A escrava Isaura

A escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Usagi a coelha 11/06/2022

Me surpreendeu.
Estamos acostumados a escutar que a literatura clássica é chata, e essa obra, está aqui para provar ao contrário. A narrativa te pega muito, de fato, lembra muito uma novela, não é atoa que fez sucesso.

Liv 09/06/2022

Primeiro livro clássico que leio e não achei a leitura difícil . O tempo todo senti que o autor estava me contando uma fofoca, por mais trágica que seja a história. Isaura carrega muito do que nós brasileiros somos(principalmente os negros e pardos),não nos encaixamos em nenhum lugar,somos vistos como um artigo de luxo de outros países e ela vista como um enfeite para os senhores livres. Digo artigo de luxo,pois assim como Isaura por mais nobre que fosse por dentro,era desejada e exautada apenas pela beleza,nós brasileiros temos nossas belezas naturais e culturais exaltadas,mas no fim sempre seremos "subdesenvolvidos" assim como Isaura por mais linda e dotes que tivesse nunca deixaria de ser uma escrava.

natalia 07/06/2022

fui obrigada a ler
quase nunca gostei das leituras obrigatorias e esse livro prometeu tudo e entrgou nada, sinceramente, nao gostei nem um pouco ?

Lucas 04/06/2022

Que PLOT
Demorei mas eu li o livro. Gente, que plot twist foi este final. Gente, desde está época a gente tem os plots chocado!!!

Marcelo.Mendes 03/06/2022

Bem interessante.
Essa ano estou com a ideia de ler mais clássicos, e acredito que comecei bem! A escrita dessa livro é beem de boas, nada muito rebuscado. A história é bem simples também. Não é o melhor livro, porém abriu portas para ler outro do autor ? pensando seriamente em ler "O Seminarista". É um livro bastante previsível, mas dá pra se divertir com algumas passagens.

O único ponto que me incomoda é fato da Isaura ser escrava e, basicamente, não sentir empatia nenhuma por outros escravos. Tipo, eles estão na mesma situação, e ela NUNCA ter parado para refletir sobre isso é extremamente incômodo.

iasmin93 31/05/2022

senta que a novela vai começar...
só li esse livro por causa de um trabalho de português, ainda bem que é curto pq a cada página a paciência esgotava, chato, chato, chato, digno de novela da record mesmo, o final foi até surpreendente mas merecido.

grazi. 29/05/2022

A Escrava Isaura
Livro decepcionante. Do início ao fim, o li por total obrigação. Provavelmente não lerei novamente, mas a história me deixou indignada! Não entendi a mensagem do autor (apenas que a Isaura era perfeita, já que é isso que se exalta em todos os capítulos do romance).

Jason 27/05/2022

É bom, mais podia melhorar no final!
Isaura é uma escrava órfã de mãe, mas foi crianda por sua senhora como uma filha recebendo uma educação exemplar, belíssima e bondosa para com todos, dona de uma alma curiosa e gentil.

Tal senhora gostaria de aforia-la mas infelizmente não conseguiu, morreu antes disso acontecer, Isaura ganhou um novo dono, Leôncio, filho único do comendador, que mesmo casado desenvolveu interesse na escrava.

Isaura está disposta a tudo para mater o seu caráter e pudor, mas até onde ela pode chegar?

Zileide.Brito 24/05/2022

Envelheceu mal
Embora possa ser considerado um clássico, muitas coisas no livro envelheceram muito mal.
O holofote gigantesco que colocam sempre sobre a pele para justificar a personalidade.
Em determinado momento a personalidade de Isaura não condiz com o que é descrito ao longo do livro.
Tem muito floreio na escrita.
Gostei. Fato. Mas foi pior do que eu imaginava que seria.

mannu 17/05/2022

...
não lembro bem como era, li na escola e faz muito tempo. Depois quero reler ele e ai atualizo aqui o que precisar.

Ana 16/05/2022

Gostei bastante, a historia é bem interessante. Só achei o livro muitoooo detalhista e eu n gosto de leitura assim, pq eu me disperso com mta facilidade. Fora isso adorei

Jesi 16/05/2022

No geral gostei, mas achei o final ruim, valeu pela curiosidade que sempre tive de ler este livro.
Não me arrependo da leitura.

bru 15/05/2022

a escrava isaura
não costumo ler clássicos mas hoje resolvi dar uma chance pra esse livro e confesso que achei a história bem interessante, além de ser uma leitura rápida.

Regyana.Alice 14/05/2022

Delícia de leitura
É uma leitura muito gostosa, li em 1 dia. Apesar de muitos críticas que esse livro recebe e respeito as opiniões contrárias, é uma obra prima. Me trouxe muitas reflexões sobre a escravidão, sobre assédio, sobre o patriarcado e sobre a atualidade que ainda vive resquícios desse passado obscuro.
Vale muito a pena a leitura.

@PinkLemonade 09/05/2022

Bleh
Clássico do romantismo que me fez sofrer pra terminar rsrs

Um senhor com sérias taras, uma escrava perfeita em tudo e um jovem loucamente apaixonado.
Eis o resumo do bolo todo.

Não gostei mas acho que talvez seja um daqueles pontos que temos de cruzar alguma hora.
Enzo.Moura 20/05/2022minha estante
Lerêlerê