As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

Ruth Aparecida 24/11/2014

AS AVENTURAS DE PI // Yann Martel
Essa é uma história difícil de se acreditar. Um livro que investiga até que ponto é realidade ou não. Se algum dia você topar com esse livro, leia. Recomendo para todos.

Piscine Molitor Patel é um menino indiano, vegetariano, ama a vida, a família, a religião. Seu pai é dono de um zoológico na Índia, era daí o principal sustento da família. Até que a administração do zoo não andava muito bem e, a família decidiu se mudar para o Canadá. Recomeçar tudo do zero. Uma nova vida.

Cheio de esperanças para chegar ao novo destino, Pi e a família embarcam em um cargueiro japonês chamado Tsimtsum. Tudo andava bem, até bem demais quando o sonho de chegar ao Canadá virou pesadelo. No dia 21/06/1977 o cargueiro naufragou.

O único sobrevivente, Pi Patel agora vai contar uma história fascinante, com muita aventura a bordo de um bota salva vidas e acompanhado de seu amigo felino Richard Parker. Foi uma leitura agradável, mas é preciso ler com atenção. É um livro com valor muito reflexivo, cultural e religioso. São várias frases lindas, ensinamentos e experiências aprendidas. Também recomendo o filme, com destaque ao efeitos visuais de primeira.

Quote: "Pela primeira vez percebi - e viria a perceber constantemente durante o meu calvário, entre uma e outra crise de agonia - que o meu sofrimento de desenrolava num cenário majestoso."

"As Aventuras de Pi" merece 4 estrelas. Até a próxima resenha (:

Vica Maltez 04/12/2014

Inacreditável!
Vou resumir: esse livro me surpreendeu. Tenho fixação por comprar livros que se tornaram filmes pois muitas vezes o livro acaba trazendo partes diferentes do filme, As aventuras de Pi mesmo sendo bastante fiel ao livro e tendo raríssimas partes que não colocaram no filme, me surpreendeu e vou dizer o porquê. No começo achei chato, monótono e achei que so ia piorar pois a maior parte no livro não tem diálogos e experiências passadas por outros livros me disseram que eu demoraria séculos para ler esse por causa desse fato, mas eu estava enganada. E estava enganada também sobre a parte que ele fala sobre suas religiões e seus Deuses, uma parte que eu achei que iria enjoar e ficar com raiva (sou agnóstica) porém, mais uma vez o livro deu na minha cara. O autor caprichou nos detalhes, detalhes que eu poderia até dizer ser desnecessários (SPOILER: como quando ele experimentou o excremento de R.P) mas são esses detalhes que deram ainda mais vida ao livro, por que te digo meu amigo, parecia que estavam eu, Richard Parker e Pi Patel naquele bote, não somente eles dois. Com certeza esse livro vai ficar na minha lista de melhores adaptações cinematográficas, pois mesmo não sendo um tipo de leitura que não convivo, super aprovo pra quem gostou mesmo do filme, um tigre nunca mais será o mesmo depois dessa aventura.

Crislane 27/12/2014

Espetacular
foi uma história que me prendeu do começo ao fim. Simplesmente espetacular. Principalmente o final, a história como ela realmente é. Talvez, todos nós temos no nosso interior um Richard Park. Aquela vontade de viver que nunca nos abandona, nos momentos difíceis, aprendemos e nos tornamos mais fortes e a vontade de viver fica cada vez maior dentro de nós. O que seria de nós sem a nossa fé? Sem a esperança? Seriamos corpos flutuando num limbo sem fim.
Obrigada Richard Park!

Isotilia 02/01/2015

Uma história que eu vou lembrar por muito tempo!
Ganhei este livro do meu amigo JP. Considerando a forte amizade que eu tenho por ele e que este é exatamente a minha leitura de número 500, mesmo que eu não tivesse gostado, eu escreveria uma resenha positiva sobre ele. Mas eu gostei muito. Este com certeza é um dos melhores livros que eu li. Algumas pessoas acham ele triste, outras não. Eu pertenço ao grupo das "outras". Com certeza, a história de um menino que perde toda a família em decorrência de um naufrágio, é muito triste. Por outro lado, esta é uma história de superação acima de tudo. E que história! O personagem Richard Parker (assim como ele ajuda Pi a superar seus traumas e lutar para viver) não vai sair da minha memória nem do meu coração por muitos anos.

anabeatrizs23 06/01/2015

Encontro com si mesmo
Esse livro me ensinou muito sobre como lidar com conflitos internos que parecem ser dilacerantes. O final foi uma lição de vida para mim.

SakuraUchiha 18/01/2015

Fala ao coração e alma com a profundidade impressionante.
Este livro foi muito cativante desde o início, o começo realmente deu-me um bom pouso sobre a forma como seria o progresso da história.
A minha principal queixa é que eu não estou 100% certa se é uma história real ou se o cara em questão estava sonhando alguns dessas coisas ou se elas realmente aconteceram. O capítulo final, realmente, deixou isso em ruínas para mim. Ele diz ficção, mas independente desse fato, ainda foi uma leitura muito agradável.

O garoto e tigre estavam originalmente a bordo de um cargueiro japonês que estava transportando eles e a família Patel, juntamente com inúmeros outros animais para o Canadá, para que os Patels foram levasse eles e seu zoológico, da Índia para escapar da agitação política.
Uma zebra, uma hiena, um orangotango, alguns ratos e baratas sobreviveram ao naufrágio inicial, mas não ao predatório Richard Parker, o tigre. Só Pi e o tigre eventualmente chegou ao México, onde lavaram-se em uma praia antes de Richard Parker desaparecer.
Durante seu tempo no bote salva-vidas, e em uma jangada improvisada que o próprio Pi fez, para colocar alguma distância entre ele e o tigre, transpareceu uma notável história de sobrevivência e da seleção natural em toda a sua glória sangrenta. É uma história, como um homem velho na Índia disse o autor, “que vai fazer você acreditar em Deus”.
O primeiro terço do livro é sobre religião; o resto é uma questão de sobrevivência, coragem e redenção. A voz é convincente. Passei um tempo refletindo sobre as mensagens, e não fui capaz de abandonar o livro até o final.

Eu acho que o grande desgosto para mim veio no final, quando o tigre foge. Depois de estar juntos pelo tempo em que estiveram, eu estaria perdida sem o meu companheiro antropófago.

Eu não tenho certeza do que dizer… a não ser que este é um livro muito famoso. A história geral é que este jovem brinca em muitas religiões, que na verdade é um bom ponto, porque você não pode realmente estudar mais do que um, eu suponho. Quero dizer, Deus realmente ficaria ofendido se você orasse a ele de maneiras diferentes? Eu não quero ofender ninguém sobre esse ponto, mas o personagem faz uma afirmação realmente bonita em um ponto, dizendo: “Eu só quero rezar a Deus!’ quando ele é confrontado por todos os seus professores religiosos, ao mesmo tempo.

Bem escrito e original, ele fala ao coração e alma com a profundidade impressionante, mas ele fornece muitas risadas. Eu acho que a maioria dos leitores irão gostar dessa leitura rápida.

Johnny 19/01/2015

Ótima escrita e cenário surrealista.
O livro possuiu um enredo surrealista narrado em primeira pessoa, que quando mesclado a escrita clara e detalhista de Yann Martel, possibilitou que cenas e cenários extraordinários fossem facilmente visualizadas durante a leitura, tornando-a leve e fluida. Devido a isso alguns cenários descritos na narrativa me pareceram muito mais vivos e possivelmente mais reais aos olhos do leitor.
Continue lendo no site:

site: http://legadodoslivros.blogspot.com.br/2015/01/resenha-as-aventuras-de-pi-de-yann.html

Marina 29/01/2015

"Temos de encarar a vida do jeito que ela se apresenta e tentar tirar o melhor proveito dela."
Faz tempo que não escrevo uma resenha. Mas para esse livro eu tinha que tirar pelo menos uma hora do meu dia para escrever algo sobre ele. Não vou fazer sinopses nem dar detalhes sobre a história, quanto menos vocês souberem, melhor. Leiam a sinopse do skoob (acima) para saberem o básico do que se trata o livro As aventuras de Pi, e se continuar interessado no livro, não procure mais spoilers ou detalhes, não vale a pena. Esse livro, ou melhor, todos os livros, devem ser lidos obtendo o máximo de surpresa e sabendo o mínimo sobre o enredo.

Assim que vi esse livro pela primeira vez soube que ele seria bom. Não li resenhas nem nada, mas sabia que As aventuras de Pi era bom e que ia gostar. Demorei a adquiri-lo. Sempre acaba adiando a compra. Cheguei a colocá-lo no carrinho das americanas diversas vezes, mas nunca concluía a compra. Porém quando meu irmão me pediu 20k de cash (moeda de um jogo) emprestado, disse a ele que podia ficar com todo o dinheiro do jogo se quisesse, desde que me desse um livro em troca. E foi assim que adquiri as aventuras de Pi.

A promessa do livro é grande: "acredite no inacreditável." Como um menino sobreviveria a um naufrágio com um tigre solto a bordo do barco? Como ele não morreria de fome e como não serviria de comida em pleno Pacífico? A resposta aparece a cada página, que, aliás, virei ansiosamente. Sim senhores (e senhoritas) nós temos respostas, e o livro é tão fantástico e bem escrito que fica difícil parar de ler antes do final. Fui dormir às quatro da manhã várias vezes, mal aguentando de sono, prometendo a mim mesma que só leria mais um capitulo, só para saber o que ia acontecer em seguida. De "só mais um capítulo" a "só mais um capítulo", quase li o livro todo em uma noite só.

As aventuras de Pi é lindo, empolgante, nos faz ver o mundo de outra forma. Li em pouco menos de uma semana, e se ainda não tivesse o filme parar ver, juro que estaria lendo de novo. O menino Pi é extremamente cativante, divertido e eu duvido que alguém consiga não gostar de Richard Parker — o tigre — também.

Recomendo a qualquer um que leia. E se não puder ler, assista o filme. Eu nem assisti o filme d'As aventuras de Pi ainda, mas já sei que vale a pena. Voltando a promessa citada acima, sim, ela se cumpre: o livro nos faz acreditar no inacreditável. E vocês vão descobrir porque quando lerem.

site: https://marina-menezes.blogspot.com/

Filho Amado 05/03/2015

Simplesmente um dos melhores livros que já li .
aprendi que por mais que as coisas estejam ruins temos que glorificar a Deus

Matheus Fellipe 10/03/2015

Acredite no Extraordinário
“É difícil acreditar no amor. Perguntem a qualquer apaixonado. É difícil acreditar na vida. Perguntem a qualquer cientista. É difícil acreditar em Deus. Perguntem a qualquer crente. Qual o seu problema com as coisas difíceis de acreditar?” — Pág. 350

Como foi emocionante e divertido conhecer o jovem Pi e suas aventuras. O livro é o relado do próprio Pi Patel ao autor Yann Martel, que transformou sua história em algo surpreendente, um livro que narra filosoficamente as aventuras e as angústias de um garoto comum e ao mesmo tempo singular.

Quem poderia sobreviver a uma viagem através do oceano Pacífico, dentro de um bote de cerca de 8 metros de comprimento, acompanhado de animais “...selvagens, ferozes e letais...”? Só mesmo alguém especial.

“As coisas não correram como se esperava, mas o que se pode fazer? Temos que encarar a vida do jeito que ela se apresenta e tentar tirar o melhor proveito dela.” — Pág. 117

A narrativa feita em primeira pessoa, nos transporta para dentro da história. Embarcamos junto com Pi e os animais e vivemos todos os seus sentimentos. O livro é simples (no bom sentido da palavra) e intenso, é algo que não consigo descrever. Trata de magnitudes físicas e espirituais únicas. Certamente esse livro ficará para sempre na minha memória.

“[...] A vida é tão linda que a morte se apaixonou por ela, e é um amor ciumento, possessivo, que tenta controlar o que pode. Mas a vida escapa a esse controle com a maior facilidade, perdendo apenas uma coisinha ou outra sem grande importância e, para ela, a tristeza nada mais é que a sombra passageira de uma nuvem. [...]” — Pág. 18

A Editora Nova Fronteira fez um ótimo trabalho editorial, não constatei nenhum erro gramatical, só dois casos de traços no meio da palavra, que acredito eu, foram ocasionados na hora de estruturar os capítulos ou fontes (a palavra que seria separada no final da linha foi para a linha de baixo inteira). A capa é muito bonita, apesar de eu odiar capas baseadas em cartazes de filmes, nesse caso foi exceção, as cores utilizadas e as imagens foram colocadas perfeitamente. O tamanho e os tipos de fontes utilizados no corpo do texto foram muito bem escolhidos, e não cansam a vista nem um pouco. Devorei em quatro dias, mas o livro poderia ser lido facilmente em dois ou três.

Por tudo isso, dou 5 estrelas ao livro.

site: http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/2015/03/resenha-as-aventuras-de-pi-yann-martel_10.html

Ana Ponce 29/03/2015

As Aventuras de Pi
Olá, olá, olá... No post de hoje irei fazer meus comentários sobre o livro "As Aventuras de Pi" – Yann Martel, que foi o meu Desafio Literário do mês de Fevereiro, como o gênero aventura, e representou o Canadá no Projeto Lendo o Mundo. A leitura é muito rápida, pois a linguagem e a diagramação ajudam e muito. O livro foi lançado em 2001, sendo publicado no Brasil em 2012 pela editora Nova Fronteira, com tradução de Maria Helena Rouanet.

O livro conta a história de Piscine Patel, vulgo Pi, um garoto indiano, e como ele conseguiu sobreviver durante 227 dias num bote salva-vidas na companhia de um tigre-de-bengala adulto em pleno Oceano Pacifico... Isso não é spoiler, pois esta na contracapa do livro, além de ser o enredo da história.
O livro é divido em capítulos, que são agrupados em três partes. Há capítulos narrados pelo autor, onde descreve as entrevistas com Pi, e há capítulos narrados pelo próprio Pi, onde a história é contada a partir de lembranças do narrador, Pi, como se ele estivesse conversando conosco, dessa forma alguns fatos que são contados não estão em ordem cronológica e possuem uma narrativa confusa, já que eles são contados conforme o narrador vai se lembrando dos acontecimentos, o que achei bem interessante. Outro ponto que me chamou a atenção é a visão religiosa do protagonista, que é bem diferente do convencional, e nos faz refletir sobre a disputa que existe entre os seguidores dessas religiões, disputas essas que muitas vezes são levadas ao extremo.
Vi alguns comentários de pessoas reclamando das partes onde Pi comenta sobre suas experiências com os animais do zoológico do pai, mas gostei muito dessas partes, lado bióloga falando... mas devo confessar que várias partes me deram muito nojo do que estava sendo contado.
A história foi adaptada para o cinema, sendo lançado em 2012, com belíssimas imagens, e foi muito fiel ao livro, mas que logicamente teve alguns cortes e adaptações, para funcionar no cinema. E para concluir, a obra em si, tem uma historia bem polêmica, pois Yann Martel foi acusado de plágio, sendo a obra em questão "Max e os Felinos", do brasileiro Moacyr Scliar, o autor admitiu ter se baseado na premissa da obra de Scliar, e até inseriu uma nota de agradecimento, pretendo ler a obra de Moacyr, mas não agora.
Fica a recomendação, espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima.

site: http://viajandocompapeletinta.blogspot.com/

Marly.Landuyt 14/04/2015

"É 8 ou 80"
Esse tipo de leitura é muito direcionado. É realmente para quem curte.

Nicolle 18/04/2015

Adorei!
Aprendi muita coisa com esse livro, além da história ser muito boa, tem bastante informações sobre os animais, descobri várias espécies de animais com ele!

dibellavalle 22/04/2015

Cansativo
Foi um desafio terminar essa leitura .Achei cansativa e repetitiva acho que pela primeira vez posso dizer que gostei mais do filme