O Nevoeiro

O Nevoeiro Stephen King

Resenhas - O Nevoeiro

Ivan 28/11/2021

Luta pela sobrevivência
Lançado em1980, "O Nevoeiro" é um conto do famoso escritor americano Stephen Edwin King, um dos mais proeminentes autores de contos fantásticos e de ficção de sua geração. Este conto originalmente estava presente no livro “Tripulação de Esqueletos”.

A história é narrada por David Drayton, um artista local que morava em Long Lake com o filho Billy e a esposa Steff. Depois de uma terrível tempestade, um nevoeiro esquisito se abate sobre a pequena cidade de Brindgton, no Maine. Criaturas ocultas no nevoeiro atacam as pessoas que saem às ruas. A família Drayton se separa – pai e filho vão ao supermercado enquanto a mãe fica em casa – e aí então o afamado nevoeiro chega. Um grupo fica preso em um supermercado e quem tenta sair não consegue mais voltar. A partir de então, começa uma luta sangrenta pela sobrevivência. Dentro do supermercado o ambiente apocalíptico começa a pairar e surgem os conflitos gerados pelo instinto de sobrevivência. Alguns com pano de fundo político, outros religiosos, outros de natureza social e humana.

Lidando com os dilemas morais dos envolvidos presos no supermercado, com a ameaça lá fora e com a incerteza quanto ao futuro. O conto se mescla entre o terror e a fantasia, mostrando ao leitor que os verdadeiros monstros talvez sejam aqueles que julgamos como iguais. Apesar de ter sido escrita a mais de 40 anos, a obra se mantém atual mesmo, provando ser um texto atemporal, que dialoga com a própria essência do medo no ser humano, este que tão facilmente pode provocar atitudes extremas ou impensáveis.

A narrativa de King não está focada nos seres da névoa ou nela em si e sim no impacto desse acontecimento sobre os diferentes personagens apresentados. O autor pinta um quadro verdadeiramente diversificado, com cada um dos indivíduos confinados àquele lugar demonstrando atitudes específicas, aspecto que dialoga com as diferentes facetas da sociedade. Enquanto os mais céticos duvidam da possibilidade de haver monstros ali fora, alguns começam a acreditar em uma espécie de intervenção divina e, outros mantém-se ouvindo a "voz da razão", enxergando tudo com um olhar mais prático e realista. Muitas das situações criadas pelo autor visam trazer "desconforto" ao leitor. São esses conflitos internos que, aos poucos, tornam-se perigos maiores do que o nevoeiro em si, demonstrando o quanto a mente humana pode ser subvertida nos momentos de crise.

São todos esses aspectos que fazem de "O Nevoeiro" um fascinante conto de Stephen King, mostrando de maneira simples e concisa como o medo pode afetar as pessoas, transformando-as completamente. Trata-se de uma obra que nos envolve da mesma maneira que a névoa toma conta dessa cidade. Muita tensão e uma atmosfera que prende até o final. É adrenalina o tempo todo. A luta pela sobrevivência é constante na história. Com isso em mente, fica fácil enxergar o porquê de "O Nevoeiro" ter permanecido atual até os dias de hoje. Não é à toa que ele é King – o Rei do Maine!

ihatebooks 21/11/2021

eu normalmente gosto de livros com final em aberto mas esse é muito ruim, eu considero o pior do stephen king

Aleszsandra 15/11/2021

Nevoeiro
Eu não preciso de um final assim, eu preciso de respostas. Gente eu realmente fiquei aflita e com medo

Carlos 10/11/2021

Sinopse: Depois de uma terrível tempestade, uma estranha névoa encobre uma pequena cidade. Criaturas ocultas no nevoeiro atacam as pessoas que saem as ruas. Um grupo fica preso em um supermercado e não pode sair do estabelecimento temendo ser atacado. A partir de então, começa uma luta sangrenta pela sobrevivência.

Resenha: Um ótimo conto, muito bem escrito e que nos prende do início ao fim.
A história começa com Stephanie, Billy e David Drayton, uma família reagindo a uma tempestade que destruiu a casa deles. Seguido dessa tempestade, surge ao longo do lago, em frente a casa deles, um nevoeiro denso, branco e com bordas assustadoramente retas.

“ A oeste, nuvens enormes e purpúreas cumulavam-se lentamente, maciças como um exército.”

O David Drayton e seu filho de 6 anos, Billy, juntamente com o vizinho Brent Norton, vão a cidade comprar suprimentos e equipamentos para consertar os estragos provocados pela tempestade. Sua esposa opta por não ir junto. Porém, o grupo acaba ficando preso no supermercado local quando o nevoeiro invade a cidade. No inicio alguns acabam saindo para o nevoeiro mas logo gritos são ouvidos e o medo do que o nevoeiro esconde passa a assombrar os sobreviventes.
A partir desse momento, somos apresentados aos terrores existentes no nevoeiro: os tentáculos que surgem no estoque do supermercado, uma criatura que parece a mistura de moscas gigantes com escorpião que surgem juntamente com pássaros gigantes que lembram pterodátilos e aranhas assustadoras, que expelem teias ácidas.

Vale destacar que além dos horrores trazidos pelo nevoeiro ainda temos o próprio ser humano como monstros. Capazes das piores atrocidades em nome da sobrevivência. E a Senhor Carmody, extremista religiosa, é um dos exemplos. O livro segue em um clima temática muito sombrio, de tensão e angústia.

Um ótimo conto.

Renan 31/10/2021

Ótimo, porém
O Nevoeiro é um ótimo conto, te prende do começo ao fim, mas a forma como as coisas se resolvem deixa um pouco a desejar, sem falar no final que achei muito frustrante, mas vale a pena a leitura pra quem gosta de terror e do jeitão king de escrever

Joana 10/08/2021

Foi bom, maaaas
A construção do conto foi muito boa, em nenhum momento eu achei a leitura arrastada nem nada parecido. Entretanto o final, aaaah o final?
Eu gostei sabe, eu gostei, foi melhor do que eu esperava. Maaaaas eu sou do tipo de pessoa que preciso de finais felizes pra o meu coração, assim,bem estampado na minha cara, aí eu me senti meio órfã de final. Um desfecho melhor.

Isa Cardoso 08/08/2021

O nevoeiro
Na cidade de Brindgton, um estranho nevoeiro surge após uma tempestade. Um grupo de pessoas aguarda no supermercado, mas quem tenta sair não consegue mais voltar.No mais, é uma ótima história de suspense, com bons ganchos e uma atmosfera que foi me prendendo até o final. Final esse que também deixa no ar as perguntas sobre todo o evento, oferecendo ao leitor apenas um desfecho da luta de David para se salvar e salvar seu filho.

AG.Tyrone 18/06/2021

Instigante #2
Li por conta do filme, e não me decepcionei em nenhum aspecto.

O final aberto demonstrou o "medo" do Stephen king de estragar a historia. Apesar do final ser aberto, este foi um dos textos que li em tempo recorde (talvez por conta do numero de paginas e do fato de eu não ter nenhum compromisso na época.

Duana Rocha 13/06/2021

Gostei!
Mais um de King pra conta. Gostei muito e preferi esse final ao do filme, leitura rápida e ótima pra ocupar o tempo.

Pedro.Morais 05/06/2021

Um conto singular.
Este conto ganhou uma versão em um único livro , porém já havia lido em Tripulação de Esqueletos, com um enredo repleto de suspense e com a adrenalina que envolve essa pequena cidade. Um nevoeiro onde desperta os piores medos e um julgamento atormentador. Stephen King mais uma vez me surpreendeu.

Clau Melo 08/05/2021

Muito tenso!!!
Muito tenso!!!
Adorei o conto.
Gostei muito mais do final do filme pois é bem chocante.