Robinson Crusoé

Robinson Crusoé Daniel Defoe

Resenhas - Robinson Crusoé

Regis 23/11/2023

O conhecimento racional sobrepujando a natureza
Robinson Crusoé foi baseado na história do marinheiro escocês, Alexander Selkirk; que foi desembarcado, como castigo, a mando do capitão de um navio bucaneiro, na ilha Más a Tierra (hoje Ilha Robinson Crusoé) na costa do Chile, onde viveu completamente sozinho por quatro anos.
Escrito em 1719 Robinson Crusoé se tornou um marco da literatura ocidental, como uma das obras fundadoras do romance moderno. Tendo entre seus admiradores o prestigiado autor James Joyce.

O livro Robinson Crusoé traz a história de um náufrago inglês que se vê completamente sozinho em uma ilha do Caribe onde, por meio de seu conhecimento racional, consegue sobrepujar a natureza e sobreviver.

Me cansa ler nos clássicos a necessidade do europeu em catequizar todos que encontram pelo caminho e fazê-los escravos, destituindo-os de sua religião nativa e tomando suas crenças como inferiores e pagãs.
Em nenhum momento Robinson Crusoé viu o indígena Sexta-Feira como um companheiro, visto que antes mesmo de encontrá-lo já havia sonhado em tê-lo como servo e ser o seu Senhor; a pretensão descabida em ver no outro apenas alguém destinado a servi-lo, retrata bem como o europeu enxergava qualquer povo diferente deles mesmos. Essa é a parte mais lamentável em toda a narrativa.

Apesar dos pontos colonialistas e escravagistas que sempre me desagradam em qualquer clássico, o livro me contentou muito e não achei a leitura nem cansativa nem lenta, como vi muitos comentando, e a jornada de autoconhecimento e crescimento do personagem é envolvente e muito bem descrita.

Daniel Dafoe escreve com uma ótima fluidez e sua narrativa é estimulante, despertando a curiosidade pelos acontecimentos que estão por vir sem tornar maçante a descrição da rotina do personagem.
Adoro esse tipo de história de sobrevivência solitária! E o autor com certeza me conquistou com seu personagem jovem e imprudente que se vê obrigado a sofrer as consequências de sua impetuosidade e desobediência.

Esse é um clássico precursor dos Romances de Aventura e Thillers psicológicos de sobrevivência, que traz muitas particularidades do período em que foi escrito, assim como parte da inconformidade e crenças de seu autor, tornando o livro uma fonte maravilhosa de conjecturas sobre o século XVIII e sobre os desígnios que Dafoe insere em seu personagem.

Robinson Crusoé é uma ótima leitura que recomendo para todos os amantes de clássicos e aventuras.
Silvia Cristina 24/11/2023minha estante
Gostei , vou ler.

Regis 24/11/2023minha estante
Espero que goste, Silvia. ??

Marcia 24/11/2023minha estante
Quero let esse livro

HenryClerval 26/11/2023minha estante
Nem tenho mais palavras para expressar o quanto amo suas resenhas, Régis. Está perfeita, parabéns! ?

Regis 26/11/2023minha estante
Você é maravilhoso, Leandro! Obrigada. ?

CPF1964 27/11/2023minha estante
Reli recentemente. Gostei. Porém fui menos generoso que você. Este livro poderia ter umas 50 páginas a menos. Realmente foi uma mudança de paradigma na época em que foi escrito. Daniel Defoe criou o "SEXTOU"....???

CPF1964 27/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Régis.

Regis 27/11/2023minha estante
Obrigada, Cassius. Adoro seus comentários espirituosos! ???

Nanda.Lourenco 09/02/2024minha estante
Li esse quando eu tinha uns 10 anos... que saudade.

Julia.Suelotto 05/05/2017minha estante

Laura.Oliveira 06/05/2017minha estante
Obg?

Claire Scorzi 20/02/2009

Um Clássico Entre os Clássicos
Sinceramente? Não estou nem aí se a obra de Defoe é "colonialista", "burguesa", edificante, etc. etc. Sou apaixonada, apaixonada por ela. Um clássico entre os clássicos, ROBINSON CRUSOE permanece (apesar de todo o discurso politicamente correto, geralmente de oportunistas que nem sabem escrever) porque é bem escrito, porque mexe com o nosso imaginário (O que você faria se estivesse numa ilha deserta?) e com o nosso lado criança: inventar nossa vida longe da civilização sem ninguém para nos dizer como viver... Lógico que algumas coisas nos acompanham (como acontece com Robinson). Porém o que a história prova, se é serve para provar alguma coisa, é que as pessoas podem crescer com a adversidade ou podem se desesperar e ficar num canto reclamando... Todos sabemos que a vida é injusta. Nossas cartas nem sempre são as que queremos. Mas, o que você vai fazer sobre isso? Robinson faz sua escolha. Ele crê e ora. Ele luta. Ele se entristece e se levanta outra vez. Ele faz um amigo indígena e o repreende e ensina a não comer carne humana (Se isso é colonialista, estou de acordo!). Ele trata com respeito o pagão e o católico sendo ele protestante. Se há lições no romance de Defoe, eu as recebo com gratidão e me alegro que tenha sido um grande escritor a narrá-lo.
Para mim é um livro saboroso que releio de tempos em tempos.
Kariny 31/01/2017minha estante
Agora me deu mais vontade ainda de ler. Vou ter que voltar no sebo e comprar ?

Letícia 12/01/2018minha estante
Estou amando o livro! Foi a escolha de um clube de leitura que participo, que estão lendo os clássicos. Sempre um estrangeiro e no outro mês nacional, vai intercalando!

Alessandro232 18/03/2023minha estante
Tenho que ler esse clássico da literatura inglesa. Vou ver se consigo este ano!

renatas.version 21/04/2023minha estante
Eu penso a mesma coisa que você, amo esse livro

Carlos Nunes 29/07/2019

Muito mais que uma história de náufrago
ROBINSON CRUSOE é um daqueles livros que não temos muita vontade de ler porque já conhecemos a história de cor e salteado... Será? Fui extremamente surpreendido pela riqueza desse livro, que traz muito, mas muito mais do que uma simples aventura de náufragos, a começar de um grande trecho anterior, a maior parte dele passado - acreditem - no Brasil! E depois de resgatado da ilha, ainda há mais aventuras, dando ensejo inclusive a uma continuação!
Não bastasse tudo isso, a própria narrativa é bastante surpreendente: guardadas as devidas proporções, tendo em vista a época da escrita e os pensamentos da sociedade de então, o que pode causar estranheza nos tempos atuais. Defoe nos traz material para refletirmos sobre a colonização, a religião, a superioridade (ou não) do ser humano sobre a natureza e, principalmente, sobre outros seres humanos. Livro excelente e essencial! Mais detalhes no vídeo (link abaixo).

site: https://youtu.be/wPzpenpx75E
InfinitaTBR- Jana 17/04/2021minha estante
Acabei de começar a leitura e estou adorando ?

Carlos Nunes 17/04/2021minha estante
Fiquei muito surpresa com esse livro, Jana. Boa leitura!!!

InfinitaTBR- Jana 19/04/2021minha estante
Terminei hoje. É maravilhoso!!

Carlos Nunes 20/04/2021minha estante
Se puder, leia também a dica que deixei no meu video: https://youtu.be/wPzpenpx75E
Você irá se surpreender! ?

Josana.Baltazar 02/10/2021

A história é completamente diferente do que eu imaginava, mas muito interessante aborda o que achei muito importante ao encontro da fé no momento de completamente solidão e o aprendizado em todos os sentidos para sobreviver, e a partir daí, as aventuras mais diversas e um vida viagens, conhecer pessoas a generosidade, desafios e o retorno para casa. A necessidade de estar em movimento, gostei e indico
graazifarias 24/01/2022minha estante
Gostou dessa edição ou tem algo que o incomodou?

Josana.Baltazar 25/01/2022minha estante
Gostei mas muito arrastada

Josana.Baltazar 26/01/2022minha estante
Na verdade acho que eu fazia uma ideia equivocada da história, esperava uma coisa, a maior parte de história não aconrtece com ele sozinho com o sexta-feira na ilha, e sim navegando

Josana.Baltazar 26/01/2022minha estante
Mas não sei se o problema é com a edicao

Neto Murracho 08/01/2024

Fatos reais
O livro é baseado em fatos reais, claro que o real foi bem menos tempo que no livro e com certeza não fez nem a metade que o personagem do livro.

Uma boa narrativa, a parte na ilha realmente é muito detalhada, isso me fez achar meio corrido os fatos posteriores a saida da ilha.
É motivador a ideia do personagem se tornar totalmente auto-suficiente na ilha, mas uma coisa que me incomodou foi o fato de ele sempre querer ter alguém junto dele na ilha, não como companhia mas como escravo !!!
Pedro 08/01/2024minha estante
Ele era um inglês de séculos atrás, logo isso era normal.

Neto Murracho 08/01/2024minha estante
Sim era "normal" mas 20 anos preso em uma ilha a coisa que mais te faz falta é um escravo !!!

Pedro 09/01/2024minha estante
Eu sentiria falta de mulher...kkkkkk

Rafaela 16/09/2021minha estante
Nossa, meu livro estava dividido em capítulos.

Marcos Aurélio 16/09/2021minha estante
Meu também não tinha capítulos...

Marcos Aurélio 16/09/2021minha estante
??????????????????

Juh 24/08/2021

"O Homem com medo, transforma-se num ser ridículo..."
Segundo Clássico que eu leio, e assim como o primeiro foi um livro muito bom, uma leitura bem discorrida e com uma escrita ótima e nada chata, diferente do que eu havia pensado.

Robinson Crusoé é uma história bem envolvente e rápida de ler, escrita de maneira simples de faz querer ficar imerso na leitura, seu personagem também é interessante e te cativa. E apesar daquela visão grande e bonita da Europa e essas coisas, continua sendo muito bom.

Robinson tem uma jornada muito interessante nessa ilha, vivendo coisas que ele nunca imaginaria e descobrindo um "novo eu" ao passar tanto tempo sozinho naquela ilha, fez coisas que nunca imaginaria e deu tudo de si para poder sobreviver. Digo que ele teve sorte do navio ter ficado lá também para que ele pudesse pegar as coisas necessárias.

Imagino se fosse eu, ou alguém de nossa época em tal situação, não sei dizer se teria a mesma habilidade de sobreviver quanto alguém daquela épica, já acostumado com isso. Mas quem sabe o que a vontade de sobreviver pode fazer a nós né.

Enfim, é um clássico muito rápido de se ler e que eu recomendaria bastante não é chato e nem parado demais.

Beijos e até mais!

OBS: Dificuldade que é fazer uma resenha de um livro de 112 páginas, credo kkkkkk
Thiago.Barros 24/08/2021minha estante
Ficou formidável sua resenha. ???

Juh 24/08/2021minha estante
Obrigada!

Ingrid_mayara 10/10/2017

Minhas impressões de leitura
Sempre que eu ouvia falar desse livro, imaginava que fosse uma grande aventura marítima, um tipo de Moby Dick sem baleia; algo que não costumava me interessar. Resolvi sair um pouco da minha zona de conforto e fiquei curiosa quando, ao adicioná-lo como meta de leitura no Skoob, soube que ele é inspirado numa história real de um náufrago, tornando-se ficção com uma mistura de aventura, drama, geografia, história, suspense e mistério, e ainda menciona o Brasil diversas vezes. Ele é tudo isso e muito mais!

Narrado em primeira pessoa, Robinson Crusoé é uma história que se desenvolve com várias referências bíblicas, e lembra um pouco o personagem Riobaldo de “Grande Sertão: Veredas” em suas reflexões sobre a divindade. Boa parte do relato é apresentada como um diário, com uma escrita proposital para dialogar com quem o lê.

Destaco aqui uma parte em que Robinson faz uma lista com os benefícios e malefícios de estar naquela situação, assim concluindo: “(...) e que isso sirva como uma indicação de que, mesmo vivendo a mais desgraçada das condições deste mundo, sempre podemos encontrar alguma coisa que nos sirva de consolo e, no levantamento dos bens e dos males, possa ser lançada em nossa coluna de crédito”. E então ele decidiu que ao invés de ficar se lamentando por tudo o que passou, começaria a lutar pela sobrevivência com o intuito de um dia poder sair da ilha onde se encontrava.

Confesso que a narrativa estava ficando monótona quando de repente entra em cena um personagem a quem Robinson Crusoé nomeou Sexta-Feira, um nativo que permitiu ser escravizado após ter sua vida salva por ele. Robinson rejeita a vida selvagem a que levava seu companheiro Sexta-Feira, por isso tenta influenciá-lo a ser parecido com ele, um homem civilizado. Ensinou-lhe um pouco da língua inglesa, como deveria lidar com algumas ferramentas que não conhecia e também lhe transmitiu suas interpretações da Bíblia, desprezando os costumes de seu escravo.

Há um visível contraste nessa “amizade” entre Robinson e Sexta-Feira: enquanto o narrador nunca menciona se sente falta dos familiares ou o sonho de vê-los novamente, Sexta-feira salta e canta de alegria num reencontro com seu pai, o que muito impressiona seu amo/mestre e no decorrer da história, torna-se uma excelente companhia para Robinson Crusoé.

Só não dei cinco estrelas porque minha experiência de leitura foi um pouco arrastada no início, mas certamente recomendo a leitura da obra nessa mesma versão integral que eu li, da Penguin-Companhia. Não sou religiosa, mas gostei bastante do livro e pretendo reler essa história algum dia.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Mily 10/10/2017minha estante
Excelente resenha, me deixou curiosa! :D

z..... 11/10/2017minha estante
Boa! Curti suas impressões.

Marii Almeida C.N.S.R 26/04/2017minha estante
Estou lendo, pois concordo com cada parte que vc falou. Sua resenha ira me ajudar no dia da prova do livro.??

Marii Almeida C.N.S.R 26/04/2017minha estante
null

Andressa 16/06/2020

Não há muito o que dizer, apenas: LIVRO INCRÍVEL
Quando o li me senti tão dentro da história, como se eu estivesse na ilha junto com o personagem passando pelos altos e baixos. O cenário retratado no livro é tão realístico, fora que tem um contexto histórico por trás - relacionado ao período colonial. Portanto, é um livro que proporciona uma experiência fantástica.
Mike.Forster 16/06/2020minha estante
É sensacional este livro, adoro e leio pelo menos uma vez por ano

Andressa 16/06/2020minha estante
É sim, bastante inclusive

Gabriel.Ricarte 05/05/2017

Robinson Crusoé
No começo desse livro Robinson Crusoé ele começa falando que o nome dele não é assim ele fala para chamar ele desse nome para ficar mais fácil mas na verdade o nome dele é Robinson kreutznaer,ele também fala que nasceu no ano 1632 e tinha dois irmãos mais velhos depois.ele fala que os seus pais queria que ele fosse advogado,do Robson não queria ser advogado,ele só pensava nas ondas do mar.
O Robinson queria viajar conhecer o mundo aí ele fala vou embora daqui.
E o país dele não queria que ele fosse até que aparece um amigo e fala que ir para Londres comigo aí esse amigo fala que eles iam de navio porque o pai do amigo tinha um naviu,até que ele ném avisou o pai dele é embarcou.
Assim que eles saíram do porto, foi engolido por ondas enormes e ficou falando sócorro,socorro.
Depois robaram as coisas deles e eles começaram apedir coisas igual um mendigo.
E eles vamos passar por muitas aventura conflitos e ele vai voltar para para só que quando ele voltar os pais deles estaram mortos.
Capitão de Lugar Nenhum 09/10/2017minha estante
Poxa, amigo, que spoiler esse no final

Livrando 29/03/2020

HQ de um clássico!
Assim como acontece para adaptações cinematográficas, um hq é sempre uma boa opção.
Desnecessário dizer, ao meu ver, a ser consumido após a leitura da obra integral.
Gabi 08/09/2020minha estante
Tenho esse livro, mas ainda não li. É uma versão menor e para crianças.

Arthur.Fraga 05/05/2017minha estante
sua resenha esta muito boa

Andre.Durazzo 05/05/2017minha estante
Sua resenha está muito boa e muito interessante