Variedades da experiência científica

Variedades da experiência científica Carl Sagan

Resenhas - Variedades da Experiência Científica

1 | 2 | 3 | 4

Daniele 25/11/2021

Carl Sagan, obrigada por ter existido
Variedades da experiência científica, é um livro que reúne diversas palestras do Carl Sagan. Bom, Carl Sagan é uma daquelas pessoas que não deveriam morrer, e infelizmente ele se foi cedo.
Nesse livro, ele fala sobre biologia, evolução, e o mais polêmico, Deus.
Foi uma leitura muito fácil e engrandecedora, Carl tem um jeito único de ser irônico e nos fazer rir, de ensinar com paixão, nos mostrando o quão somos pequenos diante desse vasto universo.
Apesar de tudo, devo dizer que no final do livro, onde tem as perguntas da plateia, fiquei um pouco com vergonha alheia do que o pessoal perguntou kkkkkkkk mas enfim, faz parte, ne?
Um último pedido, leiam e assistam Carl Sagan. Ele foi e continua sendo gigante.
Gustavo.Baldissera 25/11/2021minha estante
Não vejo a hora de ler esse

Daniele 26/11/2021minha estante
É incrível

Luan Carvalho 23/04/2023minha estante
Esse livro é incrível, quando eu comecei a ler foi difícil parar kkkkkkkkkk

Daniele 23/04/2023minha estante
Carl Sagan foi e continua sendo incrível
Comecei a ler cosmos, mas depois de precisar parar pra ler livros da faculdade, acabei deixando de lado :/
Mas pretendo ler muito mais dele

Luan Carvalho 03/05/2023minha estante
Falou tudo, os livros dele são incríveis.

Rafasaje 10/05/2020

O livro faz você viajar sobre várias ideias diferentes sobre assuntos mais comuns que vemos hoje na ciência, enxergando de forma objetiva carregada de fortes ideais de Sagan.

Mateus.Risso 13/01/2024

Carl "Eterno" Sagan
Ler Carl Sagan é sinônimo de ter a certeza de que suas crenças sofreram um abalado sísmico de racionalidade.

Durante todo o livro, Carl não se preocupa em provar que Deus ou qualquer outra santidade semelhante não exista, mas sim constatar que o mundo em nossa volta pode ser explicado sem Ele.

Apesar de no final considerar que Sagan deu palco pra maluco (no momento das perguntas) e isso me estressou um pouco, pude ter a certeza de que as palestras na Universidade de Glasgow deveriam ser de obrigatoriedade pública para todos aqueles que querem procurar a verdade e a certeza dentro de suas crenças.

Elton.Oliveira 24/02/2023

Esclarecedor
É muito bom poder ler um livro tão embasado como esse ! Técnico, científico, crítico, cético....

Era doido pra ler algo de Carl Sagan, eu não sabia , mas esse livro é uma transcrição de uma série de palestras ( Gifford) ocorridas em 1985 para debater a existência de deus , vida extraterrestre e panoramas mundiais...

Foi muito esclarecedor perceber o equilíbrio e propriedade no pensamento de Sagan sobre todos esses assuntos abordados. Para quem já tem uma visão crítica e cética sobre a vida , vai se deliciar com o texto !

É mais um autor q me identifiquei . . . Pretendo ler mais livros dele ?

ataliba 03/09/2009

Um dos melhores livros de Sagan
Não diria que este é um livro tal qual Cosmos, que sem dúvida, para mim é o melhor já escrito por ele, mas Sagan consegue neste livro nos mostrar uma visão bonita do que é a vida no Universo e de como ela pode ter surgido sim, por uma série de pequenas "disparidades" ao longo da existência do Universo.

Vale a pena ler, e se deliciar com este livro. Ateu ou não, este livro é um compêndido de uma sapiência única e que muito nos durante sua existência.

Variedades da experiência científica é um livro que vale a pena estar em nossa estante.

Otávio - @vendavaldelivros 27/10/2023

“Carl não queria só acreditar. Queria saber.”

Quando li essa frase atrelada à Carl Sagan pela primeira vez a identificação foi imediata. Acima da minha própria fé, sempre percebi um desejo constante e pulsante em saber e entender o porquê de tudo, inclusive dos episódios religiosos da minha vida. É óbvio, a maior parte dos meus questionamentos nunca foi respondida, mas talvez seja a busca o grande motor de descoberta que me mantém questionando.

Sempre serei absolutamente parcial quando falo de Carl Sagan e é até difícil não soar repetitivo quando escrevo sobre ele. Na lista de personalidades que gostaria de ter conhecido, Sagan é provavelmente a primeira pessoa. Me identifico profundamente com sua forma de enxergar o universo, a complexidade e a raridade da vida, menos talvez com seu olhar um pouco otimista sobre nossas possibilidades de futuro.

Publicado em 2006, “Variedades da experiência científica” é uma coletânea reunida por Ann Druyan, viúva de Sagan, das palestras de Sagan sobre teologia natural apresentadas na Universidade de Glasgow em 1985. Nessas palestras, com sua costumeira capacidade de encantamento ao falar, Sagan faz diversos apontamentos sobre a complexidade do Universo e sobre como uma figura divina poderia se encaixar nessa realidade.

De maneira completamente respeitosa, como tudo que sempre fez, Sagan toca em pontos importantes para a nossa própria compreensão de divindade, de eventos religiosos e da total ausência de provas sobre a existência de um deus, qualquer que seja ele. Mais do que isso, como a humanidade acabou reduzindo as possibilidades dos deuses quando os limita à nossa própria ignorância e falta de compreensão sobre o Universo.

As palestras falam também sobre as possibilidades de vida em outros planetas e galáxias e como uma possível descoberta dessas vidas impactaria a humanidade e suas crenças, mas fala também das dificuldades de encontrarmos e nos comunicarmos com essas mesmas vidas espalhadas pelo cosmo. Como tudo vindo de Sagan, mais uma obra incrível e necessária, principalmente para quem anseia saber, não só acreditar.

Matheus 31/01/2022

A ciência AINDA é a melhor ferramenta que temos
Sagan faz falta e é nosso papel suprir essa ausência, ainda tem muita luta precisando ser travada. É triste vermos que o negacionismo e a desinformação continuam sendo problemas tão fortes e ainda precisamos enfrentar o fanatismo político e religioso. Não nos resta outra alternativa.

A maioria de nossas crenças irracionais é apenas pura tolice, mas há uma pequena parte dessas crendices que é extremamente perigosa. E se tornam ainda mais danosas quando propagadas por líderes influentes.

A ciência, ainda nossa melhor ferramenta, deve sempre ser nosso guia ao olharmos para a realidade. As consequências de quando a negligenciamos, são desastrosas. Vide a pandemia atual.

Neste cenário, qualquer organização, religião, divindade, entidade ou ser humano que vá na contramão do que entendemos como ciência, representa um perigo para todos nós.

Tati.Tatiana 30/01/2021

Essencial!
Mais uma obra do Sagan que devorei. A maneira como ele traz várias reflexões extremamente essenciais.
" Se rezar funcionasse, estariam contratando gente para rezar."
Mesmo criticando o radicalismo religioso, Sagan conhecia bem a sensação de temor e deslumbramento que os move e propôs um tipo de "adoração informada" em que religião e ciência caminhem lado a lado.
"Não podemos depender totalmente do que as pessoas dizem. Temos que olhar quais são as provas."
Ótima dica de leitura ?

Felipe 22/04/2011

Perfeito, como sempre
Carl Sagan é o maior divulgador de Ciência que já existiu, autor de clássicos absolutos como “Cosmos” e “Bilhões e bilhões”. Mesmo tendo falecido em 1996 sua obra é tão grandiosa que mais de uma década depois de sua morte ele ainda continua nos presenteando com seus textos esclarecedores inéditos. É o caso de “Variedades da experiência científica”, que é a transcrição de um conjunto de palestras que ele fez em 1985 na Universidade de Glasgow sobre Teologia Natural publicado na segunda metade da década passada.
São nove capítulos, um melhor que o outro. Neles, Sagan, aborda da definição de religião a vida extraterrestre. Ele começa mostrando a imensidão de coisas que existem e quão pouco sabemos a respeito e o quanto temos ainda a aprender sobre o Universo, mas que apesar disto, sabemos muito mais que nossos antepassados e menos que nossos herdeiros. Segue mostrando o perigo de o fanatismo religioso cegar a vasta herança cultural que a religião nos legou ao longo de século e séculos.
Um passeio pelos acasos cósmicos que resultaram na vida humana é tema do terceiro capítulo, nele Sagan faz de maneira irresistível uma defesa da teoria da evolução de Darwin estendida com argumentos cósmicos. Nos seguintes ele argumenta sobre a viabilidade de vida extraterrestre, inclusive abordando sobre a famosa ‘Equação de Drake’, e como a descoberta de vida extraterrestre poderia afetar as religiões estabelecidas. Depois Sagan fala sobre as diversas formas de crenças que estão sobre o signo de ‘Deus’ e algumas de explicações sobre a crença nele.
A origem e função social das religiões também é um tema bastante discutido, a funcionalidade das preces também, incluindo a explicação dada por Freud para estes temas e uma deliciosa possível origem hormonal das religiões proposta por Sagan. A seguir o tema é como o ser humano teve a capacidade de criar tecnologia para se autodestruir por completo, como as palestras foram dadas na década de 1980 o grande temor de Sagan era a guerra nuclear, que afortunadamente é um tema que não nos preocupa mais tanto na segunda década do século XXI. E uma defesa pela busca do conhecimento sem preconceitos é feita do capítulo de encerramento. Ainda há um apêndice com as perguntas da plateia e as respostas de Sagan.
O livro é fantástico, apesar de ser apenas uma mostra do quão boa era a divulgação científica feita por Sagan. É impossível ler o livro e não passar a ser um entusiasta da ciência e pela busca do conhecimento, seja ele qual for. Sagan é uma vela na escuridão dos teleenvangelistas-capitalistas e do fanatismo e intolerância religiosa. É um livro obrigatório para todos.

Silvia 11/03/2013

\O
Agora compreendo o por quê de tantos físicos se espelharem em Carl Sagan. Ele consegue fazer as pessoas se apaixonaram por ciência e as maravilhas do universo desde de as primeiras páginas.
Uma das citações que mais me marcou foi:
Os fatos são coisas teimosas, e quaisquer que sejam os nossos desejos, as nossas inclinações, ou os ditames da nossa paixão, eles não podem alterar o estado dos fatos e das evidências.
John Adams (1735 – 1826)

Dori.JR 11/10/2020

Sagan faz falta nesses tempos sombrios.
Que livro magnífico! Sagan, mais uma vez, usa seu dom de ensinar e passar a suas mensagens , de forma clara, com palavras de fácil compreensão e, exemplos simples. Este livro, é uma série de palestras proferidas em 1985, as palestras Gifford. Ele trata de vários assuntos: vida extraterrestre, a existência de Deus, armas nucleares entre outros assuntos. O principal tema, é a busca na existência de Deus. Ele fala muito sobre a teologia natural ( que tenta provar a existência de Deus e outros atributos divinos por meios filosóficos, sem nada do sobrenatural.) No final, tem as perguntas e respostas, que é um show a parte. Em suma, é um livro excelente, para todos aqueles com a mente aberta. Pois aqui, trata-se de assuntos muito delicados.

Aurea25 21/01/2024

Maravilhoso
Todo livro do Carl Sagan que leio ou releio me dá uma tristeza tão grande, por ele não estar mais aqui. Esse homem tão cheio de ternura e amor pela humanidade.

Mas pelo menos ele também não está mais aqui para ver o absurdo em que nos metemos. As preocupações dele eram com a guerra nuclear. E olha a gente destruindo nosso mundo por causas diferentes.

Bruno.Marconato 27/03/2021

Muito bom!!
O livro é uma transcrição de algumas palestras do Sagan que falam sobre Deus, se e como as religiões podem ser benéficas para o ser humano, se há inteligência extraterrestre, entre outros. Ler esse livro, me fez imaginar estar em uma aula com Carl Sagan. Uma das partes mais interessantes são as perguntas e respostas no final do livro, nos mostra as fragilidades humanas em querer acreditar, mesmo quando não existem provas para isso.

Tenho certeza que vou precisar reler mais algumas vezes para absorver a profundidade de cada argumento. No geral, é um excelente livro para aqueles que querem conhecer mais sobre teologia, ciência e, por mais incrível que pareça, a própria humanidade.

Paula1630 20/09/2021

Que falta Sagan faz, esse livro é mais uma prova do raciocínio impecável, da argumentação com humildade, da didática simples porém eficiente deste homem que tanto faz falta. Que a sua sabedoria seja sempre uma luz nesses tempos difíceis, em que o ceticismo e o pensamento crítico são vistos com maus olhos.
Um livro de fácil leitura, com diálogos muitas vezes divertidos e explicações simples e ilustradas.

Wiler A. do Carmo Jr. 14/06/2022

O mestre da ciência contemporânea e do futuro, pois certas coisas nunca mudam...
Em miúdos, a transcrição de palestras geniais do grande mestre da ciência e da divulgação científica, com sua forma simples de explicar conceitos complexos e de discutir as motivações que, no princípio de sua (e ainda hoje), levaram o ser humano a justificar as leis da natureza de uma maneira transcendental.

"Precisamos mesmo é afiar nossa capacidade de explicação, de diálogo, do que costumava ser chamado de lógica e retórica, e que antigamente era essencial a toda educação universitária; afiar nosso potencial para a compaixão, que, assim como as capacidades intelectuais, precisa de prática para ser aperfeiçoado. Se queremos entender a crença do outro, temos também que entender as deficiências e inadequações da nossa própria crença. E essas deficiências e inadequações são enormes. Isso vale para qualquer tradição política, ideológica ou étnica de que venhamos.

Num universo complexo, numa sociedade que passa por mudanças inéditas, como poderemos encontrar a verdade se não estivermos dispostos a questionar tudo e a dar uma oportunidade justa para ouvir de tudo? Há uma estreiteza de pensamento global que está pondo a espécie em risco. Ela sempre existiu, mas os riscos não eram tão graves, porque naquela época as armas de destruição em massa não estavam disponíveis."

- Carl Sagan, "Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus"

site: https://www.instagram.com/p/COBUxQ0BBao/

1 | 2 | 3 | 4