O Hobbit e A Filosofia

O Hobbit e A Filosofia Gregory Bassham...

Resenhas - O Hobbit e A Filosofia

Nat 17/12/2019

Um livro que não tem nada de simplista, e que transforma O Hobbit em mais do que uma simples história infantil. O bom dos livros editados por William Irwin é a linguagem informal que ele utiliza para criar um livro que mescla a fantasia criada por Tolkien com assuntos do nosso dia-a-dia. Sentimentos e situações são comparados aos vividos pelo leitor, levando a reflexões variadas acerca do ser humano. Indico.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com/2019/12/o-hobbit-e-filosofia-william-irwin.html
Mireille 17/12/2019minha estante
tb gostei

Nat 26/12/2019minha estante
eu gosto da maioria dos livros dessa coleção

Lucas 21/11/2014

Resenha para o livro "O HOBBIT E A FILOSOFIA"
Simplesmente genial. Para aqueles que gostam da busca pelo conhecimento, este livro é um tesouro a ser explorado. Deixou-me extasiado a cada parágrafo que lia, pois os autores à medida que vão destrinchando a história que ocorre na narrativa de O Hobbit, muitas vezes puxando também para O Senhor dos Anéis, incorporam os acontecimentos à filosofia clássica ou moderna, citando vários filósofos renomados, como Sócrates e seu pupilo Platão. Tudo isso com uma linguagem muito concisa e clara, possibilitando um maior aproveito e deleite para uma leitura prazerosa. A engenhosidade deste livro é tão intensa que o leitor consegue retirar significados e conclusões em coisas que passaram despercebidas durante a leitura do livro O Hobbit, assim estimulando ao ler atenciosamente e pensar criticamente no futuro. Não acaba por aí, é possível retirar valores e virtudes com os ensinamentos contidos neste livro e aplicá-los à nossa vida cotidiana.
A ideia de escolher um título renomado da cultura pop e trazê-lo à tona para ensinar alguns dos abrangentes tópicos da filosofia, abrindo os nossos olhos para as coisas mais ínfimas, foi indubitavelmente incrível.
Mardem 21/11/2014minha estante
Resenha fantástica! :D

Ulisses Mrf 20/01/2014

Ajuda muito a entender a obra!!
Nesse livro aprendi muito sobre filosofia e sua relação com a obra de Tolkien. Com uma leitura fácil e informações profundas sobre o mundo da filosofia. Gostei muito pois me ajudou a entender as entrelinhas dessa história. Muito bom!!!

vic 14/06/2014

Livro essencial pra qualquer pessoa que conheça e goste de Hobbit e Senhor dos Aneis, mesmo que somente pelas versões cinematográficas. É feito pra admirar ainda mais esse escritor genial. Se a história já era legal, passei a gostar mais depois de fazer a análise filosófica dos atos de Bilbo. Além disso, cita diversos clássicos e outros pensadores incríveis. Uma leitura leve, que te carrega facilmente.

Gislane Molleri 28/09/2015

Seja aventureiro
O livro cita pensamentos e ensinamentos de vários filósofos renomados, como Platão, Nietzsche, Santo Agostinho, Aristóteles (meu preferido), entre outros, de uma maneira clara e concisa, que nos faz ir além de uma simples história infantil, e nos possibilita repensar virtudes e valores como coragem, humildade, gratidão, generosidade, responsabilidade...

Resenha completa em http://www.hipermetropiafashion.com.br/diversao/eu-li-o-hobbit-e-a-filosofia/

site: http://www.hipermetropiafashion.com.br/diversao/eu-li-o-hobbit-e-a-filosofia/

NickSnow31 02/02/2017

Perfeito
Um livro muito gostoso de ler e aprender um pouco sobre filosofia. Os termos são bem explorados e agradáveis de aprender, principalmente pelo tipo de linguagem e pela mistura com acontecimentos de O Hobbit e senhor dos aneis.
Indico ler sem pressa para refletir sobre os assuntos abordados (principalmente nos primeiros capitulos) e bem, ter lido O hobbit antes!
Super indico!

Mariana.Machado 08/02/2017

Para ler aos poucos
Gostei muito! Ideal para quem se interessa por filosofia. O livro usa momentos de o hobbit para explicar alguns conceitos filosóficos, ou analisa alguns momentos da história através do olhar filosófico. O livro e muito bem divido, sendo cada capítulo uma temática diferente.

Minha única resalva é que na minha opinião é um livro para ser lido devagar e não de uma vez só, pois se lido de uma vez pode ficar um pouco repetitivo.

Estou louca para ler agora o volume sobre o livro Jogos Vorazes.

Igor 09/12/2017

Entendendo Tolkien sem compromisso...
Após ler O Hobbit, este livro me ajudou a entender ainda mais o universo da Terra Média. Especialmente a moral e ética dos personagens em relação aos acontecimentos pelos quais passam durante a jornada. Cada artigo nos mostra uma visão diferente e prática da clássica filosofia. Uma ótima leitura a todos.

Rudival 14/06/2018

Sensacional!
O livro começa falando sobre o personagem o hobbit,e ao mesmo tempo aprendemos sobre a filosofia da maneira mais abrangente em cima da história da sociedade do anel,descrevendo os grandes filósofos comparando com as semelhanças e características dos personagens.

Emozera 13/02/2019

Explica Filosofia e não Tolkien.
Li diversas resenhas dizendo ser um livro fundamental para entender a obra de Tolkien, discordo disso.
Não temos aqui um autor que tenta explicar Tolkien através do seu ponto de vista. O livro explica Filosofia, através de analogias com O Hobbit, e não o contrário. E esse é o maior ponto positivo para o livro, pois se apoia em Tolkien, sem tentar se sobrepor a ele.

Em suas páginas refletimos e aprendemos diversas lições valiosas quanto a vida e a maneira de agir, todas muito bem fundamentadas sobre a visão de grandes filósofos.

Um livro de linguagem simples e objetiva, com analogias muito interessantes, e com o poder de tornar filosofia acessível e prazerosa até aos menos entendidos do assunto, como eu.

Tatics 29/11/2020

A Filosofia e Tolkien
Se você gosta e já leu as obras de Tolkien e ainda não percebeu a imensidão delas, com certeza esse livro vai te abrir os olhos.
Tolkien criou a Terra-média para dar cenário e história às línguas que ele criou, porém ao criar essas histórias ele incluiu nelas muito mais do que simples contos de fadas e romance. Sua obra como um todo abrange questões filosóficas que sequer percebemos ao ler o Hobbit, por exemplo.
Esse livro mostra como as obras deste autor (ouso dizer um dos meus favoritos) é grandiosa e rica de conhecimento para todas as idades.
O livro aborda questões éticas e morais, valores, caráter dos personagens, a luta do bem e do mal e trás como referência diversos escritores e filósofos, principalmente Aristóteles e é incrível como Tolkien usou tudo isso como referência. Isso só nos mostra que ele, de fato, criou um mundo, um universo e ouso dizer mais perfeito que a própria República, que Platão me perdoe.

Alexandre 03/01/2021

Um pouco decepcionante
Repetições de reflexões. Mais me pareceu um artigo feito por um entusiasta pela obra de Tolkien. Eu não recomendaria se você é um fã daqueles da saga.

Thadeu.Barcelos 18/01/2021

Filosofia com Fantasia
O universo fantástico do Tolkien sob a ótica de grandes filósofos.

Livro pra quem busca debater um pouco sobre o Hobbit e aprender sobre filosofia.

Os autores cumprem o que prometem. Partem do desenvolvimento de Bilbo em suas virtudes e valores e chegam ao debate de questões polêmicas, como sorte e coragem. Nota 4/5.

Fê Galego 19/01/2021

Lá mas não exatamente de volta outra vez
Eu pessoalmente discordo completamente de quando dizem que ler fantasia é "inútil", acho que todo bom livro vem ensinar valiosas lições, nos ensinar jeitos de pensar diferente e o valor de coisas simples como amizade e uma toca no chão.
"O hobbit e a filosofia" vem mostrar a profundidade de ensinamentos que uma história infantil como o hobbit carrega e nos leva a perder a inocência em relação ao conto de fadas e a enxergar um conto de amadurecimento, erros, falhas e virtudes que muitas vezes se escondem por trás das palavras de Tolkien.
Uma leitura obrigatória para quem quer tirar 100% da história e aproveitar os mínimos detalhes