O Ponto da Virada

Resenhas - O Ponto Da Virada

1 | 2 | 3 | 4

Marcelo.Hallack 11/10/2020

[EM CONSTRUÇÃO]

Os três fatores que influenciam uma epidemia, de doenças ou de idéias, são: (1) Regra dos Eleitos, (2) Fator de Fixação e (2) Poder do Contexto.

1. REGRA DOS ELEITOS - Super Conectores, Experts e Vendedores

> Super Conectores: Um dos tipos de pessoas que ajudam a disseminação de idéias são os super conectores (no livro o autor chama de "comunicadores"). Pessoas que tem uma rede de contatos muito acima da média, geralmente laços fracos, mais conhecidos do que amigos, mas muito ampla. Outro livro, "Friend of a Friend", explora muito bem esse perfil de pessoa. São pessoas que não só tem um um círculo numeroso, mas também diversificado de conexões. Eles circulam pelos mais distintos grupos e servem de pontes para esses grupos.

> EXPERTS: O segundo tipo de pessoa essencial para a disseminação de uma idéia é o expert. Um expert é um especialista, um banco de dados, alguém que conhece muito de algum assunto e tem como único interesse acumular e disseminar conhecimento. E por isso passa credibilidade.

> VENDEDORES: O último dos três tipos de pessoas necessárias para a disseminação de uma idéia é o vendedor, ou influenciador. É aquela pessoa que adquiriu habilidades para influenciar os outros. O vendedor faz isso nos seus argumentos, mas acima de tudo na sua linguagem não verbal, na criação de empatia, na comunicação e coerência de seu estado emocional.

2. FATOR DE FIXAÇÃO

Não somente o conteúdo, mas também a forma pela qual uma idéia é transmitida afeta a chance das pessoas lembrarem dela ou não.

A forma inclui simplicidade/complexidade, tamanho/duração, sequencia, interatividade e engajamento.

Rafa Amorim 30/04/2022

Acusado de simplificação excessiva e escolha seletiva nos dados analisados, Gladwell examina o fenômeno das epidemias sociais (moda, doenças, padrões de comportamento, prática de crimes) através das lentes da epidemiologia, chegando ao que define como "ponto de virada" - reafirmação do potencial para mudanças e do poder da ação inteligente. Best-seller agradável de ser lido. Repleto de receitas e teorias e estratégias para alcançar o sucesso, um prato cheio para os estudantes e interessados em Sociologia, ou mesmo Marketing.

Mareufq 21/01/2024

?O ponto da virada é justamente o momento em que pequenas mudanças entram em ebulição, fazendo com que uma tendência ou um comportamento dê uma guinada e se alastre.?

Sara277 01/06/2022

Epidemias sociais
Esse conceito é apresentado no livro, assim como epidemias de doenças as sociais, surgem como que do nada, mas obviamente nunca é do nada.

Malcolm mostra que não existe apenas um Ponto de Virada para as epidemias, em alguns casos precisa de mais de um ?agente? para que a epidemia surja. E não pense que são grandes ações que mudam o curso de algo comum para um sucesso absoluto, podemos pensar no efeito borboleta como analogia, o bater que de asas aqui pode criar um furacão lá. Pontos de virada são semelhantes, pequenas ações ou pessoas que mudam o curso.

A leitura é super tranquila e nada complexa o livro te prende e o outros traz vários exemplos para facilitar o entendimento do conceito que ele está passando.

moacyrpimenta(g 22/12/2009

O ponto da Virada - resenha
O livro abrange muito a área psicológica de como o ambiente pode influenciar o ser humano.
Para quem é Empresário, Comerciante ou trabalha com vendas, este livro é fundamental para a dissimanação da informação, explica passo a passo as etapas e quem são as pessoas certas para que o objetivo final seja alcançado em um menor espaço de tempo.
Muito Bom,

Indico!

Moacyr Pimenta

Elton.Oliveira 11/06/2022

Um bom livro
Estava com um pouco de expectativas devido ao livro anterior q havia lido do autor , Outliers , no qual descobrimos muitas coisas legais sobre sucesso.

Já nesse trabalho, não vi muita coisa relevante , aprendi sobre algumas questões de propagação de idéias mas algo que conseguimos na maioria das vezes presumir com facilidades ....

O livro trata de como as ideias e projetos conseguem sair do papel e viralizar mundialmente , alcançam o Ponto da Virada ... Gostei da temática mas não me surpreendeu ...

Classifico como um bom livro !

Beatriz.Klettenhofer 26/05/2021

Como pequenas mudanças podem fazer diferença
Bem didático, aplicando o conteúdo abordado nas histórias contadas.
Acredito que seja para todo tipo de público, faz refletir sobre os comunicadores, vendedores e experts presentes na sua vida.
Só acho que podia se atualizar mais com conteúdos de redes sociais.

Eloi 23/09/2020

Pequenas coisas resultam em algo grande
Neste livro Malcolm Gladwell mostra como que pequenas coisas resultam em algo grande. Ele fala que para uma coisa ser grande, ela começou de algo pequeno, e, foi essa coisa pequena que foi o ponto de virada.

Ele cita como exemplo, o lançamento de um tênis na Califórnia, os Estados Unidos sendo invadido pelos ingleses e um surto epidêmico em Baltimore.

Victor, the Reader 23/04/2020

Peixe espinhoso
Confesso que o livro não me agradou muito. O autor faz algumas colocações que, sinceramente, são totalmente forçosas, tendenciosas e, portanto, plenamente descartáveis. Falácias bem construídas que conduzem à conclusão que o autor quer chegar. Não é pelo fato de eu ser cristão, mas, em determinado trecho do livro, o autor distorce totalmente o teor da parábola do Bom Samaritano, ao ponto de levar o ensino de Cristo na parábola para, praticamente, uma direção contrária.

Contudo, na minha opinião, o livro não é totalmente descartável. O autor apresenta algumas regras, por meio de evidências/padrões, que devem estar presentes para se alcançar o que o autor chama de "o ponto da virada" - o exato ponto em que algo explode/viraliza ou cai no esquecimento.

Os conceitos apresentados são muito simples. Porém, a metodologia apresentada pelo autor, somada à construção da narrativa, não ajudam o leitor.

Resumindo: é um peixe com mais espinha do que carne.

Roger Ruiz 27/09/2021

Ótimos insights para o dia a dia
O livro nos dá ótimos insumos para aplicar a idéia de epidemia no nosso dia a dia, seja numa divulgação de uma novidade, o envio de um e-mail, o compartilhamento de uma idéia de um projeto. Vale a pena lê-lo.

Douglas 05/07/2021

Bom, mas repetitivo
Fui muito empolgado ler esse livro, pelas resenhas e sinopse. Não tinha visto, porém, que era antigo, de 2000 se não me engano. Isso pesou em alguns momentos, por se tratar de um livro sobre conceitos e teorias, as quais mudam com o decorrer do tempo. O livro traz conceitos interessantes, porém a repetição deles durante a leitura acaba a tornando cansativa e arrastada.

Ana 10/09/2023

O Ponto da Virada é a segunda obra que leio de Malcolm Gladwell. Assim como a primeira, me impressiona como autor escreve de modo simples e objetivo, ao mesmo tempo que nos enche de informações ricas e importantes. Em cada capítulo, você é presenteado com estudos surpreendentes e pesquisas interessantes sobre temas cotidianos. Recomendo a leitura!

wondanland 12/04/2021

Importante e agradável
Trabalho em diversas áreas do Marketing Digital e acho que este livro me trouxe reflexões importantes para melhorar a minha atuação.
O conteúdo não interfere só no profissional e não vejo como não se interessar. A leitura é assustadoramente agradável, dinâmica e clara.

Bruno 16/08/2020

Não agrada
O tema abordado é interessante, mas se baseia em construções específicas sobre alguns casos. De certo modo é redundante e da vontade de pular as páginas
Marcele 17/08/2020minha estante
Adorei a resenha!

Fabíola 05/09/2016

O ponto da virada
Livro prolixo.
O autor simplesmente usa exemplificações extenuantes ... não há embasamento comprovado de que exista algo que comprove sobre o que ele se propôs a tratar e sua conclusão é enfadonha.

1 | 2 | 3 | 4