A Revolução Cubana

A Revolução Cubana Luis Fernando Ayerbe

Resenhas - A Revolução Cubana

eyre0101 10/11/2022

Bom livro para quem quer conhecer mais sobre a Revolução Cubana. Ele não entra em grandes detalhes do processo revolucionário e da guerrilla em si, mas esclarece muito sobre o contexto econômico e político da Cuba pré-revolução e pós-revolução, durante a Guerra Fria. No geral, esclarece muitas dúvidas que eu comumente vejo as pessoas tendo sobre o sistema partidário de Cuba e os resultados da implantação do comunismo na economia, nos anos iniciais da revolução. Adota uma postura que reconhece os erros estruturais da revolução, sem negar o legado histórico que ela carrega para a luta anti-imperialista, principalmente quando se trata da América Latina.

thami 27/09/2022

hasta la victoria siempre!!
livro muito bom e extremamente informativo, falando desde antes da revolução até a atualidade

Anna.Floriani 24/02/2023

ótimo livro para compreender história da revolução cubana!
Explica super bem como ocorreu a revolução, com detalhes mto bem escritos e é mto bom para entender a história do ocorrido, porém confesso que vc precisa de uma introduçãozinha no vocabulário pra entender algumas partes com palavras que talvez algumas pessoas não conheçam kkkk mas na segunda vez que você ler provavelmente já vai estar familiarizado com a escrita.

Thales 12/03/2023

Hasta la victoria, siempre...
Uma síntese rápida e direta do panorama que levou à revolução de 1959 e aos momentos da primeira publicação do texto, em 2004.
Das lutas pela independência da Espanha à revolução, essa pequena, em tamanho geográfico, ilha caribenha resistiu e resiste.
O texto usa de uma dialética honesta sem propagar a imagética da cuba ditatorial tão frequentemente veiculada por aqui, em terras tupiniquins.

Patria o muerte!

rawrthur 17/03/2023

Muito bom!!! apesar de eu ter dificuldade de ler pela quantidade de detalhes que o livro fornece, foi uma ótima leitura que serviu pra aprender muita coisa, definitivamente recomendo

hasta la victoria siempre!!

Leonardo 28/01/2023

foda
mt bom recomendo mt, é baratinho no amazon e é muito interessante esse periodo da revoluçao cubana, eu li qnd tava viajando e o tempo passou voando

Henrico.Iturriet 09/04/2023

Pela revolução
Como primeiro passo na leitura das experiências socialistas reais, este livro caiu na minha mão no momento mais difícil do meu hábito de leitura e da minha desesperança.
Apesar de estarmos vivendo um período otimista dentro das limitações do social-liberalismo, analisar as histórias passadas e reconsiderar a vivência das antigas revoluções que deram certo é uma das coisas que mantém o fogo revolucionário vivo dentro de mim.
Sabendo disso, as uniões que constroem as narrativas contra Cuba são risórias, percebi que as mudanças para o neoliberalismo acompanham quase toda a carga do fim da guerra fria, da implementação militarista dos EUA na América Latina, da extinção da URSS e do isolamento completo de Cuba no mercado internacional após a queda do muro de Berlin.
Ao invés de debater sobre guerrilha, estado centrado ou configurações econômicas, uma coisa que a revolução cubana provou para nós, revolucionários, é que o internacionalismo é importante e necessário para um afronte contra a burguesia dos países centrais, nós, como periféricos, sempre sofreremos dessa dificuldade.
Portanto, saibam disso: o caminho para a revolução é internacional, e deve passar por uma estratégia ligada economicamente com o povo e, além disso, proporcionar, com o tempo, novas formas de organização da sociedade civil que contemplem o espírito democrático socialista!

deadly_romantic 13/06/2023

Uma aula de revolução, imperialismo e história
Me surpreendeu bastante!! eu tava esperando mais uma analise histórica da revolução em si, dos eventos, personagens e tal. é claro que isso ta la, mas esse nao parece ser o foco principal desse livro. ao invés disso, cuba se mostra apenas como um exemplo perfeito pra entender como uma revolução popular é ameaçada pelo imperialismo e como ela consegue resistir por décadas, mesmo depois de perder suas principais fontes de apoio; e esse livro pega isso e demonstra de um jeito bem didático e direto (como é o intuito dos livros dessa coleção mesmo)
muito bom pra quem quer um pontapé pra começar a estudar história em geral de um ponto de vista marxista-leninista!

cinnamongirl612 24/07/2023

Achei um bom livro de introdução para se ler sobre a história da revolução cubana, traz pontos chaves e relata momentos importantes, mas se você busca algo mais detalhado e aprofundado sobre o assunto, esse não seria o melhor livro.

Dalton 31/12/2023

Imperialismo
Um bom livro para entender o processo revolucionário cubano e seu contexto histórico, e entendermos como o imperialismo americano prejudicou a economia e o povo cubano. O livro traz um resumo, sendo de valor introdutório, mas não traz uma aprofundação ao assunto, caso seja isso que esteja buscando.

Vini 04/02/2024

O livro é um pouco curto pra tudo que ele se propõe a falar sobre, pra quem não conhece do assunto pode ficar um pouco confuso, mas em geral, é bom

vini 20/03/2024

show de bola, leitura nota 10. Adoro esse tipo de livro, me sinto numa aula, cada parágrafo um aprendizado novo.

Jessica.valcaci 30/03/2024

Resenha
O processo de revolução cubana aconteceu entre 1953 até 1959 com o fim da vitória do movimento revolucionário 26 de julho liderado pelo Fidel Castro e Ernesto Che Guevara contra a ditadura do militar Fulgêncio Batista, na qual havia governado Cuba entre 1940 até 1944 quando volta ao poder sob o golpe contra o então ex governante de Cuba Prio Socorrás. Muito se teorizam a respeito do ?sucesso? da revolução cubana, mas para Ayerbe, autor do livro o sucesso revolucionário da pequena ilha do Caribe está nos pontos de que a organização guerrilheira teve um alto grau de sucesso e diálogo com a elite desconte da ditadura de Batista, alinhada à um política que colocava em prática a reforma agrária do plano Moncada idealizado pelo partido ainda em processo de conquista e não ao fim da guerra civil. Tudo isto, segundo o autor foi a fórmula para uma revolução que germinou não só no movimento revolucionário, mas nós camponeses cubanos havidos por justiça social. O objetivo do livro, é analisar três pontos da revolução cubana, a economia antes da revolução e a tese de que a revolução em Cuba aconteceu por conta da pobreza extrema que a população passava, bem como as influências da URSS em Cuba no período da guerra fria e os embargos económicos sofridos por Cuba, assim como o governo cubano no processo de resistência da atualidade do ocidente onde todos os países do ocidente são em maioria de economia liberal e adjuntos ao monopólio político e industrial estadunidense. Até hoje o assunto Cuba é uma faca de dois gumes, existem pessoas favoráveis ao seu regime e os contrários à ela, mas a verdade é que cuba resiste para permanecer como é um país de economia socialista que sofre embargos económicos por todos os lados, não Cuba não é perfeita, está bem longe na verdade de ser um ?bom país? o livre deixa bem claro isso, mas tem a tentativa ao longo do livro de compreender os motivos ideológicos, históricos e políticos de sua atualidade enquanto único país no ocidente declarado socialista. #cuba #cheguevera #revoluçãocubana