O Nevoeiro

O Nevoeiro Stephen King

Resenhas - O Nevoeiro

Josiane.Elias 01/04/2021

Não é ruim
Esperava um terror, mas é um suspense que te faz querer continuar a ler sem parar.
Não tem lógica, mas que livro tem?
Vale a pena ler.

Tryck 30/03/2021

O NEVOEIRO
? ESSA RESENHA PODE GERAR GATILHOS AO LEITOR ?
A história começa nos apresentando a Stephanie, Billy e David Drayton, reagindo a uma tempestade que destruiu a casa deles. Seguido dessa tempestade, surge ao longo do lago, em frente a casa deles, um nevoeiro denso, branco e com bordas assustadoramente retas.
Com o desenrolar da história, o David Drayton e seu filho Billy, juntamente com o vizinho Brent Norton, vão a cidade comprar suprimentos e equipamentos para consertar os estragos provocados pela tempestade. Porém, o grupo acaba ficando preso no supermercado local quando o nevoeiro invade a cidade e coisas estranhas começam a ocorrer.
A partir desse momento, somos apresentados aos terrores existentes no nevoeiro: os tentáculos que surgem no estoque do supermercado, uma criatura que parece a mistura de moscas gigantes com escorpião que surgem juntamente com pássaros gigantes que lembram pterodáctilos e aranhas assustadoras, que expelem teias ácidas.
Outro terror que o Stephen King adora colocar em suas histórias surge, quando eles nos faz pensar que os piores monstros são os próprios seres humanos. Esse fato é concretizado a partir do momento que uma extremista religiosa, conhecida como senhora Carmody consegue manipular os outros confinados no mercado a acreditar no fim do mundo através do apocalipse.
O livro segue uma temática muito mais sombria, quando a senhora Carmody começa a propor coisas absurdas, como sacrifício humano, gerando uma atmosfera de completo medo, onde no livro presenciamos até cenas de suicídio. Dessa forma, pessoas que estão contra a senhora Carmody, também cometem alguns atos de violência contra ela, iniciando a partir de um tapa, jogar latas nela, até mesmo assassina-la com um tiro.
No final do livro, somos confrontados com 2 sentimentos. O primeiro é o extremo medo em permanecer no mercado a mercê dos fanáticos e a instabilidade daquele ambiente, fazendo com que os protagonistas saiam do mercado, em busca de salvação. O segundo sentimento é a esperança deixada no final do livro, quando o grupo formado por 4 pessoas se despede do seu relato a beira da estrada e segue um caminho que não sabemos onde os levará.

Pedro.Braga 22/03/2021

Mais um grande suspense de Stephen King !!!
Impressionante como Stephen King precisa de poucas páginas para criar um cenário de tamanho suspense. A tensão é um componente que está presente ao longo de toda a história, e o mistério envolvendo o nevoeiro é muito bem trabalhado.

Os conflitos internos dos personagens e as dificuldades nos relacionamentos com os demais é um outro fator muito bem trabalhado.

Excelente !!!

Ket 14/03/2021

Bom, mas...
Escrita e leitura densa, cansativa. Personagens ruins e o horror do conto é muito xoxo. Não curti o desenvolvimento, o horror é muito apelativo.

JC 01/03/2021

Curti a experiência, peguei pra lê depois de ver o filme. Achei o conto bem melhor q o filme principalmente pelo final, mesmo sendo um final em aberto na minha opinião e melhor q um final meia boca e forçado ( igual o do filme).

K-Roll 13/02/2021

Esse final em aberto foi de fuder.
Me arrisquei nesse livro do King após assistir a serie na netflix e mesmo a historia não tendo me agradado, consegue ser muito melhor que a serie da netflix.

Emanuel 04/02/2021

O livro é bom, o final é aceitável, mas o filme é melhor.

Até onde me lembro, essa foi minha primeira leitura do autor Stephen King, e foi bem agradável. Considerando que trata-se de um conto, não posso nem falar que faltou algum aprofundamento.

hk.liv 18/01/2021

O Nevoeiro
eu já assistir a adaptação, e me falaram que o final do filme era diferente do livro (realmente é diferente), e sinseramente eu prefiro o final do filme do que do livro.
o livro é bom, mas o final me desapontou.

thalita 25/11/2020

gostei muito, é bem diferente da série mas mesmo assim gostei. acaba com uma incerteza mas amei, era o que eu esperava.

Rafael 22/11/2020

Vi o filme antes de ler o conto, mas mesmo assim gostei. Queria que fosse uma história maior, talvez pudesse ter bagagem pra desenvolver melhor os acontecimentos.

Luisa 12/11/2020

"Quando a racionalidade começa a desmoronar..."
Não sou muito de contos mas adorei esse. Em 160 páginas King conseguiu trabalhar os personagens muito bem, fazendo que o leitor sinta empatia ou raiva por eles.

O conto não da medo mas ele é envolvente visto que seu foco central é mostrar a deterioração da racionalidade humana, como quando as pessoas, em maioria, se deparam com algo que o cérebro não consegue processar elas simplesmente pifam, como máquinas.

Pode-se dizer que a história termina em aberto mas a proposta consegue ser finalizada nessas 160 páginas.
Andrea 12/11/2020minha estante
Já viu o filme? Eu li depois de assistir e fiquei ? (mind-blow).

Luisa 12/11/2020minha estante
Vi, mas tem muito tempo, lembro de achar trash demais kk. O conto é bem melhor

Andrea 12/11/2020minha estante
Sério? Esse é um daqueles poucos que eu gosto de ambos (na verdade, não tenho certeza, mas acho até que gostei mais do filme do que do conto, por causa do final).

Luisa 12/11/2020minha estante
Simkk. Vc chegou a ver a série? Eu gostei dela mas não tem nada haver com o conto

Andrea 12/11/2020minha estante
Não vi!! Como eu já tinha visto o filme e lido o conto, não tinha mais aquela curiosidade... Bom saber que não é tão fidedigno.

teentitans 22/10/2020

@outraleitura

Enquanto eu lia, não consegui parar de pensar em Stranger Things e em como essa série parece beber muito na água do King e das histórias dele. Eu nem passei da 1ª temporada da série, mas as criaturas me lembraram demais os Demorgogon?s.

O conto é muito fácil de ler - ele cria tensão e expectativa, porque os personagens são cativantes, em sua maioria, mas com alguns odiosos que, sinceramente, podiam ter sido jogados como iscas pros bichões do nevoeiro.

Acho que a história é boa pra acabar com a ressaca literária e ainda causar um friozinho na barriga. As cenas de ação são muito bem feitas e construídas, totalmente gráficas.

Por último, mas não menos importante, o final... impossível não lembrar do final de uma centena de filmes apocalípticos. Não vou me prolongar pra fugir dos spoilers.

No mais: Stephen King, você tá ganhando meu coração.