Terras Metálicas

Terras Metálicas Renato C Nonato

Resenhas - Terras Metálicas

Gustavo 30/11/2013

[Resenha] Terras Metálicas (Blog Leitores Compulsivos)
No livro Terras Metálicas, somos apresentados ao novo mundo, um mundo totalmente diferente da nossa realidade, onde a população vive em uma grande esfera de metal. Depois que a atmosfera da terra foi destruída em uma grande "Crise", como a segunda guerra mundial, a atmosfera ficou contaminada com radiação, impedindo assim, a habitação da população. A solução encontrada foi a criação de um novo planeta, porém totalmente fechado e lacrado para evitar a contaminação das pessoas pela radiação, então se criou a esfera, uma massa totalmente tecnológica e superficial, onde tudo dentro desta esfera é controlada pelo IA da esfera, que é como se fosse um grande "CPU" de um computador, que é responsável por todos os sistemas funcionais da esfera.

Primeiramente, somos apresentados a Raquel, uma adolescente super inteligente e que está super ansiosa para a cerimônia de implante, onde ela deseja mais do que tudo ser uma Túnel, e ser igual a seus pais, que são Túneis super habilidosos que ajudam no funcionamento e equilíbrio da esfera.

Dentro da esfera, quando os jovens passam da época da escola primária, eles são considerados formandos e os formandos são presentados com uma cerimônia de implante, onde cada jovem recebe um chip especial que é injetado na médula, e cada organismo reage de uma forma diferente a este chip, criando habilidades diferentes para cada jovem. Depois do implante do chip, o jovem é classificado em uma das categorias, de acordo com suas habilidades: Exilados, Bios, Sibérios, Antenas ou Túneis, dependendo da aceitação do chip no seu organismo. Porém, pode acontecer do organismo não aceitar o chip e o jovem vira um Exilado.

- Túneis movem objetos a distância - começou a recitar Raquel -, Antenas controlam a mente, Bios controlam o corpo, Sibérios fazem as coisas esquentarem ou esfriarem e, os Exilados... Bem, eles não fazem nada.

Como eu disse anteriormente, Raquel sempre desejou ser um Túnel, e quando ela recebe sua nova habilidade, ela explora de toda a forma para ser boa naquilo que ela consegue realizar com suas habilidades. Rapidamente, Raquel consegue desenvolver tarefas que nenhum outro jovem consegue tão rapidamente, se destacando dentre a turma, Raquel está prester a se tornar o que sempre quis, uma menina habilidosa com seus poderes. Um dia a professora de Raquel faz uma revelação para eles, em que o futuro da esfera pode estar em jogo, e esta revelação mudará a vida de Raquel e seus amigos para sempre.

Porém, Raquel possui uma habilidade de ser muito aventureira, e ela sempre se mete em encrencas com seus amigos, porém em uma de suas aventuras, Raquel descobre que a vida da Esfera pode estar com os dias contados, e que tudo aquilo que existe na esfera pode estar em perigo.

Então Raquel decide se juntar a seus amigos para investigar estes processos de atrasos no mainframe da esfera, e Raquel tem esperança que de alguma forma poder ajudar no futuro da esfera. Além do problema no mainframe da esfera, existe a Facção, que é um grupo de pessoas que acham que a vida fora da esfera é possível, e esta Facção decide de todas as formas desestruturar a esfera cada vez mais, e Raquel decide investigar a fundo e descobrir como salvar a esfera. Será que um grupo de adolescentes conseguirá salvar a Esfera? A Coragem dos jovens e de Raquel ultrapassa limites e juntos eles lutarão para salvar o mundo em que eles vivem.

Eu AMEI este livro, com certeza este foi um dos melhores livros nacionais que eu já li. Este mundo que o autor criou é impressionante, os costumes, a vida das pessoas, a linguagem, a forma de vida é tudo muito espetacular!!! Raquel e seus amigos se juntam em grandes aventuras, e durante todo o livro, você fica vibrado nos acontecimentos com muita aventura, ação e distopia. Uma história totalmente rica em detalhes que te proporcionará uma viagem a um novo mundo.

O que eu achei bem interessante durante todo o livro, são os Tashis dos jovens, que são pequenos robôs em forma de bola, que ajudam seus companheiros em todas as aventuras, e eu achei os robôs muito fofinhos kkk e eu confesso: Eu Quero um Tashi pra mim kkkk

O livro também possui muita ação, a Facção explode coisas e tenta colocar o pânico nas pessoas da esfera, e o sistema da esfera cada vez está mais perto de se tornar extinto, afinal ninguém sabe como solucionar este problema no atraso de resposta do mainframe. Um livro cheio de ação, tecnologia e aventura que irá te prender do começo ao fim. Com certeza Renato C. Nonato é um dos grandes talentos da nossa literatura brasileira atual, com uma escrita cativante e perfeita que te prenderá durante toda a leitura.

É com muito orgulho que eu classifico o livro Terras Metálicas como um dos melhores livros de 2013, então no vídeo dos melhores de 2013 que eu gravarei mês que vem, com certeza Terras Metálicas estará na lista, um livro impressionante, espetacular e surpreendente e originalmente brasileiro, melhor do que isso, impossível!!!

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2013/11/resenha-terras-metalicas-renato-c-nonato.html
Cantinho dos Rabiscos 02/12/2013minha estante
Adorei a resenha

Shirlandia 02/12/2013minha estante
Muito interessante e curiosa esta resenha!é uma aventura maravilhosa.

Beth 02/12/2013minha estante
Sabe, estou ansiosa pra conhecer mais um pouco dessa história. Me parece ser bem interessante e empolgante.

Giane 04/12/2013minha estante
Adorei a maneira como vc escreve, as resenhas ficam muito boas! Me deixou querendo mais um livro... :D

Diandra 05/12/2013minha estante
Gostei da resenha, apesar de não curtir muito literatura nacional.

grazi34 06/12/2013minha estante
gostei linda historia ,torcendo para ganhar e começar a ler

Gy 07/12/2013minha estante
Linda essa capa...Sou super fã de distopias...

Joylande 08/12/2013minha estante
Estou louca para obter esse livro, depois dessa deliciosa resenha dá para ter uma ideia do que se trata. Adorei.

Fernanda3113 08/12/2013minha estante
Distopias sempre. ;) Adorei a resenha.

Thatha 11/12/2013minha estante
adorei a resenha ,não sabia que tinham livros desse gênero brasileiro já to até imaginando as coisas e olha que eu nem li o livro ,mas vou adicionará minha estante concerteza

Rapha 19/12/2013minha estante
Muuiiiiito legal!
Gosto de histórias que me fazem pensar e essa com certeza seria uma. (Por exemplo no quesito de uma terceira guerra o mundo acabar e a possibilidade de um planeta com t-u-d-o controlado por sistemas).
Curiosa para saber mais das aventuras de Raquel !

Amanda Gomez 19/12/2013minha estante
Diferente de tudo que eu já li... essa história realmente me deixou curiosa.. amo distopias acho que essa será mais uma ótima na minha lista.. gostei dos personagens, sua resenha foi ótima.

Dani 22/12/2013minha estante
Já tinha ouvido falar deste livro, mas ainda não li. Mas gostei muito da sua resenha, me deixou muito interessada e despertou minha curiosidade em ler! Deve ser muito bom mesmo!

Vivi 23/12/2013minha estante
Amo livros bons nacionais. Acho que nossos autores tem que se dar mais valor! Um exemplo eh este livro, segunda vez ja q ouco falar bem dele!

Gilh 25/12/2013minha estante
Achei o livro supeeer interessante ,ja entrou na minha lista de 'desejados'...

Ketelly 31/12/2013minha estante
Esse é o tipo de livro que eu amo ler, todo esse mundo que vai alem do nosso, me prende a atenção, com certeza eu vou ler esse livro ;)

Lina DC 06/12/2012

Antes de começar a falar o que eu achei do livro, preciso explicar alguns detalhes para que a minha resenha faça algum sentido.
Como a sinopse explica, a história do livro ocorre dentro da esfera, um local hermeticamente fechado, pois a última guerra (que ocorreu a algumas centenas de anos atrás) deixou o planeta totalmente lotado de radiação. Dentro da esfera, temos um grupo “peculiar” de jovens, liderados pela teimosa Raquel. Raquel é o tipo de garota que age sem pensar muito nas consequências e acaba sempre aprontando alguma coisa nova que coloca os seus amigos em confusões. Raquel é dona de Tashi (reparem que eu escrevi com T maiúsculo).
“O tashi era uma pequena esfera, um pouco maior que as extintas bolas de tênis. Metade de sua superfície era recoberta por metal e microcircuitos, com minúsculos pontos e linhas azuis, a outra parte era um visor côncavo capaz de reproduzir imagens, dar notícias ou acessar a televisão local, mas que na maior parte do tempo apresentava um fundo branco com dois pontos robustos e um risco, numa imitação simplória do rosto humano.” (pág. 9)
Cada tashi tem uma personalidade e nome próprio, dado por seus donos. Raquel ganhou o seu tashi quando era muito pequena e batizou o seu tashi, de Tashi. Imaginem o grilo falante. Pois bem, agora imaginem ele de forma metálica... é mais ou menos assim que eu vi os tashis, que por sinal são hilários e roubaram as cenas em diversas passagens do livro.
O início do livro vai se dedicar aos eventos que ocorrem antes, durante e depois da cerimônia de implante. A cerimônia de implante vai determinar o seu futuro na esfera, já que ocorrem cinco tipos de respostas para os implantes, e cada resposta concede a pessoa uma “habilidade”. Ao receber a sua habilidade, você passa a ser classificado pela categoria que se encontra, então seus estudos são específicos e o emprego que você terá também será específico. As cinco categorias são: exilados – sem habilidades “especiais”; Bios – controlam o corpo; Túneis – movem objetos a distância; Sibérios – fazem as coisas esquentarem; Antenas – ocorre a leitura dos pensamentos. Só existe um antena na Esfera, que é o segundo no comando: Vitor. Após passarem pela cerimônia e terem suas aulas específicas, Raquel vai descobrir que a Esfera corre um grande risco e está com os dias contados. Então junto com os seus amigos, tentará salvar a Esfera, lutará contra a facção (um grupo rebelde) e descobrirá a existência de traidores.
O livro é repleto de ação do começo ao fim, mas também fala sobre a amizade e valores pessoais. Cada personagem além de trazer uma habilidade diferente, consegue trazer um equilíbrio ao grupo, graças a sua personalidade. Se Raquel é agitada e está sempre a procura de confusão, Ângelo é mais sereno. Tales sempre tenta conseguir alguns “atalhos” para o seu objetivo, enquanto que Camila é mais pé no chão e assim por diante. Para os leitores que procuram aventura, sem dúvida o livro é uma ótima sugestão, pois é simplesmente envolvente. Apesar do livro ser enorme (tem mais de 600 páginas), a leitura flui muito bem e não se torna maçante, além disso encontrei apenas uns dois errinhos e a diagramação e capa estão ótimas.
Victor 08/01/2013minha estante
Parece ser um ótimo livro! Você fez uma ótima resenha, consegui passar todos os pontos fortes do livro, fazendo com que eu me interessasse a ler!

Victor 08/01/2013minha estante

silvanasartori 09/01/2013minha estante
Pelo que li da resenha parece ser interessante, mais nunca li um livro desse estilo..ficçao cientifica ? Mais espero poder dar uma lida, porque a gente não pode julgar algo sem antes de ter uma boa leitura. Mais gostei bastante do que foi contado acima. SUCESSO com o LIVRO e jah sabe, pode contar comigo !! hehe

Oi Silvana, tudo bem?
É um livro bem interessante, principalmente para os fãs do gênero. Temos aventura, diversão, companheirismo e risos...
Espero que leia o livro e se divirta tanto quanto eu me diverti.

Lina DC 09/01/2013minha estante
Oi Victhor, muito obrigada!
Tentei explicar a trama sem estragar a surpresa rs..
Espero que goste do livro.

Oi Luiza, tudo bem?
O livro é bem interessante. Se tiver interesse no gênero, sugiro que leia o livro!

Ewerton Ricardo 16/01/2013minha estante
Eu me amarro em livros de ficção, gostei desta resenha. A capa tá ótima, mas deveria mudar mais um pouco, colocar algo mais atrativo ao público. Abraços...

Lucas 16/01/2013minha estante
O livro é excelente!

Estou lendo e ele consegue prender sua atenção em cada página.

A resenha da Carolina explica exatamente como é a sensação de ler esta obra prima.

A cada ano que passa eu me surpreendo com os livros desses novos autores brasileiros.

Feeg 16/03/2013minha estante
Me interessei pelo livro. Vou procurar pelas livrarias. :d

Marcynha 16/03/2013minha estante
Legal vou procurar o livro

Raíssa 03/04/2013minha estante
Parece ser muito interessante, vou procurar

Lucas 03/02/2013

Uma história para se lembrar!
Uma guerra nuclear lavou toda a atmosfera da terra com radiação, tornando-a impossível de sustentar a vida. A fim de se preservar, a humanidade se lacrou em uma atmosfera artificial que acabou por se tornar seu novo mundo, esta esfera metálica recebia o nome de A Esfera.

Neste contexto, Raquel, Ângelo, Tales, Camila, Luana, Tashi, Isabela e outros personagens se vêm em um mundo perfeito, sem nenhum problema aparente, suas vidas são tranquilas, pelo menos até o dia da formatura, onde lhes serão conferidos implantes que são capazes de fornecer-lhes habilidades incríveis, isto se o usuário for escolhido para recebê-las.

Porém, a partir daí tudo parece mudar, quando Raquel descobre que o Mainframe - IA responsável por manter a Esfera funcionando perfeitamente - está com os dias contados e vai acabar matando a todos caso eles não façam alguma coisa.

A história se desenvolve nos mais variados tipos de paisagens, passando de estruturas colossais da Sede até áreas mais afastadas próximas ao mundo superior, mas um fato martela a cabeça de todos: se não salvarem a Esfera de sua iminente destruição, todos estarão fadados a perecer. E cabe a eles a tarefa de enfrentar todas as dificuldades para salvá-la.

Embarque na aventura de Raquel e seus amigos na tentativa de salvar seu mundo, ou então, morrer tentando.

O mais impressionante deste livro, além do fato de possuir uma história extremamente boa e complexa, é o fato de que a cada final de capitulo o autor deixa uma brecha para que alguma coisa que não foi explicada no capítulo atual seja explicada nos próximos capítulos, ou seja, você fica tão curioso em saber o que vai acontecer que acaba lendo e lendo sem parar até saciar toda sua curiosidade, o que é praticamente impossível, pois a maioria dos capítulos puxam partes dos demais, deixando você não mais a par de tudo, mas cada vez mais curioso em saber o que vai acontecer, e tenho que admitir que neste quesito Renato foi o único autor, pelo menos dentre aqueles que conheço e li, que conseguiu atiçar minha curiosidade com perfeição matemática!
Lucas 03/02/2013minha estante
Resenha completa em: http://criticandoporai.blogspot.com.br/2013/02/terras-metalicas-resenha-critica.html

Nina 21/01/2013

Resenha: Terras Metálicas
Quando Terras Metálicas chegou em minhas mãos, a minha primeira expressão foi: é grande! (referindo-me ao fato de ter muitas páginas). Na época eu estava lendo outro livro e deixei ele na lista de espera para que tão logo terminasse o que estava lendo já emendasse nele.

Fiquei intrigada pela sinopse e comecei a lê-lo. A trama se passa em uma "Terra dentro da Terra": a Esfera. A Esfera é o nosso mundo só que no subterrâneo terrestre, já que a superfície está devastada devido a uma guerra nuclear ocorrida há gerações passadas, conhecida como a Grande Crise. A vida local se mantém devido ao IA que rege todos os sistemas tecnológicos. O problema é que por algum motivo ele está com os dias contados e o futuro da população está nas mãos de cinco jovens e suas habilidades especiais.

Confesso que no começo do livro eu quis desistir. Os primeiros capítulos são bastante enjoativos e se resumem a descrever o dia a dia na Academia (local onde as crianças e jovens estudam e aprimoram suas habilidades adquiridas após a cerimônia do implante), a cerimônia do implante (onde os jovens formados do primeiro nível recebem um chip com suas habilidades especiais), entre outras coisas que servem para descrever o cenário. A coisa melhora, e muito, depois da cerimônia de implante, quando realmente a ação se faz presente.

Os personagens principais são cativantes e com aquele ar juvenil de todo adolescente. As disputas ácidas entre Raquel e Luana, a amizade inabalável de Camila, Tales, Ângelo e Raquel, o ar superior e o nariz em pé de Isabela marcam o enredo. Atitudes comuns e condizentes com as idades deles que variam entre 12 e 16 anos.

Outro ponto legal do livro são as habilidades que cada um da população pode ter. Essas habilidades são definidas no dia da cerimônia de implante, na qual o jovem recebe um chip que dirá se ele é um Túnel (habilidade de telecinesia), Bio (habilidade de uso do próprio corpo), Antena (habilidade do uso da mente), Sibério (habilidade de controle de temperatura) e Exilado (não possui habilidade específica). O uso dessas habilidades da um quê de super-herói a eles. Bem legal. Quem não gostaria de poder "refrescar" o ambiente em dias quentes como o nosso com a habilidade de um Sibério?

Não sei bem onde o autor mora, ou se já conheceu o Rio de Janeiro alguma vez, mas não pude deixar de comparar o Rejunte a Rua Uruguaiana, principal centro de comércio popular da capital carioca. É muito semelhante.

O livro também traz algumas referências nossas para o mundo da Esfera como por exemplo o controle da natalidade muito parecido com o que tem na China; a comemoração do Natal, lá conhecido como Newtal, entre outras.

Enfim, novamente achei alguns errinhos bobos de português, mas dessa vez devo dizer que foram poucos comparados a outras publicações da Novo Século que li. Sinal que estão melhorando nas revisões.

Terras Metálicas é um livro de leitura fácil apesar da quantidade de páginas. Recomendo a leitura pois também prestigia um autor nacional.

Parabéns Renato e em torço para que a continuação saia logo.

Resenha publicada em: http://lostmemoriesplace.blogspot.com

Ananda 10/02/2013

Ótimo livro, empolgante do inicio ao fim, tem uma história muito bem construída e interessante. Mais um exemplo de que a literatura brasileira é tão boa quanto estrangeira! Tudo depende do autor! Recomendo para todos e estou no ansioso aguardo do segundo volume. ;]

Calma Sem Pressa 10/03/2013

Super recomendado para fãs de distópia
Uma das melhores leituras de 2013, Terras Metálicas já virou favorito.
A aventura com Raquel e cia começa no dia da cerimônia de implante, não vou entrar em detalhes sobre a cerimônia para não entregar as surpresas da leitura, como já foi mostrado na sinopse, o mundo em que os jovens Raquel, Tales, Ângelo, Camila e Isabela vivem pode acabar, e como o mundo que conhecemos não existe mais, tudo o que se sabe sobre, é que existiu um gigante azul e as terras verdes, então eles, leia-se Raquel principalmente, querem fazer tudo que estiver ao alcance para ajudar.
Raquel é uma personagem forte, que não se intimida, esquentadinha, mas que não seria nada sem os amigos. Essa turma encara altas aventuras, com seus tachis, que são muito fofos, eu quero um tachi para mim *__*.
Me encantei com a escrita do autor, com o mundo que ele criou, cada detalhe foi pensado, não escapou nada, até o fato de animais ou comida como conhecemos não existirem mais, e na esfera tudo isso não passar de lenda, muita pesquisa foi feita e é tudo muito bem explicado.
Aqui as pessoas não são o que parecem, não se sabe as intenções de cada um, só o que é essencial é descobrir um modo de sobreviver em meio ao caos.
História mais que recomendada para quem curte distópia, com uma narrativa envolvente a leitura flui rapidamente, fazendo as mais de 600 páginas voarem.
A novo século está de parabéns por investir em mais um ótimo nacional. E tenho que admitir estou louca pela continuação.

Ká Guimaraes 16/03/2013

Resenha feita pela Carolina Durães no Blog Acordei com vontade de ler
Espero que tenham gostado da resenha!
Carol

Jaqueline 28/03/2013

"Terras Metálicas" é o primeiro livro de Renato C. Nonato, mais um autor nacional que faz parte do projeto Estante Brasileira (do site Up! Brasil). Publicado pela editora Novo Século, este livro chama a atenção já pela sua capa: eu bati o olho no livro e já fiquei com vontade de ler sua sinopse e descobrir mais sobre o sua história.

Trata-se de um livro distópico, cuja história se passa no subterrâneo da Terra, um local hermeticamente fechado chamado Esfera. Isso acontece porque, após a Última Guerra que aconteceu algumas centenas de anos atrás, o planeta Terra foi assolado pela radiação nuclear.

O início do livro apresenta a dinâmica da vida na Esfera e o dia-a-dia dos adolescentes da Academia antes da cerimônia de implante, o momento da vida de cada indivíduo onde ele recebe um chip que anuncia sua habilidade especial: Sibério (controle da temperatura), Túnel (telecinese), Antena (leitura e manipulação da mente) ou Bio (controle e transformação do próprio corpo). Há também a possibilidade de ser um Exilado, uma pessoa que não possui uma habilidade específica.
Governada pela Elite, toda a população da Esfera pertence a um desses grupos e esta sacada é muito bacana, uma vez que abre espaço para interações bastante interessantes entre as pessoas. Há o temor ser um Exilado, as rivalidades entre grupos r aquele eterno debate sobre qual seria a melhor habilidade.

Após esta cerimônia, os jovens passam a estudar matérias específicas da sua habilidade, moldando-os para um emprego em uma área regulada por determinado "talento". É aí que a história começa a pegar fogo, pois a protagonista da história, Raquel, descobre que o futuro da Esfera encontra-se ameaçado e que há pessoas no comando da população mentindo sobre isso. Ao lado de seus amigos inseparáveis (Tales, Ângelo e Camila), nossa impetuosa e despojada mocinha irá tentar salvar seu lar encarando surpreendentes inimigos e decifrando muitos mistérios.

São tantas as coisas inéditas neste livro que acabamos perdendo um pouco da noção do tempo enquanto estamos lendo. Renato Nonato provou-se um escritor talentoso e muito criativo. Eu pessoalmente adorei os tashis, que na minha cabeça funcionavam como uma espécie de Tamagoshis multifuncionais. Cada um destes mascotes pessoais metálicos tem uma personalidade própria, o que lhes confere muito caráter. Eles me fizeram gargalhar em diversas passagens do livro! Há muitos momentos de aventura em "Terras Metálicas", mas os laços de amizade e companheirismo divididos pelos personagens da história também têm grande importância no livro.

Um ponto negativo do livro é a sua grande quantidade de páginas: mais de 600. Apesar do livro ter um vocabulário simples e uma narrativa bastante fluida, senti que várias passagens do livro poderiam ser eliminadas sem grande prejuízo para a história. São muitas as cenas entre Raquel e seus amigos, e ao mesmo tempo em que podemos conhecer mais profundamente a personalidade de cada um dos personagens nesses momentos, acabamos ficando presos a fatos “sem muita relevância”. Muitas páginas são gastas para concluir acontecimentos bastante simples, que apenas servem de elo entre uma descoberta e outra. Eu notei isso lá pela página 200, onde uma excursão da Academia (a escola da Esfera) até a Sede estava acontecendo, mas a dinâmica do grupo de amigos de Raquel tomava a frente da ação.

A revisão de “Terras Metálicas” é muito boa, apesar de um ou outro errinho bobo - o contrário do que vi acontecendo em muitos títulos da editora Novo Século​, que costuma pecar bastante nesse sentido. O projeto gráfico simples e eficiente também contribui para uma percepção mais clara da obra. Vale a pena ser este livro surpreendente e envolvente, que agradará em cheio os fãs de ficção científica e distopia.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com

Monique Cristine 24/07/2013

Eu quero uma dose de Pangéia
Posso resumir que a leitura do livro foi tão boa quanto tomar um Pangéia preparado por Ângelo. As personagens joviais, que são os protagonistas do livro, fazem qualquer marmanjo de 18 anos ficar frustrado por não possuir tamanhas habilidades.

Falando um pouco da diagramação, eu particularmente achei ótima, a capa é bem instigante, com folhas amareladas e espaçamento perfeitos, fazendo a leitura fluir de forma muito gostosa.

A história se passa na Esfera. O mundo que antes era a Terra que conhecemos foi devastado pela radiação, obrigando os sobreviventes a caminhar para o interior do planeta.

Passando a viver em uma sociedade perfeita demais, o leitor começa a suspeitar junto com os protagonistas que alguma coisa está fora do lugar na Esfera.

O que me chamou mais atenção no livro foi algumas coisas que passam a fazer parte da vida das pessoas nessa sociedade futurística: a divisão de classes por habilidades através da implantação de chip's, a alimentação feita de forma totalmente diferente, a distribuição dos dias da semana, a ordem do alfabeto, a ausência de fauna e flora... Enfim, confesso que entrei no universo Esfera com uma pontada de que tudo que eu li nas páginas do livro venham a se tornar realidade em um futuro não muito distante.

As habilidades obtidas com a implantação, citadas acima são: Antenas, Sibérios, Túneis, Exilados, Bios e Não-Implantados.

"Túneis movem objetos à distância, Antenas controlam a mente, Bios controlam o corpo, Sibérios fazem as coisas esfriarem ou esquentarem... " Página 37

Os Exilados a princípio são a base da Esfera, apesar de não possuírem uma habilidade fixa, são extremamente importante para a manutenção do local. Eles recebem o chip, mas não o ativam nenhuma das habilidades citadas.

E os Não-Implantados, como o próprio nome já diz, não receberam o implante do chip que desenvolverá suas habilidades.

Os capítulos do livro são de uma estrutura bem fluida. Longos quando as situações são empolgantes e curtos quando há só uma noção de espaço onde estão, o que faz a leitura não se tornar cansativa em nenhum momento.

O livro toca em assuntos muito tratados na sociedade e que merecem uma atenção. Amizade, lealdade, fidelidade e noção de quem são nossos verdadeiros inimigos são elementos que podem ser percebidos de forma positiva ou negativa nas personagens.

É claro que eu não posso deixar de falar dos elementos surpresa que o Renato coloca no livro de forma a fazer o leitor ficar embasbacado juntamente com as personagens. Juro que a partir da 400° página não conseguia mais ler o livro sem fazer uma cara de espanto e me debatendo de empolgação.

Com certeza é um livro que apesar de um pouco grande (616 páginas) flui muito rápido, confesso que fiquei muito triste quando só faltavam mais três capítulos para o livro acabar, pois eu fiquei tão ligada aos personagens, as sensações que eles sentiam eram totalmente transmitidas pelas páginas do livro. Indico para todos a se aventurar em Terras Metálicas, um livro que sem dúvida ganhou o meu coração e está na minha prateleira como um dos meus favoritos. Obrigada Renato por deixar em mim um gosto de quero mais

site: http://elaescreveu.blogspot.com.br/2013/07/elaleu-03-eu-quero-uma-dose-de-pangeia.html

Tai 23/08/2013

Pela Esfera e para a Esfera!
Simplesmente amei cada detalhe narrado! Parece que o autor entrou na minha cabeça, viu todas as tecnologias com as quais sempre sonhei e colocou elas no papel! E ainda melhor!!

“Grandes explosões sacudiam o mundo virtual conforme uma gama de criaturas deformadas avançava na direção dos heróis estudantis. Com os sensores de infusão fazendo os corpos sentirem as explosões e sensações como se lá estivessem, não tardou para o quarto de Ângelo ser esquecido e o grupo mergulhar de corpo e alma na guerra vivida.”

Um trecho de quando Raquel e seus amigos estão na casa de Ângelo, jogando Esfera Avançada. Com óculos de realidade virtual. (!!!!)

As casas, o jornal, os trens, a escola... Tudo me deixou com imensa vontade de pegar minha malas e rumar para a Esfera! Demorei quase duas semanas lendo esse livro, e durante esse tempo sempre me pegava imaginando como seria morar lá! Durante o dia, lá estava eu imaginando como seria legal estudar na Academia. Antes de dormir, todas as páginas já lidas ficavam repassando em minha memória. E quando eu dormia? Bom, os sonhos com a Esfera são bastante divertidos.

(Leia a resenha completa no link abaixo)

site: http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-terras-metalicas.html

Priscilla 20/10/2013

Foi muito difícil escrever essa resenha. Sempre que começava achava muito vazia, muito fraca. Como passar em uma resenha tudo desse novo mundo? Um mundo artificial, já que o nosso foi devastado pela guerra nuclear. A Esfera. No subsolo onde os humanos tentam entender onde erraram. Onde animais são só vistos em estátuas, o mar e a floresta conhecidos somente por fotos.

Raquel vive nesse mundo e se prepara para o momento mais importante de sua vida: a cerimônia de implante. Na Esfera quando chega-se a certa idade um chip é implementado em sua nuca e pode lhe conferir as seguintes habilidades:

- Túneis: Os Túneis tem o poder parecido com o da telecinese. Eles conseguem mover e/ou segurar objetos sem precisar tocá-los usando um braço mentalizado.

- Bios: Os Bios são transmorfos. Eles podem alterar a aparência completamente, incluindo a voz. Podem também fortalecer partes do corpo, ampliar a voz, audição e visão.

- Sibérios: Controlam a temperatura. Desde o muito quente ao gelado.

Essas são as habilidades mais comuns, mas há mais duas reações do chip:

- Exilado: Quando o chip não faz efeito e nenhuma habilidade é concedida. Raro acontecer.

- Antena: O Antena consegue ler pensamentos, implementar ideias, criar ilusões. É raríssimo.

A cerimônia de implante lembra um pouco o Chapéu Seletor em Harry Potter, mas não é aquela lembrança que incomoda. Não fiquei com a sensação do Renato estar simplesmente copiando a Rowling. Sabe quando a ideia te lembra algo, mas ao mesmo tempo ela é original? Foi isso que aconteceu.

Cada habilidade concedida leva o implementado a trabalhar em certos campos da Esfera essenciais para a sobrevivência. Pela Esfera e para a Esfera. Esse é o lema que domina o lugar, porém opiniões divergem sobre o que é o melhor para todos…

O sonho de Raquel é ser uma Túnel e por enquanto essa é sua única preocupação, mas tudo mudo ao saber que o IA, programa que comanda e controla tudo na Esfera (temperatura, energia, ar) está com os dias contados. Como viver sabendo que o mundo que você conhece pode acabar em alguns anos? Para piorar a situação a Elite da Esfera, homens no ápice de suas habilidades enfrentam a facção, um grupo de rebeldes. O que a facção busca? Será que a Esfera é mesmo uma utopia?

Raquel tenta descobrir um modo de salvar o seu mundo com seus amigos: Tales, Ângelo e Camila, incluindo Tashi e Liceu (os bichinhos de estimação da Esfera. Fiquei com muita vontade de ter um hahaha).

O livro me prendeu completamente desde as primeiras páginas. Renato criou um mundo diferente do nosso em muitos sentidos, mas você acaba se sentindo parte dele. Apesar de ter um arco fechado, fiquei com muita vontade de ler mais, de saber o que aconteceria a seguir. E aí Renato? Teremos uma continuação?

Além de tudo, daria um ótimo filme já que os cenários descritos são fantásticos. Às vezes eu queria que o livro fosse ilustrado para mostrar em detalhes os lugares passados por Raquel.

Terras Metálicas vale muito a pena as 600 páginas. E o Renato é outro autor nacional que deve ser acompanhado.

site: http://leitorcabuloso.com.br/2013/07/terras-metalicas-do-renato-c-nonato/

Literatura 22/10/2013

Sejam bem-vindos à Esfera
E quando o mundo como conhecemos acabar, como será? Poderemos navegar pelo espaço, através de novas terras? A sociedade que sempre esperamos alcançar existirá?

Várias livros de ficção científica abordaram o fim do mundo, mas poucos falam de seu reinício na literatura nacional atual quanto Renato C. Nonato com o seu delicioso Terras Metálicas (Novos Talentos, 615 páginas). Aqui o mundo foi destruído por uma sucessão de bombas atômicas e só restou a humanidade criar um ambiente artificial para sobreviver: a Esfera, um lugar nos subterrâneos gerenciado por um programa artificial. Para melhor funcionamento, aos 12 anos os jovens tem um chip implantado em suas cabeças e, através dele, são selecionados para as mais diferentes profissões, com poderes muito legais: os Túneis são os telecinéticos, Bios transmorfos, Sibérios controlam a temperatura, por exemplo.

Raquel, a protagonista, que fazer parte dos Túneis. Trabalhar Pela esfera e para a esfera, como todos dizem. Só que aí, a mocinha descobre que a Esfera está em contagem regressiva para se desativar, transformando o sistema que até então todos acreditavam em uma utopia. Será que alguém estava disposto a destruir a Esfera? O que seria verdade ou mentira na vida deles?

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/10/resenha-terras-metalicas-sejam-bem.html

Poly 28/11/2013

Quando li a sinopse desse livro fiquei bastante curiosa, principalmente porque eu adoro distopias e nunca tinha lido nada nacional sobre o assunto.
Pessoalmente a capa não é tão atrativa e isso só não me desmotivou porque minha fila de leitura estava bem tranquila.
Lemos o livro sobre a perspectiva de Raquel, uma jovem de 12 anos que acaba de se formar na Academia (uma espécie de escola da Esfera). Raquel mora com os pais e Tashi, seu mascote, em um dos blocos residenciais da Esfera. A Esfera nada mais é do que uma estrutura dentro do globo terrestre que abriga a população sobrevivente à Última Guerra.
Tudo na Esfera é altamente tecnológico e cheio de máquinas, Tashi, inclusive é uma delas. Ele é uma estrutura esférica, metálica, que consegue flutuar pelo espaço e têm uma incrível inteligência artificial, chegando a ser quase humana e se chama tashi. Cada tashi possui personalidade e nome próprio, que é dado pelo seu dono. Raquel recebeu o seu quando ainda era criança e como não tinha muita criatividade, acabou chamando o seu mascote de Tashi.
Eu via o Tashi (e os outros mascotes) e lembrava do Linguado, da Ariel. Claro, se Ariel não vivesse no mar e Linguado não fosse um peixe.

O tashi era uma pequena esfera, um pouco maior que as extintas bolas de tênis. Metade de sua superfície era recoberta por metal e microcircuitos, com minúsculos pontos e linhas azuis, a outra era um visor côncavo capaz de reproduzir imagens, dar notícias ou acessar a televisão local, mas que na maior parte do tempo apresentava um fundo branco com dois pontos robustos e um risco, numa imitação simplória do rosto humano.
P. 9

Quando os jovens se formam na Academia eles participam da cerimônia de Implante, onde cada um recebe um chip na nuca que interage com o sistema nervoso dando uma espécie de “super poder” (habilidade) a quem recebe o implante. Cada “poder” está relacionado a um grupo de pessoas: Sibérios, Túneis, Bios, Antenas e Exilados. Quando os jovens recebem os chips, eles passam a ter aulas específicas de acordo com o grupo a que pertencem. Nessas aulas eles aprendem a controlar e a dominar os poderes do chip.

Os chips agem diretamente na medula, sendo ativados pelos impulsos elétricos que passam por ela. Cada pessoa produz determinada quantidade de impulsos, e é isso que lhes confere as diferentes habilidades. Porém, há uma delicada faixa que é incapaz de ativar o chip e é o que acaba tornando a pessoa um Exilado.
P. 37

Raquel e seus amigos acabaram de ser implantados e estão muito ansiosos para começar a suar seus poderes.
Raquel e sua melhor amiga, Camila, se tornam Túneis e possuem uma habilidade de criar túneis (que é mais imaginar como sendo braços) mentais que podem movimentar objetos e fazer outras coisas do tipo e também voar.
Tales, se torna um Bio e pode mudar o seu visual com o poder da mente, assim como aumentar sua força física.
Ângelo desmaia durante a cerimônia e não faz o teste. Como a grande maioria dos estudantes que desmaia durante a cerimônia se torna um Exilado, ou seja, alguém sem nenhum poder específico, o teste não precisou ser feito no garoto.
Apesar de habilidades diferentes e estarem em aulas diferentes, os quatro continuam amigos inseparáveis e vão a todos os lugares juntos, principalmente ao parque temático Saturno.
Além deles, Raquel ainda convive com sua arqui-inimiga, Luana e sua tashi Sagitária e Isabela, uma Sibério, neta de Alastor, um membro muito importante da Elite (governo a Esfera). Isabela acaba se tornando amiga do quarteto por acaso, mas nem por isso a amizade é menos significativa.
Os primeiros capítulos são basicamente de apresentação dos personagens e de explicação de como é o funcionamento da Esfera. Apesar de parecer meio monótono não é. O livro é cheio de ação do início ao fim e não dá vontade de interromper a leitura.
Mas nem só de vida Acadêmica e diversão é o livro. Raquel descobre que existe uma Facção (rebeldes) que quer tirar a Elite do poder e que há um atrasado no mainstream da Esfera, o que pode colocar a vida de todos em risco. Sabendo desses acontecimentos, Raquel e seus amigos saem em busca de informação e de meios de salvar a Esfera e a vida humana.

- Povos que só conhecem a guerra buscam a paz, povos que só conhecem a paz buscam a guerra… Essas são as palavras do Setor de Memórias. Palavras escritas pelo povo que construiu a Esfera, um povo que encontrou a guerra…
P. 335

Terras Metálicas é o primeiro livro do autor Renato Nonato e ele não deixa nada a desejar em relação a outros autores de renome. Ao fim do livro há um gancho ótimo para uma possível continuação da história e tenho certeza de que fará tanto sucesso quanto este.

- Nem sempre os mocinhos fazem coisas boas…
P. 458

A diagramação do livro também é muito boa e há pouquíssimos erros de português. Como já disse, eu não gostei muito da capa, mas a sinopse por si só “vende” o título. Só não dei nota máxima porque por mais que a leitura fluísse bem e a história ser bem interessante, eu não consegui gostar por completo da trama.
Não sei explicar exatamente o que eu não gostei, mas em determinados momentos eu só queria chegar ao fim da página 616.

site: www.polypop.net