Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Manu 19/12/2023

Mansfield Park
Acho que primeiramente é importante ressaltar que os livros de Jane não são para qualquer um.
Livros clássicos podem soar chatos e arrastados se você não tem costume de lê-los,
Eu sempre tive muito gosto por clássicos, mas de uns 2 anos para cá, eu estou amando leituras levinhas de romance clichê e fiquei assustada quando percebi que estava achando esse livro chato!
A leitura foi suuuuuuuuper enrolada, arrastei muito para ler e em diversos momentos senti raiva da protagonista. Fiquei surpresa de como eu tinha perdido o "molho" para livros clássicos, até que eu fui ler as resenhas das minhas amigas: fãs da Jane Austen.
Me senti mais acolhida quando percebi que eu não era a unica que havia sentido a necessidade de um enredo mais envolvente e me senti mais confiante para dar minha opinião.
A Jane sempre foi muito sensata nas criticas que ela trazia no livro e no toque sarcástico que ela adicionava nas personagens, e eu sempre amei muito isso, e esse livro não é diferente! Arrisco em dizer que é o livro que eu eu mais encontrei sarcasmo no enredo e as criticas foram muito bem colocadas, mas os personagens sao muito mal colocados e eu não gostei muito.
Enfim, 3/5 estrelas é suficiente para esse livro. Mas se você nunca leu Jane Austen, não comece por esse.

Mglg 05/12/2023

Não sei bem como se avalia um livro clássico. A única coisa que eu posso dizer é que eu não gostei. De todos os quatro livros que eu li até agora, esse foi o mais decepcionante. Não consegui gostar de nenhum personagem (e eu tentei muito), não gostei da história e muito menos do fato dele ter quinhentas e tantas páginas. É tudo tão sem sal que parecia que estava lendo esse livro há dois anos. Foi um sufoco.

Dainara.Coelho 05/12/2023

Muito grande. Muito sofrimento. Definitivamente, Emma e Orgulho e Preconceito são os melhores livros. As histórias são mais divertidas, apesar dos personagens insuportáveis, tem graça e atratividade. Mas esse livro tá linge disso. A forma como obrigavam Fanny a ser grata passando por cima de suas vontades e ainda julgando ela egoísta é ridículo. Eu esperava mais da relação dela com Edmund, como a de Emma e do sr. Knightley. Divertida. Mas só temos ele reclamando o tempo todo. Num todo a história é legal.

thaisobral 03/11/2023

Uma grande fofoca
Ao ler o livro, me senti lendo uma grande fofoca que eu não via a hora de saber o desfecho.
Como sempre, Jane Austen criou personagens com as quais conseguimos nos identificar, ter empatia, simpatizar, mas também sentir raiva.

Priscilafn 31/10/2023

Meu favorito de Jane Austen
Comecei o livro despretensiosamente, só pra me distrair do tédio das viagens de ônibus até o trabalho, e fui surpreendida com uma leitura muito divertida.
Dos livros da Jane que eu já li (três kkkkkk), esse foi onde o lado sarcástico e cômico dela ficou mais evidente.
É impossivel ninguém reconhecer um parente/conhecido nas figuras da tia Norris ou dos pretendentes das irmãs Bertram, e não se identificar com os pensamentos e atitudes da Fanny.
Porém, apesar de tudo, Mansfield Park na minha opinião é um livro com pouquissimos acontecimentos. Boa parte da narrativa foca em acontecimentos bastante irrelevantes e até mesmo repetitivos em certos pontos, o que pode deixar a leitura cansativa e entediante, como já vi outras pessoas falarem.
Outro ponto negativo foi o fato do final ter sido muito corrido. Parece que tudo o que não aconteceu no livro inteiro foi resumido nas últimas 10 páginas, o que me deixou decepcionada.
Ainda assim, minha nota é de 4,5? por conta dos bons momentos e da companhia que o livro me fez nesse mês de leitura

Natalia1481 24/10/2023

Em defesa de Fanny Price
Discordando da maioria, inclusive da sinopse, gostei de Fanny Price desde o início. Devido a sua timidez natural e por ser tratada como inferior por parte da família, a Fanny não falava muito, mas sempre foi muito firme em suas opiniões e merecia ser mais respeitada. Edmund era o único que sempre a tratou bem e a amou, apesar de que foi difícil continuar a torcer por eles como um casal com a paixonite dele por Mary, embora eu entenda o fascínio. Bom, no fim ele percebeu o meu caráter de Mary e que realmente amava Fanny, espero que tenham sido muito felizes juntos.

Eu gosto do casal Bertram, que do seus próprios modos, os dois cuidavam e amavam Fanny. Tom e Julia são meio esquecíveis, mas gostei de algumas participações. Os Price, com exceção de William e Susan, são completamente irrelevantes e mal educados. Os irmãos Crawford quase me enganaram algumas vezes com suas palavras bonitas, mas são extremamente egoístas e manipuladores. Quem não me enganou nem por um segundo foi Mary, completamente mimada e egoísta, mas a mais desprezível de todos é a Mrs Norris, as duas se merecem.

Sobre a história em si, o final pode ter sido um pouco apressado e o meio um pouco parado, mas os personagens e a trama foram bem desenvolvidos, fiquei entretida do começo ao fim.

Roberta.Rozin 07/10/2023

Mais um clássico para o coração
Fanny me fez sofrer, uma personagem terna, tímida e compassiva. Observadora, foi aprendendo a lidar com as muitas diferentes personalidades de sua família que lhe acolheu aos 10 anos. E apesar de ser excluída pela família ela soube contornar as faltas que lhes proporcionavam.
Comecei detestando a Sra. Norris e terminei a leitura com a mesma opinião kkkkk
Eu sou fã das obras de Jane Austen, consigo facilmente ser transportada para dentro de suas histórias com facilidade.
Foi uma leitura agradável, fluida e envolvente.

Leonardo Bezerra 07/09/2023

Gosto muito como Jane Austen constrói um desenvolvimento lento e considerado arrastado, mas satisfaz seus leitores com um ritmo acelerado de acontecimentos depois de algumas páginas. Acho que essa foi a minha protagonista favorita dos livros dela, o que tornou a leitura ótima.

mils03 05/09/2023

Mansfield Park ???????????
Fanny é uma personagem um pouquinho cansativa. Definitivamente não é como as outra heroínas da Jane A; mas eu por fim acabei por simpatizar com ela. O livro como eu falei é um pouquinho parado, tirando dois grandes acontecimentos que realmente fazem a leitura andar. Fui bastante enganada em relação a alguns personagens, mas acontece né ?! O final em si não me agradou 100%, mas não é um livro ruim em si, mas se você tá começando a ler J.A agora definitivamente NÃO comece por Mansfield Park. É isso, J.A diva nunca te criticarei ??
( emojis spoilers ou não ? )

Cintia295 04/09/2023

A primeira vez que li esse livro tentei 3 vezes até concluir e não gostei muito. Agora reli em uma LC e pude observar algumas coisas que não tinha pegado, Fanny é uma personagem interessante no sentido que ela não tem muito o que fazer para mudar de vida, é pobre, vive em uma casa meio que de favor pelos tios, não é bem tratada por ninguém, somente Edmund vê ela e mesmo assim não é lá essas coisas maravilhosas, sim meu maior ranço desse livro é ele. Mas Fanny é muito observadora, ela vê tudo tem sua opinião sobre tudo mas pelo seu lugar ela fica mais na dela.
Os outros personagens também não me cativou.
O final desse livro é péssimo que ódio do Edmund, não você não me convenceu. Kkkkkkkkk

Gabrielle450 19/08/2023

Mansfield Park - Jane Austen
Eu sou suspeita para falar das obras de Jane Austen, pois ela escrevia romances como ninguém mais escreve hoje. Mansfield Park não é um romance arrebatador como Orgulho e Preconceito, é um romance leve e neste livro Jane Austen fala de maneira muito clara sobre a fé dos personagens, sobre seus princípios, valores, morais. Neste livro vão aparecer personagens de coração manso, mas também personagens de caráter duvidosos; pessoas interesseiras e outras bondosas.
É um livro incrível!