O Hobbit e A Filosofia

O Hobbit e A Filosofia Gregory Bassham...

Resenhas - O Hobbit e A Filosofia

minusculebee 27/09/2023

Uma visão filosófica da Terra-Média
O livro nos mostra, com simplicidade, as ideias filosóficas (sejam elas ocidentais ou orientais) dentro das histórias de Tolkien, nesse caso especificamente O Hobbit. Conhecemos outra faceta do nosso querido Bilbo Bolseiro, ao ponto de entender, de forma filosófica, seu crescimento dentro da história, suas escolhas e até mesmo o atrelamento da caminhada ao crescimento moral e intelectual. Divido em 4 partes e com o total de 17, e curtos, capítulos, o livro mostra como pensar filosoficamente não é nada complicado.

Ju 22/07/2023

Filosofia
A vida é permeada por filosofias, ideologias e escolhas. Toda produção humana também envolve as mesmas coisas, com os filmes não é diferente. No Hobbit vemos vários momentos onde a filosofia ajuda a refletir sobre a própria vida.

Mateus.Silva 27/03/2023

Um livro de filosofia
Utiliza da trama de O Hobbit e o Senhor dos Anéis para aplicar alguns conceitos de filosofia, achei interessante, mas não leria de novo.

Melyssa 02/01/2023

O livro é bom, mas precisava ter assistido ou lido Hobbit primeiro, devido isso fiquei muito perdida!

Léo 19/09/2022

Um deleite de leitura
Uma forma bem interessante de ver por outro ângulo o que Tolkien planejou e imaginou para suas histórias. Ver O Hobbit sob um olhar filosófico é sempre um prazer e um deleite de leitura.

hibernarrd 29/05/2022

Analisando a filosofia de um clássico
Estudar filosofia é sempre interessante, e fica melhor ainda quando isso é relacionado a um livro que amo tanto. São análises muito boas e profundas, indo fundo na história do livro e entendendo seus valores. Porém, por serem muitos autores, as vezes vários querem falar da mesma coisa e fica repetitivo demais.

stella87 14/09/2021

dois assuntos que eu adoro!
uma leitura muito interessante e com inúmeras curiosidades e perspectivas diferentes (no entanto, algumas me chamaram mais a atenção que outras)! recomendo!

Ingrid 24/07/2021

Para entender a filosofia nos livros de Tolkien
O livro trás boas reflexões acerca dos escritos de Tolkien, recomendo ter noções básicas do O Hobbit, O Senhor dos anéis e O Silmarillion para melhor entendimento dos exemplos filosóficos citados nos textos.
Recomendo este livro para aqueles que gostam de filosofia e do Tolkien, no entanto eu diria que é um livro introdutório, ou seja, caso você queira se aprofundar no assunto pode ler e estudar as referências citadas pelos autores.

Inlectus 28/06/2021

Bom.
Boa filosofia comparativa.

Fê Galego 19/01/2021

Lá mas não exatamente de volta outra vez
Eu pessoalmente discordo completamente de quando dizem que ler fantasia é "inútil", acho que todo bom livro vem ensinar valiosas lições, nos ensinar jeitos de pensar diferente e o valor de coisas simples como amizade e uma toca no chão.
"O hobbit e a filosofia" vem mostrar a profundidade de ensinamentos que uma história infantil como o hobbit carrega e nos leva a perder a inocência em relação ao conto de fadas e a enxergar um conto de amadurecimento, erros, falhas e virtudes que muitas vezes se escondem por trás das palavras de Tolkien.
Uma leitura obrigatória para quem quer tirar 100% da história e aproveitar os mínimos detalhes

Thadeu.Barcelos 18/01/2021

Filosofia com Fantasia
O universo fantástico do Tolkien sob a ótica de grandes filósofos.

Livro pra quem busca debater um pouco sobre o Hobbit e aprender sobre filosofia.

Os autores cumprem o que prometem. Partem do desenvolvimento de Bilbo em suas virtudes e valores e chegam ao debate de questões polêmicas, como sorte e coragem. Nota 4/5.

Alexandre 03/01/2021

Um pouco decepcionante
Repetições de reflexões. Mais me pareceu um artigo feito por um entusiasta pela obra de Tolkien. Eu não recomendaria se você é um fã daqueles da saga.

Tatics 29/11/2020

A Filosofia e Tolkien
Se você gosta e já leu as obras de Tolkien e ainda não percebeu a imensidão delas, com certeza esse livro vai te abrir os olhos.
Tolkien criou a Terra-média para dar cenário e história às línguas que ele criou, porém ao criar essas histórias ele incluiu nelas muito mais do que simples contos de fadas e romance. Sua obra como um todo abrange questões filosóficas que sequer percebemos ao ler o Hobbit, por exemplo.
Esse livro mostra como as obras deste autor (ouso dizer um dos meus favoritos) é grandiosa e rica de conhecimento para todas as idades.
O livro aborda questões éticas e morais, valores, caráter dos personagens, a luta do bem e do mal e trás como referência diversos escritores e filósofos, principalmente Aristóteles e é incrível como Tolkien usou tudo isso como referência. Isso só nos mostra que ele, de fato, criou um mundo, um universo e ouso dizer mais perfeito que a própria República, que Platão me perdoe.

Nat 17/12/2019

Um livro que não tem nada de simplista, e que transforma O Hobbit em mais do que uma simples história infantil. O bom dos livros editados por William Irwin é a linguagem informal que ele utiliza para criar um livro que mescla a fantasia criada por Tolkien com assuntos do nosso dia-a-dia. Sentimentos e situações são comparados aos vividos pelo leitor, levando a reflexões variadas acerca do ser humano. Indico.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com/2019/12/o-hobbit-e-filosofia-william-irwin.html
Mireille 17/12/2019minha estante
tb gostei

Nat 26/12/2019minha estante
eu gosto da maioria dos livros dessa coleção

Emozera 13/02/2019

Explica Filosofia e não Tolkien.
Li diversas resenhas dizendo ser um livro fundamental para entender a obra de Tolkien, discordo disso.
Não temos aqui um autor que tenta explicar Tolkien através do seu ponto de vista. O livro explica Filosofia, através de analogias com O Hobbit, e não o contrário. E esse é o maior ponto positivo para o livro, pois se apoia em Tolkien, sem tentar se sobrepor a ele.

Em suas páginas refletimos e aprendemos diversas lições valiosas quanto a vida e a maneira de agir, todas muito bem fundamentadas sobre a visão de grandes filósofos.

Um livro de linguagem simples e objetiva, com analogias muito interessantes, e com o poder de tornar filosofia acessível e prazerosa até aos menos entendidos do assunto, como eu.