O Códex 632

O Códex 632 José Rodrigues dos Santos

Resenhas - O Códex 632

Carlos.Magnun 24/01/2024

O Códex
Uma ficção, porém com muitos detalhes históricos. Um livro denso, com um final por um lado mostrando o poder que poucas pessoas tem, e o quanto elas usam disso lara obter suas vontades, e ao mesmo tempo um final triste. Leitura bem interessante.

edisik 17/11/2023

É um livro diferente, não existem bandidos perigosos tentando impedir o mocinho de desvendar o segredo. Existe sim muita descrição dos fatos misturado com ficção. Sério, muita descrição. Se tirasse as descrições esse livro teria umas 200 páginas somente.

MariBrandão 14/11/2023

É bom, mas também é ruim
Um livro sobre uma investigação histórica. Quais segredos escondia Cristóvão Colombo? O livro começa com um sem fim de informações que te deixam muito curioso, mas depois entra num espiral de dados, minúcias e muitas voltas que não levam a lugar nenhum. Confesso que não esperava o que houve no final, que me deixou bastante chateada.

Magasoares 31/07/2022

O Codex 632
Narra a estória de Tomás Noronha, professor de História da Universidade Nova de Lisboa e perito em criptanálise e línguas antigas, e que foi contratado para descodificar este estranho código, (Codex 632), que tem relação com a naturalidade de Cristóvão Colombo.
Recomendo muito.

M.Days 13/02/2022

Não foi o que esperava...
Já li 11 livros deste escritor e tenho achado todos os livros incríveis, mas este dececionou-me muito. Parecia que a história demorava séculos para avançar, tinha imensas conversas entre personagens que não faziam falta e o escritor podia ter avançado um pouco mais rápido. Se nunca leram nada do José Rodrigues dos Santos comecem por outro livro. Recomendo muito "O último segredo", "Vaticanum", "Sinais de Vida" ou a Trilogia de Lótus, são todos livros fantásticos!

Cristina.Castellani 09/09/2021

Um romance alá Dan Brown com cheirinho português
fala galera, tudo bem com vocês, andei meio sumida, estava lendo um livro físico e descobri que perdi a prática embora livros físicos sejam a minha paixão, hoje quero falar sobre esta obra prima, " O códex 632" é um livro de mistério sobre a história, o professor Tomás Noronha, períto em criptanálise dando continuidade à uma investigação que seu colega da universidade não pode concluir tendo falecido no meio da investigação no Rio de Janeiro,o objeto da investigação eram possíveis novas descobertas sobre o real descobrimento do Brasil, tudo financiado por uma fundação americana, um romance muito bem contado, cheia de detalhes históricos, questionamentos e surpresas, nosso protagonista ainda tem muitos problemas pessoais e acaba se envolvendo e doando muito mais do que deveria para solucionar os mistérios, concluir a pesquisa e ganhar seu prêmio pela conclusão da pesquisa e talvez o nome na história.

felippe cipriani 11/11/2015

Horrivel.
Leitura chata, sem conseguir prender o leitor em momento nenhum, sem suspense, a maior parte do livro é "enchendo linguiça", descrevendo comidas que o personagem come. Personagens sem profundidade... só tenho uma palavra para descrever...Chato.

Celia.Rabelo 14/04/2015

O livro seria interessante se fosse mais curto e menos repetitivo. Não indicaria a leitura. Ele trata inicialmente sobre o descobrimento do Brasil e depois o foco principal vira a nacionalidade de Cristovão Colombo, entre ambos os assuntos, a vida pessoal do professor e historiador. Fica interessante no fim.

Ricardo 02/01/2015

Bom, mas o meio da história é muito cansativo
O livro começa numa avalanche de ideias e todos aguardam um grande romance. Porém, no meio do livro, a história começa a ficar maçante, até que fica chata demais, com muitos dados, datas e muita reviravolta sem sair do lugar. Mas o final surpreendente, mas nada que vá tornar o livro, algum super best seller, vale a pena. Eu indico a leitura mas nada para se reler.

Fabiano 09/05/2012

Comentário
É um livro interessante... É também um pouco extenso demais, e tem algumas partes entediantes. Mas no geral é um ótimo livro, vale a pena ler para se ter um ar de que a história ainda tem muito a nos revelar.

Line 13/07/2009

Uma deliciosa aula de história
O jornalista José Rodrigues consegue prender o leitor do início ao fim do livro, misturando história e ficção num emaranhado tão bem organizado que fica difícil não acreditar que Colombo é verdadeiramente português. Excelente livro, além das ótimas descrições de alguns lugares mágicos de Portugal.