A escrava Isaura

A escrava Isaura Bernardo Guimarães




Resenhas - A escrava Isaura


484 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Márcia 13/08/2023

A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
Isaura é fruto da relação entre uma escrava e um capataz português. Nascer branca não lhe poupou da condição de prisioneira, mas sua beleza saltou aos olhos da dona da casa e ela foi criada longe da senzala, com zelo, mimo e boa educação. Após a morte de seus proprietários, Isaura não foi alforriada, como bem queria sua senhora, e virou alvo da paixão obcecada do herdeiro Leôncio, que não pretende poupar esforços — ou violência — para seduzir a garota infortunada. Diante da situação, Isaura e o pai não veem outra solução senão fogem da fazenda.
Leôncio, marido de Malvina, desrespeita a vontade da mãe e não liberta Isaura, pelo contrário, abusou da sua condição para assediá-la e ameaçá-la, usando dela como se fosse um mero objeto feito para experimentou suas vontades a bem-querer. Miguel, pai de Isaura e ex-capataz da fazenda de Leôncio, trama um plano de fuga para livrar a filha do carrasco, arriscando viver escondido com ela pelo resto da vida, já que era contra lei roubar escravos ou ajudá-los a fugir. Em Recife, nova morada dos dois, Isaura conhece Álvaro, um moço distinto e bem-visto na sociedade. Apaixonado, ele logo insiste para leva-la ao baile, onde Isaura torna-se alvo de todos os olhares e comentários. Receosa de que descobrir a verdade, ela treme ao menor gesto suspeito, mas o sentimento recíproco por Álvaro faz valer a pena o risco.
Isaura é descoberta durante o baile e todos ficam sabendo que ela é uma escreva fugida. Leôncio viaja para o Recife para trazer Isaura de volta à fazenda.
Ela volta para a fazenda e fica presa em uma cela , enquanto seu pai tem que pagar todas as despesas da viagem de Leôncio para o Recife, Miguel fica falido e sem trabalho.
Leôncio também esta falido e para resolver seus problemas, ele retoma o casamento com Malvina, pensando na fortuna do seu sogro para salvar sua fazenda.
Para salvar seu casamento, ele promete a Malvina que vai libertar Isaura. Porém, ele propõe que Isaura se case com o jardineiro para que ela seja liberta. Malvina não acha justo mas concorda e prepara o casamento o mais rápido possível.
Álvaro viaja para o Rio de Janeiro atrás de Isaura e ao chegar fica sabendo das dívidas de Leôncio, Álvaro consegue comprar a dívida e com isso se torna dono da fazenda e seus escravos.
Álvaro chega na fazenda no dia do casamento e avisa que é o novo dono. Leôncio não acredita e se mata, deixando Malvina apavorada.
Isaura fica muito emocionada com Álvaro e aceita o seu pedido de casamento.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria 28/07/2023

Nossa super recomendo esse para quem quer começa a ler clássicos, a leitura é muito fluída e vai como se fosse uma fofoca
comentários(0)comente



JAlia.Gaspari 28/07/2023

A Escrava Isaura
Achei o livro um pouco enrolado e confuso, mas a narrativa em si é legal.
Não é um livro realista, retrata a questão da escravidão por um ponto de vista romântico. Acredito que essa seja a ideia do livro mesmo.
comentários(0)comente



Nanda103 26/07/2023

A escrava Isaura
Não tenho mt a opinar sobre o livro pois n é meu tipo de leitura. O livro mostra um lado mais pessoal ent n recomendaria pr contexto histórico e tbm a leitura é dificil por conta da linguagem utilizada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lommy 15/07/2023

Literatura nacional
Segundo livro lido para o MLI2023
Conhecia a história por conta da novela que assisti quando criança, mas foi interessante rever e lembrar coisas emocionantes que acontecem.
comentários(0)comente



JurúMontalvao 12/07/2023

Meio que Deus Ex Machina do início ao fim
As soluções (plots) pareceram-me meio que desesperadas, como se Bernardo Guimarães quisesse cortar qualquer possibilidadezinha de a obra tomar rumos, por ele, desconhecidos ou inesperados.

A partir de certo ponto, esse desespero pra "fechar logo" todas as cenas parece fazer algum sentido se estamos lendo uma peça teatral, mas a obra está catalogada como um romance!
Bom, a essência teatral está lá e talvez explique as várias adaptações que o livro teve pra TV.

Sobre o conteúdo, vou macunaimar: Ai que preguiça! rsrsrs Não... brincadeira rsrsrs?
Bem, a obra é considerada romance regionalista e, às vezes, também descrita como abolicionista.
Há trechos e diálogos pontuais sobre a condição de pessoas forçadas à escravidão, mas, a meu ver, não é abolicionista porque não traz oposição à escravidão enquanto sistema econômico e social.
Alan kleber 21/07/2023minha estante
"Sinha Moça" tambem foi um que me decepcionou bastante. Achava que seria um livro melhor.


JurúMontalvao 22/07/2023minha estante
Alan, minha leitura dos clássicos tá mt estranha...tipo, na escola li só os q precisava pra ir bem nas provas, afinal estudante n tinha tempo de ler o q queria, mas sim o q precisava.?? agora q tenho tempo pra ler, decidi que queria ler os clássicos, mas n sou mais aquela leitora escolar q via td como positivo pra literatura e pros meus resumos, resenhas e redações...hoje, q considero q tô amadurecendo como leitora, vejo defeito em td (e defeitos graves!), começo com expectativa e termino com decepção... tá um saco isso pq de certa forma sinto q n é justo com as obras tbm, afinal elas são só uma "fotografia" de um outro tempo sei lá...desculpa essa desabafão?




Daniel.Conrado 12/07/2023

????
Dos clássicos está no top 2 pra mim, muito legal recomendo super se tiver precisando ler um clássico do romantismo brasileiro, a Iracema é uma personagem bem bobinha e idealizada porém ela passa por bastante coisa que te prende ?
comentários(0)comente



Raquel | @booksecafe 10/07/2023

Um bom final
Tenho lembranças até hoje de algumas cenas da novela, que vi quando era criança. É interessante ter esse tipo de nostalgia lendo o livro. ???
Trata-se de uma boa história e bem escrita, o final é bem satisfatório, porém o enredo em si não tem nada de surpreendente, é previsível, mas é esperado se tratando de um livro antigo que inclusive foi adaptação para novela.
Foi bom para passar o tempo, uma boa lição pode ser aprendida, e justiça... tem com certeza! ?
comentários(0)comente



El Costa 28/06/2023

Um nota rápida, escrita às pressas.
É muito necessário ler essa obra com o pensamento do "romance" de época. É claro que não curto muito a ideia da escrava ser endeusada só por ser educada e ter uma beleza "sobrenatural", mas entendo que a necessidade da época, para se haver uma "crítica", pedia o uso de uma imagem "endeusada" naqueles tempos.
Quanto à escrita de Bernardo, eu amei muito. A sua narração é tão gostosa, que nos faz mesmo sentir como se estivéssemos de perto, dentro da história, andando pelos cenários, ouvindo conversas e vendo as ações de perto.
Ah, também acho que deveriam parar DE VEZ de rebaixar essa obra.
comentários(0)comente



Danielle 27/06/2023

?
Para a época, acredito que a trama tenha revelado uma mensagem abolicionista, mas na minha visão, houveram flertes com o racismo em várias passagens.
E na minha humilde opinião, a escrita é muito desequilibrada; em muitos momentos importantes o texto é enxuto/rápido/superficial e já em partes irrelevantes, arrastada e cansativa.
Dei 3 estrelas pq apesar dos problemas já citados, a história é interessante e me apeguei à Isaura.
comentários(0)comente



Gabs 20/06/2023

PQP, eu odeio ler livros pra escola!!!
tava tudo dando certo no livro até uns 30/40%, a história tava boa, eu tava gostando, mas depois o autor vai lá e enrola a história de 10 capítulos, que poderiam ter sido escritos em 4
pessimo serio!! entendo quem gosta, mas p mim NÃO
comentários(0)comente



TauanyVMR ð³ï¸âð 18/06/2023

"tinha-se rebentado o crânio com um tiro de pistola"
Para mim foi uma leitura bemm cansativa, talvez porque seja um clássico, mas mesmo assim não me agradou tanto.

Sinto que só li por causa do trabalho escolar e se não fosse por isso teria parado bem no começo.

Então, recomendo para quem quer uma "leitura diferente" e de época que se passa no Brasil.
comentários(0)comente



Nati 13/06/2023

Comecei esse livro me desafiando a ler um clássico nacional e não me arrependi da escolha. A história em si é tão interessante, porém o final é incrivelmente corrido.

(:
comentários(0)comente



484 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR