Doce e amarga providência

Doce e amarga providência John Piper

Resenhas - Doce e amarga providência

Gabriella Dias 01/01/2022

Ler esse livro foi um conforto em meio ao furacão que estava o meu coração.
Tive a sensação de John Piper estar sentado ao meu lado conversando comigo me passando sua certeza da bondade de Deus em meio a qualquer circunstância.
Doce e amarga providência, foi uma ponte para que eu encontrasse mais uma vez a graça de Deus,agora em 2022 quero mergulhar nela.?

Tulipinha 29/08/2021

Surpreendente!
Doce e amarga providência é um daqueles livros que podemos não dar tanto crédito de cara. Talvez pelas páginas brancas, ou por não ser um livro tão grosso. Mas basta começar a ler as primeiras páginas para ser completamente atraída por ele.
O livro é do John Piper, tem 126 páginas, fala sobre sexo, raça e soberania de Deus e é baseado na história bíblica de Rute.
A história de Rute é muito conhecida, sempre lembrada nas reuniões de feminilidade. Todavia, não podemos reduzi-la a apenas algo relacionado às mulheres. Há ensinamentos para todos os cristãos. Além de ser uma história de amor, masculinidade e feminilidade, soberania de Deus, também é um livro que trata sobre questões inter-raciais.
Uma das coisas que aprendi nesse livro é que Deus está sempre operando, mesmo nos piores tempos. Sua providência nem sempre é doce, às vezes é amarga. Contudo, nossa confiança em sua soberania deve ser inquestionável.
Esse é um daqueles livros que você não pode passar dessa vida para outra sem ler.

Thiago.Morais 15/08/2021

O Deus que ?destrói? é o mesmo que restaura!
Que livraço!! Esse foi o meu primeiro contato com uma obra de John Piper e já quero outras.Após esse livro a história de Noemi, Rute e Boaz nunca mais será a mesma.
Piper trata de nos fazer enxergar, através dessa história, que nós mesmos temos olhos apenas para a amarga provisão de Deus. Porém, a doce provisão SEMPRE esteve ali, e só usufruímos dela quando decidimos confiar.
Ele estuda o comportamento dos 3 principais personagens dessa história e nos encoraja a buscar ser um pouco mais parecidos com cada um deles.
Recomendo muito essa leitura!

?O livro de Rute revela a mão escondida de Deus em meio às amargas experiências de seu povo. Esse livro não somente destaca que Deus está preparando o caminho para a vinda do Rei da Glória, mas ele o faz de modo que todos nós possamos aprender que mesmo os piores tempos não são desperdiçados. Não são desperdiçados globalmente, historicamente ou pessoalmente.?
? John Piper

Paloma.Nobre 17/05/2021

Deus é maravilhoso!
Deus operou todos os eventos que levaram Rute a Boaz. Nessa linda exposição do livro de Rute, Piper mostra que todos os eventos que nos deixam tristes podem nos levar a um fim que glorifique a Deus. Livro maravilhoso!

Dany Huf 21/04/2021

A história de Rute trata das doces e amargas providências de Deus. Parece duro o uso das palavras ?amargas providências?, porém o Catecismo de Heidelderg nos reponde na pergunta 28: Para que serve saber da criação e da providência de Deus?
Resposta: Para que tenhamos paciência em toda adversidade e para que, quanto ao futuro, tenhamos a firme confiança em nosso fiel Deus e Pai de que criatura alguma nos pode separar do amor dele. Porque todas as criaturas estão na não de Deus, de tal maneira que sem a vontade dele não podem agir nem se mover.
Existe grande vantagem em saber que Deus é soberano sobre a dor e sobre o prazer de nossa vida.
?Se mantivermos os olhos fitos na cruz de Cristo, onde infalivelmente Deus autenticou seu amor por nós, sem que houvesse possibilidade de mudança nisso (Rm 5.8; 1Jo 3.16), a dor que ele designa para nós não diminuirá nosso senso de sermos por ele amados.?

Paschoalino 29/06/2020

LIVRO INCRÍVEL
Piper consegue te imergir em aspectos jamais observados da história de Ruth e Ester, como tudo vivido por ambas era apenas uma parte da história que daria a salvação por meio de Jesus Cristo, o quanto a obediência de Ester foi fundamental para a linhagem de Cristo. Livro curto e rico de conhecimento, me fez enxergar o amor e a graça de Deus. E o quanto a vida sofrida de Rute, que fizera que ela se questionar e culpar foi recompensada pela vinda de Cristo, mas os olhos carnais de Rute não deixavam ela ver a graça de Deus até nas situações difíceis. Recomendo muito essa magnífica obra de John.

Jonas.Pessoa 17/06/2019

Espetacular!
Foi a primeira obra do Piper que tiver a oportunidade de ler. Estou impressionado. O autor escreve com um paixão que transborda pelas páginas, indiscutivelmente. Embora o livro seja relativamente pequeno, é de uma profundidade ímpar. John Piper começa a nos mostrar detalhes que, muitas vezes, passam desapercebidos por nós, mesmo se tratando de uma história tão conhecida como a de Rute. Não espere ver correlações com grego ou hebraico. O autor mostra sua interpretação do ocorrido, apontando vários pontos de aprendizagem. Vale demais a leitura, pois estou certo que nunca mais lerão essa história da mesma maneira. Só não dei 5 estrelas por 2 defeitos que julguei importantes:

1 - Não entendi o porquê de transcrever cada capítulo inteiro do livro de Rute. Bastava colocar a referência no início do capítulo da obra;

2 - John Piper foi repetitivo inúmeras vezes. Algumas frases foram repetidas perto de 5 ou, até mesmo, 10 vezes. Quando ia ler um novo parágrafo, parecia estar lendo algo similar, visto anteriormente.

Juntando os dois pontos, fico com a sensação que estavam, de propósito, pra dar uma "encorpada" na obra, uma vez que é muito pequena.

Sárem 26/06/2015

Doce leitura
O livro de John Piper traz a história de Rute sobre um ponto de vista muito interessante e especial que faz o leitor ver além do que está escrito. É um livro que trata várias questões presentes na nossa realidade, fazendo-nos refletir sobre nossas razões, nossos sentimentos e nossos propósitos com simples frases e com parágrafos inteiros. Eis um trecho que define muito o que o livro retrata :" O objetivo não é apenas nos entreter com uma história interessante, não apenas esclarecer nossa teologia. O alvo é que essas convicções esclarecidas e história inspiradora nos fortaleçam com poder para obras de amor radicais e que correm riscos." Espero que deseje saber quais convicções são essas e que seja abençoado com uma leitura tão agradável.

obrunomatias 03/06/2015

Profundo e escandaloso
Piper trata da soberania exaustiva de Deus na pespectiva do sofrimento e dor. A leitura ao mesmo tempo é dura e confortadora. A cada capítulo uma nova descoberta à partir da vida de Rute e Boaz. Muito bom! Extremamente bíblico.

Gutenberg Carlos 20/04/2015

Fantástico!
Descreve como Deus age mesmo durante os momentos mais difíceis da vida.
Como sua providência é perfeita. E como Ele é soberano.
É dificil para nós entender o sofrimento, mas, sem dúvida, Deus está no controle de tudo.

Juliana 07/04/2014

Doce e amarga providência - Sexo, raça e soberania de Deus
O livro de Rute tem apenas quatro capítulos e que estão reescritos neste livro de John Piper, assim, você pode ler em qualquer lugar, mesmo que sua Bíblia não esteja ao seu alcance.
Cada capítulo traz uma amostra a muito atual da soberania de Deus no nossos momentos de extrema dificuldade, como no caso de Noemi, que perdeu o marido e os dois filhos em uma “Terra estranha”.
Também mostra o que no título é chamado de raça, mas que se refere ao casamento entre estrangeiros – no caso, um israelita e uma moabita – e como isso é não impedimento para Deus agir, afinal, Rute (e Raabe) estão na genealogia de Jesus Cristo.
Por fim, o ponto que trata de sexo mostra a importância de saber se guardar e esperar o momento de Deus. Vamos combinar que para Boaz, um homem importante e que já devia ter passado do que era considerado “a idade de casar”, esperar pelo momento certo não deve ter sido fácil. Mas acho que o fim de tudo, o bisavô do rei Davi só teve o que agradecer.
Ler a Bíblia é uma coisa, estudar a Bíblia é outra. Se a sua ideia é de estudar e aprender, o livro “Doce e amarga providência - Sexo, raça e soberania de Deus” pode ser um instrumento de apoio muito valioso.
Como último comentário, acho que minha visão sobre as histórias de Raabe e Rute (seguidas) mudou completamente depois que li “Pérola na Areia” , que já tem resenha aqui no blog, e este livro de John Piper. Então, boa leitura!

site: http://julicronicas.blogspot.com.br/2014/04/doce-e-amarga-providencia-sexo-raca-e.html
obrunomatias 04/05/2015minha estante
Muito bom! Piper sempre surpreendendo.