Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Rosangela Max 11/04/2022

Chocante!
Os casos são surreais de tão perversos. Surreal também é a incompetência da polícia na investigação de alguns destes.
Tinham os assassinos debaixo dos olhos o tempo todo e se recusavam a enxergar.
Onde já se viu liberar um suspeito, de posse de várias evidências de crime, só porque ele apresentava uma aparência de ?homem bom??
Muitas das mortes poderiam ter sido evitadas.
Outra coisa que me surpreendeu é a capacidade do ser humano de vivenciar situações suspeitas e mesmo assim seguir em frente, como: pegar caronas com desconhecidos, acompanhar desconhecidos para florestas, ver crianças serem abordadas e não fazerem nada etc.
O trabalho da autora em relatar as histórias é digno de admiração. Principalmente partindo de uma pessoa que não possui experiência profissional em trabalho na polícia, área de Direito ou Medicina Forense/Legal.
Com certeza lerei em breve outras de suas publicações.
Recomendo a leitura.
Julio.Jose 03/08/2022minha estante
A incompetência policial assusta mesmo

claudioschamis 11/02/2009

O livro apresenta em sua primeira parte digamos assim, um estudo sobre o que é um serial killer, como ele pensa, como ele se forma. Depois são contados casos verdadeiros de vários serial killers, o que faziam com suas vítimas, o que aconteceu com eles, sobre as investigações. É realmente um estudo de caso bem elaborado e que necessita do leitor um pouco de estômago forte, pois as atrocidades relatadas são fortes e inimagináveis. Infelizmente nos deparamos com uma realidade e temos então a noção de até onde o homem é capaz de chegar. Não posso dizer que é uma leitura maravilhosa, não é. E nem tampouco prazerosa. Para quem quer se inteirar de até onde o ser humano é capaz de chegar tem um prato feito. Por isso mesmo é até difícil de se avaliar em termos de nota, pois difere de tudo o que eu já li até hoje em termos de comparação com outros do gênero.

Luana.Rayalla 27/10/2022

Muito interessante!!
Achei bem legal foi os capítulos sobre cada serial killer famoso e outros não tanto. Além disso, depois de ler esse livro chego a conclusão que dá para responder a pergunta/título do livro: serial killer são cruéis

LeticiaPicada 03/08/2021

Loucuraa
É um livro pesado nas informações, leia apenas se você gosta do assunto, caso contrário melhor ficar longe ou buscar algum exemplar mais "leve" com informações menos detalhadas, pois a gama de informações e detalhes aqui é grande!

Daiana Melo 23/06/2020

Perturbador
Já no primeiro capítulo Ilana Casoy oferece uma aula cheia de informações sobre a mente de um assassino em serie com citações científicas sobre psicologia, psiquiatria e vitimologia. Os próximos capítulos contam em detalhes a histórias dos seguintes assassinos: Paul Bernardo e Karla Homolka, Theodore Robert Bundy, Richard Trenton Chase, Andrei Chikatilo, Rory Enrique Conde, Jeffrey Lionel Dahmer, Albert Hamilton Fish, John Wayne Gacy, Edward Theodore Gein, Edmund Emil Kemper III, Ivan Robert Marko Milat, Leonard Lake e Charles Chitat Ng, Dennis Andrew Nilson, Arthur Shawcross, Aileen Wuornos e O Zodíaco.

Goulart 03/08/2021

então...
se tu for uma pessoa que gosta de casos reais BEM DETALHADOS esse livro é para você, se você é uma pessoa que gosta de saber mais sobre a mente perturbada dos assassinos em série esse livro é para você, ele te faz entrar de cabeça em todos os casos mais horríveis que teve para montar um perfil de assassinos em série, é é um livro bom pra quem tem interesse em casos reais de assassinatos, mas não é de jeito nenhum pra quem tem o estômago fraco, fiquem já avisados!

Camila Robyn 30/07/2020

Bem completo
O livro possui bastante detalhes, dar para perceber que foi bem escrito e que houve muita pesquisa.
Eu já conhecia a maioria dos serials killers, e alguns deles me perturbam até hoje.
As vezes parece impossível que exista um ser humano com tanta crueldade.

Marselle Urman 06/09/2011

A pergunta que não é respondida
"Louco ou Cruel?" é uma indagação meramente retórica, ou melhor, só um subtítulo pretensioso mesmo.
As tentativas da autora de versar sobre história, perfis psicológicos ou genéticos, vítimas, etc (...) são patéticos; pra não dizer que ela subestima a inteligência dos leitores.
Afinal, hoje em dia é praticamente impossível alguém ter conseguido escapar de assistir a ao menos 1 capítulo de CSI ( ou séries similares), e esses enlatados são bem mais instrutivos sobre o assunto.

Então, caro leitor, segue meu conselho pessoal: pule as primeiras 59 páginas e vá direto às histórias dos serial killers. Nesta parte não houve trabalho ruim de criação, é meramente tradução de súmulas prontas, algumas boas apesar do preconceito implícito.
Neste trecho conhecemos alguns assassinos historicamente relevantes, e temos acesso a detalhes de seus crimes e modus operandi, leitura sem dúvida interessante. Principalmente por deixar claro que a polícia norte-americana é tão atrapalhada e ineficiente quanto a força policial de qualquer país de terceiro mundo.
Vivas!...
Bruna 15/02/2012minha estante
É dificílimo achar um livro sério, despretensioso e de fato bom sobre o tema... Ainda mais agora que o assunto está na moda. "Mentes Perigosas" é outra dessas tentativas patéticas de dissecar a "mente dos psicopatas" (oohhh).

Alininha 26/01/2021

Decepção
Comecei a leitura com muita expectativa, mas me decepcionei. Esse tipo de narrativa não funcionou para mim. Não gostei de comi os casos foram abordados, nem da linha do tempo criada pela autora para descrever os casos e em muitos momentos dificultou o meu entendimento.

Esperava uma leitura baseado apenas em fatos e em diversos momentos a autora incluiu sua opinião pessoal (para mim em momentos bem desnecessários). A cada exclamação ou comentário na tentativa de fazer humor apenas aumentava meu desejo de acabar logo a leitura. Só não abandonei o livro pq estava em uma LC. Na minha opinião, humor negro não cabe em livros que aborda um conteúdo tão pesado. Familiares das vítimas lerão esse livro e com certeza não esperam piadas sem graça, mas apenas os fatos e sem expeculações.

Havia situações que a autora descreve ações das vítimas e/ou S.k. como se estivesse lá na cena de tantos detalhes que ela incluiu. Isso me soou com uma tentativa de transformar tragédias em historinhas. Incluir as fontes das teorias apontadas por ela soaria muito mais real e (respeitoso).

Um outro ponto que me incomodou muito foram as diversas colocações da autora que me deu a sensação de que ela era racista. Em vários momentos ela destaca a cor da pele das pessoas negras e isso era totalmente irrelevante na situação. Ex.: " foi estuprado por negros" "estava acompanhado por um homem negro, crianças e uma mulher"... Qual a importância da cor das pessoas nessas situações? Brancos não precisavam de destaques, apenas os pretos? Enfim, desnecessário. Isso foi o suficiente para acabar de ler sem esperar mais nada "positivo"

Enfim, ótimo pra quem gostou, mas não funcionou pra mim e estou agradecida por ter tanto apêndice no final... Pq ai a leitura acabou mais rápido ?

Julyð 09/10/2023

Bom, mas o made in brazil é muito melhor, parece q esse foi escrito com pressa e sem muita informação, made in brazil foi melhor por ter até entrevista muito mais imersivo

Bárbara 30/07/2021

Por que não cinco estrelas?
1. Expectativa parcialmente frustrada. A autora dá apenas pinceladas sobre os tipos de assassinos em série, modus operandi e assinatura, perfil criminal, vitimologia etc. As informações acerca desses temas são somente as básicas e ocupam as primeiras 70 páginas da obra;

2. nas 290 páginas restantes são expostos casos concretos, sendo alguns narrados de maneira bastante incompleta (o que me fez, inclusive, recorrer a um material auxiliar para entendê-los melhor);

3. na primeira parte poucos pontos não foram muito bem explicados, de modo a aparentar que algumas informações apresentadas são contraditórias. Na segunda, foi afirmado que determinado serial killer tinha morrido e ao fim do relato dizia que continuava vivendo em tal lugar;

4. em alguns momentos parece ter havido certo "floreio" nas histórias relatadas, partes meio fantasiosas, só para deixar a narrativa mais interessante.

Se já tem uma boa noção sobre o assunto e pretende ir mais a fundo nos aspectos criminológicos, talvez essa não seja a leitura mais recomendada. Para quem está iniciando é um ótimo livro.

Edila.Reis 17/01/2022

Maravilhoso
Um ótimo livro pra quem curte true crime... Conta em detalhes vários casos, o que me fez embrulhar o estômago várias e várias vezes.

Amanda.Bauer 19/12/2021

Amei
Eu pensei que esse livro fosse parecido com o "serial killers, anatomia do mal" porém no decorrer da leitura, pude observar até este livro, "serial killers louco ou cruel?" É bem mais informativo.

Simplesmente me apaixonei com as explicações da Ilana, o jeito que ela escreve te prende.

Ja conhecia muitos serial killers, Mas amei reler, e até mesmo acrescentar informações.

Ambos os livros que citei acima, começam com explicações sobre o que são os serial killers, quais suas características... e depois contam cada caso a parte.

Mas da Ilana achei a leitura mais informativa. Simplesmente amei estudar um pouco mais sobre as mentes dos serial killers. Impressionante.

Fechando meu 2021 com esse livro!! ??

Adilson 14/07/2021

Não é um livro ruim, o início da uma explicação da onde provalmente surge o desejo de matar, sobre perfil criminal, possiveis causas, a diferença entre modus operate e assinatura, como ocorre a escolha das vítimas, os tipos de serial killers, dentre outras coisas, o que é bem interessante, o que me fez dar uma nota menor foi a parte sobre os casos reais, é uma parte mais fraca que parece retirada do google, tem partes que senti que faltava informação, algumas datas também parecem estarem alteradas no livro, e a partes onde tem comentários que parecem terem sido escritos em outros momentos.
O made in brasil é melhor nessa parte, e fraco em introdução, mas como disse no início, não é um livro ruim, pra eu que sou leigo nessa assunto achei bom.