do romance - a gente aprende sobre amor fraterno, uma coisa familiar tão sensível e bonita que a autora traz

o jeito como ela trabalha os tipos de perda e a percepção dos personagens sobre é tão bonito

adorei a história e o fato de tudo se passar no decorrer de 24h e o final é tão querido, abrindo espaço pra tantas possibilidades

apesar de ter gostado bastante, ter me divertido e refletido até mesmo sobre minhas próprias questões, não simpatizei tanto com os personagens proncipais - gostei muito mais do pai dela, por exemplo

3,5 porque apesar de ser um livro docinho e gostoso, é de certa maneira fraco, não senti que ofereceu uma amplitude ou intensidade de sentimentos que geralmente é o que me cativa em um livro

Nat 23/09/2020

Muito fofo e leve!
É um livro rapidinho, leve e delicioso de ler. É perfeito para caso você esteja passando por um momento difícil e precisa esquecer do mundo.
A escrita é muito muito fluida e os personagens são umas fofuras.
Esse livro fala não só de amor a primeira vista, mas também sobre amizade, compreensão, família, relacionamentos, e sobre sentimentos difíceis de lidar.

Recomendo, é de sentir o coração quentinho

Manu 28/05/2021

A probabilidade desse romance acontecer comigo >> zero
Mano, esse livro me tocou num nível que sério. Eu senti como se eu fosse a Hadley, os meu pais são separados e praticamente aconteceu a mesma com q aconteceu com ela, no meio do livro eu juro q achei q o a Jennifer E. Smith tava me vigiando e depois escreveu o livro, porque cara nossa não sei nem o que explicar, é um dos meus livros favoritos sim, não tenho nem palavras para descrever o q eu achei dele.
É um romance mais rápido, não é aquele romance q o casal só se beija pela primeira vez no meio pro final do livro, acontece tudo muito rápido (do jeito q eu amo porque não gosto quando fica enrolando), tem umas partes q são meio que ?lembranças? da Hadley então no começo eu fiquei bem confusa mas depois você entende, mas são detalhes, amei que mostrou coisas que muitos filhos acabam passando (o divórcio dos pais) e você se sente acolhida (o) com o livro porque você pensa ?cara eu não sou a única (o) que passa/passou por isso? e você percebe que não tá sozinha. É simplesmente perfeito, óbvio que vai de gosto pra gosto mas é um livro com a leitura tão fácil que quando você vê já tá no penúltimo capítulo, você lê ele muito rápido e ele vicia eu juro. Nota 5/5, maravilhoso, perfeito, zero defeitos.

anna 09/11/2020

Esse é o tipo de livro que se le numa tarde , nao é nada surpreendedor mas é gostosinho de se ler e deixa um quentinho no coraçao e que , por tras , traz diversas reflexoes. Achei muito legal a abordagem da relaçao dela com o seu pai e como ela se desenvolveu. Gostei tambem sobre como aborda que , realmente , ficamos reclamando de nossas vidas até perceber que , na verdade , poderia ser bem pior e devemos ser gratos.O livro principalmente nos ensina a ver o lado bom das coisas , as vezes nao nos atrasamos por acaso , estamos no lugar certo na hora certa para cada um de nós , sempre.