Paris versus New York

Paris versus New York Vahram Muratyan

Resenhas - Paris versus New York

naniedias 23/12/2012

Paris Versus New York, de Vahram Muratyan
O quanto duas cidades podem ser diferentes?!
Muito!

Nesse livro, Vahram Muratyan mostra a diferença entre duas grandes cidades - Paris e New York - através de ilustrações.

O que eu achei do livro:
Você já reparou nas diferenças básicas entre dois lugares?! Não? Eu também não - ao menos não da forma como esse ilustrador fez. Vahram Muratyan reparou e decidiu dividir suas comparações com todo mundo. O resultado foi o incrível livro Paris Versus New York, que mostra de forma muito bem humorada a diferença entre essas duas importantes cidades.

Por que o autor escolheu justamente essas cidades? Ele nem precisaria exatamente ter uma história com elas, não é mesmo?! Afinal de contas, são duas das cidades mais famosas e comentadas de todo o mundo. Paris é conhecida como a cidade do romance, a cidade luz e New York a cidade do trabalho, do movimento.
Quer melhor comparação do que o prático com o romântico? Não haveria.
Mas a escolha do autor se deu por sua ligação com essas duas cidades, o que torna a sua visão ainda mais especial.

E qual a forma que ele escolheu para mostrar as diferenças? Através de maravilhosas ilustrações!
Da comparação entre os tipos de café aos monstros que são ligados às cidades (Quasímodo para Paris e King Kong para New York), o autor diverte o leitor com as disparidades que ele encontrou.
O livro não tem muito texto, apenas pequenas legendas em cada ilustração. Mas não é que essas pequenas legendas fazem toda a diferença?! Dão um toque a mais e deixam as imagens ainda mais divertidas.

São várias ilustrações (cada página contém uma grande - e colorida! - ligada a uma das duas cidades) para o deleite do leitor. Não dá para terminar o livro rapidamente, porque é impossível não se ater a cada detalhe dos desenhos de Muratyan.

A edição da Intrínseca ficou maravilhosa! O livro tem um formato menor do que o tradicional (no mesmo tamanho dos Guias dos livros de Rick Riordan lançados pela mesma editora), com capa dura e páginas super coloridas, com uma textura diferente - levemente aveludada - que é o máximo.
Não sei se alguém reparou, mas eu não coloquei nos dados do livro quem foi o tradutor, isso porque não encontrei a informação em lugar nenhum da edição. Certamente não havia muito texto para traduzir, mas mesmo assim eu queria saber quem foi o responsável pela tradução. Até porque fiquei encantada com algumas escolhas que ele fez entre traduzir o trecho ou deixá-lo em francês/inglês - acho que foi muito feliz no trabalho que fez, porque o resultado foi excelente.
Já pela capa do livro, o leitor tem uma ideia de qual é a proposta do autor (há uma comparação entre as torres que simbolizam New York e Paris).

Eu fiquei até com vontade de fazer uma viagem e comparar a cidade à minha através de desenhos tão bacanas assim... só falta mesmo aprender a desenhar (e ter a sensibilidade que ele teve para reparar em tantos detalhes surpreendentes).

Nota: 9

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Evy 30/03/2015

Esperava mais
Pensei que o livro retrataria as muitas diferenças das cidades em palavras, mas ao invés disso o autor optou por ilustrações. Fiquei um pouco decepcionada.
Lu 17/12/2015minha estante
Eu também fiquei decepcionada, quer dizer um pouco, afinal esse eu comprei pela capa mesmo. Na minha estante fica lindo ! rsrsr

Gaby 27/07/2016

A arte visual deste livro compara os mais diversos signos entre à Cidade luz e a Big Apple.
Particularmente, não conheço nenhuma pessoalmente. Minha experimentação dessas cidades se deu através de filmes, o que tornou mais significativo o conteúdo do livro. Isso porque, são salientados diversos pontos da cultura pop, como lugares e costumes apresentados à nós em filmes e seriados americanos.

Juli Azevedo 09/01/2013

Visualmente interessante
Você deve ter visto algo do livro circulando pela internet, isso porque Paris versus New York foi criado, primeiramente como blog.

O livro é totalmente minimalista, mas você se encanta com a comparação ilustrativa entre duas das maiores cidades do mundo. As ilustrações divertidas nos fazem refletir qual a cidade é nossa preferida: pelos pontos turísticos, pelos ícones, pela música, pelo visual. Mas é impossível escolher; as duas cidades tem sua beleza e seu estilo, seu charme e sua identidade.

Para quem gosta de ilustração e artes, assim como eu, esse livro vale a pena ter na estante.

Camila Márcia 26/12/2013

Lindo, lindo, lindo!
Paris versus New York: a tally of two cities é um livro do designer e artista gráfico Vahram Muratyan, que surgiu a partir de seu blog que teve mais de cinco milhões de visitas em um ano.
O livro é basicamente ilustrações que de forma amistosa faz uma comparação entra as duas cidades: Paris x Nova York. Sem dúvida Paris versus Nova York é um livro cheio de clichês e contradições, mas que de forma muito criativa, inteligente e espontânea faz um paralelo do que há entre as duas cidades.
Como um livro de ilustrações, as imagens falam por si e em sua maioria o leitor visual, necessita conhecer um pouco da história, costumes, tradições, pontos turísticos, TV e alimentos das cidades para entender as tiradas engraçada, sutis e inteligentes.
Em resumo, não há muito que falar sobre esse livro, não há palavras, a imagens falam, vale a pena conhecer o trabalho de Vahram Muratyan, quando se chega à última ilustração do livro não restam dúvidas do motivo que levou o blog do autor ser tão visitado, a obra é belíssima. Aprecie.

Camila Márcia

site: http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/

Dani 27/08/2014

Paris versus nem york
Paris vs new york é um ótimo jeito e vc tirar fotos criativas ver a diferença entre duas cidades maravilhosas, e aina aprender um pouco da cultura de cada um desses lugares.Eu não gostei eu adorei é muito fofo, e lindinho, o autor é Vahram Muratyan e ele cresceu em Paris mas sempre quis viajar pelo mundo,e então foi morar uns messes em New York e então resolveu fazer desenhos para comparar Paris om New York,e assim ele escreveu (desenhou) este foficimo livro.Espero que tenham gostado e se tiverem alguma úvida me avisem! BJOS!DANIs2

emy 16/05/2013

Um livro peculiar porém divertido.
Posso admitir que quando vi esse livro ele me estrigo muito, pensei que seria mais uma comparação para diferenciar uma cidade da outra, foi essa a imagem que a sinopse me passo, mas na verdade só mostra humildemente e sutilmente as varias fases de ambas as cidades, e também mostra que as duas cidades tem tanto o lado bom quanto o lado ruim. Mas também digo que os desenhos são magníficos, e eu que amo desenha fiquei maravilhada.

Crys 08/09/2013

Novo destino à vista!
Eu não conheço pessoalmente Paris, mas já fui diversas vezes a NY e sou apaixonada pela Big Apple.

O livreto com suas ilustrações mostrou as mais básicas comparações entre as duas cidades. Achei muito legal o estalo do autor para algumas associações.

As ilustrações são básicas e muito fáceis de indentificar.

Li em 20 minutos e ainda aprendi algumas palavrinhas em Francês..

É um livro mega fofo para se ter na estante com certeza!

Paris, ai vou eu!

10/07/2014

A tally of two cities
"Ideias vêm, vão e voltam. Anoto algumas, esqueço outras. Uma série de pares ganha forma no papel, comparações que desejo compartilhar na mesma hora com a família e os amigos, dia após dia. E assim nasce meu blog Paris versus New York" (introdução). Em um ano, o blog teve milhares de views, e suas criações foram expostas na loja Colette, em Paris, e no HOTEL The Standard, em Manhattan. Então, no ínicio de 2012, foi publicada a primeira versão do livro 'Paris versus New York'.

Para acessar o resto da resenha, clique no link abaixo!

site: http://pseudobailarina.blogspot.com.br/

leila.goncalves 15/07/2018

Declaração De Amor
Paris Versus Nova York é uma declaração de amor para as duas cidades.

Vahran Muratyam, seu autor, resolveu realizá-la como sabe fazer melhor, isto é, ilustrando seus contrastes com um toque crítico, original e bem humorado.

Para quem não o conhece, ele é um dos mais renomadas artistas gráficos da atualidade. Nascido em Paris, viveu muitos em Nova York e, atualmente, divide seu dia a dia entre as duas cidades, portanto, é a pessoa certa para guiá-lo nesse roteiro.

Aliás, o livro é uma escolha impecável tanto para trazer boas recordações ou aspirar por elas. Divirta-se!

Luna 16/02/2016

Fotinhos
Oie, estou com um blog novo e o primeiro post é uma mini resenha desse livro. Se quiser saber um pouco mais sobre como "Paris versus New York" é por dentro... confira!

site: http://insidethemmirror.blogspot.com

Nanda {@talvezumaleitura} 11/12/2015

Paris Versus New York
Livro incrível e essencial pelos apaixonados por Paris e New York, como eu!

dayukie 07/02/2016

"Que Paris e New York são totalmente diferentes, todo mundo sabe. Porém conseguir ver essas diferenças e capturá-las de uma forma divertida e significativa, poucas pessoas conseguem verdadeiramente. Pois bem, o Vahram conseguiu isso e melhor, ele colocou no papel para nós, meros leitores."

Vem conferir a resenha completa no blog!

site: http://goo.gl/FrQITu

AndyinhA 04/01/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Em Paris versus New York, o autor morou nas duas cidades por um tempo, na verdade ele é francês, mas viajou o mundo todo e acabou falando das cidades mais rivais do mundo (eu não acho, mas ok). O livro todo são figuras que comparam as duas cidades – A pirâmide do Louvre e o cubo da Apple; o Empire State Building e a Torre Eiffel (a torre com certeza!!!); Macaron e Cupecake (os dois são muito bons fica difícil escolher); a ordem nas ruas de NY e a’ bagunça’ da forma das ruas de Paris (NY é muito mais fácil de se achar); o metrô dos dois lugares é complicado de se aventurar no início.

O livro é algo lindinho demais e quem é fã de pelo menos uma das cidades deve ter na estante e quem não é, vale dar uma foleada e ver do que se trata, está super bem feito e tem muito amor nas imagens ;)

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2013/01/poison-quicks-paris-x-ny.html

Gaby Costa 02/11/2017

“Paris vs New York” foi algo que começou de forma despretensiosa, que acabou virando blog e então livro. Li tudo em menos de duas horas, porque procurei várias (quase todas) referências no Google.

O livro é uma graça e é bom naquilo que se propõe, que é fazer uma comparação visual entre as duas cidades. Terminei de ler querendo conhecer os locais, embora meu desejo por Paris esteja maior do que minha vontade por NY.

É difícil avaliar, mas acabei dando quatro estrelas porque acho que a ideia tinha potencial para ser algo maior e mais desenvolvido. Um almanaque com informações e curiosidades, talvez.

Ah, o blog ainda existe, embora não seja atualizado desde 2012.