Bloodchild

Bloodchild Octavia E. Butler

Resenhas - Bloodchild

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nath @biscoito.esperto 28/04/2021

4/5 ?, tão bom quanto bizarro.
Depois de terminar a leitura de Kindred, pesquisei sobre as obras da Octavia E. Butler e descobri que esta novela/conto estava de graça na Amazon. Decidi baixar e ler, e posso dizer que esta é uma história tão boa quando perturbadora.

No futuro, os terráquios foram morar num planeta dominado por uma raça bastante peculiar de alienígenas, que só se reproduz plantando óvulos dentro de hospedeiros, que dão à luz (de forma bastante violenta) a vermes que crescem e se tornam aliens com dezenas membros e com um ferrão de veneno alucinógeno. E, é claro, os humanos se tornam os hospedeiros mais comuns.

Apesar da violência do parto, esses aliens convivem com humanos de forma pacífica, os aceitando em suas famílias e cuidando das crianças humanas. O pagamento por esta hospitalidsde, digamos, é o empréstimo do corpo para a reprodução. A história conta o dilema de um rapaz adolescente que lida com o medo do iminente momento em que ele engravidará da alienígena que cuida de sua família.

É uma história pesada e bastante nojenta, mas eu gostei muito da forma como a autora narrou os dilemas do personagem principal. Eu não costumo gostar de hard sci-fi, mas gostei bastante desta história!

giovanabrunolivros 03/03/2022

bizarro
Acho que foi a coisa mais doida que eu já li, mas ao mesmo tempo me fez pensar sobre muita coisa e agora quero ler tudo que Octavia Butler escreveu ?

Vini 10/05/2021

Muito mais que 30 páginas
Tô completamente surpreso com a maneira que a Octavia escreveu esse conto. Achei a ideia muito interessante, me chamou mesmo a atenção. O fato da gente achar algo nojento, mas trabalhar isso para ser algo pelo menos aceitável. E junto disso o amor, um amor talvez instituído em nós por séculos, por coisas que nunca paramos pra pensar sobre.

Muito interessante mesmo. Achei sensacional.

Mari.andreto 17/02/2021

Gostei bastante da leitura. Fluiu bem e foi rápida! Um pouco diferente do que imagina, mas muito bem escrito e formulado. Recomendo!

va 18/03/2021

"Did childhood habits die hard – or not die at all?"
Escrito em 1984, Bloodchild foi meu primeiro contato com Octavia Butler, no original em inglês. Trata-se de uma história de ficção científica bem curta e muito intrigante.
Para poderem sobreviver, terráqueos humanos tiveram que ir para um planeta diferente, competir e se submeter a uma espécie alienígena. Essa espécie, os Tlic, precisam de um organismo vivo para colocar seus ovos e conseguir se reproduzir. Desse modo, a autora explora a relação de uma Tlic com uma família humana que prometeu ceder um filho a essa Tlic para ela se reproduzir.
Parafraseando a própria Octavia, Bloodchild pode ser interpretada como uma história de amor entre dois seres de espécies diferentes, uma história da tomada de decisões e da absorção de informações na adolescência, bem como a história de um homem "grávido" e também como uma distopia em que os humanos pagam por suas ações na terra.
"Who knows what we humans have that others might be willing to take in trade for a livable space on a world not our own?"

Anna 20/03/2021

Leria de novo? Não. Compraria o físico pra ter na estante? Também não. É um bom conto? Sim. Esse negócio de hospedeiro, ovos, larvas é um trem que pra mim causa muita gastura. Mas amei conhecer mais a respeito da autora e do seu processo de escrita.

Andrea 14/03/2021

Normalmente, eu não resenho contos; eles são tão curtinhos que a minha impressão é sempre "faltou páginas!!", mas resolvi abrir a exceção aqui porque esse é tão perturbador que até agora não consegui assimilar o que li.

Eu já terminei a narrativa meio confusa, aí fui ler a nota da autora comentando sobre o que algumas pessoas achavam que era a história e fiquei mais desconcertada ainda.

SPOILERS À FRENTE LEIA POR SUA CONTA E RISCO

Até faz sentido acharem que é sobre escravidão e tal, mas ela considerar um tipo de romance [romântico]??? Meu deus, fiquei chocada. Mais chocada ainda porque se você fizer pequenas alterações, alguns detalhes, realmente parece um relacionamento hétero comum!? E isso é muito assustador??? Pra finalizar, a Octavia ainda me vem com a história da mosca e puta merda, sabe, não precisava de mais horror. (A parte do homem grávido achei de boa, inclusive prefiro.)

FIM DOS SPOILERS

Resumindo: achei sensacional, terrorzão que faz matutar. Quero ler outras coisas da autora porque fiquei curiosíssima com essa mente perturbada!

[Período de leitura: 10/03/2021]
Euflauzino 15/03/2021minha estante
o único livro que li desta autora "kindred" me impressionou demais. quero ler mais alguns livros dela.

Andrea 25/03/2021minha estante
Já li vários elogios aos livros dela, inclusive o "A Parábola do Semeador" está na minha listinha de desejados. (Vi a indicação em um vídeo nada a ver com leituras, hahaha. Na verdade, a pessoa falava sobre escrever diários e parece que essa história é contada pelos diários da personagem...)

A sinopse de Kindred me dá muita aflição, não sei se conseguiria ler.

Lhyz 17/01/2021

Eu vou ter pesadelos com isso...
Esse é o meu primeiro contato com a Octavia Butler e já deixo aqui que: QUERO MAIS.

Esse é um conto que nos leva para outro mundo - literalmente - onde nós, humanos, somos hospedeiros para essa espécie chamada Tlic.

Aqui a gente acompanha Gan - humano escolhido - e Gatoi - a Tlic que implantará seus filhos nele. Sim, é isso mesmo.

Não sou muito fã de contos, porém esse me prendeu pelo horro das cenas bem descritas e leitura fluida. É tipo: meu deus, o que tá rolando aqui? Ela abriu o cara? Como assim? Que horro, quero parar... Mas o que vai acontecer? AHHH.

Aconselho dar uma chance.

PS: amei os comentários da autora no final.

Mateus 26/07/2020

Conto muito bem escrito e com uma ideia interessante. Não vejo a hora de ler mais da autora.

Ticiane 22/03/2021

Diferente e... nojento
Já li Kindred e gostei demais, me deu vontade de conhecer outras obras da autora. Como este conto estava gratuito na Amazon, resolvi dar uma chance.

Até a metade do ebook eu achei não estar entendendo tanto, por ser um sci-fi em inglês e haver palavras criadas pra história, mas na verdade eu estava entendendo, só realmente não estava gostando. Não é ruim, só é bem diferente do que eu estava esperando, mas ainda assim reconheço o talento que Octavia tem.

Mesmo sendo um conto, considerei abandonar a história, mas continuei e consegui concluir. No geral não tenho problemas com cenas sangrentas em livros, mas esse me incomodou, acho que por ser mais nojento ou por não estar esperando, não sei.

Ainda bem que era gratuito, se eu tivesse pago provavelmente teria me arrependido kk

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

perturbador;
esse conto foi a coisa mais bizarramente genial escrita que eu já li na minha vida.

Lena e Seus Mil Hobbies 14/07/2021

"Life's strange"
Bloodchild is an excellent example of how a person can handle some strange feelings and situations of afraid, anger or anxiety and chose your own way based on your feelings, relationships and trust.

Vanessa 25/06/2020

Coloquei esse livro na tbr da #MLI2020 mas logo que comecei a ler vi que não era o momento certo. Finalizei a leitura por ser curtinho, mas não entrar na história. Fora isso, gostei das reflexões que o livro trás e fiquei curiosa pra ler algo mais da autora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6