Mayombe

Mayombe Pepetela

Resenhas - Mayombe

Paula1882 26/07/2021

Esse livro conta a história de um grupo de guerrilheiros durante a luta pela libertação da Angola. Foi interessante entender - através da narração de várias personagens - os problemas pelos quais o movimento passava, como por exemplo a falta união por disputas tribais.
Bernardo.Jorge 26/07/2021minha estante
Como angolano me sinto feliz em saber que a literatura Angolana está alcançando outros lugares

elisaalyz 22/07/2021

Mayombe
Li esse livro pro vestibular e não gostei muito.

A leitura em si é bem de boa, não é lenta, nem difícil, mas eu só não estava muito interessada na história.

Moon 03/06/2021

surpreendente. te faz mergulhar na história e aguça a curiosidade por querer saber sempre mais de cada personagem. no final, é impossível não se emocionar.

Thauany 01/06/2021

O Mayombe recuperaria o que os homens ousaram tirar-lhe
Uma história de lutas e resistências, onde várias questões sociais e morais são colocadas em perspectiva. Uma Angola devastada, um povo dividido e uma floresta que resistiu bravamente assim como seu povo.
Os conflitos internos que causam o tribalhismo, no final abraça o desfecho onde somente com união entre crenças e pontos de vistas divergentes que se pode construir um futuro.
E a página 18 que mostra a perspectiva de Teoria é lindíssima e extremamente poética.

agathinhadegotham 25/05/2021

é sobre isso minha Angola
Li para a escola e me apaixonei pelo Pepetela e sua escrita que realmente procura extrair o máximo de ação do ambiente e extrair da ação o ambiente, a floresta que abriga guerrilheiros que apresentam diferentes pontos de vista que são apresentados, a defesa acirrada de sua ideologia e como ela os sustenta nas suas diversidades a adversidades, o homem branco e o tribalismo como pontos de distância entre os membros e principalmente o amadurecimento através da Guerra e como ela molda o homem e o espírito.

Falangola 08/05/2021

Floresta Personagem
Incrivelmente a História consegue possuir diversos narradores, dando corpo para a obra e desenvolvendo melhor a relação entre as personagens. No entanto um elemento sempre está presente, do começo ao fim: A Floresta de Mayobe. Do começo ao fim a floresta toma um papel importante no desenvolvimento do enredo.

Camillys 05/05/2021

foi uma leitura difícil no começo, mas no final destrinchou muito bem Li por ser obra obrigatória do vestibular, mas gostei muito :)

Danielle Gonzales 23/04/2021

Luta e beleza
Uma história que me fez conhecer um pouco da luta dos guerrilheiros pela independência da Angola, mais um país colonizado pelos portugueses (assim como nosso Brasil). Ao mesmo tempo que conseguimos visualizar as imagens fortes e muitas vezes tristes da guerra, por vários momentos somos transportados pra dentro de Mayombe, e podemos até sentir a umidade no ar da floresta, e o cheiro da terra molhada e das folhas das arvores, de tão linda e completa que é a descrição de Pepetela. Fiquei encantada com a forma com que a história nos prende, principalmente no último 1/4 do livro, onde eu não via a hora de entender como ia finalizar.

JAlia 12/04/2021

Muito bom!
Superou minhas expectativas, pesquisar pela vida de Pepetela é ótimo! O entendimento da história se torna mais incrível ainda! Vale a pena ler

Lendo no mato 12/04/2021

Uma história sobre resistência
Em Mayombe temos a história da luta do grupo guerrilheiro angolano MPLA (Movimento Popular de Libertação da Angola) contra o colonialismo português nos anos 70.

Mayombe é o nome de uma floresta em Angola palco de diversos conflitos entre guerrilheiros e colonialistas portugueses. Lá também está baseada uma parte do MPLA com missão de lutar contra qualquer avanço português em terras angolanas.

Achei muito legal ter toda essa paisagem como plano de fundo, pois fala bastante da exuberância da floresta e de como ela vinha sendo explorada pelos portugueses. Demonstrando que a luta libertaria do MPLA não era somente pelo povo, mas por toda sua terra e sua natureza.

O livro traz uma excelente crítica ao movimento socialista/comunista. É uma análise estrutural sensacional sobre todos os aspectos do movimento de esquerda e, além de trazer para a discussão a necessidade de trabalharmos cada vez mais o pensamento decolonial.

O autor é muito lúcido ao tratar das incongruências que resultam no distanciamento entre militância socialista/comunista intelectualizada e o povo. Traz pensamentos que podem ser utilizados na autocrítica dos movimentos de esquerda atuais atuantes no Brasil e no mundo.

Além de tudo isso, o livro ainda fala muito sobre o ser humano. Sobre suas características, suas evoluções, seus defeitos, suas qualidades, suas relações. ???

Por fim, para mim, Mayombe é um livro primordial para qualquer pessoa que se interesse em militância de esquerda. Entender seus erros e acertos, e pluralizar-se.

Gabi 01/04/2021

Livro marcante
O livro é bem confuso no começo, porque já nos introduz os personagens repetidamente. No entanto, à medida que a leitura vai avançando, obtemos muitas lições e aprendizados, além de a obra ir nos cativando a cada capítulo.

Leilanecst 24/03/2021

O menos chato do vestibular
Só li por causa do vestibular. Esse livro foi o menos chato da lista, mas ainda assim está longe de ser legal. Além de ter enfiado comunismo goela abaixo, a leitura, às vezes, foi lenta. Pra ser justa, não foi de todo ruim, pois algumas partes, raras, mas existentes, foram interessantes e deram vontade de ler. Ainda assim, não acho que seja um livro que abra caminhos para a conexão dos estudantes com os livros

Thiago.Wriel 21/03/2021

Eu, narrador, sou o Wriel
Sim, copiei de uma resenha que vi pelo skoob o titulo, pq achei bem criativo, mas à resenha.
O inicio do livro é muito bom. Possui uma história original. Personagens principais bem construídos. Tem aquilo que a maioria dos livros realistas têm. Final previsível e não muito romantizado. Traz algumas reflexões bem importantes para a construção humana. Escrita dinâmica que possuía cenas mais detalhadas e boas e menos detalhadas e chatas. Não tem a narração paralela que gosto muito. Não detalha muito os personagens secundários. Meio do livro com um buraco na história. Humor relativo. O meio do livro parecia que nao acabava mais, me sentia lento quando lia 25 paginas em 1 hora.
Experiência boa com uma literatura de um pais nao muito reconhecido. Livraço
Eu li ele tambem so por causa da Fuvest

Camila Gimenez 13/03/2021

A guerra do homem
Com um alto teor político, Mayombe foi um desafio. Esse recorte que Pepetela fez da Guerra da Independência da Angola é sublime, mas me faltou preparo para as divagações e teorizações dos personagens, principalmente Sem Medo, que como seus camaradas guerrilheiros diziam, foi um intelectual.