Encontro com Rama

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - Encontro com Rama

Albert Lucas 12/10/2020

O desfecho mais anticlimax q ja vi
Leitura deliciosa. Fiquei maravilhado com a escrita de Arthur C. Clarke.

O livro começa muito emocionante, a terra é bombardeada por um asteroide mata milhares de pessoas e para que isso nunca mais acontecesse criaram um programa espacial para defender a terra porém, em um belo dia, esse programa espacial detecta Rama, então uma equipe vai explorar o lugar.

Os personagens apresentados não possuem muitas camadas, o mais profundo é o comandante Norton com suas 2 esposas e seu idolo inspirador, todos os outros membros da tripulação ficam a toa até que o enredo precise dele.

O enredo é interessante, uma nave que vem a terra. O que ela quer? Quem são os passageiros? Esses mistérios nos intrigam até o final do livro.

No decorrer da história somos bombardeados com detalhes e descrições da nave e aqui podemos ver a genialidade do escritor, ele pensou em tudo, nas condições para uma gravidade, o movimento dos ventos e o recuo do mar (sim tem um mar na Rama) e até a diferença de gravidade nos outros planetas que consequentemente mudam a fisiologia dos humanos, algo que com certeza exigiu uma árdua pesquisa.

Mas o ponto fraco está no final o qual não revelarei para vocês mas é extremamente anticlimatico.
Nota:3,7

Aline T.K.M. | @aline_tkm 01/08/2014

Quase como assistir a um filme...
De Arthur C. Clarke (autor de 2001: Uma Odisseia no Espaço), Encontro com Rama, clássico da ficção científica concebido na década de 70, ainda hoje é capaz de deixar qualquer leitor boquiaberto.

Em 2130, cinquenta anos após a colisão de um meteorito que devastou a Europa, um objeto é detectado dentro do Sistema Solar. Com velocidade surpreendente, ele se aproxima cada vez mais do Sol. O comandante Norton é, então, enviado numa ousada missão a bordo da Endeavor, cujo objetivo é adentrar e explorar o misterioso objeto, que eles nomearam Rama.

Sem saber ao certo sua natureza – seria Rama uma espaçonave? Um mundo? –, acredita-se que o objeto apenas contornará a órbita do Sol e abandonará nosso Sistema Solar. Diversas possibilidades são analisadas pelo Comitê de Rama, criado temporariamente pela Organização Científica dos Planetas Unidos; a verdade é que estão todos mergulhados em incertezas, apesar da genialidade e dos cálculos dos estudiosos que o integram o Comitê. Para piorar, o tempo não é um aliado: Norton e sua equipe deverão deixar Rama antes que este esteja demasiado próximo do Sol...

Com enredo fascinante e detalhes que deixam a curiosidade em ponto de ebulição, Clarke tira o leitor de sua zona de conforto ao inseri-lo em um cenário extremamente desafiador para os sentidos. Um objeto cilíndrico com uma faixa de mar que se assemelha a um enorme anel, unindo-se no solo e no firmamento – embora mesmo a noção de céu e terra seja relativa ali. Escadarias sem fim e torres altíssimas e completamente herméticas encontram-se neste lugar metálico, aparentemente morto e talvez bem antigo, embora tudo tenha um aspecto novo ali dentro. E ainda, teria havido vida naquele lugar? Ou melhor, será que ainda há?

A parte mais eletrizante da leitura é, sem dúvida, descobrir Rama através das descrições do autor, concisas mas bastante ricas e visuais. Quase como assistir a um filme, Encontro com Rama nos oferece um universo diferente de tudo o que já vimos; esse objeto estranho que é Rama intriga e, ao mesmo tempo, convence em todas e cada uma de suas particularidades.

A título de curiosidade, o livro gerou uma trilogia de continuações, escrita por Clarke em parceria com Gentry Lee. No entanto, Encontro com Rama pode muito bem (e deve, na opinião de muitos) ser lido sozinho, independentemente de suas sequências.

Decidir se ficamos “apenas” com esta obra incrível, ou se deixamos o lado curioso falar mais alto e buscamos pelas continuações é tarefa difícil. O livro é genial em demasia e nos deixa, sim, sedentos por mais. Por outro lado, uma coisa é certa: o mistério de Rama já é perfeito assim mesmo, enquanto incógnita; preservá-la poderia significar manter intacto o encanto desse universo. #pensenisso

Leitura digna, Encontro com Rama é um livro para ser deliciosamente descoberto, curtido e saboreado em cada enigma, mesmo os mais indecifráveis.

LEIA PORQUE...
É impossível não avançar os capítulos com um apetite cada vez mais voraz. Recomendadíssimo!

DA EXPERIÊNCIA...
Ficção científica é um gênero com o qual tive pouquíssimo contato em minha vida de leitora. E aí me cai algo assim incrível em mãos. Quer saber? Minha incursão no gênero não poderia ter começado melhor!

FEZ PENSAR EM...
2001: Uma Odisseia no Espaço (o filme). Embora não seja fã de filmes com tema espacial, gostei deste (e gosto do Kubrick). Não nego que é consideravelmente cansativo – levei 3 dias para vê-lo inteiro –, mas devo admitir que é incrível.

site: http://livrolab.blogspot.com

Davi Busquet 16/09/2020

Encontro com a ciência
Pode parecer espetacular — e fruto de uma abstração científica bem além das nossas atuais capacidades — acreditar que a humanidade seja capaz de construir um objeto de exploração transestelar, porém Arthur C. Clarke esclarece, com mais esse clássico da ficção científica, que tal feito está absolutamente dentro de nossas capacidades, apesar de todo o apelo futurista da trama.
Muito embora o livro aparente tratar apenas da chegada de um objeto alienígena de proporções ciclópicas em nosso sistema solar — um cilindro metálico de dezenas de quilômetros de comprimento, em velocidade e manobra que sugerem um curso artificial e bem-determinado —, algo com um interior repleto de maravilhas nunca antes imaginadas pelo homem, sua concepção, de maneira nenhuma, viola os princípios mais fundamentais da física como a conhecemos.
Salvo as dimensões, o esforço empreendido em sua feitura e algumas “licenças poéticas”, o objeto, batizado de Rama pelos cientistas humanos, poderia ser uma obra de uma inteligência tão avançada quanto a nossa.
A história, que narra o esforço exploratório dos primeiros astronautas a esse “visitante” interestelar, descreve com precisão científica e, ao mesmo tempo, beleza literária e ficcional como é o interior de Rama, seus habitantes e tudo que fora necessário para que este objeto singular sobrevivesse ao longo e frio vazio do espaço, em sua viagem de duração incalculável.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_escritor/

Alex de Sá 21/11/2020

Literatura de ficção científica da mais alta qualidade. Arthur C. Clark nos envolve numa história cheia de simbolismo e com muito aventura e suspense. Livros daqueles de perder a imaginação de vista!

bibi 28/02/2022minha estante
adorei essa reflexão
faz muito sentido msm

Gabriel.Sacramento 16/08/2023

Profundamente descritivo, frio e inconclusivo. Mas bom.
Rama foi o que menos gostei da trilogia clássica do C. Clarke (2001 e Fim da Infância são muito melhores). Mas é um livro ok. Realmente, não traz grandes reviravoltas, mas é uma fascinante descrição de mundo.

É inconclusivo, mas eu gosto disso. Adoro finais não convencionais assim.

No mais, foi uma boa leitura para diversificar o leque desse ano (li poucos sci-fis).
Diego642 26/10/2023minha estante
Pra entender, vc tem que ler o restante dos livros sobre rama hahahahha

Leticia 14/01/2021

Um tanto frustrante...
A gente termina o livro assim como o capitão da nave, frustrado! Mas acredito que esse é o objetivo.Acho que vale reler mais tarde, sinto que perdi algo.
Minha dificuldade de imaginar cenários prejudicou muito minha leitura...eu não entendi como rama é, mesmo o livro explicando bastante! 4 estrelas pro livro, 1 estrela pra leitora.

bibi 28/02/2022

uma ficção científica completamente crível
Arthur C. Clarke tem um dom DE OUTRO MUNDO

Esse foi o primeiro livro q li do autor e fiquei abismada com a capacidade de transmissão de realismo que torna a obra completamente compreensível e acreditável.

A história começa com a descoberta de um asteróide desconhecido que intercepta o sistema solar. Ele é nomeado como Rama, e logo percebe-se que esse ?mundo? irreconhecível é diferente de tudo já visto antes no espaço.

Nós acompanhamos uma tripulação que vai ao encontro de Rama para investigar sua superfície. Há descrições incríveis e detalhadas sobre toda a estrutura de Rama. Eu tive bastante dificuldade pra realmente conseguir imaginar esse ?planeta?, pq n sou inteligente o suficiente p issokkk. Mas eu achei muito interessante o quanto a gravidade altera demais a perspectiva de tantas coisas.

A partir disso, o narrador nos descreve todas as missões pelas quais a tripulação passa e tudo q eles vão descobrindo a respeito de Rama. O real mistério é encontrar os criadores de tudo isso, os temíveis ?ramaianos?, e entender qual é o objetivo deles e qual a finalidade de td q foi construído por esses seres.

Também ficamos a par de todas as discussões feitas entre os P.U (Planetas Unidos), uma entidade que abrange os planetas habitados do sistema solar, já q a Terra não é mais o único mundo com humanos. O livro é curto mas complexo, e eu realmente adorei muito todas as descrições, as missões, seres, tensões e o suspense que fazem parte desse sci-fi.

Como eu não sou tão intelectual p tirar minhas próprias conclusões, eu iria ter gostado de saber, no final, um pouco sobre os verdadeiros objetivos dos ramaianos. Sei q eh chato, num suspense, dar todas as respostas de mão beijada, mas eu apreciaria ter conhecimento, pelo menos, da principal finalidade de Rama, seu destino ou algo assim, e deixar o resto para a ?imaginação?.

E? o conhecimento científico, a profundidade física e a criatividade de Clarke são simplesmente de arrepiar

e agr soh na expectativa de 2001 (vem aí)
Filippe 28/02/2022minha estante
Pretendo ler 2001 esse ano também

Manezera 19/07/2022

Um objeto gigantesco se dirige pelo espaço diretamente para o sol.
Após as primeiras pesquisas, cientistas chegam a conclusão de que o objeto, chamado de Rama, não é natural. Por isso cabe a tripulação de uma nave se deslocar para Rama antes de está colidir com o grande astro.

Felipe Siqueira 07/01/2009

Merecia um filme...ou não.
Encontro com Rama é de um poder imaginativo visual tão intenso que merecia um filme. Aliás, não. Ia acabar virando um "Aliens o Resgate" ruim na mão de um Michael Bay da vida. Melhor deixar como está.
Hunter Dog 08/01/2009minha estante
Opa Felipe, o filme ja esta em andamento... parece que foi alarme falso a alguns anos atras mas agora sai de verdade!

Anderson 27/01/2021

Encontro com Rama
Um clássico da ficção cientifica , talvez na sua época de publicação , acho que foi impactante , como eu estou lendo depois de velho rs; como já assisti muitos filmes ficção , fantasia, logico esses clássicos inspiraram vários desses filmes que assisti então não achei nada demais , Rama é uma espécie de arca de Noé do espaço , uma nave gigantesca , que abriga cidades dentro, tem atmosfera , clima , flora, robôs que imitam animais , porem sem nenhuma vida inteligente , o livro acaba anti-climático , sem saber qual o objetivo de Rama. Vale como entretenimento. Nota 3.

Bruna Chaves 03/07/2020

Esperava um livro com muita ação e não foi o que aconteceu, mas ainda assim me surpreendeu tendo um mistério em cada capítulo e deixando ansiosa pelas descobertas. Recomendo muito!

Yan 28/06/2020

Muita física e pouca história
Não li o livro desavisado, sim eu já sabia da carga técnica de física que ele trazia.
O ponto é que a história não compensa, você passa o livro todo esperando o momento de alguma revelação mas ela não acontece.
É dificil ter algum apego aos personagens e ao mundo de Rama quando tão pouco acontece.
Só consegui terminar o livro pois ele é bem escrito de certa forma, não enrola muito e vai direto ao ponto, isso me agradou.
Como apreciador de ficção científica, está longe de estar na minha prateleira de indicações, mas valeu pelo interesse na obra. Leitura rápida e fácil de concluir.

Reiko 18/03/2021

É interessante....
No geral eu gostei muito. Não foi cheio de adrenalina e coisas emocionantes e cheio de ação como eu esperava, mas no geral é uma história interessante que prende a nossa atenção para cada detalhe apresentado, nós faz imaginar o cenário e criar várias teorias sobre Rama. O que ele é, de onde veio, pq veio, ele vai ficar, quem o construiu, qual o seu propósito, etc...
Não fez "meu tipo" de leitura mas eu nunca tinha lido algo desse gênero e queria conhecer, futuramente irei dar continuidade na série mas nesse meu atual momento prefiro "outros tipos".

Odailsonnnn 17/04/2021

Minha primeira obra lida do autor Arthur C. Clarke, achei uma leitura com muitos detalhes e vc precisa prestar muita atenção.
Fiquei perdido muitas vezes tentando imaginar as descrições da imensidão de Rama, o autor descreve em detalhes as referências científicas que giram em torno do asteroide.
Gostei muito desse sci-fi, a leitura é até q bem rápida e os capítulos curtos ajudam muito instigando a pessoa a saber o q a tripulação da Endeouver q é a nave q parou em Rama vai descobrir ali. Fiquei esperando mais "ação", mas o livro não decepcionou.

17/04/21