O Hobbit e A Filosofia

O Hobbit e A Filosofia Gregory Bassham...

Resenhas - O Hobbit e A Filosofia

Lucas 21/11/2014

Resenha para o livro "O HOBBIT E A FILOSOFIA"
Simplesmente genial. Para aqueles que gostam da busca pelo conhecimento, este livro é um tesouro a ser explorado. Deixou-me extasiado a cada parágrafo que lia, pois os autores à medida que vão destrinchando a história que ocorre na narrativa de O Hobbit, muitas vezes puxando também para O Senhor dos Anéis, incorporam os acontecimentos à filosofia clássica ou moderna, citando vários filósofos renomados, como Sócrates e seu pupilo Platão. Tudo isso com uma linguagem muito concisa e clara, possibilitando um maior aproveito e deleite para uma leitura prazerosa. A engenhosidade deste livro é tão intensa que o leitor consegue retirar significados e conclusões em coisas que passaram despercebidas durante a leitura do livro O Hobbit, assim estimulando ao ler atenciosamente e pensar criticamente no futuro. Não acaba por aí, é possível retirar valores e virtudes com os ensinamentos contidos neste livro e aplicá-los à nossa vida cotidiana.
A ideia de escolher um título renomado da cultura pop e trazê-lo à tona para ensinar alguns dos abrangentes tópicos da filosofia, abrindo os nossos olhos para as coisas mais ínfimas, foi indubitavelmente incrível.
Mardem 21/11/2014minha estante
Resenha fantástica! :D

Ju 22/07/2023

Filosofia
A vida é permeada por filosofias, ideologias e escolhas. Toda produção humana também envolve as mesmas coisas, com os filmes não é diferente. No Hobbit vemos vários momentos onde a filosofia ajuda a refletir sobre a própria vida.

vic 14/06/2014

Livro essencial pra qualquer pessoa que conheça e goste de Hobbit e Senhor dos Aneis, mesmo que somente pelas versões cinematográficas. É feito pra admirar ainda mais esse escritor genial. Se a história já era legal, passei a gostar mais depois de fazer a análise filosófica dos atos de Bilbo. Além disso, cita diversos clássicos e outros pensadores incríveis. Uma leitura leve, que te carrega facilmente.

hibernarrd 29/05/2022

Analisando a filosofia de um clássico
Estudar filosofia é sempre interessante, e fica melhor ainda quando isso é relacionado a um livro que amo tanto. São análises muito boas e profundas, indo fundo na história do livro e entendendo seus valores. Porém, por serem muitos autores, as vezes vários querem falar da mesma coisa e fica repetitivo demais.

Igor 09/12/2017

Entendendo Tolkien sem compromisso...
Após ler O Hobbit, este livro me ajudou a entender ainda mais o universo da Terra Média. Especialmente a moral e ética dos personagens em relação aos acontecimentos pelos quais passam durante a jornada. Cada artigo nos mostra uma visão diferente e prática da clássica filosofia. Uma ótima leitura a todos.

Rudival 14/06/2018

Sensacional!
O livro começa falando sobre o personagem o hobbit,e ao mesmo tempo aprendemos sobre a filosofia da maneira mais abrangente em cima da história da sociedade do anel,descrevendo os grandes filósofos comparando com as semelhanças e características dos personagens.

Tatics 29/11/2020

A Filosofia e Tolkien
Se você gosta e já leu as obras de Tolkien e ainda não percebeu a imensidão delas, com certeza esse livro vai te abrir os olhos.
Tolkien criou a Terra-média para dar cenário e história às línguas que ele criou, porém ao criar essas histórias ele incluiu nelas muito mais do que simples contos de fadas e romance. Sua obra como um todo abrange questões filosóficas que sequer percebemos ao ler o Hobbit, por exemplo.
Esse livro mostra como as obras deste autor (ouso dizer um dos meus favoritos) é grandiosa e rica de conhecimento para todas as idades.
O livro aborda questões éticas e morais, valores, caráter dos personagens, a luta do bem e do mal e trás como referência diversos escritores e filósofos, principalmente Aristóteles e é incrível como Tolkien usou tudo isso como referência. Isso só nos mostra que ele, de fato, criou um mundo, um universo e ouso dizer mais perfeito que a própria República, que Platão me perdoe.

Thadeu.Barcelos 18/01/2021

Filosofia com Fantasia
O universo fantástico do Tolkien sob a ótica de grandes filósofos.

Livro pra quem busca debater um pouco sobre o Hobbit e aprender sobre filosofia.

Os autores cumprem o que prometem. Partem do desenvolvimento de Bilbo em suas virtudes e valores e chegam ao debate de questões polêmicas, como sorte e coragem. Nota 4/5.

Ingrid 24/07/2021

Para entender a filosofia nos livros de Tolkien
O livro trás boas reflexões acerca dos escritos de Tolkien, recomendo ter noções básicas do O Hobbit, O Senhor dos anéis e O Silmarillion para melhor entendimento dos exemplos filosóficos citados nos textos.
Recomendo este livro para aqueles que gostam de filosofia e do Tolkien, no entanto eu diria que é um livro introdutório, ou seja, caso você queira se aprofundar no assunto pode ler e estudar as referências citadas pelos autores.

Mateus.Silva 27/03/2023

Um livro de filosofia
Utiliza da trama de O Hobbit e o Senhor dos Anéis para aplicar alguns conceitos de filosofia, achei interessante, mas não leria de novo.

Ulisses Mrf 20/01/2014

Ajuda muito a entender a obra!!
Nesse livro aprendi muito sobre filosofia e sua relação com a obra de Tolkien. Com uma leitura fácil e informações profundas sobre o mundo da filosofia. Gostei muito pois me ajudou a entender as entrelinhas dessa história. Muito bom!!!

stella87 14/09/2021

dois assuntos que eu adoro!
uma leitura muito interessante e com inúmeras curiosidades e perspectivas diferentes (no entanto, algumas me chamaram mais a atenção que outras)! recomendo!

Mariana.Machado 08/02/2017

Para ler aos poucos
Gostei muito! Ideal para quem se interessa por filosofia. O livro usa momentos de o hobbit para explicar alguns conceitos filosóficos, ou analisa alguns momentos da história através do olhar filosófico. O livro e muito bem divido, sendo cada capítulo uma temática diferente.

Minha única resalva é que na minha opinião é um livro para ser lido devagar e não de uma vez só, pois se lido de uma vez pode ficar um pouco repetitivo.

Estou louca para ler agora o volume sobre o livro Jogos Vorazes.

minusculebee 27/09/2023

Uma visão filosófica da Terra-Média
O livro nos mostra, com simplicidade, as ideias filosóficas (sejam elas ocidentais ou orientais) dentro das histórias de Tolkien, nesse caso especificamente O Hobbit. Conhecemos outra faceta do nosso querido Bilbo Bolseiro, ao ponto de entender, de forma filosófica, seu crescimento dentro da história, suas escolhas e até mesmo o atrelamento da caminhada ao crescimento moral e intelectual. Divido em 4 partes e com o total de 17, e curtos, capítulos, o livro mostra como pensar filosoficamente não é nada complicado.