As Pupilas do Senhor Reitor

As Pupilas do Senhor Reitor Júlio Diniz

Resenhas - As Pupilas do Senhor Reitor

1 | 2 | 3 | 4

Yussif 17/05/2012

As Pupilas do Senhor Reitor, um romance de Júlio Dinis publicado em 1866, conta a história do regresso de um jovem inconsciente à vila onde nascera. Uma vez aí chegado, apaixona-se pela noiva do irmão, o que desencadeia uma série de peripécias. As aventuras amorosas de Daniel chocam com a vida de duas órfãs, Clara e Margarida, entregues aos cuidados do reitor da aldeia. Em suma, As Pupilas do Senhor Reitor traduz a vida rural portuguesa da época.
Um livro escrito com a simplicidade de estilo e o realismo de representação, que caracterizam a obra de Júlio Dinis, e recheado de situações imprevistas e de grande intensidade dramática.

THAIS 23/01/2012

Um clássico...
Primeiramente, o livro é um clássico só em dizer isso nem seria necessário dizer o quanto ele é interessante. As pupilas do Senhor Reitor traz o amor de Margarida (Guida) e Daniel como o grande centro do romance que ao longo do da historia sofre várias turbulências.
Júlio Dinis tem uma narrativa intensa que faz o leitor realmente sentir o que se passa na história, a exemplo disso podemos citar o momento da história em que João Semana tenta desesperadamente chegar em casa para desfrutar de um delicioso almoço, ao longo do caminho ele é interrompido várias vezes retardando assim a sua chegada e dando ao leitor uma leve angustia ao longo da leitura dessa caminhada que parece nunca acabar. O momento de tédio que passa Daniel em seu quarto também o sente o leitor ao ler incansável monotonia.
Esse estilo narrativo é realmente único.
O que talvez deixe a desejar na história é o seu final acredito q poderia ser estendido pelo menos ate o casamento de das pupilas, fora isso a história é encantadora. Recomendo a todos aqueles que são apaixonados por literatura portuguesa.

cfsardinha 14/07/2011

O livro se passa em Portugal, numa épica antiga, num pequeno povoado. A história se concentra numa família cujo personagens principais são os irmãos Daniel e Pedro. Quando criança Daniel estava sendo preparado para se tornar padre, mas quando o reitor do seminário descobre seu namoro com a pastorinha Margarida (Guida), o proibe de prosseguir estudo. Então o pai do menino decide mandá-lo para o Porto para estudar medicina. Dez anos mais tarde ele volta. Margarida havia se tornado professora e ainda o amava. Mas ele estava diferente, pois havia vivido muito anos na cidade grande. Tinha se tornado um namorador. Já Pedro, o mais novo, estava noivo de Clara, irmã de Margarida. Aí começa a confusão. 0 jovem médico encanta-se da futura cunhada, iniciando uma tentativa de conquista que vai por em risco a harmonia familiar.

bia 19/12/2010

Gostei de ler, é uma leitura leve, valeu pelo retrato dos costumes, expressões da época, de um tempo onde o "tempo" não voava...tanto q Margarida diz,qdo convence Clara a deixa-la dar aulas," Que vou fazer com todo este tempo que me sobra"....até fiquei com inveja,kkkk qdo, hoje nos sobra algum tempo?
Dan 06/06/2022minha estante
Tbm fiquei com inveja rsrsrs

NayB 31/10/2010

Até onde lí, o livro é bem interessante, mas exige um pouco mais de mim porque a versão que tenho é em português de Portugal, e por enquanto eu vou lendo outros, mas depois retomo a leitura deste.

Lorena.Buffolo 31/08/2010

As Pupilas do Sr. Reitor é um bom livro. Gostei dele, mas não tanto quanto eu imaginava... o defeito dele, na minha opinião, são as digressões desnecessárias do autor, sem contar que ele perde muito tempo ocupado contando o cotidiano de personagens secundários que nem têm tanta importância na trama. Consequentemente, a leitura fica cansativa em alguns pontos. Mas no geral a história é boa e os capítulos finais, que é onde a trama se desenrola de verdade, acabam por prender a nossa atenção, apesar de acontecer tudo às pressas!

Lacerda 12/06/2010

Clássicos não são chatos de se ler, Júlio Dinis deixa isso tão fácil de se fazer que as páginas correm sem que se perceba. O romance de Guida e Daniel é uma delícia, pueril; os conflitos com Clara fazem o coração quase parar, uma agonia nos consome até o desfecho.
Como o livro era publicado no jornal semanalmente, cada capítulo termina com um mistério, com um questionamento que nos força a continuar a leitura até o fim.
Os personagens são vivos, os cenários mostram o Brasil Colônia, os costumes de desfolhadas, cantos, versos; uma viagem ao passado para relembrar também alguns valores já esquecidos.

Celia.Rabelo 16/05/2009

Embora bem chato de ler, é um livro interessante.

1 | 2 | 3 | 4