O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Mayra Pinheiro 06/02/2021

Muito bom!
Uma história incrível que chega ao seu fim. Foi uma tragetoria incrível, surpreendente e cheia de crescimento. Sonea cresceu muito no decorrer da história, assim como todos os outros personagens. Impossível não se cativar por cada um e enfrentar com eles cada batalha.
Recomendo muito, uma trilogia que merecia muito mais reconhecimento.

Bit 20/01/2021

Escolhas e consequências
O Lorde Supremo, último livro da trilogia do mago negro, faz uma continuidade a história cada vez mais emocionante, repleta de intrigas, mistérios, inimigos, aliados, magia, segredos, revelações e aventuras, de Sonea, a aprendiz de maga que há um tempo atrás, se descobriu possuir um grande potencial a magia, mas por sua origem das favelas, é rejeitada pelo clã, mesmo que este tenha aceitado-a e prometido ensiná-la a utilizar magia. Neste último volume, Sonea continua seus estudos como aprendiz enquanto se depara com um dilema que mudará definitivamente seu posicionamento no clã e sua vida, ao ser reivindicada como protegida do lorde supremo Akkarin. Este livro nos faz questionar sobre o que é o mal e o bem, se a magia em sí pode ser má e obscura, ou se o mago que a possui faz dela assim, o que é certo e errado, e até que ponto se pode atravessar esses limites estipulados por si ou a sociedade, e até que ponto o ser humano pode estar disposto a ir para proteger quem ama; será que algo continua sendo mal, mesmo quando é utilizado nas melhores das intenções? Matar alguém é aceitável quando se torna a última forma de defesa? Desolar uma terra inteira e com isso prejudicar todo um povo mesmo os inocentes, apenas para garantir que este não se erga mais, é mesmo a melhor forma de garantir segurança ao seu povo? E por último, deixar mães, pais, avós e crianças morrerem de fome na miséria das favelas, recusando ajudá-los, deixando-os fora da segurança e conforto da cidade, tratando todos como lixo, como inferiores e criminosos, faz algum bem?
São todas questões triviais que nos acompanham durante todo o livro, e cabe a nós leitores, afirmarem se foram respondidas ou não.
O último desta trilogia foi para mim o mais emocionante e surpreendente de todos, mesmo com o fim que acabei me decepcionando un pouco. Gostei muito como a história se desenrolou e as revelações feitas me instigaram mais ainda a leitura. Não fiquei muito satisfeita com o final do livro, achei que foi mal concluído, com várias pontas soltas, perguntas não respondidas que eram ao meu ver, essenciais, ou que ao menos me deixaram curiosa para saber. Esperava mais também da cena final da batalha que foi muito rápida e fácil, sem muita da emoção e surpresa que vêm de um bom fim. Mas o livro nos traz muito a reflexão de que mesmo quando é tantas vezes rebaixadas e desprezadas, as pessoas ainda podem ser capazes de gentilezas e coragem, mesmo por aqueles que tinham tudo para odiar, e que quando se faz alguma má escolha na vida, é muito provável que esta venha lhe assombrar depois, seja você um criado, ou um rei, a única diferença é que esta desição não acabará afetando apenas a você mesmo, mas com o peso da coroa a responsabilidade de todo um reino, poderá afetar mais de um povo, milhares de pessoas, talvez até, o mundo inteiro.

bruxadecopas 12/01/2021

ig/darkindly
Vou ser bem sincera que não sei como fazer uma resenha sobre esse livro. Toda a história me impactou de uma forma tão forte que eu não sei como falar sobre ele sem dar spoiler, então ao invés de resenhar vou apenas falar sobre a minha opinião.

Esse foi o livro da trilogia que mais me prendeu. Eu lia e lia e só queria ler mais. Passei cada mínimo segundo que eu podia lendo porque eu não aguentava esperar pra ver o que ia acontecer. E vou dizer que o livro definitivamente é o melhor da trilogia.

Os detalhes são ricos e nós vemos as perspectivas de vários personagens diferentes que eu particularmente sentia falta de me aproximar mais. Ver personagens novos entrando e acompanhar mais do Cery (que eu particularmente achei que ia ser alguém mal aproveitado) foi incrível.

O entrosamento da Sonea com o Akkarin foi incrível e eu particularmente acho que deveriam ter aproveitado mais disso antes, porque pra mim, acabou rápido demais. Queria ver mais dos dois juntos, aprendendo mais um sobre o outro e coisas a mais.

O que me decepcionou nesse livro foi o final. Como não posso claramente falar ele pra que vocês não sofram por antecedência, apenas digo: se estão lendo, se preparem.

Kamilla 12/12/2020minha estante
Essa trilogia entra na minha lista do "li e esqueci", mal consigo lembrar da história rs

Fabricio.Fracaro 23/11/2020

O Lorde Supremo
O fim da trilogia do Mago Negro não foi uma experiência extraordinária que espero com finais de sagas.
Durante a leitura da saga não me apeguei profundamente nos personagens, alguns deles somem da história e quando aparece é algo tão rápido que acabei desapegando.
O último livro é um calhamacinho, e poderia ter sido bem mais direto ao ponto, durante a leitura principalmente na primeira parte do livro a muitos "e se" que foi me cansando.
O livro 1 e 2 não foi uma construção para o terceiro, e isso me deixou desanimado com a leitura, vilões dos primeiros livro não tiveram nenhuma participação importante no final.
O Romance foi construído de uma forma rápida e que não me cativou.
Mesmo assim dei 3,5 estrelas porque em certos momentos do livro eu me prendi a narrativa das ações.
Avaliando a saga completa, eu não a indicaria, foi muito raso para mim.

Ogando 14/11/2020

O Lorde Supremo
E então chegamos ao desfecho dessa trilogia incrível. Acompanhar o desenvolvimento da Sonea e de todos ao seu redor que acabar sendo levados junto ao desabrochar dela, foi incrível. Ver a guerra se avizinhando e transformando os personagens foi muito bem escrito e representado. Afinal, mesmo tendo magia e tudo mais o homem ainda se mostra uma criatura incrivelmente burra.
O final da história deixa um pouco a desejar de mais detalhes, mas talvez esse seja só o meu ar curioso falando. No final das contas foi ótimo acompanhar Sonea e todo o Clã de personagens através dessa série incrível.

Maryana.MenRi 10/11/2020

[COMO RESENHA DE ÚLTIMO VOLUME DE TRILOGIA, PODE CONTER SPOILERS DOS PRIMEIROS]

Sonea não é prioridade na lista de muitos dos magos do Clã, mas ela conseguiu chamar a atenção do Lorde Supremo e, depois de anos sem demonstrar nenhum interesse em ser mentor de algum dos aprendizes, Akkarin decidiu escolher logo a garota das favelas...
Ela foi obrigada a esconder seu medo e não deixar que ninguém do Clã suspeitasse que seu Lorde Supremo praticava magia negra, mas ela mudaria de opinião se conhecesse os motivos dele?

Este livro fez com que não me arrependesse de ter insistido na leitura, não se parece nem um pouco com o primeiro, arrastado e enrolado... O desenrolar dos acontecimentos é instigante e as explicações apresentadas me prenderam muito à leitura. Os personagens amadureceram, alguns ficam mais de lado neste volume, mas os que são mais explorados nos trazem diversos pontos de vista dos mesmos acontecimentos e de como eles vão se entrelaçar em certo ponto da história.

Só me decepcionei com o final... Apesar de ter ficado de coração partido, achei uma resolução um pouco corrida e alguns fatos desnecessários, não me convenceu, mas esse volume foi, de longe, o meu favorito da trilogia!!!

Rebeca 26/10/2020

Tinha tudo pra ser bom
Não constumo abandonar leitura, mas esse livro em especial deu vontade. Bem tedioso, é uma leitura que não te prende e o final é patético.

Carol 21/10/2020

O final......
Tem uns anos que eu li esse livro e até hoje não superei o final kkkkkk
No geral, gostei muito da história, ela é lenta em alguns momentos, mas mesmo assim achei bastante interessante.
Porém, o final.... foi um final muito MEDIOCRE e apelativo, pois, embora os personagens justifiquem as suas ações, são justificativas ridículas, acredito que faltou desenvolvimento por parte da autora para convencer o leitor de que, realmente, não dava pra ser de um jeito diferente.
E, sinceramente, foi meio "novela mexicana", um drama desnecessário, só pra forçar uma continuação com outros personagens, na minha opinião.
Confesso que, depois de um tempo tentei pegar a continuação pra ler, mas me dava muito desgosto lembrar de como tudo acabou.
E, até hoje, tenho vontade de tacar fogo no livro quando eu olho pra ele...
Embora eu tenha gostado da leitura, não consigo decidir se recomendo ou não as pessoas, talvez só se você estiver afim de passar raiva ou ficar dias deprimido (como eu fiquei kkkk)...
É uma das poucos trilogias que li que não tenho a menor vontade de reler, pq embora o percurso seja agradável, o final decepciona demais.
Rebeca 21/10/2020minha estante
final medíocre mesmo, só rindo

Rebeca 21/10/2020minha estante
tive a mesma reação, só rindo mesmo

Astrid 12/10/2020

Surpreendente
Finalizei a triologia e apesar de ter sido de uma forma que eu não poderia imaginar e um pouco triste. Eu simplesmente amei. As historias dos personagens são bem elaboradas e encaixadas. Muito bom de ler, muito bom de acompanhar e ainda estou com gostinho de quero mais ??