O Falso Príncipe

O Falso Príncipe Jennifer A. Nielsen

Resenhas - O Falso Príncipe

Queria Estar Lendo 02/02/2018

Resenha: O Falso Príncipe
O Falso Príncipe é o primeiro livro da Trilogia Do Reino, da autora Jennifer A. Nielsen, e foi publicado pela editora Verus. Sob a premissa de uma farsa que pode salvar um reino, o livro nos apresenta Sage e conta sua trajetória até o trono de Carthya.

Sage é um órfão que para combater a fome e complementar o pouco que a vida lhe dá na sua vida no orfanato, acaba tendo de recorrer a pequenos furtos. É em meio ao roubo de uma peça de carne que o garoto acaba se deparando com lorde Conner, um dos vinte regentes do Rei, que o compra como um de seus servos. Conner tem uma missão, mas Sage não está nem um pouco inclinado a participar dela.

"- Estou unicamente do meu lado. Seu enigma será me convencer de que ajudar o senhor será bom para mim."

Para executar seu plano e impedir que Carthya enfrente uma guerra civil, lorde Conner viajou pelos orfanatos do reino em busca de garotos que pudessem representar o papel principal no seu jogo. O fato é que a família real foi toda assassinada e agora o reino está sem um governante, e ele tem apenas duas semanas para treinar um dos quatro jovens órfãos que ele comprou, para que assuma o papel do príncipe Jaron, há anos perdido e dado como morto.

Sage e os outros três garotos precisam se dedicar e aprender o máximo que puderem durantes essas duas semanas, pois mais importante que vida de luxo e poder que espera o vencedor dessa competição, é o destino terrível daqueles que não forem bem sucedidos. Em um plano onde o trono de um reino está em jogo, não podem existir pontas soltas.

"- Espero que Conner escolha você, e acho que, se ele o fizer, você vai ser capaz de convencê-los. Vai ser um bom rei um dia, mas eu sei demais. E não vou me curvar diante de uma fraude."

O Falso Príncipe é uma fantasia com uma narrativa sagaz e sarcástica graças a seu protagonista, que tem uma trama interessante mas que infelizmente peca em seu desenvolvimento raso. A ideia geral da história é muito boa e, se trabalhada de maneira mais aprofundada e com um foco em elementos e situações diferentes dos escolhidos, poderia ter sido uma obra muito melhor. Nada disso, no entanto, tira o mérito do livro escrito por Nielsen.

Uma das incógnitas do livro é seu próprio protagonista, que em um momento você quer matar e no outro você o adora, seus comentários e principalmente a sua atitude e prepotência trazem uma sensação agridoce para a leitura. Em certo ponto é instigante ver Sage desafiar seu patrão e não se subjugar às ordens, mas em outros suas atitudes soam apenas como birra de moleque. Tudo isso se justifica, é claro, ao final do livro. Mas tivesse sido trabalhado melhor, as páginas finais teriam tido um impacto muito mais acentuado no leitor.

Quanto aos demais personagens eles sofrem da mesma falta de profundidade do protagonista, sendo a mais interessante de todas a Princesa Amarinda que fez duas breves aparições mas que causou uma boa impressão. Estou ansiosa para ver qual papel ela irá executar nos próximos livros. Além de Sage outro personagem que merece destaque é lorde Conner, este por sua incrível capacidade de fazer com que eu queira o jogar no foço. Na faculdade onde Sage aprendeu a ser prepotente, lorde Conner dava aulas.

"- Então é muito interessante que você tenha escolhido essa espada - disse Mott. - É uma réplica da que o príncipe Jaron tinha. Se Conner pode olhar para você e ver um príncipe, talvez seja hora de você começar a fazer o mesmo."

Jennifer A. Nielsen nos presenteia com um livro de leitura rápida e com uma trama que desperta nossa curiosidade. O ponto alto do livro é o plot twist apresentado em suas 50 páginas finais e que pode ser previsível para os leitores mais atentos, mas que ainda assim não deixa a desejar. O Falso Príncipe é apenas uma prequel do que está por vir, nos apresentando a um reino que está prestes a enfrentar seus piores dias, e a personagens que farão de tudo para defendê-lo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/02/resenha-o-falso-principe.html

Ari Phanie 10/01/2017

Parece bom. Mas só parece.
Quando li a sinopse desse livro em um blog de literatura fantástica, achei que era uma boa pedida. A história de um órfão pobre que é treinado para se passar por um príncipe perdido e evitar uma guerra civil pode ser mirabolante, mas me interessou. Meu gênero preferido é fantasia, então o livro só precisa ter uma boa sinopse para que eu fique interessada. E quando peguei o livro para ler, logo nas primeiras páginas conheci Sage, o protagonista, que é um adolescente irônico, astuto e corajoso. Sage é o típico personagem meio inconsequente e esquentado, que não se curva facilmente que eu muito aprecio. E esse é um personagem fácil de admirar e conseguir empatia.

Aos poucos vemos o desenrolar da trama. Sage e outros três garotos com histórias semelhantes à dele são “reunidos” por Conner para avaliar quem melhor parecia um príncipe capaz de salvar um reino. Confesso que estava muito animada para saber como seria esse treinamento a que os garotos seriam submetidos, porque com duas semanas para tal treinamento ser realizado esperava que fosse um tipo de jogos vorazes. Conner me pareceu frio e impiedoso no começo, então esperava algo bastante difícil. E mesmo que não passassem de aulas de esgrima, montaria e etiqueta, poderia ser bastante desagradável não fosse por um simples motivo: falta de profundidade. Eu diria que a maior falha desse livro é essa. Tudo é mostrado de forma superficial. Logo você para de comprar a história, ver mais pontos negativos como o protagonismo exacerbado de Sage (que ainda parece um vidente ao adivinhar situações sem uma pista sequer), ou os pitis deselegantes de Conner que o fazem parecer apenas uma criança mimada.

Mesmo com essas falhas, eu ainda arriscaria ler o segundo livro não fosse um grande detalhe: Sage não existe. Ou seja, aquela trama principal que me interessou, aquele personagem principal que me conquistou revelou-se apenas um plot que eu nunca considerei porque era fórmula pronta demais. Que pena!

Fernando Lafaiete 10/01/2017minha estante
Uma excelente resenha!

Ari Phanie 10/01/2017minha estante
Valeu Fernando ;)

Mirian.Silva 18/12/2016

Ao escolher um livro para ler no fim de semana não poderia ter escolhido um livro melhor o livro apresenta a historia de tres orfãos que são escolhidos em orfanatos para se passar por um principe desaparecido, e salvar o reino de uma possivel invasão eles vão para uma propriedade do campo para aprender a ser da realeza e ao final de duas semanas apenas um será o escolhido e os outros dois assassinados. O personagem principal Sagi é o orfão que é pego roubando e se torna o unico a não ter vontade de vencer a disputa para ser o principe mais é obrigado a participar ou morre, no começo ele parece ser um ladrão sem escrupulos mas ao longo da história vai se mostrando um verdadeiro principe de coragem, bondade, inteligencia e perseverança e que não mede esforços para salvar os amigos. O livro mostra que nem sempre deve-se julgar pela aparencia. O que para muitos pode ser uma pedrinha sem valor pode ser na verdade o mais precioso dos diamantes.

Suelen 15/11/2016

Muito bom!
Tenho que dizer que gosto muito de livros desse gênero e quando li a sinopse fiquei bem interessada em ler.
Até a metade do livro achei a história boa, mas dá metade do livro até o final, tenho que dizer que não consegui parar de ler porque acontecem algumas revelações que fazem toda a diferença no livro e com certeza foi isso que me fez achar esse livro maravilhoso!

Nicoly Mafra 09/11/2016

Resenha - O Falso Príncipe
O Falso Príncipe foi o livro que me resgatou depois de um longo tempo lendo apenas livros contemporâneos, e eu não poderia ser resgatada de melhor maneira. Jennifer A. Nielsen tem uma escrita fantástica, o que me prendeu muito a esta leitura incrível.

Com o assassinato do rei, da rainha e do príncipe herdeiro, o reino de Carthya fica a beira de uma guerra civil. Mas Conner, um dos regentes, possui um plano para que ele consiga muito poder: ele encontrará quatro garotos órfãos e irá treiná-los para que eles se passem pelo Príncipe Jaron, desaparecido quatro anos antes da morte de seus pais. Porém, a informação da morte da família real já está na boca do povo, e Conner terá apenas duas semanas para escolher qual dos quatro garotos está mais apto a se tornar o falso príncipe.

Nosso personagem principal é Sage, um garoto forte, cativante, irônico, bondoso e muito inteligente. Ele é um dos garotos que é sequestrado por Conner e forçado a participar desta mentira. O rapaz não confia no regente, e nem no plano que ele criou, mas agora ele é só mais uma peça nessa competição que pode o levar a morte.

Apenas um dos garotos será escolhido para ser o falso príncipe, mas o que Conner e os outros garotos não imaginam é que Sage possui um segredo que poderá ajudá-lo a vencer esta competição.

O Falso Príncipe é uma leitura super rápida e bem intrigante, a escrita da autora ajuda muito para que a leitura flua bem, cative o leitor nos primeiros capítulos, e crie um suspense até o final do livro.

Outro ponto positivo são os personagens, que são muito bem construídos e possuem personalidades bem diferentes. Como estão todos lutando pelo mesmo propósito, se tornar o falso príncipe e sobreviver, em alguns momentos eles agem de maneiras inesperadas, deixando, assim, o enredo bem instigante.

Adorei a leitura de O Falso Príncipe e estou muito curiosa para ler o resto da trilogia; o final deste livro deixou vários ganchos e já escutei boatos que esta série só melhora. Recomendo muito a leitura deste livro!

site: www.instagram.com/nickmafra

Amanda 30/09/2016

Perdida por esse mundo chamado Skoob, já li várias resenhas que analisavam criticamente a escrita dos autores, e eu me peguei pensando no por quê de não conseguir perceber esses detalhes que fazem um escrita ser boa ou ruim. Geralmente, quando sinto algo me incomodando, eu não sei explicar porque só sei algo não bateu comigo ali. Mas lendo esse livro, uma parte da complexidade do universo literário clareou, porque além de compreender o que muitas pessoas reclamaram em outros livros eu consegui perceber o quanto esse foi ruim.

É o famoso 'mostrar vs. contar'. A história te apresenta situações que caem de paraquedas, o protagonistas deduz coisas que a trama não apresenta (os pequenos detalhes, as sutilizas da histórias, que fazem uma história parecer real e depois que bem apresentadas não precisam ser justificadas porque a informação por si só cresce e atinge o leitor quando for a hora certa). Ok, é um livro infanto-juvenil, mas não é por isso que tem que ser tão fraquinho, com diálogos pobres e uma narração sem grandes pretensões.

Resumindo, esse livro 'conta' a história, e muito mal por sinal. Quando o protagonista descobre coisas, sem pistas suficientes, em um momento ele está no telhado da casa observando tudo ao redor, olha para os quartos dos servos e do nada diz 'os quartos com cortinas fechadas devem ser da fulaninha'. Sabe ele não tem indício pra falar isso, mas a partir do momento que ele diz, é uma verdade. Outra hora, Sage comenta que a morte de um random o atormenta em pesadelos e o assombro durante o dia. Mentira! Se ele quer me fazer acreditar nisso, ela tem que demonstrar isso, ele mal lembra do menino, a não ser quando o assunto entra em questão. Não é só o protagonista falar A ou B que vai me fazer acreditar naquilo. A história dele tem que ser a minha história enquanto eu leio, e aqui, nunca é. O que é estranho já que é narrado em 1ª pessoa, mas é muito superficial com o protagonista, percebi no final que essa falta de profundidade foi intencional por parte da autora, já que se abrisse a torneira ela perderia a 'surpresa'.

Também não comprei a história inicial, não importa o que aconteceu no final, no começo a trama era "duas semanas para treinar três órfãos para se passarem pelo príncipe do reino". Aprender modos, etiqueta, cavalgar, lutar com espadas, história do reino, política, ler e escrever... Para piorar toda hora alguém fala 'mas o príncipe era um dos melhores no assunto', olha, tá difícil me convencer que em duas semanas eles vão aprender o básico, jogar as comparações pro alto não está ajudando nada, ainda mais com o descaso que o protagonista levou todas as tarefas. Esse tipo de atitude dentro do texto faz perder o sentido de realidade, eu não conseguiria aceitar como verdade caso alguém conseguisse realizar esse feito, ou faria a histórias pecar lá na frente, quando o mínimo se passar por convincente e enganar a todos.

O que faz uma história ser grande, muitas vezes são os detalhes, e aqui tudo me incomodava, seja quando o nobre importante ficava ensinando as picuinhas de como segurar um talher (gente isso é trabalho pra servo ou sei lá), a égua selvagem que fugiu antes de ser domada, mas depois trataram ela como uma égua premiada, ou então depois de duas semanas de estudo, em que todos eram melhor, Sage, de repente, era o único que estava entendendo os conceitos de diplomacia de determinada situação.

E sobre a conclusão da história, a possibilidade daquilo me passou pela cabeça, mas eu me recusei a acreditar que a autora fosse usar, tão clichê. Eu coloquei a minha cabeça pra funcionar pra achar outras possibilidades e no final.. ai ai...
Sthefanyss 13/04/2018minha estante
Obrigada pela resenha , concordo com literalmente tudo que vc colocou aqui e me senti até um pouco enganada pela nota alta aqui e as outras resenhas,esperava muito do livro e fiquei muito decepcionada, mas acho q vou dar uma chance ao segundo livro e esperar que seja melhor .

Lu Oliveira 28/08/2016

Simples e bom.
Sage é um órfão de um dos orfanatos de Carthya, e tem que roubar quase sempre pra que consiga comer. Ele é pego num de seus roubos e apanha até que um homem salda sua dívida com o açougueiro do qual ele havia roubado. De volta ao orfanato, ele descobre que o homem chamado Conner o comprou. Sage tem o temperamento forte e não vai tão facilmente assim. Ao longo do caminho o homem apanha vários outros adolescentes em outros orfanatos. Conner tem um plano arriscado: transformar um desses garotos no Príncipe Jaron, que foi morto em um ataque pirata ao seu navio anos atrás. Esse ato arriscado pode evitar uma guerra civil que está às portas de Carthya.
Depois para sua residência, Conner vai passar as próximas 2 semanas treinando os garotos, e no final escolherá um para se tornar o falso príncipe.

Fazia algum tempo que desejava ler este livro, aí de repente, descubro que os amigos estavam confabulando pelas costas e iam lê-lo sem mim. Pensei, "já que está na lista vou ler logo", e assim parti para esta jornada. Devo dizer que me surpreendi com a escrita da autora. É um livro fácil e rápido de ler, narrado em 1a pessoa. Sage é um personagem teimoso, tem a língua solta, o que lhe causa vários problemas. O plot desse livro foi bem legal e gostei muito. Estou ansiosa para ler os próximos, e espero que sejam tão bons quanto este.
Alana.Freitas 28/08/2016minha estante
Eu amei esse livro por demais!! Meu infanto juvenil de fantasia favorito ever... *-* #somuchloveforit Eu já terminei a trilogia!!

Lu Oliveira 29/08/2016minha estante
Lerei em breve o resto da trilogia.

Jemilly 18/05/2016

Amor a primeira linha
Primeiro livro da Trilogia do Reino, O Falso Príncipe foi uma leitura incrível, faz um tempinho que não encontrava uma leitura do gênero que me empolgasse tanto, li alguns livros ótimos, mas não eram daqueles que você não largar até terminar de ler, e quando termina se joga logo na continuação, com certeza esse livro foi escrito para ser "devorado".

"Nunca tentara roubar carne antes, e já estava me arrependendo. Acontece que é muito difícil segurar um pedaço de carne crua e correr ao mesmo tempo. Mas escorregadio do que eu havia imaginado. Se o açougueiro não me alcançasse com a machadinha e literalmente extirpasse meus planos futuros, da próxima vez me lembraria de pedir que a embrulhasse antes de roubá-la."

Sage foi um personagem que me apeguei no terceiro parágrafo, da primeira página e do primeiro capitulo rs vivendo como um ladrão nas ruas de Carthya e morando em um orfanato ele foi comprado pelo nobre chamado Conner, junto com mais três órfãos com aparências um pouco similares para competirem para se passar por um falso príncipe, ele é um garoto que te ganha pelo senso de humor e inteligência e sem contar com sua língua afiada que sempre o mete em problemas.

"-Ladrão e mentiroso, hein? Sabe lidar com uma espada?
- Claro, desde que o meu oponente não tenha uma."

Não vou negar que em alguns momentos e até olhando a sinopse pareça um pouco clichê do gênero com o garoto órfão e tudo, eu não me importo tanto com isso desde que não seja absurdamente obvio, eu até gosto dessa construção, sendo uma boa historia. O que mais me agradou no livro foram as reviravoltas, ainda mais pelo sentimento que eu tinha com alguns personagens, em uma hora eu gostava e na outra eu os odiava, sem saber de que lado estavam, o que estavam tramando, como Sage no decorrer do livro, tinha momentos que ficava difícil confiar em alguém mesmo, achei os outros personagens também muito bem construídos, mas claro que não tem como Sage não se destacar. Com um final muito bom, tô apaixonada demais por esse livro!!! Leiam!!!

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/04/o-falso-principe-trilogia-do-reino-1.html
Gabrielle | @portrasdascapas 10/06/2016minha estante
única coisa que acho que ela poderia ter mudado é a idade dele... ele ficou orfão com 10 anos e o Conner comprou ele aos 14, o que faz dele muito novo para os acontecimentos dos próximos livros, no meu ponto de vista. Acho que as coisas se encaixariam melhor se ele tivesse uns 16 ou 17 anos.

Jemilly 16/07/2016minha estante
Isso é verdade, eu ficava imaginando ele mais velho, mas acho a autora quisesse passar isso mesmo da juventude, mas concordo com você

Alana.Freitas 16/01/2016

O Falso Príncipe é uma trama amarrada, envolvente, cheia de mistérios, ação e uma dose incrível de fantasia. Não me recordo bem o motivo real para querer ler esta obra prima, mas como tenho um fraco por capas creio que foi por isso e pela diagramação linda e os mapas do início que servem para nos situar nesse mundo que a Jennifer quer trazer para nós.

Uma guerra civil é iminente. Toda a família real está morta e os conselheiros do reino estão em crise, discutindo sobre quem deverá assumir o trono; além de todos os problemas que o país enfrenta, os ataques iminentes dos países vizinhos em busca de território e as poucas riquezas, a fraqueza do reino parece desestabilizar cada vez mais o povo que se vê acuado pela lacuna da figura de um rei e governante.

Para unificar o reino, o nobre Conner trama um plano ousado que pode custar a sua própria vida se algo der errado. Ele decide procurar um garoto que se pareça com o filho desaparecido e mais novo da família real morta para assumir o trono. Ele encontra quatro órfãos e os obriga a competir pelo papel. Sage está entre eles, um órfão esperto e rebelde que pode pôr tudo em risco. Após alguns eventos que colocam os garotos a par da realidade perigosa que irão enfrentar, Sage percebe que as motivações de Conner são questionáveis e que sua vida está por um fio e tudo piorará se não for escolhido na farsa.
Os garotos precisam lutar para conseguir o grande papel de se tornar o príncipe. Cada um tem as suas táticas. Ninguém é confiável e Sage sabe disso. Cada um quer vencer e ninguém medirá esforços para isso. Mas há algo mais escondido que se provará devastador em toda a situação. A terrível verdade será revelada sendo ela mais perigosa do que qualquer mentira que Sage acreditou.

Eu particularmente amei esse livro. É um infanto-juvenil com um universo rico e fascinante, com trama inteligente e personagens brilhantes. Sage é o melhor, com certeza. Eu não trouxe nada sobre os outros personagens porque quero que tudo seja uma surpresa. Eu li a obra sem nem ler a sinopse e simplesmente amei descobrir cada coisinha surpreendente. Acho que esse é um livro que todos devem ler.

Não tem aqueles livros que você lê e fica maravilhado e pensa: todo mundo precisa conhecer! É isso que sinto em relação a O Falso Príncipe. Jennifer levou a trama a um novo nível, a algo que eu não imaginei. Fiquei totalmente perplexa com os fatos que iam acontecendo e com as muitas mentiras e verdades que sucediam no decorrer dos capítulos. Eu fico assim, empolgada demais quando amo um livro e fico querendo que todo mundo leia também e se maravilhe tanto quanto eu.

Esse foi o segundo livro de fantasia que li (eu li essa obra no ano passado, não lia muito esse estilo, mas depois de As Mentiras de Locke Lamora decidi gosto desse gênero) e não me decepcionei. Foi uma surpresa linda e maravilhosa. Eu não conseguia largar de ler, fiquei gritando sozinha quando coisas bombásticas aconteciam. Já li toda a trilogia e nunca tinha feito uma resenha ou um comentário amplo, mas acho que por merecimento e porque o livro merece todo o crédito estou postando essa resenha aqui.

Os direitos foram comprados para adaptação e a autora comentou um pouco acerca; acho que no meio do ano. Imaginem quão empolgada fiquei!!
Super recomendo.

site: http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-falso-principe-jennifer.html

Vitória Cholanda 15/05/2015

Um dos Melhores que eu já Li.
resenha no blog Os Tesouros de Uma Leitora Compulsiva link em cholandaoficial. blogspot. com.br

Naty 25/01/2015

Impressionante. Com certeza vale a pena ler!!! Com muitas surpresas
Livros bons como esse são difíceis de ser resenhados. Esse livro é bem medieval e interessante. O protagonista, Sage, é levado pelo Conner para ser treinado para ser o novo rei desse local. Junto com ele vão mais dois meninos os quais se esforçam para ganhar, pois acham que somente o escolhido para ser o falso príncipe e novo rei continuara vivo.
Li em dois dias e poderia ter lido mais rápido ainda por gostar bastante da história e, principalmente, do personagem principal que é muito divertido e inteligente. Ele é um personagem que, com certeza, da para se apegar.
O final desse livro é o mais impressionante e tudo que o protagonista foi capaz de fazer.
Não falarei mais porque acabaria dando spoiler. Mas se você é uma daquelas pessoas que amam histórias medievais com protagonistas engraçados e inteligentes, enredo incrível e grandes descobertas. Esse é o seu livro.
Parabéns Jennifer A. Nielsen!!!! Favorito total! Leiam!!

Helô 22/12/2014

Adorei!!
Minha reação lendo o final:

"OI??? EU LI ISSO MESMO??? *volta um pouco para conferir*

Realmente, como disse o amigo que me emprestou, é uma das reviravoltas mais incríveis da literatura! (ok, um pouco de exagero) O autor consegue conectar todos os fatos direitinho, é realmente IN-CRÍ-VEL!

Gostei muito! Indico para todos!!