Encontro com Rama

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - Encontro com Rama

Bruna Chaves 03/07/2020

Esperava um livro com muita ação e não foi o que aconteceu, mas ainda assim me surpreendeu tendo um mistério em cada capítulo e deixando ansiosa pelas descobertas. Recomendo muito!

Yan 28/06/2020

Muita física e pouca história
Não li o livro desavisado, sim eu já sabia da carga técnica de física que ele trazia.
O ponto é que a história não compensa, você passa o livro todo esperando o momento de alguma revelação mas ela não acontece.
É dificil ter algum apego aos personagens e ao mundo de Rama quando tão pouco acontece.
Só consegui terminar o livro pois ele é bem escrito de certa forma, não enrola muito e vai direto ao ponto, isso me agradou.
Como apreciador de ficção científica, está longe de estar na minha prateleira de indicações, mas valeu pelo interesse na obra. Leitura rápida e fácil de concluir.

Renato Paniagua 27/06/2020

Arthur C. Clark gênio!
Mais uma história de viagem espacial que dá gosto de conhecer.
Anos à frente, quando o avanço da tecnologia já permite ao homem conquistar outros planetas, um objeto de proporções inimagináveis avança na direção do Sol. Seria um meteoro? Pouco se sabe. Rama é o nome dado.
A partir desta nova descoberta, uma expedição é enviada para explorar o gigante objeto espacial, mas ao chegar lá, os tripulantes da Endeavor, liderado pelo comandante Bill Norton, acabam se surpreendendo com o que acabam encontrando.
O que é Rama? Estamos sozinhos nessa imensidão que é o Universo? Que impacto as escolhas dos tripulantes da nave exploratória podem gerar?
Temos um prato cheio de aventura espacial!
Com uma escrita fluída e presente a magnífica capacidade do autor de descrever até a forma mais básica, o livro é muito bem desenvolvido. Aliado a isso, temos capítulos curtos que dão maior dinamismo para a história, o que só motiva o avançar mais rápido da leitura.
Paralelamente, é válido mencionar que por vezes acabamos nos sentindo perdidos com o bombardeio de descrições sobre o objeto a ser explorado pelos tripulantes, fato este que só nos faz desejar que um dia seja publicada alguma ilustração fidedigna da imensidão que é Rama. Entretanto, essa preocupação é logo superada com o avançar da história, pois logo ganhamos maior afinidade com a escrita do autor.
Sem dúvidas, o livro é recomendadíssimo para os amantes de ficção científica de trama espacial.

Sarah 21/06/2020

Não era o que eu esperava e ainda assim...
Foi perfeito. Não me recordo de já ter lido algo tão insitigante quanto esse livro, me peguei muitas madrugadas pensando "Só mais um capítulo e juro que vou dormir" e sem conseguir pregar os olhos diante de tantos mistérios a serem descobertos. Fiquei realmente intrigada com a história e as pequenas pistas que foram introduzidas na forma de detalhes, descrição de paisagem e até pelas vivências dos personagens. E um adendo sobre as descrições, sou péssima nesse assunto, minha noção de espaço é risível e ainda assim, apesar da matemática - muito bem aplicada, de modo leigo digo eu - consegui visualizar toda a grandeza de Rama, mesmo lutando um cadinho com a geografia (problema apenas meu, não do autor). Esse livro me deixou bem ansiosa pelos seus sucessores, ainda mais com a frase final.

pc9 22/05/2020

Só perde pra Duna
Considerando-se que Duna é o melhor livro de todos os tempos, já disse no título o que precisava dizer sobre o livro!

Hamlet 20/05/2020

Mais uma ótima obra do autor
Terceiro livro que leio de Arthur C. Clarke e minha admiração só cresce. Sua forma de criar mundos e contextos é incrível e esse aspecto só é reforçado aqui. Como de praxe, o contexto dos personagens é mais importante que o desenvolvimento deles, mas isso em nada afeta a qualidade da história.

Léo T 17/05/2020

3ª leitura deste clássico. Não canso. A imersão no desconhecido é total. Um dos meus favoritos.
BG. 17/05/2020minha estante
Vixe, se vc tá releu pela 3ª vez, vou ter que ler logo hahaha

Léo T 17/05/2020minha estante
Duna > Rama. Manter prioridades. :=P

pc9 17/05/2020minha estante
Duna > Rama. Próximos contudo.

BG. 17/05/2020minha estante
hahahahahaha vou ler os dois antes do filme, gente, prometo.

Karinny 25/04/2020

Desbravamento.
Um livro de leitura rápida, porém difícil para aqueles que, como eu, têm dificuldade em enxergar estruturas tridimensionais quando descritas. Tudo em Rama é mistério, não há muitas explicações.

Gustavo Kamenach 02/03/2020

Ficção científica de respeito
A história é muito interessante e te instiga a continuar com avidez por respostas. Recomendo para os fãs de sci-fi mais "realista". Uma boa porta de entrada para aqueles não habituados ao gênero.

Alexandre Torres 03/02/2020

Rama é o futuro
Rama foi escrito ao mesmo tempo que O'Neill e sua equipe projetavam seus famosos habitats espaciais. O cilindro de O'Neill é considerado, por quem entende, a forma mais viável do ser humano habitar fora do planeta terra, muito mais viável até do que a superfície de Marte ou da Lua. O livro é instigante, possui uma descrição muito precisa e de deixar a boca aberta. Viciante, você não vai conseguir parar de ler. Vai duvidar que seja possível. Mas o pior é que, na parte básica, criar um mundo em miniatura dentro de um cilindro é algo seriamente considerado por engenheiros e físicos desde os anos 70. E também por empresários visionários como Jeff Bezos... ele tem planos de colocar um trilhão de pessoas no espaço nessas coisas. Se quiserem saber como será o futuro ... leiam Rama

anselmo.pessoal 31/07/2019

Se gosta de SciFi este é um MUST.
O livro é uma leitura deliciosa. Adoro o jeito de escrever do autor, super direto e com uma capacidade de síntese ímpar. Considero um dos melhores livros dele que já li. Se você gosta de ficção-científica coloque na sua lista.

Carol | @carolreads 11/07/2019

Encontro com Rama
Apesar de reconhecer sua importância, não amei essa história do Arthur C. Clarke.

“Após a terrível colisão de um meteorito contra o continente europeu, líderes mundiais e cientistas reuniram esforços e criaram um complexo sistema de monitoramento, o SPACEGUARD, a fim de evitar quer catástrofes dessa natureza voltassem a acontecer. Quase cinquenta anos depois, a humanidade acompanha atônita a chegada de um novo astro ao sistema solar. De proporções inimagináveis, Rama espanta e ameaça, pois avança firmemente na direção de nosso Sol. Uma expedição é enviada para explorar os mistérios do que se imagina ser um colossal meteoro. Mas, em um misto de perplexidade e apreensão, Rama se revela uma sofisticada construção, repleta de enigmas que desafiam a mente e os conceitos humanos.”

Ficção científica é um dos meus gêneros literários favoritos. Adoro como os autores misturam as críticas sociais e impasses morais com sua própria ideia de futuro. Foram essas características que me fizeram amar os livros do Arthur C. Clarke ‘O Fim da Infância’ e ‘2001 - Uma Odisseia no Espaço’. Entretanto, com ‘O Encontro com Rama’ foi diferente... não consegui me conectar com a obra.

Nesse livro acompanhamos somente a exploração científica de Rama pelos tripulantes da Endeavour. Não há muita interação entre os personagens e nem grandes questões para serem resolvidas... inclusive não há muitas respostas sobre os propósitos de Rama.

Como já disse anteriormente, apesar de não ter gostado tanto do livro, reconheço sua importância. Além de ficar surpresa com a quantidade de detalhes sobre a estrutura de Rama, achei super interessante o fato de cientistas usarem o nome do sistema de monitoramento de meteoritos do livro - SPACEGUARD - para apelidar um sistema de monitoramento real.

E aí já leram esse livro do Arthur C. Clarke? Gostaram?

site: https://www.instagram.com/carolreads

Lucas Canabarro 17/02/2019

Eu tenho o costume de escrever resenhas no exato momento em que termino a leitura. Por estar com a história quente, por ainda estar envolvido, etc. E, por estar com Encontro com Rama tão fresco em minha memória, eu acho que tentarei não me alongar desta vez.
O motivo de eu não querer me alongar, é porque eu não gostei da história. Eu a achei parada demais, lenta demais, com coisas que poderiam ter acontecido de forma mais dinâmica. O clássico "essa reunião poderia ter sido um e-mail", entende?
Mas a ficção científica (e ficção científica raiz, clássica em sua totalidade) é exatamente isso daí. Não existe ação, ou revelações extraordinárias. É tudo ao seu tempo, tudo no raciocínio e lógica. Tudo envolvendo a descoberta, uma temática que é debatida em todo o livro.
Eu gosto de ficção cientifica, mas não dessa mais clássica. Então, nem vou tentar me alongar, em enxergar facetas ou qualquer outra característica da trama.

Sérgio 06/01/2019

Encontro
Esta é uma síntese do livro, o encontro com uma cultura desconhecida pode ser feito conforme descrito neste livro. Desde que a cultura seja avançada e pacífica o bastante.
Com esta estória podemos explorar as nossas limitações e os nossos limites, tão planetários ou tão restritos ao nosso sistema solar.

Jivago 13/09/2018

Sublime céu estrelado
Olhar para o céu e imaginar a grandeza do universo fica mais plausível depois do primeiro contato com uma obra de Arthur C. Clarke. "Encontro com Rama" é uma curiosa narrativa, dentre tantas, que tenta imaginar quais reações emergiriam caso o ser humano tivesse pela primeira vez um "contato", ou vislumbre, da existência de uma outra "civilização". É dessa fonte que irão beber autores contemporâneos como Ted Chiang cujo conto "Arrival" serviu de base para a adaptação cinematográfica dirigida por Denni Vileneuve. Mas Clarke explora com leveza os limites dessa encruzilhada e foge dos clichês ao nos mostrar que tudo aquilo que concebemos como leis imutáveis da física são tão somente os limites que a humanidade conseguiu alcançar em termos de compreensão de sua realidade. A inovação mais genial posta em prática por Clarke talvez seja a deslocamento do humano e da terra como valores centrais em narrativas de ficção científica, o que proporciona um final arrebatador e ao mesmo tempo desolador e faz com que os leitores sintam o peso de ser parte desse momento fugaz em um ponto qualquer na vastidão do universo. É um leitura-experiência gratificante, pois reeduca nosso olhar em direção à nós mesmos e o sublime céu estrelado que nos cerca.