Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Maria.Cecilia 24/05/2023

Gostei!

Procure por livros, autores, editoras, ISBN...
Editar
Excluir
Resenha | Mansfield Park
Publicado 24/05/2023 10:49

Terminei de ler Mansfield Park, da minha autora idolatrada, Jane Austen. Confesso que depois de ter lido Orgulho e Preconceito, Razão é Sensibilidade, Emma, Persuasão, Abadia de Northanger, este é o livro que menos gostei. Apesar disso, apreciei o final e li com prazer.

Essa é a história de Fanny, uma garotinha pobre que foi enviada para morar com os tios mais abastados. Ela é humilde, prestativa, obediente e sempre se viu inferior às suas duas primas, donzelas perfeitas e primorosas. Tem um carinho especial pelo primo Edmund, que a respeita e a orienta, e detesta a tia Norris, que sempre a humilha.

Assim, Fanny cresce em uma casa sem carinho e luta contra seus problemas, deficiências e amores platônicos.

Quando um casal de irmãos londrinos chegam para uma temporada na vizinhança, a vida da pacata moçoila muda completamente e aí começam seus dias tempestuosos, suas escolhas e arrependimentos.

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

NatAlia233 21/05/2023

Jane Austen é incrível!
É incontestável quando dizem que Jane Austen não escreve romances, ela descreve personalidades. Que aula de caráter nós temos ao ler as obras de Jane Austen. Aprendemos com os personagens o que devemos e não devemos ser, é muito mais do que ler um simples romance.

Menanda 16/05/2023

Surpreendente
Eu não esperava metade dos acontecimentos desse livro e ficava ansiosa para saber o que ia ou não acontecer. Uma história que consegue ser leve e interessante, e que me deixou muito presa nas últimas 150 páginas. Gostei muito do final!!!!

leaveme_here_ 07/05/2023

???????????????????
Uma leitura bem extensa que poderia ter várias partes reduzidas, mas é Jane Austen né.
A história em si, mesmo que seguindo lentamente, trás várias reviravoltas, principalmente no final, e tem um desenvolvimento muito bom dos personagens ao longo do livro.
Os personagens são marcantes, principalmente por seus pontos negativos, fazendo você amá-los ou odiá-los.
Apesar de se prolongar em questões que poderiam ser facilmente resolvidas e possuir diálogos e monólogos intermináveis, o final, principalmente o último capítulo, foi escrito com uma pressa e simplesmente jogou tudo lá para encerrar a história.
Ainda assim, para quem gosta de clássicos e romances de época e não tem medo de se comprometer com um livro de tal tamanho, é uma leitura divertida e que, principalmente no fim, te dá uma vontade de acabar logo o livro para saber o que vai acontecer e de descobrir o que realmente se passa na cabeça de cada um.

Vanessaliteraria 01/05/2023

O melhor de Jane austen ??????
Em mansfield park vamos conhecer fanny uma mocinha doce, tímida , frágil e muito reservada que deixa a casa dos pais para morar com seus tios que possuem uma condição financeira melhor . Ao chegar a casa dos tios ela se depara com diversos temores e uma parentela não muito agradável digamos assim ?
Mas graças a Deus Fanny desenvolve uma afinidade sem igual com seu primo Edmund que faz de tudo pelo bem estar de sua prima .
Depois de passar por várias humilhações e dissabores e tolerar desafetos, Fanny se depara com um possível pretendente que diz amá-la desesperadamente e que não mede esforços pra fazê-la feliz. Será que Fanny entregará seu coração assim tão facilmente ?
Eu simplismente favoritei esse livro gostei muito de todo o desenrolar da história, amei os plots finais me surpreendi bastante com certas mocinhas ??
Apesar de viver sem grandes afetos Fanny nunca se corrompeu ou se entregou a sentimentos de raiva, ódio , rancor etc... Pelo contrário temos nesta obra uma mocinha altruísta , perseverante e moderada ?

Babbi 01/05/2023

Demorei um pouco mais de tempo pra ler esse livro do que normalmente demoro, acredito que seja por ser um clássico onde a linguagem pode ser um pouco subjetiva, às vezes, mas esse livro é bem fácil de ler.
Muitas vezes me peguei frustrada pelo modo que as pessoas tratam a Fanny (personagem principal), mas quando paro para pensar mais racionalmente, vejo que Jane Austen cumpriu direitinho seu papel como crítica da burguesia inglesa. Nesse livro é muito claro o modo que ela retrata a burguesia como tola, interesseira, rasos e de fracos princípios. Apenas os personagens que não ligam para status e dinheiro que apresentam uma profundidade e é assim até o final.
No início torci muito para acontecer o que aconteceu no final, mas quando chegou o final mesmo, tive minhas dúvidas se deveria ter sido dessa forma. Mas também devo considerar a época em que o livro foi escrito.
Resumindo: É um bom livro que te dá muito conteúdo histórico, geográfico e psicológico para pensar e analisar. Não é o melhor livro da autora, certamente. A leitura vale a pena sim, de qualquer maneira.

Paula 28/04/2023

Não existe tédio nessa leitura
Confesso que no começo achei que seria uma história parada, e que eu não iria amar a personagem principal, mas tédio não existe aqui. Esse livro me surpreendeu, ele passa por fases e elas sempre me deixavam presa na leitura, morrendo de vontade de saver o que iria acontecer a seguir.

Passei muita raiva com certos personagens mas o final compensou tudo. Amei muito ?

Cris 27/04/2023

Lento, chato e arrastado
Eu acho que eu encerro por aqui minha carreira de leitora de Jane Austen.

Mansfield Park traz a protagonista Fanny, uma moça de família humilde, que é enviada por sua família para ir morar com os tios abastados na mansão deles.

Fanny é o patinho feio da casa, apesar de ser acolhida e criada com os primos, a tia de Fanny deixa bem claro o lugar de Fanny e a enorme gratidão que ela deve à sua família e com isso, Fanny é maltratada e obedece a tudo o que mandam.

Fanny desenvolve ali um amor não correspondido pelo primo, Edmund, que é uma das poucas pessoas que sempre a trataram bem.

Não tem muito o que falar desta história, porque é um livro que é narrado de forma muito lenta, com descrições enormes e pouca ação acontecendo.

É o terceiro livro da autora que leio, e sinceramente, não me agrada em nada. Acho a narrativa arrastada, os personagens muito chatos e dilemas que eu não me importo nadinha.

Neste caso aqui, nem o romance salvou. A resolução do romance no final é tão abrupta que fica bem difícil de acreditar. Eu vi uma adaptação deste romance, que é de 2007 que me entreteu bem mais que o livro.

site: http://instagram.com/li_numlivro

lotrings 26/04/2023minha estante
penso exatamente o mesmokkkkkk o edmund considerava a fanny como irmã e no ultimo capitulo PÁ viraram um casal só pq ela tem opiniões parecidas com a dele

capilivretos 27/04/2023minha estante
ele falando q ela é a única irmã dele agora e 4 pgs depois casando c ele??

lotrings 27/04/2023minha estante
ai nem me fale...

Cristiane.Rocumback 24/04/2023

Mais uma leitura de Jane Austen concluída e mais uma vez a percepção dos mesmos pontos críticos nos personagens da autora.
Vários personagens regidos pelo interesse e posição social. Uma mocinha julgada inferior por seu berço simples, mas acolhida por "misericordiosos" parentes. O tempo revela as verdades, qualidades, defeitos e quem se sobressai por ter um espírito mais empático e bom... Jornada um tanto longa e sofrida para a mocinha Fanny. Gostei da história.