Doce e amarga providência

Doce e amarga providência John Piper

Resenhas - Doce e amarga providência

Juliana 07/04/2014

Doce e amarga providência - Sexo, raça e soberania de Deus
O livro de Rute tem apenas quatro capítulos e que estão reescritos neste livro de John Piper, assim, você pode ler em qualquer lugar, mesmo que sua Bíblia não esteja ao seu alcance.
Cada capítulo traz uma amostra a muito atual da soberania de Deus no nossos momentos de extrema dificuldade, como no caso de Noemi, que perdeu o marido e os dois filhos em uma “Terra estranha”.
Também mostra o que no título é chamado de raça, mas que se refere ao casamento entre estrangeiros – no caso, um israelita e uma moabita – e como isso é não impedimento para Deus agir, afinal, Rute (e Raabe) estão na genealogia de Jesus Cristo.
Por fim, o ponto que trata de sexo mostra a importância de saber se guardar e esperar o momento de Deus. Vamos combinar que para Boaz, um homem importante e que já devia ter passado do que era considerado “a idade de casar”, esperar pelo momento certo não deve ter sido fácil. Mas acho que o fim de tudo, o bisavô do rei Davi só teve o que agradecer.
Ler a Bíblia é uma coisa, estudar a Bíblia é outra. Se a sua ideia é de estudar e aprender, o livro “Doce e amarga providência - Sexo, raça e soberania de Deus” pode ser um instrumento de apoio muito valioso.
Como último comentário, acho que minha visão sobre as histórias de Raabe e Rute (seguidas) mudou completamente depois que li “Pérola na Areia” , que já tem resenha aqui no blog, e este livro de John Piper. Então, boa leitura!

site: http://julicronicas.blogspot.com.br/2014/04/doce-e-amarga-providencia-sexo-raca-e.html
obrunomatias 04/05/2015minha estante
Muito bom! Piper sempre surpreendendo.

Gutenberg Carlos 20/04/2015

Fantástico!
Descreve como Deus age mesmo durante os momentos mais difíceis da vida.
Como sua providência é perfeita. E como Ele é soberano.
É dificil para nós entender o sofrimento, mas, sem dúvida, Deus está no controle de tudo.

obrunomatias 03/06/2015

Profundo e escandaloso
Piper trata da soberania exaustiva de Deus na pespectiva do sofrimento e dor. A leitura ao mesmo tempo é dura e confortadora. A cada capítulo uma nova descoberta à partir da vida de Rute e Boaz. Muito bom! Extremamente bíblico.

Sárem 26/06/2015

Doce leitura
O livro de John Piper traz a história de Rute sobre um ponto de vista muito interessante e especial que faz o leitor ver além do que está escrito. É um livro que trata várias questões presentes na nossa realidade, fazendo-nos refletir sobre nossas razões, nossos sentimentos e nossos propósitos com simples frases e com parágrafos inteiros. Eis um trecho que define muito o que o livro retrata :" O objetivo não é apenas nos entreter com uma história interessante, não apenas esclarecer nossa teologia. O alvo é que essas convicções esclarecidas e história inspiradora nos fortaleçam com poder para obras de amor radicais e que correm riscos." Espero que deseje saber quais convicções são essas e que seja abençoado com uma leitura tão agradável.

Jonas.Pessoa 17/06/2019

Espetacular!
Foi a primeira obra do Piper que tiver a oportunidade de ler. Estou impressionado. O autor escreve com um paixão que transborda pelas páginas, indiscutivelmente. Embora o livro seja relativamente pequeno, é de uma profundidade ímpar. John Piper começa a nos mostrar detalhes que, muitas vezes, passam desapercebidos por nós, mesmo se tratando de uma história tão conhecida como a de Rute. Não espere ver correlações com grego ou hebraico. O autor mostra sua interpretação do ocorrido, apontando vários pontos de aprendizagem. Vale demais a leitura, pois estou certo que nunca mais lerão essa história da mesma maneira. Só não dei 5 estrelas por 2 defeitos que julguei importantes:

1 - Não entendi o porquê de transcrever cada capítulo inteiro do livro de Rute. Bastava colocar a referência no início do capítulo da obra;

2 - John Piper foi repetitivo inúmeras vezes. Algumas frases foram repetidas perto de 5 ou, até mesmo, 10 vezes. Quando ia ler um novo parágrafo, parecia estar lendo algo similar, visto anteriormente.

Juntando os dois pontos, fico com a sensação que estavam, de propósito, pra dar uma "encorpada" na obra, uma vez que é muito pequena.

Paschoalino 29/06/2020

LIVRO INCRÍVEL
Piper consegue te imergir em aspectos jamais observados da história de Ruth e Ester, como tudo vivido por ambas era apenas uma parte da história que daria a salvação por meio de Jesus Cristo, o quanto a obediência de Ester foi fundamental para a linhagem de Cristo. Livro curto e rico de conhecimento, me fez enxergar o amor e a graça de Deus. E o quanto a vida sofrida de Rute, que fizera que ela se questionar e culpar foi recompensada pela vinda de Cristo, mas os olhos carnais de Rute não deixavam ela ver a graça de Deus até nas situações difíceis. Recomendo muito essa magnífica obra de John.

Dany Huf 21/04/2021

A história de Rute trata das doces e amargas providências de Deus. Parece duro o uso das palavras ?amargas providências?, porém o Catecismo de Heidelderg nos reponde na pergunta 28: Para que serve saber da criação e da providência de Deus?
Resposta: Para que tenhamos paciência em toda adversidade e para que, quanto ao futuro, tenhamos a firme confiança em nosso fiel Deus e Pai de que criatura alguma nos pode separar do amor dele. Porque todas as criaturas estão na não de Deus, de tal maneira que sem a vontade dele não podem agir nem se mover.
Existe grande vantagem em saber que Deus é soberano sobre a dor e sobre o prazer de nossa vida.
?Se mantivermos os olhos fitos na cruz de Cristo, onde infalivelmente Deus autenticou seu amor por nós, sem que houvesse possibilidade de mudança nisso (Rm 5.8; 1Jo 3.16), a dor que ele designa para nós não diminuirá nosso senso de sermos por ele amados.?

Paloma.Nobre 17/05/2021

Deus é maravilhoso!
Deus operou todos os eventos que levaram Rute a Boaz. Nessa linda exposição do livro de Rute, Piper mostra que todos os eventos que nos deixam tristes podem nos levar a um fim que glorifique a Deus. Livro maravilhoso!

Tulipinha 29/08/2021

Surpreendente!
Doce e amarga providência é um daqueles livros que podemos não dar tanto crédito de cara. Talvez pelas páginas brancas, ou por não ser um livro tão grosso. Mas basta começar a ler as primeiras páginas para ser completamente atraída por ele.
O livro é do John Piper, tem 126 páginas, fala sobre sexo, raça e soberania de Deus e é baseado na história bíblica de Rute.
A história de Rute é muito conhecida, sempre lembrada nas reuniões de feminilidade. Todavia, não podemos reduzi-la a apenas algo relacionado às mulheres. Há ensinamentos para todos os cristãos. Além de ser uma história de amor, masculinidade e feminilidade, soberania de Deus, também é um livro que trata sobre questões inter-raciais.
Uma das coisas que aprendi nesse livro é que Deus está sempre operando, mesmo nos piores tempos. Sua providência nem sempre é doce, às vezes é amarga. Contudo, nossa confiança em sua soberania deve ser inquestionável.
Esse é um daqueles livros que você não pode passar dessa vida para outra sem ler.

Gabriella Dias 01/01/2022

Ler esse livro foi um conforto em meio ao furacão que estava o meu coração.
Tive a sensação de John Piper estar sentado ao meu lado conversando comigo me passando sua certeza da bondade de Deus em meio a qualquer circunstância.
Doce e amarga providência, foi uma ponte para que eu encontrasse mais uma vez a graça de Deus,agora em 2022 quero mergulhar nela.?

Eber.Cruz 06/04/2022

Deus nunca perdeu o controle
Um pequeno livro, com uma mensagem GIGANTE!
Como é lindo ver e entender a mão de Deus agindo em nosso favor mesmo em meio as maiores tempestades de nossas vidas.

?E Noemi exclamou: ?Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal e bondoso com os vivos e com os mortos!? E acrescentou: ?Aquele homem é nosso parente; é um de nossos resgatadores!??
??Rute? ?2:20? ?NVI??

No pior momento de sua vida, Noemi enxerga a Providência do Senhor.
E ali entende que a vontade DELE, é boa, perfeita e agradável.

cidione 27/02/2023

Um tempo precioso de leitura que me abriu a mente sobre como Deus trabalha para o cumprimento do seu propósito para humanidade através da sua Doce e, as vezes, Amarga Providência. Esse livro esclarece, de maneira muito apaixonada, que, como disse Paulo, "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus." E que mesmo de forma não linear aqueles que temem ao Senhor terão o privilégio de viverem para a Glória do nome do Senhor Jesus.

Pr. Gabriel Costa 11/05/2023

Deus Cuidará
Há muitos anos sou apaixonado por essa história e passei um bom tempo, preso na ação da família em ir a lugar que não poderia e tão pouco casar-se com ele.
Por meio da página desse livro pude ver a profundeza do cuidado de Deus em situações complicadas. Deus cuidará de ti.
Fica nítida a providência de Deus em cada detalhe, onde tudo se encaixa como um quebra-cabeça, mas até chegar lá, é necessário passar por uma jornada que às vezes terá espinho.
É um belíssimo livro e pude saboreá-lo aos poucos, lendo e refletindo cada capitulo fazendo aplicações para minha vida.

Cintia233 02/12/2023

Doce a amarga providência de Deus, como precisamos entender isso, que princípio poderoso.

Deus está em tudo!

amandizando 29/12/2023

?Por trás de uma providência carrancuda, esconde-se um rosto sorridente.? William Cowper

?Em Doce e Amarga Providência, John Piper explana o livro bíblico de Rute de maneira aprofundada, destacando e explicando na história aspectos como sexo, raça e a soberania de Deus.

? Piper nos traz uma visão macro de um livro que parece tão simples, mas que carrega uma mensagem transformadora. Em Rute temos uma história de amor, demonstrações de como exercer masculinidade e feminilidade, a abordagem da diversidade racial e étnica, o controle de Deus diante das calamidades da nossa vida e a Glória de Cristo raiando em meio a todo caos.

? O autor nos leva a entender bem o que se passava naquela época (cerca de 1400 a 1000 a.C.) mas também faz aplicações a situações do nosso cotidiano, o que nos leva a aprender e sermos edificados, de forma extremamente bíblica!

?A leitura desse livro veio em hora muito oportuna, eu e o Gui estamos provando da doce e amarga providência de Deus. Estamos sem um emprego fixo desde que casamos e isso nos leva todos os dias a dependermos totalmente de Deus (o que sempre aconteceu, mas quando passamos por essas situações, vemos de maneira mais clara que não temos controle), há momentos em que nossos olhos brilham ao vermos tantas realizações e em outros momentos nossa fé é testada e a ansiedade aperta o peito, mas, independente de qualquer coisa, não há nada melhor do que estarmos sob suas asas!?

??5?s | Apesar do livro ser breve, vale muito a pena a leitura, principalmente se você ainda não estudou de maneira mais abrangente o livro de Rute!