A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Mariana 07/12/2022

Necessário
Basicamente li por obrigação, queria conhecer os clássicos, e não me arrependo.
Não é nada inovador ou revolucionário, mas uma leitura calma e deliciosamente evolutiva.

Ranielle Cristina 06/12/2022

A Escrava Isaura, escrita em 1875, tem como cenário o Brasil escravocrata do século XIX. No decorrer da trama é possível perceber como era a relação entre senhores e escravos, como aconteciam os castigos e o quanto a liberdade era almejava por todos eles. Dentro desse contexto, nasce Isaura, filha de uma escrava e de um feitor, portanto, considerada também escrava. Ela foi criada como uma verdadeira dama pela esposa do dono da fazenda em que nasceu. Isaura é gentil, tem gestos delicados, sabe tocar piano... Ela é a representação do ideal romântico de mulher, a virgem branca angelical. Mas, com a morte de seus senhores, passa a "pertencer" ao filho destes, Leôncio. Por sua índole, Isaura recusa-se a dar vazão aos desejos que o cruel Leôncio nutre por ela. É em função desse desejo desenfreados e da contínua repulsa da jovem escrava que o enredo se desenvolve. Mas, para salvar Isaura, surge Álvaro, um jovem com ideias abolicionistas que se apaixona por ela e se dispõe a enfrentar Leôncio por esse amor. Assim a luta por um amor verdadeiro e, principalmente, pela liberdade compõe este romance de Bernardo Guimarães, considerado por muitos, a obra-prima do autor.

Sobre o autor:

* Bernardo Guimarães nasceu no dia 15 de agosto de 1825 na cidade de Ouro Preto, em MG.
* Aos 22 anos, matriculou-se na Faculdade de Direito em SP.
* No ano de 1852 publicou sua considerada obra-prima "Cantos da Solidão" e concluiu o curso de direito.
* Estudou Crítica Literária e Jornalismo no RJ.
* Em 1866 foi nomeado professor Retórica e Poética no Liceu Mineiro, em Ouro Preto - MG.
* Sua obra mais importantes foi A Escrava Isaura, publicada em 1875 causando grande furor na sociedade da época por apresentar sua posição perante a campanha abolicionista.
* Em 1881 recebeu uma homenagem do imperador Dom Pedro II, durante uma visita que este fez a MG.
* Publicou mais um romance tem 1883, "Rosaura" e faleceu em 10 de março de 1884.
* Poltrono da cadeira número cinco da Academia Brasileira de Letras, Bernardo Guimarães escreveu poesias, romances, novelas e contos.

Apesar de esta obra ter sido escrita no século XIX, é possível traçar um paralelo com os dias atuais. A lei que aboliu a escravatura no Brasil foi assinada em 1888, pela princesa Isabel. Mas foi de fato executada?? Atualmente, ainda existem pessoas que são escravizadas.

Livros e Chocolate Quente 05/12/2022

Chato chato chato
Talvez eu "não entenda a magnitude da obra" atualmente, mas entre todos os clássicos que ei já li esse foi com certeza o mais chato e entediante.

Nada acontece e não é nem um pouco interessante, tão cansativo que quase me lançou em uma ressaca literária.

Vinnylit 04/12/2022

"O coração é livre; ninguém pode escravizá-lo, nem o próprio dono."
Isaura é uma escrava "branca", de uma beleza atroz. Tão bela que disputa um espaço nos desejos de seu senhorio Leôncio, mas Isaura não sente o mesmo, pois tem respeito a sua senhora e a tudo que ela lhe faz.
Com o seu amor não correspondido, Leôncio faz da vida da escrava um inferno. No entanto, o pai de Isaura tem um plano, fugir e se esconder em Recife, lá Isaura se apaixonará por um rapaz garboso e ele, por ela.
Como nem tudo são flores, Leôncio decide ir atrás de sua propriedade.

Um clássico romancista que nos envolve do início ao fim.

Lufana 29/11/2022

Vontade de enfiar minha cabeça embaixo da terra
Misericórdia que livro enrolado e chato, eu sei que é assim mesmo, mas eu não suportava mais eu já estava enrolando toda a história.

Larissa 28/11/2022

Delicado e envolvente ?
Foi a melhor experiência que eu já tive com um clássico nacional até agora. Foi uma leitura muito tranquila e fluida, principalmente nos últimos capítulos. Eu amei a personagem principal, mesmo ela sendo tão paparicada e tão "água com açúcar" não me gerou ranço nem nada do tipo, eu criei um carinho fofinho por ela, o final foi bem impactante, eu não esperava mesmo! Amei o final. ?

JoYulli 20/11/2022

Final diferente do que pensei
Mais um áudio book que terminei, uma história curta e que se passa no tempo colonial. Que todos nós sabemos pode com seu pai se apaixona por Álvaro, seu algoz Leôncio a persegue e a leva de volta bom gostei muito do áudio book pois é necessariamente possível ouvir enquanto se dirige ou fazemos outro outras coisas, gostei mais por ser uma história um pouco mais curta do que quando li o Último desejo. A narrativa do livro é bem clássica pois é um livro clássico mas para quem assistiu a novela São muito parecidos.

Jenn 18/11/2022

Foi dureza
Não é um livro ruim, os personagens que são meio fracos e tals. E para um livro que se propõe como abolicionista, tem falas bem problemáticas por parte dos "mocinhos". Bom, acho que não gostei muito também pq detesto um pouco os clássicos, são sempre um desafio, acho que só amo o Machadinho mesmo.

Luana.Sgarbi 15/11/2022

é um um livro fácil de ler (apesar da linguagem), a história é realmente em partes emocionante, mas a história não me prendeu muito (só consegui terminar de ler porque era para um trabalho)

Isabelly.Bischoff 13/11/2022

Super bom,hjstoria emocionante,te mantém preso do início ao fim,super recomendo,porque a além de ser um livro que costuma cair em Enem ou em concursos te faz refletir sobre muitas coisas,amei

Rafaelly-Silva 05/11/2022

Uma poesia, em meio ao desastre..
Como começar, a escrita do autor, é muito gostosa, fora que é extremamente poética, até a carta de funeral, ela é escrita na base da poesia, acho que isso está entranhado no brasileiro, boa parte dos livros que li, de autores brasileiros, tinha um q de poesia em cada frase, e como sempre nos deixa de queixo no chão, de tão boa que é, vários momentos de tirar o fôlego, outras de querer morrer, com as atrocidades que um ser humano é capaz de fazer a outro, ademais querendo matar matar alguém kkk.
Fora que é uma super crítica a escravatura no Brasil, que foi um grande marco na história do Brasil.
Virou meu chodozinho ??
Espero que gostem... ?