Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Nicole.Coelho 02/01/2022

Fanny
Comecei achando a Fanny uma mosca morta, terminei convencida de que ela é a mais nobre e bondosa personagem de Austen. A história é fofa e um romance leve, mas o que mais me marcou nesse livro foi querer ser um pouco mais parecido(em atitudes) com a heroína de Mansfield Park.

camaziabento 02/01/2022

Desfecho apressado
Como em "Orgulho e Preconceito", "Persuasão" e outras obras da autora, em "Mansfield Park" o que não falta são descrições da paisagem, ambientes e sociedade da aristocracia inglesa do século XIX, a obra também relata as desvantagens de ser mulher naquela época e a salvação apenas pelo casamento.
Cercada por parentes que a consideravam inferior, Fanny, a personagem principal, aprendeu a ser submissa às vontades dos outros, mas não tão cativa, quando ela se depara com as investidas de um pretendente rico mas sem escrúpulos, o leitor fica curioso para saber qual será sua atitude, aí começa o suprassumo da história narrada.
Com um final inesperado, a obra apenas deixa a desejar em relação aos relatos do casal principal, parece que a autora estava com pressa em finalizar a história e não detalhou o desfecho como detalhou outras situações menos significativas. Talvez o gosto de "quero mais" seja o sinal de que é uma obra de Jane Austen e, por isto, vale a pena ser lida.

Lauraa Machado 01/01/2022

Pior final de um livro da Jane Austen
Estou revoltadíssima por ter passado mais de quinhentas páginas lendo esse livro para chegar ao final mais anticlimático da literatura inglesa. Até ler esse livro, meu menos favorito da Jane Austen era Persuasão, mas pelo menos ele tem um final bom! Eu li esse mais rápido do que planejava, só porque estava ansiosa para ver Fanny finalmente ser vista e valorizada, mas ela acaba sendo só segunda opção, considerada só quando a prioridade deu errado e ainda foi descrito do jeito mais simples e corrido possível.

O livro em si não é ruim. Ele é um pouco enrolado, mas eu gostei dos personagens, até os 'anti-heróis', talvez principalmente eles. A Mary foi minha favorita. Tudo bem que ela não tinha as virtudes que os outros consideravam importantes, mas gostei de ver que ela tinha opinião e atitude, além de ser honesta e engraçada e de saber quem é. Henry também foi outro do qual eu gostei, mas queria que ele tivesse se provado uma pessoa um pouquinho melhor. Confesso que torci demais por ele, pois Edmund é um palerma e eu o odeio!

Talvez eu dê alguns spoilers daqui para a frente, se você não souber quem é o casal principal e tudo mais!

Eu sempre consigo prever quem vai ser o interesse romântico em livros da Jane Austen. Não sei como. Só sei que, quando eles aparecem, alguma coisa sempre me diz que é ele, mesmo que seja nas cenas mais aleatórias. Então passei o livro todo querendo gostar do Edmund, querendo que ele se mostrasse interessante, que ele prestasse alguma atenção em Fanny. Mas ele nunca foi nada além de seu primo/irmão, nem quando era para a história estar encaminhando para algum tipo de romance. E quando tudo realmente dá certo para Fanny como ela quer, não foi narrado, foi contado em um resumo. Revoltante! Foram quinhentas páginas ouvindo ele idolatrar a outra para chegar no final e ter um resumo do interesse superficial dele por Fanny? Fala sério.

Eu achei que ia detestar a Fanny quando ela começou a mostrar sua personalidade (ou falta de personalidade), mas eu torcia por ela e pelo que ela queria, o que é exatamente do tipo de coisa que espero de protagonistas. Então, de verdade, o único personagem que eu detestei foi o Edmund.

Quer dizer, não posso falar que gosto do pai dele, Sir Thomas, que é dono de terras na América Central e de pessoas escravizadas, né? Me incomodou principalmente como a Fanny ainda chegou a comentar sobre escravidão sem qualquer problema, depois de eles passarem o livro todo julgando quem não tinha seus valores cristãos (risos). Mas eu mal considero Sir Thomas um personagem relevante.

Esse é de longe o livro da Jane Austen que eu menos gostei até hoje e não acho que vale tanto a leitura de quase 600 páginas para o final mais insatisfatório possível! Mas eu amo outros dela e ainda quero ler os que faltam!

Nanda 05/01/2022minha estante
Você tem toda razão, sério mesmo

Flávia 27/12/2021

Gostei do uso dos ambientes
A história toda acontece em Mansfield e Portsmouth, mas cita vários outros lugares e dá uma boa noção de como as distâncias eram enormes pra quem viaja a pé, a cavalo ou de carruagem ou carroça.
Também é interessante ver como as classes eram extremamente divididas e não se misturam.
Sobre a parte do romance, ainda tem a marca da Jane Austen mas sem ser tão impressionante quanto Orgulho e Preconceito.

Bianca 26/12/2021

Resenha #045
Que difícil foi ler esse livro, confesso! No começo, demorei a me engajar na história, por isso, se você está passando por isso: mantenha-se firme! Tudo melhora.
Mansfield Park é uma verdadeira novela. Ouso dizer que Austen antecipou suas críticas às novelas da Rede Globo e companhia. Nessa obra, nos deparamos com uma família cuja duas filhas se deram bem em seus casamentos e uma, tida como rebelde, não tanto. As duas irmãs, com corações cheios de "boas" intenções, resolvem dar a um dos filhos da irmã a oportunidade de uma boa criação. Eis que Fanny chega ao lar dos Bertram. Daí se desenrolam amizades com vizinhos, jantares, paixões... Dá pra imaginar uma novela assim, não? Hahaha. Primorosamente escrita, claro.
Foi uma das melhores leituras desse ano. Jane Austen sempre incrível.

Chele 26/12/2021

Narrativa da brillante Jane Austen que versa sobre a história de Fanny Price. Mocinha das mais apáticas das heroínas do universo de Austen. Criada pelos tios, nutre uma paixão pelo seu primo Edmund desde criança. Cheio de críticas a sociedade inglesa do fim do século XVII, a melhor parte da trama, gira em torno de relacionamentos familiares, sociais e de amizade. A história até é bem construída mas o final deixou a desejar com o desfecho nas últimas três páginas e de modo demasiadamente resumido. No entanto, vale a pena conhecer mais uma obra dessa escritora tão fantástica e pioneira.

Fran 21/12/2021

Sem graça e tedioso.
Nunca imaginei que a acharia um livro de Jane Austen ruim, até ler esse. Foi uma tormenta, abandonei a leitura 3 vezes. Não consegui me ligar a nenhum personagem, sendo todos muito tediosos ou irritantes. A mais impordoável nesse sentido é a própria protagonista, Fanny é uma menina tímida, cheia de opinião sobre os outros mas que guarda seus julgamentos apenas para si, pois ela mesma se subjulga que acredita não ser importante sua opinião. Talvez seja o livro mais "real" e menos romantizado da autora, em que o assunto focal está na relação humana e na hipocrisia da sociedade da época. Digo que como crítica social, talvez seja um ótimo livro. Mas mesmo, que de forma insistente, não consegui me envolver com a leitura, os personagens não são cativantes, a história não tem um grande conflito e os acontecimentos são estendidos e espaçados que chegam a tornar a leitura tediosa.
Ainda assim, Jane Austen ainda é minha autora preferida.

Milena.Saleh 16/12/2021

Obra de arte
Apesar de ser meu terceiro livro de Jane Austen, só agora percebo algo muito curioso sobre sua escrita: não há pressa. Jane não desenrola uma trama; ela conta uma história. Lentamente e de forma envolvente, ela relata uma série de acontecimentos banais das vidas de determinado grupo de pessoas, sem objetivar chegar a um ponto, sem precisar encaixar fatos oportunos; uma coisa leva à outra, despretensiosamente, da maneira natural como ocorreria no mundo real, e é isso que torna sua escrita tão fascinante. O livro, além do fator romântico, trata de questões morais, de sacrifícios pessoais, de vícios, de caráter e valores; tem muito a acrescentar mesmo ao leitor mais desavisado. Recomendo fortemente a leitura de Mansfield Park, ótimo livro, extremamente agradável!

VerAnica.Cardoso 08/12/2021

Mansfield Park me permitiu entrar em contato mais uma vez com a escrita de Jane Austen que gosto demais! A impressão que tenho é que se a autora escrevesse uma receita de bolo, eu com certeza leria só para usufruir da narrativa que tanto me cativa! Esse romance é mediano comparado à outros títulos da autora, mas me envolvi com a história e cheguei a pensar que as personagens tomariam outro rumo, Jane me enganou kkkk mas tudo bem! Mais uma leitura concluída ?

Mari Duarte 30/11/2021

O livro trás uma trama maravilhosa, com muito drama, romances (explícitos e secretos) escândalos, enfim, tudo que se pode esperar e desejar da estória. MAS? tem a linguagem esperada dos clássicos (e algumas
Ideias de ideais da época) então que você leia com estas informações em mente, do contrário nem todo o encantamento que ele proporciona será suficiente para você terminar suas 520 páginas.

Por fim, o meu motivo pessoal para não amar o livro absolutamente é bem simples.. eu não gosto (nem um pouquinho) da Fanny. É realmente considero que se a estória fosse do ponto de vista da srta. Crawford eu teria dado todas elas possíveis estrelas.

Dani 25/11/2021

Como uma telenovela
Esse era o último livro que faltava para que eu fechasse as obras de Jane Austen (não estou levando em consideração os demais contos).

Já faz muito tempo desde o último romance dela lido, mas durante a leitura notei que tive a mesma sensação de que as coisas poderiam ter se resolvido antes, mais resumidamente.

Com alguns capítulos a menos no meio, poderia ter se desenvolvido melhor as ligações e relações que são mostradas muito superficialmente no último capítulo.
Se a ideia era que todos os sentimentos estivessem explicados graças aos acontecimentos anteriores, pra mim, só pareceu que o livro precisava ser encerrado. Ou, muito parecido com o que acontece em uma novela: o último capítulo todo mundo se ajeita e os vilões pagam seus pecados.

Mari 06/11/2021

Gostei
Compete com Abadia de Northanger pra ser meu preferido da Jane. Foi a minha protagonista favorita até agora, super simpatizei com ela. A história é cativante, mas demora um pouco pra ficar interessante. Achei legal que esse trouxe uma visão de outra parte da população da época, oq tava sentindo falta nos outros livros. O final não me surpreendeu, mas o desenrolar da história trouxe algumas surpresas. 3,5 pq esses romances de época não são meu estilo favorito, mas pra quem gosta eu recomendo esse!