A escrava Isaura

A escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Rafaelly-Silva 05/11/2022

Uma poesia, em meio ao desastre..
Como começar, a escrita do autor, é muito gostosa, fora que é extremamente poética, até a carta de funeral, ela é escrita na base da poesia, acho que isso está entranhado no brasileiro, boa parte dos livros que li, de autores brasileiros, tinha um q de poesia em cada frase, e como sempre nos deixa de queixo no chão, de tão boa que é, vários momentos de tirar o fôlego, outras de querer morrer, com as atrocidades que um ser humano é capaz de fazer a outro, ademais querendo matar matar alguém kkk.
Fora que é uma super crítica a escravatura no Brasil, que foi um grande marco na história do Brasil.
Virou meu chodozinho ??
Espero que gostem... ?

Jordana 03/11/2022

Li esse livro para fazer um trabalho para a escola e também uma cena para o teatro (nem sei comk farei isso ainda kkk), mas gostei bastante.

Ge 20/10/2022

Ótima leitura
Apesar da dificuldade com o vocabulário, foi uma leitura muito gostosa. Comecei a ler sem saber quase nada sobre a história, fiquei surpresa com o decorrer dos acontecimentos, gostei do final

Cristiane 18/10/2022

Isso dói até os dias de hoje
Um clássico que mostra o assombro que perdura até os dias de hoje em nossos corações: A escravidão.
O livro nos faz sentir ódio, dor, agonia, mas também esperança e coragem. Mergulhamos por entre as questões vividas por Isaura, e muitas vezes só queremos entrar no livro e dizer a ela que tudo ficará bem.
O que mais pesa é o fato de que um tempo como o descrito no livro já existiu, que situações como a de Isaura eram comuns, senão piores. Sem sombra de dúvidas é uma mancha de dor e sofrimento que ficará para sempre na história.
Sobre a escrita, é de fácil compreensão, o livro é curto e a leitura é bem fluida.
É simplesmente impossível não se emocionar com a história, e cada página é lida com a torcida e a crença de que o bem vencerá.
Recomendo demais!

Marie 26/09/2022

A escrava Isaura - Resenha
Um dos melhores clássicos que já li. Isaura é uma escrava cuja a beleza é comparada à um anjo,uma sereia e uma fada. Além de uma beleza incomparável, Isaura também possui dotes intelectuais e extremo talento para a música.
Particularmente é um livro que me prendeu bastante, mesmo que em muitos tempos eu me irritasse com Isaura e sua moral perfeita,típico das heroínas do movimento qual esse livro pertence,o romantismo.
Foi impossível para mim ,não torcer para o amor de Isaura e Álvaro.
Álvaro com certeza é um dos personagens que vai ficar em meu coração como um dos melhores da literatura clássica brasileira.

maryy.lu 18/09/2022

O fim era o início
O livro, como um verdadeiro livro do romantismo, é cheio de detalhes dos personagens e do cenário, o que não considero ruim, na verdade. Me senti lendo um estilo de fleabag ( só que não tão bom assim), no caso, o narrador em uma certa parte da história começa a "comentar" no início dos capítulos e até mesmo no decorrer deles. Os personagens não tem um desenvolvimento, não evoluem, do jeito que começaram, terminam... e a grande personalidade deles é ser protagonista ou vilão. Exemplo: a personalidade de Isaura é ser a protagonista, boazinha... enfim, e a personalidade do Leôncio é ser vilão, movido a pura maldade, rancor, desejo e vingança. Pra quem tá começando ler romances, esse livro serve.

Marcelina 15/09/2022

Leitura muito cansativa e insuportável. Muita descrição de cenário e de personagem. Quase não terminei a leitura por ser tão entediante.

Martina 01/09/2022

Isaura Isaura
O que falar dessa história completamente doida? Sabe aqueles livros que parecem que são mais uma novela mexicana? São tantas reviravoltas, tantas fofocas e Jesus amado, Isaura era uma criada bem educada, inteligente e cheia de dotes, a falecida mãe do senhor dela que se chama Leôncio, deu toda a educação do mundo para Isaura, ensinou ela a tudo que vocês podem imaginar, chamou vários professores para dar aula pra ela, tudo, a Isaura teve uma vida de princesa na infância, depois que os pais do Leôncio morreram, tudo foi por água abaixo, Isaura vivia recebendo propostas indecentes dos rapazes e recusava todas elas, o próprio Leôncio dava em cima dela até que a Malvina(mulher dele) descobriu e foi embora, Isaura aproveitou a situação e fugiu com o Miguel(pai de Isaura) para Pernambuco, lá ela conheceu Álvaro e eles foram em um baile e tava tudo ok, até que o Martinho(um cara qualquer) viu um planfeto com as descrições da Isaura que o Leôncio mandou para várias cidades a procura dela, Martinho achou e ficou de olho nela, todas as características escritas no panfleto tinham nela, até a cicatriz acima do seio, Martinho falou alto e em bom som que Isaura era a escrava fugida é que ia levava de volta pro seu senhor, até que o incrível e maravilhoso Álvaro disse que não, não vai levar ela, Álvaro protegeu ela até onde deu, até que Leôncio foi a Pernambuco buscar ela e aí não deu mais né, ele levou ela de volta pra cidade deles que eu não me lembro o nome e acorrentou ela na parede por dois meses, presa em um quarto escuro e pequeno, imagina, Leôncio deu duas opções pra ela, primeira: ou ela se casava com o Belchior(um cara que era completamente apaixonado por Isaura, mas ele era meio doido) e tinha a liberdade dela.
Segunda: ou vivia pelo resto da vida presa naquele quarto.
O pai dela convenceu ela a se casar pq seria ?melhor? para ela, ela não queria de jeito nenhum mas?, No dia seguinte eles estavam prontos para se casar até que Álvaro chegou e disse que tudo que era de Leôncio(fazendas, criados e tudo mais) eram dele agora, uma história muito doida, obviamente Leôncio ficou doido da vida, começou até a arrancar os cabelos, Álvaro ficou com Isaura e por fim, deu um tiro na cabeça de Leôncio.
Completamente apaixonada por Álvaro

Alex_Cossta 29/08/2022

Fraco e sem profundidade, mas...
Por se tratar de um clássico sua leitura é mais exigente. Porém, eu particularmente me encantei com a escrita. As descrições, que em alguns momentos se tornam um pouco morosas, são muito românticas - conforme movimento literário da época - e repletas de belas palavras que até então eu desconhecia. Nesse sentido, ele contribuiu grandiosamente para a expansão do meu vocabulário. Entretanto, quanto à história de Isaura, é fraco e sem profundidade. Ao final, a leitura acaba e nada fica - apenas novas palavras aprendidas.

Sof 28/08/2022

Dentro das expectativas
Por se tratar de um livro antigo, eu já tinha uma ideia de como seria.
A leitura é extremamente cansativa e os personagens não têm personalidade.
Teve alguns momentos durante a leitura, que eu quis jogar o livro pela janela. Porém, poderia ter sido pior.

Isa 26/08/2022

Escrava Isaura é um livro bom, porém (para mim) foi uma leitura difícil, já que tem palavras que ainda são confusas para mim.