Marcelo.Hallack 11/10/2020
[EM CONSTRUÇÃO]
Os três fatores que influenciam uma epidemia, de doenças ou de idéias, são: (1) Regra dos Eleitos, (2) Fator de Fixação e (2) Poder do Contexto.
1. REGRA DOS ELEITOS - Super Conectores, Experts e Vendedores
> Super Conectores: Um dos tipos de pessoas que ajudam a disseminação de idéias são os super conectores (no livro o autor chama de "comunicadores"). Pessoas que tem uma rede de contatos muito acima da média, geralmente laços fracos, mais conhecidos do que amigos, mas muito ampla. Outro livro, "Friend of a Friend", explora muito bem esse perfil de pessoa. São pessoas que não só tem um um círculo numeroso, mas também diversificado de conexões. Eles circulam pelos mais distintos grupos e servem de pontes para esses grupos.
> EXPERTS: O segundo tipo de pessoa essencial para a disseminação de uma idéia é o expert. Um expert é um especialista, um banco de dados, alguém que conhece muito de algum assunto e tem como único interesse acumular e disseminar conhecimento. E por isso passa credibilidade.
> VENDEDORES: O último dos três tipos de pessoas necessárias para a disseminação de uma idéia é o vendedor, ou influenciador. É aquela pessoa que adquiriu habilidades para influenciar os outros. O vendedor faz isso nos seus argumentos, mas acima de tudo na sua linguagem não verbal, na criação de empatia, na comunicação e coerência de seu estado emocional.
2. FATOR DE FIXAÇÃO
Não somente o conteúdo, mas também a forma pela qual uma idéia é transmitida afeta a chance das pessoas lembrarem dela ou não.
A forma inclui simplicidade/complexidade, tamanho/duração, sequencia, interatividade e engajamento.