Não Sou Ninguém

Não Sou Ninguém Emily Dickinson

Resenhas - Não Sou Ninguém

Manuela 16/04/2014

"I'm Nobody!"
Não sei se o que escreverei terá teor de resenha ou mera impressão. Meu primeiro contato com Emily Dickinson se deu através dessa obra - e meu interesse maior, além do fato de ser uma poetisa, foi no seu tradutor Augusto de Campos. Devo confessar que tenho um grande prazer em ler a apresentação de qualquer obra que me chegue às mãos - o interesse em entender as motivações, conhecer um tanto mais o autor, verificar impressões - e Augusto nos presenteia com boas páginas falando não apenas da vivência da autora, como também, de certa forma, da sua experiência com a tradução dos seus poemas. Só por essas 8 páginas o livro já valeria a pena, ao meu ver.

No mais, apenas o fato de Dickinson iniciar a sua escrita saindo de qualquer padrão já me deixou extasiada demais. A leitura é rápida e os poemas possuem a intensidade necessária (ainda que acredite precisar de uma segunda leitura para compreender alguns deles, rs). A versão original pode ser consultada no próprio texto. E são de sublime beleza.

"And since We're mutual Mornach
How this be
Except by Abdication -
Me - of Me?"

(c. 1862), p. 56
Mariana.Libardi 18/06/2021minha estante
Vc leu traduzido?

MCris 17/12/2013minha estante
se o poema original está ali ao lado, o afastar-se da tradução mais literal ou canônica fica mais interessante. é o caso, não?

Eduardo 03/01/2014minha estante
vc está certíssima! fica um jogo limpo. reli o comentário acima e pensei que é grande a chance de eu ter sido injusto com o tradutor. bjones!

Let 04/12/2022

eita que a Hailee Steinfeld escreveu um livro
alguns poemas permanecem um mistério pra mim e com certeza vou comprar esse livro pra poder fazer as minhas anotações e pesquisar interpretações por aí. Incrível, Emily Dickinson vale muito a pena.

Beatriz3345 13/02/2019

Primeiro livro de poesia que eu li e gostei, a autora mergulha nas palavras e emerge versos que me cativaram de um modo nunca feito antes nesse tipo de estilo.
Gostei muito!

andyelivros 08/03/2021

Além das palavras!
Emily Dickinson nasceu em Amherst, Massachusetts, em 1830, e morreu na mesma cidade em 1886. Por volta de 1860, iniciou a fase madura de sua poesia e, salvo dez poemas divulgados em jornal, a obra de Emily só foi difundida após a sua morte. De intensa emoção concentrada, sua poesia é única e antecipatória em termos de densidade léxica e liberdade sintática.

esmedry 07/10/2022

gay sentimental demais
muitoo sentimental e faz analogias entre a morte/ vida e o amor como sendo a forma vital, é bomm e profundo