Robinson Crusoé

Robinson Crusoé Daniel Defoe

Resenhas - Robinson Crusoé

Marinazinha 20/06/2023

Não gostei, li em um dia pq foi para a prova da escola, e a prova foi no dia seguinte. Desinteressante, eu com crtza não leria por conta própria. Li em pdf, a escrita estava horrível, não sei se no livro está assim tbm. Não sei como a professora de português escolheu esse livro, na outra unidade ela tbm escolheu um de ilha ( não é spoiler, e se vc vai ler vai chegar nessa parte de qualquer jeito e é no início do livro ), será q ela está nos preparando? Enfim, não releria, não faz o meu tipo de livro. Não sei se faz resenha assim, com essa linguagem e abreviações, mas foi isso ? ps: nada contra quem gostou, o livro não é tão ruim assim vai, sla

NatRGW 18/06/2023

Legal
Não achei nada demais, pois já tinha assistido ao filme, que é super parecido. Achei até legal, mas não é incrível. Tem loucos detalhes e pouca emoção, mas é bom. Pode ser coisa da minha cabeça, mas achei a escrita de Daniel Defoe, nesse livro, muito parecida com a de Julio Verne em "Viagem ao Centro da Terra".

Lista de Livros 23/05/2023

Lista de Livros: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe
“Desde aquela época, tenho observado, com frequência, quão incongruente e irracional é o temperamento da humanidade como um todo, especialmente dos jovens, diante de uma constatação que deveria servir para guiá-los, a saber: não têm vergonha de pecar, mas têm vergonha de mostrar arrependimento; não têm vergonha de insistir na ação pela qual, com toda justiça, deveriam ser considerados tolos, mas têm vergonha de retroceder, o que apenas faria com que fossem considerados sensatos.”
“Abusar da prosperidade é, muitas vezes, causa da maior adversidade.”
“Aprendi a olhar mais o lado positivo da minha situação, e menos o lado negativo, e a levar em conta o que podia desfrutar, e não o que me faltava, e isso me propiciou tamanho conforto interior que mal posso expressar. E ressalto isso aqui pelo bem dos descontentes, incapazes de aproveitar o que Deus lhes oferece porque veem e desejam algo que Ele não lhes concedeu. Todo o nosso descontentamento diante do que não temos parecia-me resultar da falta de gratidão diante daquilo que temos.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/04/robinson-crusoe-de-daniel-defoe.html

Vit 07/05/2023

Meu deus insuportaveeeeeeel realmente o pior livro que já li no curso de letras que sofrimento pra terminar

Jessé 02/05/2023

Um bom livro.
Robinson Crusoé é um livro muito interessante de aventura. Mas ele vai conversar melhor com cristãos, já que o escritor era presbiteriano e o tema central dessa história é a providência dívida na vida do ser humano.

Como sou cristão, esse foi um tema que muito me atraiu, e confesso que você se pega pensando em muitas lições que o livro te passa. Na verdade, pessoas não cristãs também podem retirar muita coisa boa dessa história.

O livro também contém muitas aventuras, e toda parte do Robinson narrando suas desventuras na ilha, e como ele sobreviveu durante os 28 anos que lá esteve preso, são muito bacanas de acompanhar.

Mas é um romance que contém alguns furos bem bobos, como por exemplo um deles envolvendo um papagaio, e a escrita do Dafoe (eu cotejei algumas partes com o original) não é das melhores e carece de maior refinamento. E eu vejo um grande problema com os dois últimos capítulos desse livro, pois eles destoam totalmente do restante da narrativa, dando a impressão que eu estava lendo outra coisa. Sinceramente eu achei descartável esses capítulos.

Não é um livro que eu leria de novo, mas mesmo assim eu acho que valeu a pena conhecer, e querendo ou não, a leitura foi bem agradável.

Sobre a questão do racismo e de alguns comportamentos do protagonistas, ou a visão que o escritor tinha, temos que levar em conta a época que o livro foi escrito pessoal. O livro é um registro de sua época, e achar isso um problema igual vi muitas pessoas falando, é no mínimo uma grande falta de bom senso, além de você se auto-taxar um ignorante. É incrível como ainda temos que explicar esse tipo de coisa para as pessoas.

Aos que se interessarem, uma boa leitura pra vocês!

Leandra140 02/05/2023

Manoooo, eu adorei.
eu estava esperando um livro mais longo, mas acabou tão rapido q eu nem senti. escolhi ler esse livro pois ele foi citado em meu filme favorito, acabei amando de vdd. a história em si não tem muita coisa por se tratar apenas de um homem que ficou preso em uma ilha durante anos, mas é tão fluido que nao fica cansativo. recomendo!!

juline 29/04/2023

Quanto um ser humano precisa para viver e ser feliz?
Esse livro me pegou muito. Tu acha que vai ler uma aventura clássica, e do nada começa a parar a leitura no meio pra ficar pensando kkkk esse livro dá muito pano pra manga, mas ao meu ver dá pra separar em 3 aspectos

O primeiro é a questão do propósito. Robson não se contenta em viver uma vida boa e tranquila que lhe era oferecida por seus pais. Ele queria viver aventuras, desbravar o mundo, deixar um legado - o caminho que ele encontra quando decide fugir de casa para ir para o mar.

O segundo é a sobrevivência. Sabemos nos sustentar estando completamente sozinhos, dependendo exclusivamente de si próprio? Essa questão, as tentativas e erros (e sorte) de Robson Crusoé, tomam boa parte da narrativa, e pra mim - que gosto e me interesso super por sobrevivência, natureza e aventura - foi um prato cheio de entretenimento e divagações hsush não só pelo tema, mas por ser muito sistemático tbm em todo processo. Cada parte que o livro avançava, Crusoé conquistava mais um suporte (e conforto) para a vida.

O terceiro é gradativo, e tem seu auge mais pro meio e final do livro, que é a questão do pertencimento. Do que adianta viver se não tem ninguém para compartilhar? Seja a vida, ou o trabalho, "não é bom que o homem esteja só". E dentro disso, Defoe introduz a religião e o relacionamento com Deus, e sua previdência divina. Um dos tesouros que Crusoé regata do barco naufragado, é uma bíblia, que quando começa a ler, perceber os sinais e alertas que recebeu de seus pais e de amigos (que por sinal, são bastante hsush) e assim, começa a se relacionar com o divino

Enfim, gostei demais e me surpreendi muito com a história! Não foi nada do que eu estava esperando haha só não dou 5 estrelas porque não há separação de capítulos, mas isso é só um capricho literário, porque realmente tem sentido o livro ser assim, ainda mais um do século XVIII

Cristiana 27/04/2023

Robinson o Brasileirinho
O livro é um clássico e ainda assim poucas pessoas se atentam para o fato de que ele estava no Brasil quando sai em busca de escravos e tudo acontece
E isso talvez se deva pois o Robinson escravagista e colonizador não teria o apelo de herói desbravador
É um bom livro de fantasia
Todos que não são brancos são selvagens e todos precisam dele para serem salvos
Explica bem a mente colonizadora

Sosofhi0 26/04/2023

Meu Deus do ceu que livro chato e parado. Aparentemente o livro não tem desenvolvimento e é só a vidinha repetitiva de um homem numa ilha

Amanda Vinco Toneti 20/04/2023

Melhor do que eu esperava
Eu vim buscando cobre e acabei encontrando ouro (18 quilates, mas ainda ouro).
Achei que seria só uma história boba de náufrago e me deparo um uma história de conversão!
Não foi aí catolicismo, mas a visão de mundo de Robinson Crusoé foi profundamente transformado pela palavra de Deus e do fiança na Providência.

Italo.Samack 14/04/2023

Uma história instigante, que traz o gosto de "quero mais" a cada capítulo. Um livro essencial para quem gosta de leitura.

Pablo 02/04/2023

Fiel
Personagem Marcante:
Sexta-feira (fiel)

Então é daqui que a inspiração para a personagem Sexta-feira de Desventuras Em Série veio?