Histórias de canções: Tom Jobim

Histórias de canções: Tom Jobim Wagner Homem

Resenhas - Histórias de canções: Tom Jobim

PAULINHO VELOSO 17/09/2023

Para conhecer ou para aprofundar
Um bom guia para conhecer ou aprofundar o conhecimento sobre a obra do Maestro Soberano.

É livro para se ler, parar de ler e ir à plataforma (rs) de música preferida e ouvir as canções.

Os autores desenvolveram uma linguagem bem coloquial que faz com que a leitura seja muito agradável, do início ao fim.

Davi 27/02/2023

Não vou mentir nem esconder o quanto eu adorei este livro. Uma biografia que passa pelas histórias de como as canções foram escritas, eu consegui ler em poucos dias que até eu mesmo me surpreendi com a velocidade, eu simplesmente submergi na vida do meu compositor favorito com histórias maravilhosas. Meu maior arrependimento foi ter demorado 8 anos para lê-lo, com certeza uma das leituras mais gostosas que eu ja tive na vida.

Pattr_ 03/11/2022

Tom Jobim, o nosso maior nome da MPB
Tom, eu sua bela carreira musical, foi um prolífico compositor e excelente letrista, que dispunha ainda de uma imensa capacidade de aprendizado, e ao mesmo tempo de ensinar. Durante os estudos de piano na juventude, bebeu das melhores fontes; nutriu-se dos clássicos impressionistas franceses, como Debussy e Ravel, estudou a fundo a música erudita brasileira e encontrou conforto na brasilidade selvagem de Villa-lobos; conheceu o jazz e sua estrutura harmônica, e mesclou tudo isso com samba, construindo um gênero musical inédito, não sem ajuda de outrem (é claro) e até hoje paradisíaco, a Bossa Nova.
Esse compêndio/Biografia é uma obra maravilhosa para conhecer o jeito de Tom, suas canções, sua discografia, e também para quem quiser se inspirar na hora de conhecer a MPB e todas as suas infinitas vertentes musicais.
Ah, Tom, se todos fossem iguais a você!..

Ana Clara 14/04/2022

O livro é muito interessante para compreender o processo criativo de Tom Jobim, além de sua história de vida e como ela se relaciona com a história das canções.

Muito bem estruturado com as letras das músicas e período importantes da vida do maestro. Este é um ótimo livro para quem deseja se aprofundar na vida musical, e compreender a grandeza e importância de um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos.

Helder.Nunes 31/01/2022

Encontrei esse livro em um mercado e fiquei muito feliz, pois ele estava na minha wishlist da Amazon. Além da grata surpresa, a leitura foi incrível. Wagner e Luiz fazem um ótimo trabalho em falar dos álbuns e músicas do grande Tom Jobim. A edição é muito bonita, com fotos e capas dos álbuns que auxiliam a leitura. Recomendo ler enquanto ouve as músicas.
Contudo, também tenho leves críticas ao livro: às vezes, os autores se estendem em questões marginais, faltando aprofundamento na história das canções, de fato, como ocorreu em 'Corcovado', na história do disco 'Elis & Tom' e o 'Tom Jobim Inédito'. Além disso, senti falta da música 'Meditação'.
Ainda assim, foi uma excelente leitura. Recomendo para todos os fãs de Tom Jobim.

Aryta 28/10/2021

Bom livro, mas, esperava mais
O livro é muito bom. Porém, o início é um pouco lento quando é feita a comparação com as mesmas obras da coleção, como o de Chico Buarque e Vinícius de Moraes.
Traz bastante informação sobre a vida de Tom Jobim, desde a sua infância e sua dinâmica familiar.
O início do livro também não traz suas canções mais famosas, talvez por isso vá ficando melhor - partir da metade.
É um ótimo livro para ir lendo sem compromisso e relaxar.

João 03/10/2021

Bom, mas...
O livro é interessante pois conta histórias e mostra informações sobre a discografia do maestro. Chega de saudade, Corcovado, Garota de Ipanema, Eu sei que vou te amar, entre outras. Todos os seus clássicos estão neste livro. O ponto fraco é que as histórias são soltas, tornando a leitura não fluida. O livro não tem um começo, meio e fim. Cada canção é um começo, meio e fim em si só. Além disso, parece que o autor pegou as informações em algum lugar e jogou lá, sem dar um mínimo de atenção para fazer um texto que envolvesse o leitor.

Indico o leitor ter um app de músicas para ouvi-las conforme vão aparecendo.

Ana Cristina 17/03/2021

Histórias de canções: Tom Jobim
O livro acompanha a carreira de Tom Jobim, o compositor brasileiro de maior expressão não só em solo nacional, mas também no exterior. Descobrimos aqui as histórias por trás das maiores obras da MPB, como se desenvolveram as grandes parcerias e momentos épicos da rica carreira musical de Tom Jobim.

O livro é bastante objetivo, mas não deixa de fora nenhum detalhe interessante para os amantes do compositor ou para quem busca uma obra para conhecer melhor as raízes da bossa nova.

@somegood.books 11/03/2021

Ao encontrar você eu conheci o que é felicidade meu amor ?
Impossível descrever em palavras o bálsamo que foi, para a minha mente e para o meu coração, essa leitura. Neste momento tão difícil em que estamos vivendo, nestes dias sombrios, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim e sua arte abriram seus braços sobre mim e fizeram tudo ficar mais leve, mais tranquilo e, porque não dizer, mas feliz. ?

Assim é a sua arte, a sua poesia, a sua música, o seu talento. Imortais, eles transcendem os anos emocionando, inspirando e sussurrando aos ouvidos daqueles que se permitem ouvir: são só as águas de março fechando mais um verão. É a promessa de vida no teu coração ?

Nota ????? de 5

Ps. Cerque-se de arte e de bons cuidados. Mantenha-se seguro e são. Vai passar ?

Giuliano.Nascimento 16/07/2020

Bom livro. Fala da história da criação de grandes sucessos do compositor.

Nilson 26/12/2018

Uma referencia musical.
Acabei de ler Vinicius de Morais e confesso ser mais intenso que Tom Jobim. Leitura leve, sem aprofundar outros problemas que nao seja na area de musica. Nao deixa de ser uma boa leitura.
Nilson 26/12/2018minha estante
Desculpem os erros gramaticais...nao consegui corrgi-los

Vinicius Berton 06/01/2018

Delícia de leitura, melhor ainda acompanhada pela audição das músicas comentadas

Ana Paula 23/06/2016

Se todos fossem iguais à você, Tom!
Saber das histórias das músicas tornou-as para mim ainda mais especiais. Músicas eternas, atuais e verdadeiras. Onde foi parar todo o lirismo? Deve ter ido para o céu, junto com Tom.
Ah! Se todos fossem iguais à você, Tom! Que maravilha viver... ainda hoje existiriam belas canções pelo ar.