Encontro com Rama

Arthur C. Clarke

Resenhas - Encontro com Rama

Renato Paniagua 27/06/2020

Arthur C. Clark gênio!
Mais uma história de viagem espacial que dá gosto de conhecer.
Anos à frente, quando o avanço da tecnologia já permite ao homem conquistar outros planetas, um objeto de proporções inimagináveis avança na direção do Sol. Seria um meteoro? Pouco se sabe. Rama é o nome dado.
A partir desta nova descoberta, uma expedição é enviada para explorar o gigante objeto espacial, mas ao chegar lá, os tripulantes da Endeavor, liderado pelo comandante Bill Norton, acabam se surpreendendo com o que acabam encontrando.
O que é Rama? Estamos sozinhos nessa imensidão que é o Universo? Que impacto as escolhas dos tripulantes da nave exploratória podem gerar?
Temos um prato cheio de aventura espacial!
Com uma escrita fluída e presente a magnífica capacidade do autor de descrever até a forma mais básica, o livro é muito bem desenvolvido. Aliado a isso, temos capítulos curtos que dão maior dinamismo para a história, o que só motiva o avançar mais rápido da leitura.
Paralelamente, é válido mencionar que por vezes acabamos nos sentindo perdidos com o bombardeio de descrições sobre o objeto a ser explorado pelos tripulantes, fato este que só nos faz desejar que um dia seja publicada alguma ilustração fidedigna da imensidão que é Rama. Entretanto, essa preocupação é logo superada com o avançar da história, pois logo ganhamos maior afinidade com a escrita do autor.
Sem dúvidas, o livro é recomendadíssimo para os amantes de ficção científica de trama espacial.

Gabriel1994 12/06/2023

Comandante Norton e a Odisseia de Rama
Mais um livro de Arthur C. Clarke finalizado. A história foi boa, porém, sinto que não conversou comigo como eu gostaria.

Em Encontro com Rama os seres humanos dominam o Sistema Solar e desenvolveram um sistema de defesa Interplanetário eficaz. Um objeto estranho não identificado invade o Sistema Solar rumando em direção ao sol, iria passar a poucos metros de distância e seguir viagem, aparentemente.

Com isso as organizações interplanetárias do nosso Sistema Solar, Planetas Unidos, inicia um plano de exploração investigativa desse objeto estranho, nomeado de Rama.

O Comandante Norton é o personagem principal que, juntamente com sua equipe, partirá rumando nessa jornada em direção a Rama para descobrir seu sistema de funcionamento, sua engenharia, objetivo e razão. Eles irão explorar e descobrir todos os segredos presentes em Rama.

Arthur C. Clarke tem uma habilidade incontestável de desenvolvimento de escrita, plot twist e sustentar o clímax da história e foi a confiança nesses elementos que já encontrei em outras obras do autor que me fez ir até o fim desse livro. Encontro com Rama é um livro bom, mas sinto que não conversou muito comigo. Foi um livro Ok.

Normalmente consigo filtrar barulhos e sons diversos no ambiente e me concentrar exclusivamente no livro, mas no caso dessa leitura aqui, senti que se não estivesse 100% focado na trama, acabava que a narrativa me fugia. Estive imerso na história algumas vezes, mas na maior parte da leitura foi como se eu estivesse visualizando de maneira distante e não engajada.

A escrita de Arthur é muito atrativa, mas não encontrei o "plot" que vi em 2001: Uma Odisseia no Espaço ou O Fim da Infância.

Achei que foi uma jornada que cansou rápido. É interessante o lance da exploração e clima de viagem espacial que o livro tem, mas não me prendeu como eu esperava, fazendo com que eu me sentisse negativamente preso na leitura.

Arthur é um autor renomado e gosto muito da escrita dele. Encontro com Rama não é um livro ruim, pode funcionar para muitos leitores do gênero, mas infelizmente para mim não funcionou como gostaria.

Isso de forma alguma inviabiliza a recomendação desse livro, leia! Muito menos a expectativa de ler outra obra do autor que me traga as mesmas sensações de maravilhamento que O Fim da Infância e 2001: Uma Odisseia no Espaço trouxeram.

Wagner47 08/07/2022

Triplamente triplo
Antes de mais nada, é um ótimo livro sobre exploração do desconhecido.

Um objeto cilíndrico de enormes dimensões ruma pelo nosso Sistema Solar. É um meteoro? É uma nave? É o Superman?
Não sei.

O livro se passa no futuro, precisamente no século 22, onde planetas estão habitados. Uma tripulação é enviada para saber do que se trata tal objeto. Com isso vem a descoberta de que não estamos sozinhos no universo.

Aparentemente abandonado e sem resquícios orgânicos, Rama se mostra não apenas um objeto, mas também um personagem.
Clarke faz diversas descrições a respeito do ambiente, mas é uma região tão grande que até agora não consigo colocar em reais dimensões tudo aquilo.

Pra mim os erros vinham quando mudavam o foco de Rama para mostrar reuniões dos conselhos (ao meu ver totalmente desnecessárias), além de uma "ameaça externa" vinda do nada e rapidamente descartada. Isso sem contar sobre suposições óbvias não pensadas ou outras descartadas porque não seguia as leis da Terra (em um objeto que ninguém sabia de quem era).

Tem personagens bem interessantes que não aprofundam muito, mas acredito ser proposital para dar mais espaço a Rama.
Sinceramente, não empolga muito, mas era legal de ver cada uma das descobertas e do comportamento de tamanha estrutura.

Alessandro 26/08/2014

Simplesmente um dos melhores livros de ficção científica hard!
Encontro com Rama (Rendezvous with Rama) é um livro de ficção científica hard escrito por Arthur C. Clarke em 1972, e vencedor do Prêmio Hugo e Nebula de 1974. A estória está situada no século 22, quando uma misteriosa espaçonave cilíndrica de 20 Km de diâmetro e 54 Km de comprimento entra no sistema solar, e mostra o ponto de vista de um grupo de exploradores humanos que partem em uma missão exploratória para tentar revelar seus segredos. Esse livro é considerado um dos melhores trabalhos de Arthur C. Clarke, e após o sucesso desse livro o autor juntou esforços com Gentry Lee — outro grande escritor de ficção científica — para escrever outros três livros, criando o que considero a melhor série de ficção científica hard já escrita.

Introdução ao Roteiro (sem spoilers)

Após um desastre em 2077 causado pela colisão de um asteroide no noroeste da Itália, o governo da Terra iniciou um projeto conhecido como Spaceguard, para rastrear e avisar com antecedência possíveis colisões com outros asteroides.
Em 2130 um objeto de grandes proporções é detectado além da órbita de Júpiter. Inicialmente confundido com um asteroide, sua órbita e velocidade mostram que trata-se de um objeto que veio de fora do sistema solar. O interesse pelo objeto cresce quando um astrônomo descobre que ele possui um período de rotação de apenas 4 minutos, mesmo sendo excepcionalmente grande. Há muito tempo os astrônomos já tinham esgotado a mitologia grega e romana, e agora estavam explorando o panteão hindu, o objeto então foi batizado com o nome do deus Rama.
Uma sonda batizada de Sita é lançada a partir de Phobos, uma das luas de Marte, para interceptá-lo e fotografá-lo, e acaba revelando que Rama é um gigantesco cilindro construído artificialmente, fazendo desse o primeiro encontro da humanidade com uma nave alienígena.
A nave tripulada de pesquisa solar Endeavour é rapidamente redirecionada para explorar Rama, por tratar-se da única nave próxima o suficiente para alcançar a nave alienígena durante sua breve visita pelo sistema solar. A Endeavour consegue alcançar Rama um mês após a a sonda Sita revelar tratar-se de uma nave alienígena, sendo que esta já estava dentro da órbita de Vênus. A tripulação de cerca de vinte homens, liderados pelo Comandante Bill Norton, tem pouco tempo para entrar em Rama, e explorar a vastidão de seu mundo interior.

Considerações sobre o livro

Nessa estória você não encontrará casos de amor entre os personagens; os personagens são cientistas sensatos e não existem conflitos psicológicos entre eles; não há personagens malvados (apesar de uma ação do governo de Mercúrio adicionar algum drama ao enredo); não existem alienígenas malignos; não existe ameaça real à vida na Terra em nenhum momento; o livro parte de uma premissa ingênua e comum na ficção científica: seres humanos tropeçando em um objeto alienígena cheio de mistérios (apesar da escala monumental do objeto, claro). Agora você perguntará: Então o que há de tão especial em Encontro com Rama para ter recebido tantos prêmios e ser considerado um dos melhores livros de ficção científica de todos os tempos?
A genialidade de Arthur C. Clarke, é óbvio!
Agora falando sério, Clarke realizou um trabalho primoroso de ficção científica hard, aquele gênero de ficção que tem um forte apreço pela realidade e leis da física.
O principal foco do livro (e o autor nunca desvia desse caminho) é desvendar os mistérios dessa nave alienígena gigantesca, com as possibilidades que tal encontro poderia apresentar.
O autor realiza um excelente trabalho descrevendo a força centrífuga gerando o equivalente a força gravitacional, a força coriolis e os autômatos ramanianos, abandonando a ficção científica hard apenas para introduzir a Propulsão Espacial, uma clara violação da física (até onde sabemos, claro).
Acredito que a melhor coisa nesse livro é que ao lê-lo sentimos que estamos novamente na companhia daquele nosso tio-avô que, quando éramos crianças, era capaz de expandir nossos horizontes e aumentar nossa admiração pela ciência e natureza, e, assim como fazíamos na época, acabamos perdoando suas manias e piadas sem graça pelo simples prazer da sua companhia, e pelo encanto que sua paixão pela ciência produzia em nós.

site: http://leiturasparalelas.wordpress.com/2014/08/25/encontro-com-rama-arthur-c-clarke/

Filippe 19/02/2022

Clarke é impressionante
Com um conhecimento extremamente profundo sobre questões científicos, compreensão de efeitos físicos, atividade meteorológica, termodinâmica e compreensão tecnológica Arthur C. Clarke é um dos escritos de ficção científica que mais traz aspectos científicos para sua obra e faz isso de forma esplêndida. Aqui ele usa Rama, uma nave misteriosa identificada passando pelo sistema solar, como sua caixa de areia e faz o que quiser dela explorando suas ideias super criativas para a composição de todo um mundo. Uma narrativa totalmente focada na descoberta e que gera pensamentos como: "será que isso seria possível de fazer?" O tempo todo.

Tramas Literárias 30/04/2021

Para os amantes de Ficção Científica
O nome faz jus a história, afinal aqui encontramos Rama e vamos conhecendo seus mistérios através dos personagens.
É Rama quem conduz a história, que aparece e desaparece quando quer, diz e se cala quando quer.
Resta aos humanos contemplá-lo e imaginar com base nas suas pistas o objetivo de Rama.

site: https://iletradoblog.wordpress.com/2021/04/30/encontro-com-rama-arthur-c-clarke/

Leonardo1254 14/04/2024

Um futuro otimista?
Encontro com Rama é um clássico da ficção científica. Escrito por Arthur C. Clarke, o livro nos descreve um futuro bastante otimista em relação à exploração espacial.

Ao descobrirem um objeto externo ao sistema solar, a humanidade envia uma nave tripulada para explorá-lo. Logo começam a despertar cada vez mais mistérios sobre aquele lugar.

A melhor parte do livro são suas descrições precisas de situações físicas reais. Arthur C. Clarke se preocupa em manter a fidelidade das leis físicas e explora conceitos espaciais com maestria.

Talvez a parte que não agrade a todos são as relações interpessoais bastante vazias. Há, praticamente, nenhuma exploração mais detalhada de aspectos humanos acerca da tripulação, o que pode deixar o livro com menos engajamento.

O final do livro pode ser um tanto decepcionante, mas não entrarei em detalhes para evitar spoilers.

Como uma obra clássica, ira agradar a todos que se interessam por físicas e exploração espacial. Mas talvez não agrade os mais "humanos" que esperam uma exploração mais detalhada da psique humana em tais situações.

Jon 29/07/2021

Sobrou Sci-fi.. faltou estória.
Uma obra interessantíssima do ponto de vista de ficção científica.. curto muito tecnologia, astrofísica, climatologia, geologia, e tantos outros temas abordados com maestria neste livro.. pra quem curte Sci-fi raiz é um prato cheio, porém, para por aí. Na minha opinião, faltou algo a mais.. no início o mistério é empolgante, depois se estende demais e fica maçante.. o autor deu um enfoque muito intenso em descrever os aspectos do cenário, além de questões científicas, mas faltou maior desenvolvimento dos personagens, faltou emoção, faltou intrigas, faltou um Plot Twist daqueles.. apenas na parte final rolou uma situação mais interessante envolvendo os Mercurianos, porém, o desfecho foi esquisito, deixando muitas interrogações. O fim da estória foi bem sem graça, fiquei na expectativa de algo impactante que não aconteceu, nem com os mistérios de Rama, nem com os personagens. Não funcionou em sua totalidade para mim, esperava mais.

Léo T 17/05/2020

3ª leitura deste clássico. Não canso. A imersão no desconhecido é total. Um dos meus favoritos.
BG. 17/05/2020minha estante
Vixe, se vc tá releu pela 3ª vez, vou ter que ler logo hahaha

Léo T 17/05/2020minha estante
Duna > Rama. Manter prioridades. :=P

pc9 17/05/2020minha estante
Duna > Rama. Próximos contudo.

BG. 17/05/2020minha estante
hahahahahaha vou ler os dois antes do filme, gente, prometo.

pc9 22/05/2020

Só perde pra Duna
Considerando-se que Duna é o melhor livro de todos os tempos, já disse no título o que precisava dizer sobre o livro!

JP 07/06/2022

Um encontro evolutivo
Um livro de ficção científica de leitura tranquila e instigante. A evolução da ciência humana que proporcionou o encontro com o vislumbre de um mundo errante... ou não.

luisa499 31/01/2023

GENIAL.
que livro incrível! Encontro com Rama conta sobre a descoberta de um astro, chsmado Rama, que é simplesmente extraordinário, assustador e inexplicável.

não tenho palavras pra dizer o quanto gostei do livro. já imaginava que iria amar, porque amo astronomia e estórias espaciais, mas me impressionei com a criatividade e com o final.

Ramon 13/11/2021

A inversão da grandiosidade do ser humano.
Qual nossa real importância no universo? Sim, ao terminar esse livro me senti muito pequeno e insignificante... O que obviamente me fez repensar o quanto de importância damos ao mundo e principalmente a nós mesmos. Além de uma excelente ficção científica, Encontro com Rama é um lição de humildade.

lalinh_a 05/11/2020

Talvez o paizinho de Aniquilação - Jeff Vandermeer
Cara, essa é definitivamente uma das melhores ficções científicas que já li (sou suspeita mas fodas).
Eu não estava, nem de longe, esperando uma história de exploração e o jeito como ela foi escrita e estruturada é tudo na minha vida. Em termos de sci-fi, os personagens foram bem desenvolvidos (ainda mais se compararmos com o tio Asimov) e, apesar das trocas de perspectivas na narrativa, consegui me importar com eles e com as pequenas jornadas que estavam encarando no misterioso Rama.
O final me surpreendeu e me entregou algo que eu nem sabia que queria, SE FOSSE SÉRIE EU LERIA TODOS OS LIVROS mas graças a deus não é.

Enfim, mais que recomendado pros amantes de histórias de exploração e expedição do desconhecido. O livro em si não traz tanta reflexão acerca da insignificância humana no universo, mas os eventos finais se encarregam de lembrar o leitor da prepotência humana.

Falei demais.
Favoritado.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 01/08/2014

Quase como assistir a um filme...
De Arthur C. Clarke (autor de 2001: Uma Odisseia no Espaço), Encontro com Rama, clássico da ficção científica concebido na década de 70, ainda hoje é capaz de deixar qualquer leitor boquiaberto.

Em 2130, cinquenta anos após a colisão de um meteorito que devastou a Europa, um objeto é detectado dentro do Sistema Solar. Com velocidade surpreendente, ele se aproxima cada vez mais do Sol. O comandante Norton é, então, enviado numa ousada missão a bordo da Endeavor, cujo objetivo é adentrar e explorar o misterioso objeto, que eles nomearam Rama.

Sem saber ao certo sua natureza – seria Rama uma espaçonave? Um mundo? –, acredita-se que o objeto apenas contornará a órbita do Sol e abandonará nosso Sistema Solar. Diversas possibilidades são analisadas pelo Comitê de Rama, criado temporariamente pela Organização Científica dos Planetas Unidos; a verdade é que estão todos mergulhados em incertezas, apesar da genialidade e dos cálculos dos estudiosos que o integram o Comitê. Para piorar, o tempo não é um aliado: Norton e sua equipe deverão deixar Rama antes que este esteja demasiado próximo do Sol...

Com enredo fascinante e detalhes que deixam a curiosidade em ponto de ebulição, Clarke tira o leitor de sua zona de conforto ao inseri-lo em um cenário extremamente desafiador para os sentidos. Um objeto cilíndrico com uma faixa de mar que se assemelha a um enorme anel, unindo-se no solo e no firmamento – embora mesmo a noção de céu e terra seja relativa ali. Escadarias sem fim e torres altíssimas e completamente herméticas encontram-se neste lugar metálico, aparentemente morto e talvez bem antigo, embora tudo tenha um aspecto novo ali dentro. E ainda, teria havido vida naquele lugar? Ou melhor, será que ainda há?

A parte mais eletrizante da leitura é, sem dúvida, descobrir Rama através das descrições do autor, concisas mas bastante ricas e visuais. Quase como assistir a um filme, Encontro com Rama nos oferece um universo diferente de tudo o que já vimos; esse objeto estranho que é Rama intriga e, ao mesmo tempo, convence em todas e cada uma de suas particularidades.

A título de curiosidade, o livro gerou uma trilogia de continuações, escrita por Clarke em parceria com Gentry Lee. No entanto, Encontro com Rama pode muito bem (e deve, na opinião de muitos) ser lido sozinho, independentemente de suas sequências.

Decidir se ficamos “apenas” com esta obra incrível, ou se deixamos o lado curioso falar mais alto e buscamos pelas continuações é tarefa difícil. O livro é genial em demasia e nos deixa, sim, sedentos por mais. Por outro lado, uma coisa é certa: o mistério de Rama já é perfeito assim mesmo, enquanto incógnita; preservá-la poderia significar manter intacto o encanto desse universo. #pensenisso

Leitura digna, Encontro com Rama é um livro para ser deliciosamente descoberto, curtido e saboreado em cada enigma, mesmo os mais indecifráveis.

LEIA PORQUE...
É impossível não avançar os capítulos com um apetite cada vez mais voraz. Recomendadíssimo!

DA EXPERIÊNCIA...
Ficção científica é um gênero com o qual tive pouquíssimo contato em minha vida de leitora. E aí me cai algo assim incrível em mãos. Quer saber? Minha incursão no gênero não poderia ter começado melhor!

FEZ PENSAR EM...
2001: Uma Odisseia no Espaço (o filme). Embora não seja fã de filmes com tema espacial, gostei deste (e gosto do Kubrick). Não nego que é consideravelmente cansativo – levei 3 dias para vê-lo inteiro –, mas devo admitir que é incrível.

site: http://livrolab.blogspot.com