Um coração ardente

Resenhas - Um Coração Ardente

1 | 2 | 3 | 4

Alê | @alexandrejjr 05/09/2020

A dama e o dom

Eu acredito fortemente que a literatura brasileira é, se não a melhor, uma das melhores do mundo. Na minha curta vida como leitor percebi que tinha uma grande lacuna que precisava ser corrigida: ler grandes escritoras do Brasil. Para começar a diminuir essa dívida pessoal, optei por alguém que resolveria outra falha minha, a de ser um leitor quase que exclusivamente de romances. Depois de ler a última página de "Um coração ardente" tive certeza de que a Lygia foi uma escolha precisa e abaixo explico o porquê.

Antes de mais nada é preciso deixar claro que este livreto com pouco mais de 100 páginas é uma reunião de contos escolhidos pela Companhia das Letras dentro da conhecida produção da escritora, portanto é um acontecimento recente e que não foi exatamente pensado dessa maneira por ela. Feito o esclarecimento, sigamos.

Para iniciantes no universo da Lygia Fagundes Telles, como foi o meu caso, este livro é brilhante, pois tem tudo o que eu já procurei a respeito dela: o famoso uso do fluxo de consciência, seu estilo próprio de narrar, avesso a certas convenções, e uma imaginação ímpar para criar ficções.

Os dez contos de "Um coração ardente" abordam muitas questões. Começamos com o erudito acessível de título homônimo ao do livro, que é poético, porém não memorável. Na sequência nos deparamos com a lupa social da autora em uma história incrível contada através do olhar de crianças no conto "Dezembro no bairro". Em "O dedo", a imaginação caminha solta pela praia assim como sua personagem principal de maneira estonteante, com utilização magistral do fluxo de consciência e uso incomum de vírgulas, dando um tom surreal à narrativa. Aliás, o surrealismo é uma das características incríveis do livro e reaparece em maior ou menor grau nos inspirados "As cartas", "O noivo", "A estrela branca" e "O encontro", quatro ficções memoráveis que se aliam ao absurdo extrapolado da realidade. O olhar ácido da escritora sobre o cotidiano e a simplicidade humana aparecem com deleite único nos contos "Emanuel" e "As cerejas", textos de narrativa ágil. Por último, destaco o final acachapante de "Biruta" que, aviso aqui com antecedência, poderá arrancar lágrimas de quem for mais sensível e tem - ou teve - animais de estimação.

Livro de curta extensão e gigante em produzir efeitos, "Um coração ardente" foi meu primeiro contato com a escritora e, graças a ele, dificilmente não lerei toda a obra de Lygia Fagundes Telles que, arrisco dizer, não é apenas dama da nossa literatura, mas também uma dama da imaginação.
Carla Verçoza 06/09/2020minha estante
Ótimo resenha. Vou colocar na minha lista, para conhecer um pouco do lado contista da autora.

Carol.Cuofano 06/09/2020minha estante
Lygia é uma das melhores narradoras que já tive a oportunidade de ler. Gosto do livro Antes do baile verde, também de contos.

Alê | @alexandrejjr 06/09/2020minha estante
Pois é, Carla, todos os louros que eu li a respeito dela eram no departamento de contos, apesar do Antonio Candido elogiar ela também pelos romances; Carol, gostei tanto desse primeiro contato que fui atrás justamente desse título, que já está na estante por aqui.

Carol.Cuofano 06/09/2020minha estante
Que bacana. Boa leitura.

Liah.S 07/02/2021minha estante
Aaaaa como eu amo tuas resenhas. Um dia vou resenhar assim também kkkkk
Você sempre tem bastante detalhes pra colocar! As minhas mal dão cinco linhas
Mas, agora, bora ler

Alê | @alexandrejjr 07/02/2021minha estante
Obrigado, Liah. Vai lendo e pode me chamar pra comentar, se quiser. Espero que goste!

Juliana.Oliveira 22/05/2021minha estante
Também comecei a ler a Lygia esse ano. "Antes do Baile Verde", foi o livro e também é maravilhoso..
Aliás, muito boa resenha! ??

Alê | @alexandrejjr 22/05/2021minha estante
Agradeço o elogio, Juliana! Em dezembro lerei "Antes do baile verde" também. ?

Carliane 24/05/2021minha estante
"A dama e o dom", que título perfeito!

Alê | @alexandrejjr 27/05/2021minha estante
Obrigado pelo elogio, Carliane!

Andre.28 04/10/2020

Os contos intimistas de Lygia Fagundes Telles
Com um intimismo e uma construção narrativa simples com uma voz interior complexa, singela e tocante. Lygia Fagundes Telles construiu uma carreira sólida e cativante com livros: romances e contos. Um Coração Ardente é livro reúne dez contos que foram publicados por Lygia entre 1958 e 1981. Histórias de duração curtíssima, esses contos abordam o fenômeno interior do ser humano, que vão desde a impressão sobre emoções, imagens e símbolos até a epifania e o grotesco de situações.

No conto título do livro; 'Um Coração Ardente', temos a história de um rapaz se apaixona por uma mulher, tentado regenerá-la, mas se depara com reviravoltas do destino. No conto 'Biruta', um menino que tem como única companhia o seu cão de estimação, é enganado pela família que o adotou (crying). No conto 'As Cartas', temos a história de uma mulher que luta para ocultar a correspondência comprometedora de uma colega com um político casado. Desalentos, incredulidade e relações pessoais se misturam a reflexões existenciais diante dessas variadas situações de um destino fatalista.

Particularmente a única história que me chamou a atenção foi o conto 'O Noivo', um homem acorda no dia do seu casamento com amnésia, sem conseguir lembrar-se de quem é a noiva, com uma revelação de sua identidade que impressiona o leitor. A Lygia tem estilo de escrita bastante correto, na medida em que expõe bem aquilo que se propõe, e o que não consegue expressar, deixa no ar para que o leitor abstraia ao seu entendimento. Eu achei bem mais ou menos, apesar de compreender o que a Lygia estava querendo expressar. Às vezes acontece isso, a emoção e a abstração tá ali, mas como leitor, a gente não consegue "pegar" a emoção/abstração, ficando apenas como um observador. É mais ou menos isso que senti lendo esse livro. Apesar de tudo, é um bom livro. Vale a pena a leitura.

Michela Wakami 06/05/2023

Razoável
Esse livro contém dez contos.

Um coração ardente (0,5 ruim)
Dezembro no bairro (0,5 ruim)
O dedo (0,5 ruim)
As cerejas (0,5 ruim)

Minhas avaliações.

Nicole 05/09/2023

Gostei muito
Não havia lido ainda nenhum conto da Lygia e confesso que estava com medo achar ruim, já que adorei os dois romances que li. No fim, adorei os contos, são todos bem diferentes um dos outros, uns te fazem chorar, outros te fazem rir, também entra a estranheza nesse mix de sentimentos, mas vale a pena demais a leitura. Meus favoritos foram Biruta, Emanuel e A Estrela Branca. Lendo o terceiro livro percebi que muitos personagens fumam e possuem olhar estrábico...

Rosana Miyata 22/09/2021

Este foi meu primeiro contato com os textos da Lygia Fagundes Telles. Gostei da escrita, achei poética e os contos fluem bem. Ela mistura fantasia e realidade, alguns devaneios e um toque sombrio. Os contos abordam a morte e a pobreza, mas também falam de amor. Pretendo conhecer outras obras dela. Neste livro estão os contos: Um coração ardente/Dezembro no bairro/O dedo/Biruta/Emanuel/As cartas/O noivo/A estrela branca/O encontro/As cerejas.

Carliane 24/05/2021

"Devia estar proclamando na maior excitação. Mas hoje minha face lúcida acordou antes
da outra e está me vigiando com seu olho gelado. “Vamos”, diz ela, “nada de
convulsões, sei que você é da família dos possessos mas não escreva como
uma possessa, fale em voz baixa, calmamente.”

E ela obedece. É quase possível ouvir a voz da Lygia, aqui do outro lado.
A escrita da Lygia é de uma mansidão imensa, sutil e misteriosa. Como uma dama.
A nossa dama. A dama da nossa literatura brasileira!

Raphixxx 20/09/2022

OK, Devaneios e um Nexus
Apesar de alguns contos serem bem interessantes, outros foram bem aquém, deixando o final sem sentido ou dando a entender que a história terminou de forma abrupta. E não teve uma resolução. Deixando para o imaginário.

João 23/01/2022

um coração (não tão) ardente
há dias penso sobre o porquê de não ter gostado dos contos de um coração ardente, e ainda não cheguei a uma conclusão.

a obra, em seu formato, é deveras decepcionante. não sei o que aconteceu com lygia ao escrever esses textos, mas todos soam muito previsíveis, rígidos em sua estética e sem essência.

um coração ardente agrupa contos escritos pela autora por volta de 1980, época da publicação de seminário dos ratos. mesmo assim, a diferença entre as obras é escandalizante.

fui sedento ler essa coletânea que carrega um título tão incandescente, mas certamente outras obras de lygia carregam mais significado e potencial.
Alê | @alexandrejjr 29/01/2022minha estante
Vale lembrar que nem todos contos foram escritos em 1980. Eles compreendem um período que vai de 1958 a 1981...

victor.victor.victor 29/04/2022

Um retorno à Lygia clássica, em 2012
Coletânea deliciosa, que embarca contos escritos antes do Baile Verde, de uma Lygia ainda quente. Existem contos para todos os gostos. Sejam oníricos e atmosféricos, sejam eficazes em sua simplicidade.

Os personagens estão quase sempre envolvidos em situações absurdas (um encontrou um dedo mutilado na beira da praia; outro acordou no dia do seu casamento mas não lembra quem é a noiva; num dos mais especiais, um cego é convidado para ser cobaia de um oftamologista).

Mas meus preferidos são os mais delicados, 'Biruta' (que junta o combo criança órfã + cachorro, já imagina a tristeza) e 'As Cerejas'. 'O Noivo' também é bom.

Liah.S 12/02/2021

Maravilhosooooo
Ai, Lygia, como eu te amo.

A cada conto uma surpresa diferente, estou conhecendo a escritora e amando. Ela é simplesmente perfeita nos contos pessimistas, fazendo a gente sentir empatia pelos personagens e se colocar no lugar dos mesmos.
O Noivo, As Cerejas e Um Coração Ardente foram os melhores contos pra mim

Nathalia184 16/09/2022

Posso falar com tranquilidade que Lygia entrou na minha lista de autoras favoritas e fico feliz que ainda tenha bastante dela para ler.

Você nunca vê o tapão vindo, até ele te atingir e sentia falta disso em contos.

Eduardo394 02/09/2020

Um coração ardente - Resenha
Neste livro com 10 contos de Lygia F. Telles. Temos como destaque a decepção ao qual passam os personagens durante os contos, mas com um tema principal que é a morte em alguns deles.
Suas histórias são de uma simplicidade, mas são contadas de uma forma muito rica em seus detalhes, sempre com uma mistura de tensão, que nos prende até o desfecho do conto.
Indico par quem queira ter uma leitura rápida e prazerosa, com histórias simples e significativas do cotidiano.
**Lembrando que Lygia foi a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Nobel de Literatura (2016).

rayssagurjao 18/02/2021

Contos "estranhos"
Este livro apresenta 10 contos escritos entre 1950 e 1980, narrativas que se ligam por textos que tem em comum a ardência, seja nos sentimentos ou nos objetos "vermelhos de paixão" como as "cerejas".

Para além disso, o livro também apresenta uma narratividade confessional dos personagens que vão se abrindo para o leitor e que mesmo quando encerram suas narrativas, deixam algo no ar, que nos faz pensar e querer "saber" o final da história ou o completo final.

Os textos são diferentes entre si, apresentando protagonistas femininos, mas também masculinos que se mostram em suas fragilidades, anseios e ardências, com certeza contos bem diferentes estão reunidos, até considerados "estranhos", mas também instigantes.

Mai 04/12/2021

Visceral.
Essa é uma coletânea de contos que despertam emoções muito intensas, viscerais, mesmo com sua brevidade.
"O encontro" entrou pra minha lista (bastante seleta) de preferidos da Lygia. Outros dessa coleção que se destacaram pra mim são "Emanuel" e "Estrela branca". Já "Biruta", sem dúvidas, foi o conto que mais me fez sentir, a ponto de me fazer soluçar tanto no final da leitura como todas as vezes que eu lembrava dela depois.
Lygia é incrível! ?

letícia 30/09/2021

Contos
Depois que entrei no curso de Letras, apaixonei-me ainda mais pelo mundo dos contos.
Lygia é fabulosa, instigante e desperta angústia. Tudo isso caracteriza um autor de qualidade.
Alê | @alexandrejjr 10/10/2021minha estante
Foi meu primeiro livro dela, achei extraordinário!

1 | 2 | 3 | 4