Histórias de canções: Tom Jobim

Histórias de canções: Tom Jobim Wagner Homem




Resenhas - Histórias de canções: Tom Jobim


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Nilson 26/12/2018

Uma referencia musical.
Acabei de ler Vinicius de Morais e confesso ser mais intenso que Tom Jobim. Leitura leve, sem aprofundar outros problemas que nao seja na area de musica. Nao deixa de ser uma boa leitura.
Nilson 26/12/2018minha estante
Desculpem os erros gramaticais...nao consegui corrgi-los




Sebastian 11/04/2013

Resenha publicada no site www.musicaemprosa.musicblog.com.br
O livro contém quase todos os ingredientes que fizeram o sucesso dos demais. No entanto, Tom Jobim não está mais entre nós. Então, como ele não pôde ser consultado ou entrevistado, não há, no livro, nenhum grande "furo", nenhuma grande novidade por detrás da história de suas canções que não tivesse sido contada anteriormente. Muitas das histórias já foram contadas e escritas em outras obras sobre o "Maestro Soberano".

A falta de ineditismo, todavia, é crítica muito pequena para essa compilação de histórias que circundam as canções de Tom Jobim. Revela a inspiração de "Garota de Ipanema", histórias de canções com nome de mulher, como Lígia e Luiza, seu leve estranhamento com Elis Regina, o contato e o disco com Frank Sinatra, as parcerias com Chico Buarque, Milton Mendonça, Vinícius de Moraes.
comentários(0)comente



João 03/03/2014

Não desliza
Diferente do outro livro da coleção, sobre o Chico Buarque, este sobre o Tom, não DESLIZA como o do Chico. Esse mais parece um livro de receitas, só mais uma descrição de discos e canções do artista. E poucas boas histórias. Começa e termina na canção.
Diferentemente do outro livro (do Chico), que DESLIZAVA. Não parecia um livro de receitas, uma simples ficha de discos e músicas. Tinha muitas histórias boas, e ia se desenvolvendo verdadeiramente relatando a trajetória do Chico Buarque. Já o livro sobre o Tom, mais parece um livro de abordagens fechadas sobre cada disco ou canção.
Achei razoável.
comentários(0)comente



Dreyer 24/09/2014

De Tom's
Ouvir Tom é de uma paz ao encontro dos mais sinceros sentimentos. Ele conseguiu eternizar em cada nota um sentimento único sobre cada tema que o chamou. Ah, mas Wagner conseguiu expressar e fazer-nos sentir a maneira com que ele escrevia, como cada nota ou letra surgia, cada inspiração cruzada ou ansiada.

Sentir os passos de Tom ao criar cada belíssima canção é de uma emoção única. Uma mistura única de sentimentos. Cada balançar do passo de uma moça, cada descrição de paisagem onde ele estava nos leva para perto de cada música que parece ter nascido daquele lugar e Tom apenas escreveu, só mesmo alguém tão sensível no olhar para conseguir ser tão preciso e sutil em suas canções.

As tiradas irônicas como em relação a protestos (que o mesmo não apoiava) ou em uma gravação com algum intérprete que não era de seu agrado, ou mesmo brincando com diversas versões de suas criações, como 'se todos fossem no mundo iguais a você', onde o mesmo brincava falando 'já pensou se todo mundo fosse como a mulher que nos apaixonamos? que chato isso'; essa descontração e leveza com que encarava as suas obras dava o ar de simplicidade que só Tom tinha e ao sentí-las podemos gargalhar junto ao autor. Além de parar alguns minutos e ficar imaginando aquela cena de velhos amigos à mesa do bar da esquina com um violão e um pingado.

A primeira forte emoção foi quando ele soube da morte de seu parceiro, Vinícius, o autor conseguiu expressar descritivamente como teria sido esse momento puramente introspectivo. É quando paramos e ficamos imaginando o fim daquela parceria que começara por uma certa necessidade financeira de Tom e virou uma das melhores parcerias que já se conheceu na música e poesia.

A segunda, foi quando soube da morte de seu padrasto e, em meio a tantas lágrimas, lembrou de Neruda. Momento que não conseguimos descrever a sensação que dá ao ler.

E então vem cada canção carregada de emoção e contos. Uma mais inspiradora que a outra. Cada uma com sua história e sentimentos únicos. Ah, assim como as canções de Tom, esse livro só dá pra sentir, com precisão, ao tocar, ler e viajar nos embalos de cada arranjo amado.

site: https://paoladreyer.wordpress.com/2014/09/24/historias-de-cancoes-tom-jobim/
comentários(0)comente



Na Calzado 03/01/2015

Coleção Historia de Canções
Leia no literateca a resenha dos livros de Tom Jobim e Chico Buarque

site: http://literateca.wordpress.com/2015/01/03/colecao-historias-de-cancoes-wagner-homem-e-luiz-roberto-oliveira/
comentários(0)comente



Ana Paula 23/06/2016

Se todos fossem iguais à você, Tom!
Saber das histórias das músicas tornou-as para mim ainda mais especiais. Músicas eternas, atuais e verdadeiras. Onde foi parar todo o lirismo? Deve ter ido para o céu, junto com Tom.
Ah! Se todos fossem iguais à você, Tom! Que maravilha viver... ainda hoje existiriam belas canções pelo ar.
comentários(0)comente



Vinicius Berton 06/01/2018

Muito bom
Delícia de leitura, melhor ainda acompanhada pela audição das músicas comentadas
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giuliano.Nascimento 16/07/2020

Bom
Bom livro. Fala da história da criação de grandes sucessos do compositor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@somegood.books 11/03/2021

Ao encontrar você eu conheci o que é felicidade meu amor ?
Impossível descrever em palavras o bálsamo que foi, para a minha mente e para o meu coração, essa leitura. Neste momento tão difícil em que estamos vivendo, nestes dias sombrios, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim e sua arte abriram seus braços sobre mim e fizeram tudo ficar mais leve, mais tranquilo e, porque não dizer, mas feliz. ?

Assim é a sua arte, a sua poesia, a sua música, o seu talento. Imortais, eles transcendem os anos emocionando, inspirando e sussurrando aos ouvidos daqueles que se permitem ouvir: são só as águas de março fechando mais um verão. É a promessa de vida no teu coração ?

Nota ????? de 5

Ps. Cerque-se de arte e de bons cuidados. Mantenha-se seguro e são. Vai passar ?
comentários(0)comente



Ana Cristina 17/03/2021

Histórias de canções: Tom Jobim
O livro acompanha a carreira de Tom Jobim, o compositor brasileiro de maior expressão não só em solo nacional, mas também no exterior. Descobrimos aqui as histórias por trás das maiores obras da MPB, como se desenvolveram as grandes parcerias e momentos épicos da rica carreira musical de Tom Jobim.

O livro é bastante objetivo, mas não deixa de fora nenhum detalhe interessante para os amantes do compositor ou para quem busca uma obra para conhecer melhor as raízes da bossa nova.
comentários(0)comente



João 03/10/2021

Bom, mas...
O livro é interessante pois conta histórias e mostra informações sobre a discografia do maestro. Chega de saudade, Corcovado, Garota de Ipanema, Eu sei que vou te amar, entre outras. Todos os seus clássicos estão neste livro. O ponto fraco é que as histórias são soltas, tornando a leitura não fluida. O livro não tem um começo, meio e fim. Cada canção é um começo, meio e fim em si só. Além disso, parece que o autor pegou as informações em algum lugar e jogou lá, sem dar um mínimo de atenção para fazer um texto que envolvesse o leitor.

Indico o leitor ter um app de músicas para ouvi-las conforme vão aparecendo.
comentários(0)comente



Aryta 28/10/2021

Bom livro, mas, esperava mais
O livro é muito bom. Porém, o início é um pouco lento quando é feita a comparação com as mesmas obras da coleção, como o de Chico Buarque e Vinícius de Moraes.
Traz bastante informação sobre a vida de Tom Jobim, desde a sua infância e sua dinâmica familiar.
O início do livro também não traz suas canções mais famosas, talvez por isso vá ficando melhor - partir da metade.
É um ótimo livro para ir lendo sem compromisso e relaxar.
comentários(0)comente



Helder.Nunes 31/01/2022

Encontrei esse livro em um mercado e fiquei muito feliz, pois ele estava na minha wishlist da Amazon. Além da grata surpresa, a leitura foi incrível. Wagner e Luiz fazem um ótimo trabalho em falar dos álbuns e músicas do grande Tom Jobim. A edição é muito bonita, com fotos e capas dos álbuns que auxiliam a leitura. Recomendo ler enquanto ouve as músicas.
Contudo, também tenho leves críticas ao livro: às vezes, os autores se estendem em questões marginais, faltando aprofundamento na história das canções, de fato, como ocorreu em 'Corcovado', na história do disco 'Elis & Tom' e o 'Tom Jobim Inédito'. Além disso, senti falta da música 'Meditação'.
Ainda assim, foi uma excelente leitura. Recomendo para todos os fãs de Tom Jobim.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR