A Revolução Cubana

A Revolução Cubana Luis Fernando Ayerbe

Resenhas - A Revolução Cubana

Che 08/01/2019

PÁTRIA OU MORTE
Seria chover no molhado dizer aqui que sou admirador irreversível da revolução promovida em 1959 pelos guerrilheiros de Sierra Maestra e seus apoiadores no campo e nas cidades. Basta ver minha foto de perfil pra ter certeza disso. E não por acaso, entre tantas oportunidades de conhecer as "Oropa", foi pra Havana que eu quis viajar em outubro de 2015 - com Raúl Castro ainda no poder e Fidel vivo. Ainda é (e talvez sempre será) a melhor viagem que fiz na vida.

Por tudo isso, já conheço bem a história da tomada do poder pelos revolucionários e em tese o pequeno livro da coleção "Revoluções do Século 20" da Editora Unesp (é o décimo segundo que leio dela), não teria tanto a me acrescentar. De todo modo aproveitei a ironia da data do primeiro de janeiro de exatos sessenta anos da revolução (sempre gosto de aproveitar esses ciclos de datas) para já começar 2019 lendo sobre o único país latino-americano que conseguiu produzir uma construção longeva de socialismo, diferente dos curtos períodos 'vermelhos' de Nicarágua, Chile e outros.

O livro de Luis Fernando Ayerbe, no entanto, me trouxe algumas surpresas positivas por fugir dessas descrições. Quem for buscar o livro pra conhecer o processo revolucionário da guerrilha, do assalto ao Quartel Moncada, do Gramna e da mobilização dos camponeses antes da fuga de Fulgêncio Baptista (que é retratada em "O Poderoso Chefão 2"), etc, vai quebrar feio a cara e topar com um capítulo que resume todo esse processo em umas vinte páginas, diferente de outros livros da coleção que focam justamente na luta da esquerda ANTES da tomada do poder. Se você estiver buscando conhecer esse período pré-1959 da revolução, portanto, devo dizer que este NÃO é o melhor livro pra esse fim.

Mas meu caso era justamente outro: conheço de cor e salteado um bocado do período da guerrilha e acabei desfrutando muito o livro de Ayerbe precisamente porque ele faz outra abordagem, mais focada nas conquistas sociais de tipo base da pirâmide de Maslow (inegavelmente louváveis e reconhecidas até por países capitalistas) com vários dados dispostos em tabelas. Além disso, há um capítulo só sobre a relação diplomática e econômica entre Havana e a Casa Branca ao longo das décadas e um pertinente capítulo ao final desmistificando alguns mitos sobre, por exemplo, o unipartidarismo supostamente "ditatorial" que vigora na ilha.

Lógico que para uma livro com coisa de 130 páginas, tem muita informação que fica só pincelada, ainda mais numa revolução com tantas décadas de história e tanto a nos dizer. As relações de Cuba com os países africanos como Angola e Etiópia (descritos em outros livros da coleção), por exemplo, ficaram praticamente de fora. Mas para dentro da proposta mais sintética da coleção, caiu como uma luva e a escrita é pertinente e atual.

Por fim, só posso dizer que é uma tristeza ser refém hoje de um governo ilegítimo no Brasil, eleito por fraude eleitoral que tirou do páreo via 'lawfare' o verdadeiro favorito da eleição, com o novo presidente ""eleito"" agora lambendo o chão que a Casa Branca pisa enquanto países que tem a mesma tragédia histórica colonial que nós e tanto lutou para superá-la (caso de Cuba) é tratado com desdém. Terminar a leitura de Ayerbe só me deu certeza que o próximo coxinha que me soltar um "vai pra cuba", vou é pedir que me arranje o dinheiro da passagem - porque vontade não me falta!
Liz 03/06/2019minha estante
Obrigada pela resenha! Estava pensando em comprar o livro porque já havia lido o A Revolução Coreana, da mesma edição, e achei incrível. Já conheço bastante sobre o socialismo cubano, porém é sempre bom aprender mais. Venceremos!

Germana 08/01/2022

"Os meios de produção pertencem à sociedade..."
Para entender completamente a Revolução Cubana esse livro vai cumprir o serviço.

Com uma leitura fria e densa ele apresenta fatos, cronologia e explicações de todo o ocorrido. Cansativo por ter uma linguagem acadêmica, oq já é de esperar por ser da editora UNESP.

Se espera encontrar coisas sobre marxismo, lenismo, a vida de Che Guevara ou Fidel Castro vai se decepcionar ao ler ele. Ele é específico a história da revolução Cubana. Não deixa de ser muito útil e interessante, pode ser sitado como fonte de muitos trabalhos.

Gostei dele, vou voltar e consultar ele muitas vezes na vida kkkkk

Marcio440 26/11/2021

Viva a revolução
Um país cansado da opressão se levanta contra os abusos e dominação do imperialismo estadunidense. A verdade sobre a revolução cubana.

PAI DOS RATO 07/09/2022

Mais um triunfo do socialismo real
Livro excelente do professor Ayerbe, narrando o processo histórico da formação de Cuba, desde sua independência até o momento em que o livro foi escrito.

A revisão dos principais revolucionários e seus papéis, destacando Fidel Castro é muito importante e contextualizada.

O autor destaca a dificuldade do pós revolução no começo dos anos 60, tanto em questão de organizar o país, quanto em enfrentar os covardes ataques do imperialismo americano.

Essa revolução caribenha passou por muitas dificuldades devido a tradição de monocultura em relação a cana de açúcar, ficando muito vulnerável no mercado, isso é muito bem explicado.

E por fim os pontos principais são em relação as
estatísticas, que explanam por meio de dados o quão triunfante é o socialismo real (mesmo em estágio embrionário e embargado).

A conclusão do autor sobre o processo revolucionário também é muito interessante, ele trás questões a se discutir, e vai trabalhando essas questões, mostrando alguns pontos difíceis para o senso comum.

Essa coleção da editora Unesp está maravilhosa por enquanto (=

IgorX96 31/12/2020

Perfeito
Esse livro é perfeito para quem quer entender o processo revolucionário e pós revolucionário de Cuba, com toda a história contada de maneira real, livre das fantasias estadunidenses.
Viva o povo Cubano!
Hasta la victoria siempre!

Noris 26/10/2020

Ótima introdução ao assunto!
Eu conhecia pouco sobre o assunto, mais por vídeos no YouTube e filmes mais ou menos documentais. Como comprei o livro para me introduzir no tema, ele atendeu demais minhas expectativas, tratando de todo o histórico do país, os avanços e limites da revolução, além de tratar de polêmicas que vemos de monte na internet e 99% das vezes sem nenhum fundamento. Recomendo pra todos que se interessam pela nossa América Latina.

Bella 11/12/2022

Ótimo
"Que ninguém se engane, somos um país socialista e seguiremos socialistas."
Eu tenho muitas citações favoritas desse livro, me segurei muito para não marcar o livro todo haha. Mas é um livro ótimo, curto, a leitura é fluída e de certa forma, é um livro imparcial. Conta a trajetória de Cuba para a revolução, seus obstáculos e o pós disso tudo. Enfim, recomendo muito.

Viva Cuba! Viva a revolução! Viva Fidel e Che! Viva a classe trabalhadora!

iara 06/03/2023

Basicamente todos os problemas da Cuba se resumem aos Estados Unidos metendo o focinho de porco aonde eles não foram chamados. A forma como todos os dias propagam a mentira de que a Cuba passa fome enquanto a Cuba é o país com o menor índice de analfabetismo das américas (0,2%), possui uma das melhores faculdades de medicina do mundo, tudo isso sofrendo bloqueio econômico há 60 anos.

Nicoly.Sousa 26/03/2023

Um resumo muito bom porém eu nao consegui me adaptar porque as vezes jogam uma informação e nao dao uma explicação mais detalhada sobre e so vai tacando informações e brotando gente, mt confuso

eyre0101 10/11/2022

Bom livro para quem quer conhecer mais sobre a Revolução Cubana. Ele não entra em grandes detalhes do processo revolucionário e da guerrilla em si, mas esclarece muito sobre o contexto econômico e político da Cuba pré-revolução e pós-revolução, durante a Guerra Fria. No geral, esclarece muitas dúvidas que eu comumente vejo as pessoas tendo sobre o sistema partidário de Cuba e os resultados da implantação do comunismo na economia, nos anos iniciais da revolução. Adota uma postura que reconhece os erros estruturais da revolução, sem negar o legado histórico que ela carrega para a luta anti-imperialista, principalmente quando se trata da América Latina.

xTinho 03/10/2022

Revolução ?
É importante conhecer a História; por mais que ela seja influenciada por quem a conta, é necessário conhecer os fatos e contra fatos existentes.

Meu único conhecimento acerca de Cuba veio do período escolar e daquilo que ouvir falar; a leitura desse livro foi meu primeiro contato com a história da nação.

A história das nações da América é marcada por revoltas, lutas, intervenções e revoluções; é importante saber onde estão as raízes históricas da política em Cuba e no como o Estados Unidos influenciou e continua influenciando o país.

Espero conseguir ler os demais livretos da coleção em breve; quero conhecer mais sobre os países socialistas.

thami 27/09/2022

hasta la victoria siempre!!
livro muito bom e extremamente informativo, falando desde antes da revolução até a atualidade

Vanessa 08/08/2022

Hasta sempre comandante
É um bom livro pra quem quer saber sobre o processo revolucionário em Cuba, mas além disso, esse livro traz conexões com outros momentos históricos da Ilha.
Além de trazer também o debate sobre o socialismo, esse livro é muito interessante, recomendo demais, além de ser uma leitura super rápida.

Geovanna 13/07/2022

Hasta la victoria siempre
Livro bem didático pra quem quer realmente começar a entender o socialismo na cuba, com dados e estatísticas comprovadas.

debroua 12/04/2022

Primoroso!
"O objetivo é desmistificar a ideia de que a Revolução Cubana representou basicamente uma mudança de vassalagem entre dois impérios". E é exatamente isso que o autor faz. Espetacular!