Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Lia 01/03/2022

Leia e persista no começo.
Que livro! Com reviravoltas e surpresas não tão agradáveis ao leitor mas que entendi que era necessário.
Não é meu livro favorito de Jane Austen mas não me decepcionou: mesmo com personagens com caráter duvidoso e muitas vezes impertinentes, a maneira como Jane escreve nunca decepciona.
Até os 20% é um pouco maçante e nada acontece direito... Mas depois...

Aline 01/03/2022

Fanny mora com seus tios e seus primos desde os 12 anos de idade, ela é uma menina dócil, tímida e sempre disposta a ajudar quem precisa, e isso infelizmente dá liberdade de algumas pessoas se aproveitarem dela. Seu primo Edmund é seu único amigo em Mansfield Park, sempre tratando-a com gentileza.
  Seu tio Sir Thomas se afastará de sua casa para resolver alguns problemas nos seus negócios. Algum tempo depois, os irmãos da sua vizinha, Sra Grant, aparecerão nas redondezas e conheceremos os irmãos Mary e  Henry Crawford, ambos são boas pessoas, mas ao mesmo tempo são fúteis. Em pouco tempo todos em Mansfield estão encantados por eles.
  Todos aproveitam a viagem de Sir Thomas para se entreter com a criação de uma peça (essa parte me rendeu boas risadas), e no último momento isso não acontecerá.
  Lembrando que Fanny desde o primeiro momento ficou desconfiada em relação aos irmãos Crawford. No decorrer do livro alguns casais serão formados, algumas pessoas serão iludidas e descobriremos quem é quem.

?- Procrastinei quase dois anos pra ler esse livro. Foi uma leitura bem arrastada, não consegui me apegar muito aos personagens e fiquei triste com isso. Senti raiva da Fanny em alguns momentos da história por ela ser tão tímida, sem opinião própria e deixar as pessoas fazerem de tudo com ela. Apesar de ter sido um livro um pouco chatinho pra mim, ele me rendeu bons momentos, passei raiva, dei boas risadas e me surpreendi com o plot.
Mansfield Park é uma narrativa muito boa e bastante detalhada, porque conheceremos um pouco de cada personagem. ?

Viih 25/02/2022

Um livro ?leve?, livre de plot twists inesperados, com a escrita firme e detalhada de Jane Austen, mais madura e mais focada nas relações humanas.
Com uma personagem diferente de qualquer heroína de personalidade forte, Fanny é tímida, introspectiva, observadora, bondosa em excesso com aqueles que a rodeiam e totalmente conformada com o seu lugar na casa do tio.
Na infância, Fanny é levada para a mansão de seus tios com melhores condições, lá ela passa a ter uma vida com conforto, porém sempre lembrada de sua diferença diante de seus primos e primas, apesar da grande indiferença com a qual ela é tratada, ela se mantém totalmente grata pela oportunidade de uma vida com mais conforto. Seu único ouvinte é seu primo Edmund, que a trata com carinho e reconhecendo as omissões que ela sofre, tenta dar um maior conforto para a jovem.
A sequência do livro se baseia nos acontecimentos dentro da propriedade do tio, Mansfield Park, que dá nome ao livro, ai Jane foca em alguns defeitos de caráter/personalidade, excesso de egoísmo, falsas aparências, amores/preferências que cegam, nos interesses financeiros acima de tudo e etc, que nós leitores vemos pelas observações da personagem, que ela mantém apenas como reflexões mentais.
É uma leitura gostosa, cheia de persongens, e alguns ?escândalos? para época, que talvez a autora traga como uma crítica à sociedade em que ela vivia.

Amanda Magalhães 23/02/2022

Mansfield Park: linda por fora e bagunçada por dentro.
? Mansfield Park é o cenário que protagoniza mais uma das personagens de Jane Austen. Fanny, uma moça encantadora, mas que também desperta um certo desconforto em ralação a sua atitude complacente mediante as pessoas que a cercam.
? Levada de de sua família humilde aos dez anos para morar com os tios em melhores condições financeiras, Fanny acaba tendo que lhe dar com a situação de conviver em um mundo onde não se encaixa e acaba se deixando levar pela saudade e a angústia de não se sentir bem em um novo lar longe de seus irmãos. Entretanto dentre seus quatro primos um acaba demonstrando mais carinho e atenção a ela, ajudando-a a se encaixar nessa nova realidade em Mansfield Park.
? Com o passar dos anos, Fanny cresce não somente em estatura mas também em graça e delicadeza e com ela a admiração e o amor pelo primo Edmund, porém esse sentimento é correspondido de forma fraterna.
? A vida em Mansfield Park parece tranquila e normal até a chegada dos irmãos Crawfords, Mary e Hanry, que provocam uma verdadeira bagunça nos sentimentos da família Bertram.

Leitora surtada 22/02/2022

Meu romance favorito da J.A
Esse sem dúvida é meu romance favorito,amei a construção dos personagens e da história.
Ainda não superei o ódio que eu sinto pela tia Norris,mas super recomendo,eu achei apenas um erro: o romance acontece muito do nada,mas fora isso eu amo tudo nele(menos a sra. Norris,ódio dessa velha coroca do caramba)

Letícia 18/02/2022

Mansfield Park
?O que você acha de um racionamento entre parentes, primos por exemplo? Você concorda?

Mansfield Park - 528 páginas
Jane Austen - 3|???

Sinopse: Fanny Prince vem de uma família não muito rica, infelizmente. Para garantir um melhor futuro a sua filha, seus pais a enviam a Mansfield Park, para ser criada aos cuidados do tio materno. Infelizmente, seus primos não se importam muito com ela e a tratam como uma pessoa qualquer. Menos Edmund, seu primo mais apegado a ela, e a quem ela desenvolve um grande carinho, que mais pra frente a de se tornar algo a mais.

?Eu achava O&O um livro ok, mas esse aqui foi uma decepção. Sinceramente, não gostei muito não. O livro em muitos momentos foi lento, cansativo e me dava vontade de desistir.

?O que me ajudou no final, foi ouvir na Alexa porque os últimos capítulos foram super chato e o final foi uma decepção. Sério, muito ruim. Não gostei.

?O casal, é legal. Mas não chega perto do casal de Persuasão por exemplo. Eles tem química, mas os personagens são sem sal. É difícil.

?Alguém tomou o lugar de O&P como o que eu menos gosto da autora. Admito, que estou surpresa!

Fabi 16/02/2022

Acho que uma parte da insatisfação geral das pessoas deve-se ao fato da protagonista Fanny Price ser o oposto da amada Elizabeth Bennet de Orgulho & Preconceito.

Fanny é uma jovem pobre que é enviada à casa de seus riquíssimos tios Bertram onde seria criada e quem sabe adquirir modos e hábitos “melhores e mais dignos” para a época (este livro foi publicado na Inglaterra de 1814, então pensem só...). Mas, apesar de se esforçar para agradar e nunca incomodar, Fanny é tímida, introspectiva, não se expressa tão aberta e calorosamente. Ela tem a saúde debilitada, o que faz com que qualquer atividade seja cansativa e somente seu primo (e interesse amoroso de Fanny) a enxergue com valor. Ele a vê como realmente é: a doçura em pessoa e dotada de uma alma muito boa, que mesmo sofrendo boas doses de injustiça, permanece plena.
Tudo segue seu curso até que dois irmãos ricos e badalados 😂 chegam a Mansfield Park para se hospedar como vizinhos e Fanny parece ser alvo das atenções de outras pessoas...

Para mim é um dos livros da autora que mais entregou críticas à sociedade classista de forma evidente!
Por exemplo... A gente vê uma das tias de Fanny achar um absurdo comprar uma montaria para a sobrinha, já que isso colocaria nossa protagonista em pé de igualdade às primas. Ou ainda, Fanny é quase impedida de usar a carruagem da família em meio a tempestade por ser a sobrinha pobre.

E é quando percebi que a força da personagem não está nos diálogos e em manifestação de seus desejos, mas sim na paciência, no altruísmo, na auto reflexão e acima de tudo, no seu caráter.

Fanny me ganhou e apesar de eu achar arrastado na metade, dou 4⭐️ feliz!

Leonela_ 15/02/2022

Mudaria o final
Jane Austen é sem dúvida mestre em romances seus livros são maravilhosos com uma forma de arrebatar os corações dos leitores, sempre que começo um livro de Jane Austen não consigo parar devoro a leitura em poucos dias... Com Mansfield Park não foi diferente exceto pelo seu final que deixou a desejar e inclusive torcia por algo bem diferente. Chego a pensar que a autora se perdeu no fim, como se tivesse perdido o fôlego ao final da narrativa. Uma pena, pois em tudo o livro foi arrebatador. Sem dúvida esperava um final mais romântico para a protagonista Fanny.

Debby 14/02/2022

Jane Austen é uma escritora que me marcou, conheci suas obras na adolescência e é sempre maravilhoso voltar para cada uma delas.

belle 28/01/2022

muito grande e pra que kknjbhbh
gosto da vibe dos livros da jane austen, esse foi meu segundo dela, gostei mais definitivamente de orgulho e preconceito.
não sei o que eu acho do romance entre primos??
demorei quase um mês pra terminar de ler pq não acontecia nada de muito interessante??mas em geral, gostei !! me apeguei aos personagens e foi uma leitura agradável??????

ligia 21/01/2022

FANNY À JÓ
Fanny foi com certeza a personagem mais íntegra desse livro tal como Jó. Sim, não sei por quê mas no livro inteiro me passava a frase dele "até eu morrer não renunciarei a minha integridade", foi exatamente isso que Fanny fez, ela era fiel aos seus princípios e ideais e passou a ser taxada de "egoísta, mesquinha, chata" só por isso. Absolutamente TODOS os outros personagens podem ser considerados egoístas: T-O-D-O-S à sua maneira. Principalmente Lady Bertram, que velava seu egoísmo num "amor fraternal pela sobrinha" mas não passava de uma folgada isso sim. Meu ódio eterno será para a Sra Norris, com certeza uma senhora tão bajuladora que dava até pena, horrível em todos os sentidos, só pensava em ofender e nunca pensou em incentivar sua sobrinha pelo contrário só a fazia se sentir um lixo. O desenvolvimento dos personagens parece que foi ao contrário! De 100 a 0 muito rápido. Começaram de um jeito bom e agradável até que no final a gente se depara com uma criatura ridícula??? Estão incluídos: Mary e Henry Crawford. E também me chocou como a realidade desse livro ultrapassa séculos. Quando descreve as diferenças de vida de uma irmã que teve a sorte de ter se casado com um homem rico para a outra que continou pobre e cheio de filhos, assim como Fanny disse "o que a natureza não foi capaz de fazer, as circunstâncias fizeram". E é isso, o livro é muito bom para aqueles que têm paciência e gostam de umas reviravoltas já que simplesmente não dá pra saber como termina a história até os últimos parágrafos do livro. E senti falta de uma declaração do casal no final... Jane Austen você é uma gênia por juntar todos os detalhes e as características de cada personagem dando um final merecido para cada um de acordo com suas atitudes.

Carol_kz 18/01/2022

Um livro bom, porém falta alguma coisa...
Adoro os livros da Jane Austen, porém Mansfield Park me deixou com uma sensação de que faltava alguma coisa. A história é ótima, mas no final faltou mais detalhes. Mesmo assim, vale a pena a leitura.