Encontro com Rama

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - Encontro com Rama

Filipe 12/12/2022

Um bom livro para quem gosta de ficção científica com pitadas de suspense e elementos distópicos-diplomáticos.

A história é simples, embora recheada de termos técnicos e fatos científicos. O ritmo dos acontecimentos, que variam conforme o progresso da história, foi bem distribuído.

Sílvia 31/12/2021

Amei
No futuro tão tão distante, um artefato parecendo um tudo de algum tipo de liga de alumínio, em proporções dantescas, claro, surge num ponto da galáxia e todos os estudos mostram que ele está indo em direção ao nosso sol. Uma nave de carreira é enviada para explorar o artefato, nomeado de Rama porque todos os deuses do panteão grego e romano já foram usados, agora só tem nome de deuses hindus. Os exploradores alcançam Rama e só quem ler descobrirá a maravilha que esse texto é. Favoritado.

Andre.Pithon 20/09/2022

Bingo de Fantasia/Sci-fi 1.5: Se passa no espaço

2.5

Um livro interessante, no qual não acontece literalmente nada, e com personagens sem nenhum desenvolvimento e quase nulos de personalidade. O conceito é interessante, a nave sendo explorada carrega momentos fortes e inteligentes de teorização sobre esse objeto alienígena, e a atmosfera de entrar em um mundo novo nunca antes explorado é pesada e agradável.

Eu estranhamente gosto da prosa, ela é simples mas cumpre bem sua função, guiando-nos pelo desconhecido sem muita frescura, com o necessário rigor científico. Tudo faz sentido nesse livro, todos os momentos são bem pensados todos os personagens competentes. Chega a ser chato. Na hiper-competência resta pouco espaço para a emoção, para a individualidade, para o que faz me apaixonar por uma história.

Facilmente vejo os pontos positivos, que podem tornar tal obra magnífica para quem está buscando realmente o que ela oferece. Não é para mim, ainda retiro momentos agradáveis da leitura, mas é uma experiência válida, que sabe exatamente o que propõe fazer e o que deseja mostrar ao leitor.

Rama é um livro seco, técnico, até certo ponto intrigante, mas que não carrega emoção o suficiente para fazer com que eu me importasse.

Gustavo Kamenach 02/03/2020

Ficção científica de respeito
A história é muito interessante e te instiga a continuar com avidez por respostas. Recomendo para os fãs de sci-fi mais "realista". Uma boa porta de entrada para aqueles não habituados ao gênero.

João Viana 04/09/2020

O universo é complexo demais pra entendermos?
Encontro com Rama é um livro fantástico e ao mesmo tempo real. Quase que de forma documental, retrata a expedição do capitão da nave Endeavour e sua tripulação na misteriosa Rama, um objeto misterioso gigante que surge entrando no espaço. Tudo o que acontece em Rama é enigmático e impossível de deixar de ler a próxima página.

Pra quem se preocupa se é um livro que se pode ler sozinho ou parece incompleto sem ler as continuações, acabei de ler e senti como uma experiência completa. Ficção científica de um jeito que eu não tinha lido antes.

Sardi 08/06/2018

"The Earth os a very small stage in a vast cosmic arena" ? Carl Sagan
Que livro maravilhoso!!

Acabei de terminar de lê-lo e só restou a vontade de exaltar essa obra-prima e a genialidade do autor. Encontro com Rama é uma das coisas mais maravilhosas que eu ja li!!!!

Sabe aquele sentimento de olhar pro céu por horas e ficar imaginando se existe vida lá fora??? O Arthur C Clarke pega esse nosso sentimento e explora de uma forma sensacional!! Ele sabe muito bem desenvolver a exploração, a imaginação e os mistérios sem precisar dar respostas, ao mesmo tempo que não nos deixa sem um fechamento!!

Suas conclusões não se tratam sobre os objetivos de vidas alienígenas, ou de entidades superiores, mas sim sobre nossa própria condição humana, sobre nosso lugar essencial no universo e os limites que nos encerram. E isso é ouro!

Encontro com Rama é uma obra-prima, escrita por um indiscutível gênio da Ficção Científica.

Henrique.Alves 25/07/2020

A humanidada não está só
Eu acho incrível a forma como o Arthur C Clarke atiça nossa imaginação com cenários, narrativa e o mistério que permeia sua obra. Nesse livro ele deixa algumas coisas subentendidas mas em todo percurso ele vai instigando nossa curiosidade.

Simes 10/07/2020

Um livro maravilhoso em tudo que Arthur Clark tem para nos oferecer.

Lucas Rocha 18/06/2012

E se os aliens fizessem contato?
Não tenho muito o hábito de ler livros de ficção científica. Talvez minha predileção por fantasia ou por livros de ficção mainstream sinalizem sempre que um livro de sci-fi está por perto e o neguem com veemência; no entanto, resolvi que precisava ler alguma coisa diferente. Fiz uma pesquisa rápida no twitter, procurei algumas sugestões e, de imediato, duas amigas me sugeriram Arthur C. Clarke. “É viciante”, elas disseram. “Você vai pegar o livro e não vai querer mais largar. Leia ‘Encontro com Rama’, tenho certeza de que você não vai se arrepender”. Dei uma pesquisada e, mesmo com a sinalização anti-sci-fi a todo momento apitando dentro de mim, resolvi dar uma chance.

Encontro com Rama é o primeiro de uma série não-planejada de quatro livros (sem contar outros dois escritos por Gentry Lee que se ambientam no mundo de Rama), publicado por Arthur C. Clarke em 1972. Aos que não conhecem, Clarke é um dos cânones da ficção científica da segunda metade do século XX, ao lado de Isaac Asimov, Ray Bradbury, Stanislaw Lem, Poul Anderson, Frank Herbert e Robert A. Heinlein (pra citar os que eu lembro). Foi ele quem escreveu ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ – esse mesmo, dirigido pelo titio Kubrick – e mais algumas dezenas de romances e centenas de contos.

A história de “Encontro com Rama” se passa no século XXII. Depois que um cataclismo meteórico atinge a Terra (em um 11 de setembro, só pra deixar registrado meu espanto ao ver a data), o governo decide criar uma guarda espacial especializada em analisar os movimentos cósmicos e monitorar possíveis ameaças que estejam circundando o Sistema Solar. Depois de muitos pequenos meteoros e grupos de asteroides, eles finalmente visualizam o que primeiro imaginam ser um gigantesco asteroide (batizado de 31/439 e, posteriormente, de Rama – na falta de entidades gregas, batizam o asteroide com o nome de uma das milhares de deidades indianas); ao monitorarem a aproximação cada vez mais veloz do objeto não-identificado, eles percebem que não se trata de um asteroide, mas sim de um corpo celeste de formato cilíndrico e oco, feito de um material diferente de tudo o que existe no planeta.

Qual é a suposição lógica? Exato, extraterrestres.

O livro possui duas narrativas paralelas: a primeira, mostra o ponto de vista do grupo de astronautas que vai de encontro à Rama; no segundo, do Conselho Rama que se estabelece na Terra com a presença de terrestres, mercurianos e lunares. Achei essa jogada do Asimov um pouco exagerada; não parece do feitio do livro ser uma space opera, e a presença de humanos colonizando um planeta que tem temperaturas médias de 600ºC me soaram um pouco Star Trek demais.

Na narrativa dos astronautas, somos apresentados à Rama como ela é por dentro. É difícil tentar imaginar um corpo celeste oco com formato cilíndrico de 20Km de diâmetro e 54Km de largura, ainda mais imaginar que dentro dele exista um clima próprio, sol, lua, chuva... mesmo que tudo pareça ter sido manufaturado e criado pelos extraterrestres, a perspectiva de pensar em algo tão gigantesco é difícil. E acredito que a jogada de Clarke é exatamente essa: fazer com que nos sintamos desconfortáveis com as descrições, que não consigamos entender muito bem como há circuitos de vento ou mares congelados dentro de Rama. É o mesmo questionamento dos astronautas: o que diabos é isso? Como foi criado, porque foi criado, porque está aqui? Essa sensação de desconforto foi o que mais me chamou a atenção durante todo o livro, mais do que as indisposições políticas do Conselho Rama ou os dramas pessoais dos astronautas.

Os dramas pessoais, a propósito – principalmente do Comandante Norton, pseudo-protagonista da história, com sua esposa terrestre e sua esposa mercuriana, dividido entre duas famílias que se conhecem mas não se gostam, e entre as descobertas que faz em Rama – são a parte menos empolgante da história. Por ser um livro curto (200p.), a dinâmica de tentar aprofundar os personagens ao mesmo tempo em que se tenta aprofundar as descobertas e a evolução da história de Rama soa forçada, como se Clarke tivesse sido obrigado a tornar os personagens mais profundos a fim de fazer com que nos importássemos com eles. Esse artifício, para mim, não foi importante. Continuaria me importando da mesma forma com cada um mesmo que não soubessem de seus dramas pessoais. Eles eram os descobridores de uma raça alienígena! Como não se sentir empolgado com essa simples perspectiva?

Tudo em Rama é estranho: desde as construções gigantescas e sem nenhuma ranhura, que parecem blocos de pedra lisa colocados sobre o chão, até a dinâmica de gravidade que se estabiliza no chão e se torna confortável aos humanos, passando pela limpeza cirúrgica do local e a aparente irrelevância que todo aquele complexo possui, Rama é um mistério: não se sabe para que serve nem como abri-la, ou como diabos entrar em contato com ela. Essa frustração crescente dos personagens e a incansável curiosidade que eles sentem em tentar saber o que fazer e como explorar aquele local também são dignos de nota.

No fim, temos um saldo bastante positivo: Encontro com Rama parece mais um relato do que aconteceria ao se proceder com um contato alienígena. Os puristas podem me crucificar, mas fiquei triste por não perceber nenhum fundo de moral nessa história. É apenas um ‘vamos lá ver o que existe dentro desse cilindro e depois vamos embora’. É claro que o livro discutiu um pouco preceitos religiosos (com um grupo que se assemelha aos cientólogos, acredito que não por coincidência) e fala sobre os tipos de dissidências políticas que podem ser causadas quando temos aliens na jogada, mas é só. A parte de aventura fica muito acima da parte das discussões e das problemáticas que uma civilização alienígena e provavelmente muito mais desenvolvida poderiam acarretar ao sistema solar. Não é um livro ambicioso, mas suas qualidades e a sua forma extremamente bem escritas não tiram o título de clássico que ele recebeu.

Bianca 11/07/2023

Eu gosto muito da escrita e da tradução do autor, mas não gosto da monotonia que começa sempre o livro, mas mas kkk é ótimo pois temos detalhes de tudo e realmente se sentimos dentro de 2078 ou 2045 e como seria ótimo esse mundo futurista se vivêssemos nele.
Um final questionável como todos os outros livros dele. Vale a pena ler!!

triwaca 10/09/2013

Valeria um filme!
Nada como uma semana de exames médicos (e salas de espera) para terminar um livro rápido. Mas talvez nem precisasse, já que Encontro com Rama é curto, empolgante, e de leitura simples. Fiquei imaginando em várias passagens que a história e principalmente o cenário mereceriam uma versão cinematográfica.

Eduardo 08/05/2023

Rama e seus miatérios
Segundo livro do Arthur C. Clarke que leio e que me impressiona. O autor tem um jeito de narrar que me agrada muito. Apesar de ter começado a consumir ficção científica há pouco tempo, me atrevo a dizer que acho que encontrei meu autor favorito do gênero...

Encontro com Rama é um suspense espacial e futurista muito interessante. Um objeto estranho é detectado vindo na direção do sistema solar. Não é um corpo natural, alguma inteligência criou aquilo e a enviou na nossa direção. Passamos o livro inteiro explorando esse objeto do tamanho de um mundo inteiro... Gostei especialmente do final. Acho que quem leu "2001: Uma Odisseia no Espaço" e gostou tem boas chances de curtir este livro também.

Gus 12/04/2022

Indicação de um professor nerd da Pós que não deixou a desejar. Já estou super curioso pra ler os outros livros e pretendo fazer esse ano!

anselmo.pessoal 31/07/2019

Se gosta de SciFi este é um MUST.
O livro é uma leitura deliciosa. Adoro o jeito de escrever do autor, super direto e com uma capacidade de síntese ímpar. Considero um dos melhores livros dele que já li. Se você gosta de ficção-científica coloque na sua lista.