Nada é Para Sempre

Nada é Para Sempre Ali Cronin

Resenhas - Nada É Para Sempre

1 | 2 | 3 | 4

Erika Oliveira 03/04/2013

Foi uma surpresa boa. Eu não esperava tanto do livro,assim.
Confesso que a história não chamou muito a minha atenção e acredito que talvez agrade bem mais um publico um pouco mais jovem do que eu, mais mesmo assim estou curiosa pelos próximos livros da série e com certeza irei ler.
Os personagens são muito bem descritos e a escrita não é cansativa.

Henri B. Neto 26/03/2013

Resenha: ''Nada é para sempre'', de Ali Cronin
Desde o surgimento do selo ''Seguinte'', os títulos que eu estava mais interessado em ler eram da série ''Garota ama Garoto'', da britânica Ali Cronin. Bom, eu já li o primeiro volume - ''Nada é Para Sempre'' - e o que eu posso dizer é que gostei bastante, e devorei ele todo em uma única noite pacata e modorrenta de um domingo de carnaval.
Eu gostei MUITO de como a autora escreve, justamente por não ter papas na língua na hora de contar a sua história e usar este vocabulário nem um pouco ponderado, jogando o universo real da adolescência na cara da sociedade - o que eu já esperava, pois ela era uma das roteiristas de Skinn (e mesmo eu sendo um jovem completamente ''prafrentex'', eu ainda me choco com este seriado. É. Hahaha).
Além disto, tem esta coisa dele se passar no Reino Unido (Por favor, Deus salve a Terra da Rainha! u.u), e o grupo de amigos é muito legal, e eu me senti o oitavo componente (é, sou desses forever alone que se socializa com personagens que nem sabem que você existe...).
Entretanto, como nem tudo pode ser perfeito, eu achei a protagonista um pé no saco... No início, eu até perdoava as idiotices que ela fazia e pensava - afinal, era o seu primeiro amor dela e blábláblá - mas a garota era tapada DEMAIS! Desde o começo eu já sabia que o namorado dela era um babaca (isto nem é spoiler, você percebe isto de cara), já sabia o que iria acontecer com os dois, e até já sabia também como seria o desfecho da história... então isto meio que quebrou a minha expectativa, pois esperava uma história tão inovadora quanto a sua narrativa.
Mas, apesar dos pesares, eu curti o clima do livro, curti a escrita e curti o grupo de amigos - e por isso vou continuar a série, aguardando ansioso principalmente pelos volumes que serão narrados pelo trio de garotos (DANDO GRAÇAS À DEUS PELA PERSONAGEM MAIS CHATA JÁ TER CONTADO A SUA HISTÓRIA! *sou desses*).
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

Psychobooks 07/03/2013

Classificado como 3,5 estrelas
www.psychobooks.com.br

Lembram quando a Mari explicou sobre esse novo gênero literário que está entrando aqui no Brasil, em consequência da literatura lá de fora? Pois bem, esse é o "New Adult" e ele conta a história de "Novos adultos", ou seja, conta a história de jovens que já não podem ser considerados adolescentes e que também não podem ser considerados adultos. Há sexo nesse tipo de enredo e os problemas passados por seus protagonistas são característicos de quem está entrando na vida adulta, mas ainda não tem muita noção do que fazer.

A ideia por trás de "Garota

tiagoodesouza 06/03/2013

Nada é para sempre | @blogocapitulo
Garota ♥ Garoto é uma série jovem da Editora Seguinte que vai abordar vários temas relacionados à juventude, como sexo, amizade e drogas. Nada é para sempre é o primeiro de seis livros. A Editora Seguinte tem previsão de lançar as continuações a cada quatro meses, com os contos que precedem os livros. Então, se preparem para conhecer Sarah, Cass, Donna, Ashley, Ollie, Rich e Jack, o grupo de amigos ingleses que protagonizam os livros de Ali Cronin.

(…) Sabe quando você começa em uma escola nova e se relaciona com todo mundo, mas só descobre seus amigos verdadeiros com o tempo? Isso não aconteceu conosco. Nós nos encontramos logo, como se fosse coisa do destino.
Pág. 19.

A série Garota ♥ Garoto fica entre a caretice de Crepúsculo e 50 tons de cinza, mas é algo próprio. Diferentemente dos outros eróticos, este não me incomodou porque o sexo na adolescência é descoberta. Mas na fase adulta deveria ser algo maduro e não somente fantasioso e bobo. Nada é para sempre gira em torno de uma garota chamada Sarah, que tem 17 anos e passou as férias de verão na Espanha com sua família.

Na Espanha, Sarah conhece um jovem chamado Joe. Ele é universitário e mora em Londres. Os dois têm um amor de verão, mas Sarah quer levar isso mais pra frente quando voltam para a Inglaterra. Mas acontece que Sarah mora em Brighton, que fica a algumas horas de distância de Londres.

Eu gostei bastante do livro, apesar da Sarah ser uma tonta e não perceber as intenções de Joe mesmo com os amigos jogando na cara dela. A garota está experimentando o primeiro amor e isso a deixa deslumbrada; a menina certinha começa a mentir para encontrar o namorado, viajando para Londres algumas vezes somente para ter noites de sexo com o cara. Dá para imaginar aonde o livro vai chegar e o próprio nome dele dá uma sugestão.

Ali Cronin poderia ter desenvolvido um pouco mais a história dos outros amigos de Sarah, mas suas personalidades são bem mostradas nos preparando para as continuações. Alguns personagens possuim carisma e personalidades para agradar bastante nos próximos livros.

O livro tem começo, meio e fim; e narrado em primeira pessoa, portanto é preciso relevar um pouco da personalidade da Sarah ou buscar entender seus motivos para gerar uma empatia e a leitura fluir mais prazerosa.

'Você é muito linda, não é?', ele declarou simplesmente. Presumi que fosse uma pergunta retórica. O que eu deveria dizer? Bem, como você pode perceber, não sou muito linda. Mas, com a luz certa, até que sou bonitinha? Fiquei quieta e sorri. Parece que mesmo que saiba que um elogio não é verdadeiro, ele pode deixar você feliz.
Pág. 17.

Gostei bastante da diagramação do livro. Sou sempre a favor de livros 14x21, pois são mais fáceis de manusear. A capa é soft touch - vocês já sabem que esse tipo de capa é o mesmo da série Fallen, né? O papel é pólen e a fonte tem um bom tamanho de leitura. Pode causar um pouco de estranheza os diálogos serem traçados por aspas e não travessão. O livro fica bem bonito na estante.

Nada é para sempre me lembrou um pouco a série inglesa Skins - a autora chegou a escrever um livro sobre a série de tevê. Skins possui jovens aparentemente sem orientação que só querem saber de curtir o momento e esquecem muitas vezes que há coisas mais importantes na vida. Mas a adolescência/juventude é isso: um período confuso, para se descobrir e experimentar. O negócio é saber que há consequências e estar preparado para aguentar o que vier. E é um pouco disso que a gente começa ver neste primeiro livro da série.

Karine 26/02/2013

Nada é Para Sempre
Da autora de Skins, livro em que foi baseada a série de Tv, Nada é para sempre também é um livro voltado ao público jovem.

Ali Cronin retrata de forma muito fiel as inseguranças dos adolescentes e até mesmo as diferenças de personalidades entre eles. Ou como isso afeta cada um dentro de um grupo. São sete amigos de muitos anos, cada qual com sua persolidade e seu jeito. Tenho certeza de que você vai identificar uma amiga sua ou um amigo ali. Temos Ashley, a destemida, a experiente e a descolada; Cass, que está presa em um relacionamento com Adam, que suas amigas dizem que não presta, mas ela própria não vê isso; Sarah, que sempre esteve esperando o garoto certo para a sua primeira vez, a garota que nunca mente para os pais e também, a narradora do livro; e das meninas, por último, temos Donna, que só quer aproveitar a vida e também é a melhor amiga de Ashley; Ollie é o mulherengo dos meninos; Rich é sempre misterioso e as meninas, intimamente, desconfiam que ele possa ser gay; Jack é a versão da Sarah de menino, está esperando a garota certa. Ambos são sempre os focos das zoações em grupos por terem esse pensamento.

"Não me faça perguntas e não mentirei para você."

Sarah, em uma viagem à Espanha, conhece Joe, que é mais velho e já está na faculdade. Logo suas dúvidas começam: Será que ele é o cara certo? Ele a ama?. E assim acompanhamos a história de Sarah com sua inseguranças e perguntas sem respostas. Talvez ela só tenha encontrado uma paixão de verão, ou talvez não.

Já de volta à Inglaterra, Sarah começa a entrar em conflito: quando está com Joe, tudo é perfeito, mas longe dele parece que ele não se importa realmente com ela. E a distância, física, de idade e de maturidade entre os dois não ajuda. Suas amigas não a compreendem por inteiro, julgam sem saber. Não é como se elas estivessem no lugar de Sarah para poderem falar. Assim, as divergências começam nessa amizade.

O livro nos mostra o dia a dia desse grupo de adolescentes. As festas, os estudos, o quanto a amizade é importante em certos momentos. Ou o quanto muitas vezes podemos ficar bravos ou chateados com nossos amigos por tão pouco. Acredito que você vai se identificar com as situações pelas quais eles passam.

A série Garota Garoto vem para retratar o relacionamento de adolescentes, no sentido de namoro e amizade, amor e sexo. O livro não é explícito, mas também não é como se ele apenas deixasse subentendido o assunto. Fica claro que o sexo de fato acontece com os personagens. Acho que é na medida certa para adolescentes. A série terá seis volumes sendo que os três próximos tem previsão de lançamento para acontecer ainda esse ano, nos meses de março, julho e novembro, respectivamente. Os dois últimos só em 2014. A editora disponibilizou os contos exclusivos no site gratuitamente, o primeiro conto precede o primeiro livro. É possível baixá-lo aqui.

Ficou com vontade de ler? Então leia o primeiro capítulo do livro aqui, disponibilizado no site da Companhia das Letras.

Lygia 21/02/2013

Um livro de jovens PARA jovens
Um livro sobre jovens e para jovens. Não tem como definir melhor. Essa série 'Garota (L) Garoto' está sendo lançada aqui no Brasil pela Seguinte (selo da Cia das Letras), e me surpreendeu bastante no sentido de ser diferente do que vemos de livros com 'linguagem' jovem por aí. Sem nenhum tipo de 'tabu', 'Nada é para Sempre' é narrado por Sarah, uma jovem do Ensino Médio. Diferente dos YA's que costumo ler, o mundo e amigos de Sarah falam de sexo, bebidas e drogas de um modo aberto e real.

Em nenhum momento, devo frisar, existe apologia ou incentivo aos itens mencionados acima, mas seria hipocrisia dizer que eles não fazem parte do mundo jovem, principalmente no mundo atual. Encontrei no livro o mesmo tom em 'Antes que eu Vá', da Lauren Oliver, e com certeza a inserção desses itens na narrativa contribuem e muito para o tom 'realístico' da história. E claro, um jovem, lendo-o, se identifica. Acredito que essa abordagem seja muito positiva, já que podemos extrair um pouco de experiência e aprender com os erros e acertos dos personagens.

Falando da história, como já mencionado, temos Sarah como protagonista desse volume que é ambientado na Inglaterra. Um adendo: é ótimo observar histórias escolares fora do ambiente americano. Parece que eles são mais amenos. Enfim, a personagem principal que no início da história se mostra 'forte, independente e feminista', nas férias de verão acaba se apaixonando por Joe e perdendo a virgindade com ele. Voltando para sua 'realidade', Sarah começa a se perguntar o motivo dele não ter ligado, entre outras coisas típicas de primeiro relacionamento e insegurança.

Sarah pertence à um grupo de amigos e talvez esse seja o ponto forte do livro. Donna, Ashley, Cass, Ollie, Rich e Jack são aquelas pessoas descoladas, do qual os jovens sempre sonham em ser amigos. Cada um com sua própria personalidade, adoraria acompanhar um livro só da Ashley, a mais 'louca' da turma e mais desencanada quando o assunto são garotos e sexo.

Sendo Joe um garoto da universidade e de outro círculo de amigos, com uma vida totalmente diferente de Sarah, os conflitos logo se mostram nas páginas, e bateu aquela vontade de sacudir a garota pra ver se a mesma acordava pra vida. Enfim, acho que se fosse diferente, o tom de veracidade iria se perder. Qual a garota que nunca se envolveu com o cara errado e estava cega com relação à ele?

Uma boa leitura, apesar de nada extraordinário, o livro tem o tom ideal para os jovens. Rola aquela identificação fácil com as turbulências juvenis e com o que aprontamos quando passamos por essa fase. :)

Flavia Souza 30/01/2013

Nada É Para Sempre - Ali Cronin - Série Garota <3 Garoto (Livro 1)
Nada é para Sempre é o primeiro livro da série Garota < 3 Garoto que vai contar a estória dos amigos Cass, Ashley, Donna, Sarah, Jack, Rich e Ollie. Eu queria tanto ler esse livro, tinha tantas expectativas...

Em “Nada é para Sempre” conhecemos a Sarah, a certinha da turma que não escreve errado, não bebe, é inexperiente, um tanto ingênua, nunca se apaixonou e é virgem. Mas tudo muda quando em uma viagem para a Espanha, Sarah conhece Joe, um cara mais velho que esta na faculdade e mora em Londres.
Feliz por voltar à escola e ter assunto para conversar com suas amigas – todas mais experientes quando o assunto são garotos – Sarah começa contando tudo sobre Joe inclusive como ele tem sido esquivo desde que voltaram de férias e como é difícil manter um relacionamento quando os dois estão em cidades diferentes.
A questão é que Joe não é só um pouco esquivo, ele é muito escorregadio, nunca atende as ligações ou passa dias para retornar as mensagens, desmarca compromissos e nunca esta disponível. Mas esse não é o maior problema, a grande questão é que Sarah está tão apaixonada que releva tudo isso, sempre procurando uma razão para o comportamento do namorado, ops paquera, e enquanto isso vai negligenciando cada vez mais os amigos.

O livro é bem revisado e a escrita da Ali Cronin é bastante fluída, li o livro todo em um dia indo e voltando do trabalho. A capa dele também é bonitinha e tem uma textura aveludada que é uma graça.

Contudo, devo confessar que o livro não funcionou pra mim, achei a Sarah muito chatinha e monotemática (como diz uma das meninas, não lembro quem). Ok, eu entendo que se trata do primeiro amor dela, e que ela é inexperiente e está vivenciando um sentimento intenso e tudo mais. Mas vamos combinar que enche o saco ler ela cometendo o mesmo erro umas 235 vezes num espaço de menos de 300 páginas. Em certos momentos achei cansativo ler sobre como Joe é isso ou aquilo, e como vai ser quando eles se encontrarem e afins. Chega uma hora em que dá vontade de entrar no livro só pra chacoalhar ela até não poder mais.
Enfim, não consegui entender/me conectar bem a protagonista, e acho que começar uma série com uma personagem tão chata definitivamente não é bom.

Dito isso, cabe mencionar que mesmo o livro sendo regular, a autora ainda consegue te deixar curioso pelos próximos volumes da série, isso porque os demais personagens parecem ser muito mais interessantes, com grande destaque para a louca da Ashley e o fofo do Ollie. Acho que pelo os dois vou continuar com a série (e também porque não consigo começar uma estória e não terminar).

O segundo livro da série Garota < 3 Garoto, “Dizem Por Aí”, terá como protagonista a doidinha do grupo (vulgo Ashley) e deverá ser lançado em março. Pra quem ficou indeciso recomendo que leiam o conto “Noite das Garotas” que está disponível de graça no site da editora e se passa antes deste livro. Se gostarem leiam “Nada é Para Sempre” e decidimos no segundo volume se a série que vale a pena ou não.
E vocês o que acharam deste livro?

>P.S.: Lembrei muito do filme “Ele Não Está Tão Afim de Você” enquanto lia.

Rsenha para o blog Leiturinhas: http://leiturinhas.com/2013/01/30/nada-e-para-sempre-resenha/#more-10379
Lucas 07/10/2013minha estante
Flavia, tem como ler fora de ordem ?.

Ayumi 17/05/2014minha estante
Você disse tudo, eu quase larguei o livro na metade de tanta raiva que estava da Sarah, tudo bem que é primeiro amor, mas aceitar perder as amigas de anos por um babaca que ela sabia que era um babaca mas não queria acreditar é demais pra mim hahahahahah
E você gostou do final? eu não gostei, achei que ficou meio acabado

Fernanda 29/01/2013

Resenha publicada no blog Caçadora de Livros
Para ver a resenha completa, visite:

Boa noite, caçadores.
Tudo bem com vocês?
Como foi o início de 2013?
Muita animação?
Bom, vocês sabem que o tempo anda corrido, mas mesmo com o corre corre, vocês sabem que o CDL não deixa vocês na mão.
Vamos começar?

A resenha de hoje é do livro:

Livro encaminhado pela Companhia das Letras
Selo Seguinte
Skoob
Compre
Scribd da Seguinte

Nada é para sempre é o primeiro volume da série Garota

Dana Silva 28/01/2013

Surpreendente...
Eu não esperava muito deste livro, aliás, eu esperava bem pouco para ser sincera. A trama gira em torno do ultimo ano escolar de Sarah e seus amigos (Donna, Cass, Ashley, Jack, Rich e Ollie). Sarah é aquela adolescente de 17 anos, virgem e certinha. Nunca faz nada de errado, sempre tentando agradar a todos e nunca fala o que realmente pensa. Até que numa viagem de férias à Espanha ela conhece Joe, um universitário lindo e descolado que a apresenta às maravilhas do sexo. Sarah perde a virgindade com Joe e inevitavelmente se apaixona pelo rapaz. Nossa protagonista mora em Brighton e Joe em Londres, que não é tão longe, de trem são apenas algumas horas e ela acha que é perfeitamente possível os dois continuarem a se ver mesmo depois que voltarem de férias.

Bem, não vou revelar mais nada sobre o enredo mas tenho que admitir que achei que era só mais um livro adolescente bobo. Sim, é um livro adolescente mas não é tão ingênuo quanto eu pensei que fosse. Sarah, que era uma menina boazinha, que não mentia, não fazia nada que pudesse prejudicá-la ou deixá-la "falada", de repente começa a inventar histórias para encontrar com o menino que conheceu nas férias e passar horas e horas transando loucamente. Sarah está tão obcecada por Joe que não percebe que a única coisa que o cara quer é transar com ela e depois descartá-la. É uma situação absurda! Me flagrei praguejando várias vezes enquanto lia o livro. Por um lado me dava raiva de Joe por ele ter 20 anos e estar se aproveitando de uma menina de 17 anos que era virgem até conhecê-lo, mas depois via que a imbecil era a Sarah porque todo mundo já tinha dado pistas a ela de que o carinha das férias não estava nem aí pra ela, só ela que não via, até porque Joe SEMPRE a avisou desde o início que não queria nada sério.

Mas sabe, ao mesmo tempo que tinha raiva da Sarah eu tinha pena. Me vi nela. Não na parte do sexo aos 17 anos, claro, mas em como ficamos quando estamos apaixonadas por alguém. Simplesmente cegamos e ficamos surdas para coisas que não favorecem à pessoa amada. Claro que já passei por uma situação semelhante à de Sarah, ser apaixonada por um menino e ele só me procurar quando quiser ficar comigo. Quem nunca?!

Nada é para sempre é um livro sobre amizade, descobertas, escolhas, confiança e etc. Recomendo principalmente para o público adolescente que está descobrindo a sexualidade, pois é um livro super real, os diálogos não são forçados e nem as situações, pelo contrário são 100% plausíveis. Serve até de alerta. Vai que você está ficando com um gatinho e está em dúvida se ele quer você como namorada ou só está te usando. ;) Fica esperta heim garota!

Acho a capa muito linda e tem uma textura que eu adoro, meio aveludada. A diagramação e revisão estão perfeitas, mas isso não é nenhuma novidade em se tratando de livros da Companhia das Letras. A série garota

Mateus Bandeira 04/01/2013

Ah, o amor... ou?: Nada é para sempre, de Ali Cronin
Nada é para sempre é primeiro livro da série Garota Heart Garoto que gira em torno de um grupo de amigos (Sarah, Donna, Ashley, Cass, Ollie, Jack e Rich) passando pelo último ano de escola. A série pretende mostrar todos os anseios e dúvidas desse período tão decisivo na vida de todos os jovens, e neste livro a protagonista é Sarah, uma garota tímida e careta que não liga para garotos. Mas tudo muda quando ela faz uma viagem para Barcelona e conhece Joe, um universitário com quem ela começa a ter um caso durante essa viagem. Sarah é virgem, mas decidiu entregar-se para Joe. O problema é que após a viagem, ela não consegue esquecê-lo, e rapidamente se vê apaixonada. Mas será que Joe sente o mesmo por ela, ou seria ela só mais uma conquista de verão?

Adoro a Ali Cronin! Desde que a conheci através do primeiro romance do seriado britânico Skins fiquei fascinado com sua escrita objetiva e sincera, então quando soube do lançamento dessa série escrita por ela fiquei entusiasmado pra caramba, porque eu não podia esperar para ver uma série de livros completa naquele mesmo estilo. Todo o realismo na hora de tratar de assuntos dos jovens, com linguagem e comportamentos realistas, esperei que ela trouxesse isso para a série. Fora lidar com o sexo e outros tabus que não são comentados com uma boa frequência em livros do gênero. E posso dizer que, nesse quesito, não me decepcionei.

O livro vai de frente justamente com o problema da protagonista. A dúvida entre saber se seu amado gosta mesmo dela, ou está apenas a usando para sexo. Além disso, se foca na dinâmica do grupo de amigos, nos relacionamentos de cada um entre si. E quando essas duas coisas se chocam, a amizade de Sarah para com os outros é colocada em risco. Literalmente, como um cara virou a cabeça de Sarah e a impediu de ser racional.

Leia o resto da resenha e comente no blog: http://ourvices.blogspot.com.br/2013/01/ah-o-amor-ou-nada-e-para-sempre-de-ali.html

1 | 2 | 3 | 4