Discurso da servidão voluntária

Discurso da servidão voluntária Etienne de La Boétie

Resenhas - Discurso da Servidão Voluntária

Arlong 14/04/2024

Escravos pela própria natureza!
Um livro que deve ser lido com calma, o mesmo é simples e direto, mas você deve ler e se perguntar diversas vezes sobre como ele se manifesta na nossa atualidade, digo isso porque mesmo o livro sendo de 1549, você terá a sensação que ele fala dos dias atuais.

Um livro que todo brasileiro deveria ler.

brigitte4 09/04/2024

Discurso da servidão voluntária
Uma obra cativante que instiga reflexões profundas sobre o conceito de liberdade e os mecanismos de alienação que podem nos aprisionar. Gostei da maneira como o autor explora a ideia de como indivíduos podem voluntariamente se submeter à tirania, mesmo quando têm o poder de resistir.

Leonardo1121 20/03/2024

Sobre Discurso da Servidão Voluntária
Primeiro livro de La Boétie que leio, e caramba, que obra prima, reflexões simples e sucintas, que de certa forma parecem óbvias, porém extremamente verdadeiras e interresantes, afinal a contradição da Servidão ser Voluntária, é simplesmente genial.
La Boétie com um pensamento Moderno séculos antes do Modernismo.

Mateus 11/08/2023

Servidão voluntária
Admito que li muito rápido e refleti muito pouco. Pelo que busquei pesquisar, a obra é considerada um clássico, no entanto em minha leitura a defini como um conversador olhar sobre as dinâmicas de servidão na sociedade. Obviamente que devemos ler a partir do contexto no qual foi produzida, mas é impossível não remetermos ao nosso presente. Enfim, é uma boa leitura, mas terei que reler com mais calma.

CharlesSouto 22/07/2023

Leitura interessante para o atual momento.
Me lembrou Belchior em Dandy ?Quanto Rock dando toque tanto Blues e eu de óculos escuros vendo a vida e o mundo azul?

Guxta 30/05/2023

O livro é uma obra esplêndida. Essa obra comenta sobre como perdemos nossa liberdade para apenas um homem (é citado os Reis, imperadores e até mesmo os governos autoritários de nosso século), por medo ou covardia. Sem falar que o livro nos mostra algumas artimanhas de pessoas autoritárias ou tiranas. Aconselho a leitura para estudo político.

Jéfet 21/03/2023

Etienne explana, a partir de exemplos da Idade Clássica, as formas de servidão e tirania existentes, deixando evidente também as formas em que podem se dar e os mecanismos de cada uma delas

mrs. hamilton 16/02/2023

Simplesmente étienne de la boétie
Eu li inicialmente por uma indicação de um professor que dava aula de psicologia da personalidade e caramba... simplesmente incrível! la boétie toca em assuntos sobre escravidão, tiranos e governos totalitário, mas nada a ver com as "obras" do george orwell (o que eu prefro, pq nao gosto do george). obv que o étienne mta das vezes fala de deus e religião, mas pra mim não foi desgostosa as suas análises. fez mto sentido com a indicação do prof pq era um conteudo pra entendermos mais sobre a abordagem humanista (mesmo que eu ame a psicanálise kkkk).
ps.: esse titulo me assustou inicialmente como marxista, mas só leiam!!!

Victor Dzarmushev 31/01/2023

Um excelente apoio retórico
É um livro excelente para retores como eu, que precisam tornar o discurso mais agradável. O autor trás muitos pontos a respeito da liberdade, como por exemplo, a condição natural de razão do homem, que quando levada a sério torna o homem racional livre, mas quando o homem depreda a sua própria natureza ele cai no abismo da servidão. Diz Étinnie que os homens que servem só são súditos porque nasceram na servidão, nunca experimentaram da liberdade e da sua doçura. Segue-se um trecho do livro:

"?Ruim conselho é o que nos dás, Gidarno. O bem que nos prometes, já o experimentaste, mas nada sabes do que nós já possuímos; gozas do favor do rei, mas nada sabes da liberdade, do gosto que ela tem, da sua doçura. Se a conhecesses, havias de nos aconselhar a defendê-la, não só com lança e escudo, mas até com unhas e dentes."
Sendo assim, segue-se um das minhas notações feitas durante a leitura a respeito da razão e seu corolário de liberdade:

"Reassumindo o ponto anterior, Étinnie se vale da ordem natural, que designa todos os seres humanos como iguais em forma, em espírito, que quando este se vale da sua natureza pura(razão), detém grandes virtudes, mas se nega sua natureza, adquire vícios e morfa.
Neste parágrafo ele aborda singelamente a questão de negar a natureza livre do homem, quando um torna-se escravo é de se lamentar, e quando outro acha tanto a liberdade quanto a escravidão coisas razoáveis e equivalentes é uma ofensa a natureza do homem."

Gomezzzz0 15/12/2022

Escritor Atemporal. Conheci o livro pelo canal "Normose", e não há arrependimento por essa leitura, tão rápida e simples de entender.

Mari1465 16/08/2022

?Se tal pessoa, que em seu tempo agiu meramente através da loucura da insolência, é tão bem recebida no inferno, penso que aqueles que usaram a religião como manto para esconder sua maldade serão ainda mais merecidamente alojados no mesmo lugar.?

soso 06/06/2022

O livro tem frases muito poéticas, algo que me agrada, acho que é um bom livro introdutório ao libertarianismo (mas não é o melhor em minha opinião). Ele fala sobre a relação entre Estado e povo; servos e senhores. Algumas partes são um pouco entediantes e descartáveis na leitura.

Mick 09/05/2022

eu gostei de um livro da faculdade ???
como assim isso é possível-
enfim, fúria, [*****] the government, bem the catcher in the rye kinda vibes estilo adolescente sec XVI

Felipe 04/05/2022

É até legal
...mas eu pensei que falasse mais sobre a questão de abrir mão da sua própria vontade por um propósito maior, mas o texto aborda mais a questão da opressão.

Martony.Demes 22/02/2022

Talvez você sirva voluntariamente e nem saiba...
E vamos de mais uma leitura concluida, ainda nem 2020, a qual estava represada e pendente de postar aqui. Eis a obra Discurso sobre a servidão voluntária, de Étienne de la Boétie.

Foi um livro escrito no Século XVI. Etienne questiona, entre tantos outros assuntos, a livre vontade que se tem de se curva a um tirano, a um só ser que maltrata! Isso mesmo! É um livro de vários séculos atrás! Mas é tão atual 😆😆😆

Nesse âmbito, entendi que Etienne aborda que muitos querem que alguém decida por ele! Execute por ele! Dá para entender que isso foi terra fértil para outros movimentos como o fascismo!

Para tanto, Etienne mostra o mal do tirano, mas ele apresenta na visão da manada dominada. Hoje é outra nomenclatura (gado, não é?).

E isso ele apresenta a importância da liberdade. Liberdade de escolher e não deixar que os outros decidam por você! Aquele velho jargão: "Ah eu aceito ou vou com o que a maioria decidir, decidam ai", "ah não vou votar, deixa que os outros decidam".

Outro ponto importante que ele apresenta é que os tiranos não tem amigos! Na hora do problema, eles traem!!! Caramba, alguem lembra de algo acontecido recentemente com um ex-juiz e um tira.. ops presidente lá da República da HC kkkk

Destaquei também na obra sobre quando uma corporação ou alguém toma conta de algo para você então te deixa menos angustiado e tira o peso da consciência e o afastamento da culpa. Quem nunca ouviu aquela: "ah eu não tive culpa, eu acreditei"! Nesse ponto ilustra claramente que você não ter um pensamento crítico para enteder um lugar no mundo! Ser enfático e tomar posicionamento e quem saber redefini-lo.

Tem uma última anailse: outro tirano, o 'amigo', pode se referir a um chefe. E não sei se o termo é esse ainda. Parece que com o advento do coaching, o termo agora é lider! Antigamente era cacique! Mas o discurso é o mesmo: "respeita teu chefe!", depois diz: "to brincado..." o morde e assopra... já viu isso?

Um livro simples e direto! Ele foi proibido em diversos países e épocas da humanidade. Eu o tenho em .mobi! É so pedir nos comentários, ler e fazer uma reflexão sobre o quanto você pode estar sendo escravo volutário em vários aspectos!

site: https://www.instagram.com/mardemes/