A escrava Isaura

A escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Ana Elisa 20/07/2021

um novelão
tudo acontece MUITO rápido - o que me surpreendeu, como que conseguiram transformar um livro tão curto numa novela? mas entendo a escolha, parece uma novela mesmo, cheia de reviravoltas

Isabela- 09/07/2021

Eu não chamaria de livro, diria ser um resumo de um clássico literário em versão adaptada. Para um resumo é bom e a leitura é bem rápida

Beatriz.Lira 08/07/2021

A escrava Isaura
Fala sobre uma escrava branca muito linda. É desejada por muitos homens. Ela pertence a Leôncio, um fazendeiro autoritário que quer o amor da moça. Por isso, Isaura é obrigada a fugir para longe.
O livro é muito bom. Apresenta vários temas como: assédio sexual às mulheres; mulheres, educação e trabalho; as oposições entre corpo e espírito; escravidão e racismo.

Amy 07/07/2021

Interessante
Tinha curiosidade sobre essa história há muitos anos, finalmente pude matá-la. É um livro que me prendeu em muitos momentos, mas que tem uma certa barriga e que me fez questionar muitas coisas sobre o pensamento dos personagens. Sei que é incorreto esperar que pessoas de um século tão diferente e distante do que vivo pensem como eu, mas o livro faz toda a questão do abolicionismo parecer uma grande bobagem. Ele é citado de maneira totalmente rasa e, se Isaura fosse preta, haveria toda essa comoção? Oh, como é cruel a escravidão da moça branca. E só. Porque o tempo todo, parece que só por isso (já que foi o que lhe deu privilégios na família dona da casa grande) ela é melhor que todo mundo; até que as outras pessoas brancas, pasmem.

O romance é do jeito exagerado e corrido da época, compreensível, mas demasiadamente (hehehe) dramático em suas demonstrações.

Seria Leoncio o primeiro macho abusivo? Fica aí o questionamento.

No mais, é uma história legal, que até nos dá vislumbres do passado contando um pouco sobre a mãe de Isaura (essa, sim, merecia um livro só seu, mas acabou ganhando uma telenovela muitos anos depois) e Miguel. E é bem menos lenta do que eu estava esperando, inclusive, com um destaque até que considerável aos personagens secundários. Uma coisa que, apesar de me fazer revirar os olhos lendo, mas achei interessante dada a época do livro é quando Isaura questiona de que vale ter tido tantos privilégios se vai ter um destino péssimo ? como se por um momento, em seu desespero, desse a entender que é melhor que as outras moças (provavelmente as outras escravizadas como ela, mas diria que qualquer moça sem fortuna também). Isso me pegou de surpresa, me fez até achá-la sonsa por um momento, o que tornou a personagem mais interessante, mesmo que nos 45min do 2° tempo.

Um ponto que me irritou (e irrita nesta ou qualquer história) é a protagonista ser uma mulher por quem todos os homens se apaixonam, um estereótipo batido.

AlefRamos 03/07/2021

Razoável
O livro é bem mais ou menos.
Tem personagens secundários até interessantes, mas que faltou serem mais trabalhados. A protagonista é fraca demais, não consegui me apegar a ela em nenhum momento.

Já tinha assistido a novela, e fiquei interessado em ler o livro.

As coisas se resolvem até rápido, é uma leitura até rápida de se fazer, mas que acabei postergando por não ter me fisgado tanto.

Jaine 01/07/2021

Um clássico romance necessário
? A história do livro A Escrava Isaura, do mineiro Bernardo Guimarães, é bem conhecida devido às várias adaptações para telenovela.
Mas poucos, talvez, tenham se debruçado sobre o texto integral. O que é uma pena, pois a narrativa é bem fluída e fácil de ler, mesmo sendo rebuscada. É uma ótima dica para iniciantes na Literatura Clássica Brasileira.
? Foi lançado em 1875, em plena campanha abolicionista e se trata das desventuras de Isaura, uma escrava branca e educada, de alto nível intelectual e de caráter, que foi criada como filha pela sinhá da fazenda.
Mas a vida dela cai em desalento e sofreguidão após o falecimento de sua sinhá, vendo esvair qualquer chance de proteção e promessa de liberdade diante do devasso e cruel Leôncio, que a todo custo queria possuir Isaura.
Isaura defendia que por mais que fosse posse de seu sair, seu coração nunca seria possuído. E o herói do romance, o Sr. Álvaro, aparece como uma luz no fim do túnel.
? Mesmo com o excesso de adjetivaçoes e romantismo, o livro traz críticas à escravidão, ao papel da mulher submissa da época e vários discursos abolicionistas idealistas (principalmente na personagem de Álvaro).

Muna 23/06/2021

Muito chato, a história fica em extensos detalhes irrelevantes no começo pra ter um final supérfluo e breve.
Me irritou que 95% das falas da Isaura eram só ressaltando o quão sofrida ela era. Teria terminado o livro em dois anos se não fosse por um trabalho, que história entediante?
O único ponto que me interessou foi o jeito que o narrador fala, como se estivesse conversando diretamente com o leitor

Murilo 23/06/2021

Resenha : A escrava Isaura .
Nome : Edson Murilo lago nascimento.

Turma :101.

Crítica e auto- reflexão do livro já lido !

Autor : Bernardo Guimarães !Bernardo Joaquim da Silva
Guimarães
( Foi de Ouro Preto) 15 de agosto de 1825 ? Ouro Preto, 10 de março de 1884)
foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido pelo romance A Escrava Isaura, sendo o patrono da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras.

Este livro completamente retrata os tempos da escravidão , em torno do século XIX , a trajetória de muitos escravos maltratados pelos seus donos ,o sofrimento e desgosto de sua existência , a luta de cada dia pela liberdade e paz em suas vidas , o assunto e bastante importante para nós espelharmos e respeitarmos diferentes etnias principalmente de negros ! Em foco para um tema mais romântico e familiar , em que Isaura é filha de um Branco rico e bem sucedido com uma doméstica escrava , durante todo esse percurso o segredo em que seu pai branco escondia a sua esposa e familiares acabou , se espalhando a tôna e causando atrito a todos , gerando ciúmes intriga e ódio , e revolta pelo lado de filhas de brancos nascidas com pele parda , são expostas como escravas não podendo merecer sua justa liberdade , esse enredo trata do amor de Isaura por um filho de feitor , o ciúmes e maltratos de sua madrasta , o amor repentido de seus pai branco por sua mãe escrava .....
E por aí vai !

Gigio 22/06/2021

Expectativas frustradas.
Apesar de ser uma boa história, não curti o livro. Tudo bem que havia o contexto histórico que influenciou a trama e a escrita, mesmo assim não conseguiu me 'pegar'. Soluções rasas e fáceis. Expectativas frustradas.

Lettuce 15/06/2021

O livro é bom não foi o meu preferido mas também não foi o pior, mas não acho que eu leria se eu não tivesse que fazer um trabalho

Marie :) 08/06/2021

bom :)
Por se tratar de um clássico, a linguagem é diferente e um pouco complicada de entender, mas durante a leitura você vai se acostumando. Demorei um pouco para terminá-lo devido aos enormes parágrafos cheios de detalhes (o que me deixavam incomodada), mas no fim é um bom livro.

Lais.Mesquita 05/06/2021

Torturante
Já falei vários problemas desse livro nos históricos de leitura
Não tinha chegado nem em 1/4 dele e 3 homens tinham se declarado pra ela no mesmo dia
Os personagens ou são 100% bons ou 100% ruins
Muitas passagens racistas ou machistas
A única coisa boa foi que numa breve passagem ele falou mal da escravidão
Tive que usar audiobook enquanto lia da metade final porque se fosse eu sozinha n ia aguentar
Foi cada virada de olho que eu achei que nunca mais fosse voltar ao normal
Não sei se a história realmente melhora depois da metade ou se foi porque comecei a usar o audiolivro, mas foi bem mais rápido
Enfim, odiei :P
Só li mesmo porque tava determminada a ler antes de trocaar, vender ou o que quer que seja

Jéssica Dutra 03/06/2021

Esse livro é tão errado de tantas maneiras que é até difícil de nomear.

Bruna 31/05/2021

Não sei bem o que dizer, curti o livro e tudo mais. Não foi um dos meus favoritos e nem sei o pq